sábado, 16 de agosto de 2008

C-I-E-L-O!!!! LOUCURA!!!!

É o nome do cara!

Tava em casa sozinho na frente do computador. CIELO entrava para alinhar junto com os concorrentes. 50m rasos...parei tudo! Era hora de ver a primeira medalha de OURO do Brasil nas Olimpíadas de Pequim. Sabia que viria...

Pois então, parei tudo e virei pra TV ligada em alto e bom som, com a narração de Galvão Bueno estourando aqui em casa. Eram poucos segundos até o grito...como se fosse um gol da seleção em Copa do Mundo eu gritei, gritei muito e alto.

Estava lá! O primeiro SUPER HERÓI brasileiro consolidado na China. CÉSAR CIELO FILHO, um grandão que chegou há alguns anos desbancando o nosso catarinense XUXA e que desde aquela época já avisava que estava chegando de verdade.

Foram 21seg30 de prova. Sem respirar!!! Cielo na China e todos nós aqui no Brasil!!! Quanta emoção!!! Quanta força!!! Quanta qualidade!!!

Confesso que os Jogos Olímpicos já estavam me deixando deprimido, mas essa medalha foi recompensadora.

CIELO é certamente mais uma dessas histórias de esforço individual, de dedicação da família, de superação...em busca de um objetivo. Pois agora CIELO é CAMPEÃO OLÍMPICO - entra pra história como um CAMPEÃO OLÍMPICO DO BRASIL - são poucos os nossos SUPER HERÓIS e CIELO é um deles, como JOAQUIM CRUZ, como AURÉLIO MIGUEL, como ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, como ROBERT SCHEIDT, GIOVANI GAVIO e MAURÍCIO.

Valeu CIELO!!! Valeu!!! Valeu!!!

Abraços

Desta vez foi bom...

O empate contra o São Caetano foi um bom resultado.

Pelas circustâncias e pela força do adversário. Em pontos corridos, os empates fora de casa em jogos contra adversários diretos são importantes não somente pelo ponto somado, mas pricipalmente por impedir que o time que joga em casa some TRÊS pontos. É sempre uma vantagem.

O São Caetano sempre vou considerar um adversário direto, mesmo com as oscilações de competição.

O primeiro tempo foi de dar sono. Tava vendo lá na TVCom e confesso que cheguei a cochilar.
Mas o segundo tempo foi de dar susto. O Avaí saiu na frente, com Evando, mas tomou a virada muito rápido. Tuta fez o que quis com a defesa do Avaí - nos DOIS gols. Ao mesmo tempo que dava susto, o Avaí mostrava a qualidade de sempre pra chegar ao empate DUAS vezes, no DOIS a DOIS, com o belo gol de Rafael Costa, que começa a mostrar bola, e no TRÊS a TRÊS com Émerson, sempre efetivo no ataque.

Foi um bom resultado, avaliando o todo do jogo. O Avaí termina o turno entre os QUATRO e com folgas.

Sobre a saída de Marquinhos para o Santos, eu volto pra falar depois...vamos ver se isso se confirma.

Abraços

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Desafios da rodada

Sexta-feira e mais uma vez é dia de Avaí. Agora pra fechar o turno da série B e confirmar a boa campanha.

Mas o jogo é bem complicado. O São Caetano voltou a respirar e parece querer subir na tabela - mostrou isso contra o Juventude, em Caxias.

Avaí e São Caetano é jogo que sempre vai lembrar a série C de 98, quando as duas equipes subiram juntas, com Avaí campeão e São Caetano vice.

Amanhã é dia de Criciúma e Figueirense.

Os DOIS não estão tão folgados na tabela como o Avaí.

O Criciúma tem que vencer, o Figueirense também. É a pressão que existe agora e faz a diferença.

A pressão no Criciúma existe porque vem de DUAS derrotas e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento – está na chamada zona de risco.
Na volta ao Heriberto Hulse contra a Ponte Preta - só um lema – um velho e conhecido lema – é vencer ou vencer!!!

A pressão pro Figuerense é diferente. Jogando no Scarpelli perdeu DUAS vezes nesse campeonato. Mas há TRÊS jogos não vence no mesmo Orlando Scarpelli – Grêmio, São Paulo e Botafogo. Na “estréia” no returno é hora de voltar a vencer diante da torcida.

O menos complicado de tudo isso? Não tem...nenhum dos TRÊS times têm moleza neste final de semana.

Abraços

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pequim - pecado!!!

Como estão as suas madrugadas?

As minhas têm sido difíceis! Queria ver mais da Olimpíada que infelizmente é em Pequim, do outro lado do mundo. Os compromissos diários não me deixaram ver luta pelo Bronze de Tiago Camilo, judoca de quem sou fã – um vencedor – um exemplo de atleta.

Não me deixaram ver os jogos de vôlei até aqui. O vôlei é um dos poucos esportes que tenho gosto de ver...é um exemplo de competência nacional! Dentro e fora da quadras! Tomara que a seleção de Bernardinho consiga manter a hegemonia - que é orgulho nacional.

O futebol olímpico não tenho tido muita paciência pra ver – o da seleção masculina. Já o da feminina me agrada. Ver Marta jogar me encanta.

Mas num somatório de tudo que já aconteceu, a Olimpíada é dura pra nós, brasileiros. Menos pela questão de horário, mais pelos resultados mesmo. Queiram ou não, Olimpíada é um embate em que as nações mostram poder, mostram força...pro mundo inteiro ver. E o Brasil está fraquinho como sempre...

A culpa não é dos atletas – esses são verdadeiros heróis! Como o judoca Eduardo Santos, um vitorioso que, mesmo perdendo na disputa pelo Bronze, emocionou o país.

São essas histórias que valem. Cada um dos atletas brasileiros, tenho certeza, representa uma história que vale muito. Vale o sono, vale a madrugada!!! Pena que o Brasil – o estado brasileiro – não tenha acordado pra eles ainda...não tenha acordado pra esses heróis...brasileiros.

Abraços

Estranhas presenças

O Figueirense apresentou DOIS novos atletas nesta quarta-feira.

O segundo volante Roger e o meia-atacante Jairo. Quem? É! São esses mesmo!!!

Sabem de uma coisa? Acho estranha a chegada desses atletas. Não por eles...nem os conheço direito. Tenho referências de Roger, que acredito ser bom atleta.

Então por que estranho?

Estranho porque avalio que o Figueirense agora, se tiver que trazer, que traga atleta pra ser titular. Tem que vir pra ser opção efetiva pro técnico PC Gusmão. Chegar em forma e em condições de desbancar algum titular da equipe pela qualidade.

Pelas imagens(estão fora de forma) e pelas declarações, os DOIS vêm somente pra compor o elenco. São apostas pra futuro. Têm contrato longo e são jogadores pra sequência do projeto do Figueirense.

Abraços

Um ídolo

Toda grande equipe esportiva tem um alguém que se destaca e que se torna uma referência.

Esse alguém - esse atleta - se torna referência pra própria equipe e pra torcida.

Falo isso pra falar de Evando, que chegou ao Avaí pra se tornar essa referência. É impressionante a estrela e a relação desse jogador com a torcida e o clube. Foram DOIS jogos até aqui e DOIS gols importantes e decisivos nas partidas. Lembrando que ele entrou somente no segundo tempo das partidas contra o Bragantino e Corinthians.

Uma grande campanha tem seus ídolos. Podem fazer um esforço, vocês vão lembrar. Conquistas estão diretamente relacionadas a grandes ídolos, sejam eles atletas ou técnicos.

O Avaí ainda não tem nada garantido, é verdade. Mas tem uma grande campanha sendo construída e tem também grandes ídolos - surgindo, como Válber, e já firmado, como Evando.

Abraços

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Jogão!!!

Foi um jogo digno dos DOIS melhores times da série B. Foi um jogo de gente grande, como havia previsto que seria...

Tudo que se tem falado sobre o Avaí até agora - os elogios de conjunto, de comando, de organização... - foram confirmados na partida contra o forte Corinthians.

O Avaí foi superior no geral dos 90 minutos. O Corinthians começou forte e chegava mais pela direita nas costas de Zé Rodolpho. Pela esquerda tinha também a qualidade de André Santos.

Mas foi o Avaí que chegou e teve as melhores oportunidades com Rafael Costa. Ah, Rafael Costa! Não se perde gols assim contra um time como o Corinthians.

O Corinthians foi implacável. Fez o gol na oportunidade que teve. Com Douglas, com falha de Marcus Vinicius que deixou a bola passar pro jogador que estava atrás dele, justamente Douglas.

Mas no segundo tempo, depois da entrada de Evando, só deu Avaí! Impressionante a pressão do time da Ressacada. Encurralou o Corinthians e foi premiado!!!

UM GOLAÇO!!! EVANDO!!! Um golaço aos 38 do segundo tempo. Foi de bicicleta, foi sensacional e merecido...muito merecido. Aliás, penso que merecia vencer mesmo, mas empatou.

O Avaí está entre os melhores da série B porque tem qualidade. Tem qualidade de elenco, tem qualidade no comando e na organização. O resultado vai dar muito mais confiança.

Abraços

Que jogo é esse?

Qual o confronto você espera ver na Ressacada hoje?

Vai ser Silas contra Mano Menezes? De um lado um técnico de salário alto, grande contratação do ano e que tem a pressão de dirigir um time que tem a obrigação de subir e mais do que isso subir com título da série B – obrigação imposta pela torcida.

De outro lado um técnico emergente no futebol brasileiro. Silas chegou montou um ótimo time, que dirige com excelência e comando. Um técnico que jogou muita bola quando atleta e que conhece muito de futebol, apesar de não ter ainda um contrato de bases salariais tão altas com o "Mano"...

Vai ser o confronto de Válber contra Douglas?

Um é um atleta que ganhou notoriedade este ano, ou melhor ainda vem buscando o espaço no cenário nacional. Válber chegou desconhecido e vem convencendo a todos....é a estrela desse time vice-líder.

O outro saiu aqui de criciúma, em 2005 foi eleito craque do estadual aqui em Santa Catarina. Passagem pelo São Caetano para chegar ao forte e tradicional Corinthians. Mas Douglas ainda não é unanimidade no Parque São Jorge.

Ou será que vai ser o confronto dos xerifes da zaga – Émerson contra William?

Um deles vem mostrando que mesmo com sei jeito quieto, humilde e até escondido, é um Leão em campo. Émerson defende com qualidade e força e ainda chega pra fazer gols no ataque.
Já William tem a faixa de capitão. É homem de confiança de Mano Menezes, que o indicou do Grêmio para o Corinthians, mas que viu no companheiro de zaga, Chicão, ex-Figueirense, maior destaque no setor defensivo da equipe nesta temporada.

Mas na verdade é um pouco disso tudo e na disso, ao mesmo tempo. Na verdade é líder contra vice-líder, é Avaí e Corinthians – um jogo de futebol entre dois ótimos times – times hoje em condições de igualdade da série B do Campeonato Brasileiro.

É esperar o jogão de logo mais!

Abraços

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Na série B...

É hora de gente grande!

O Avaí está virando gente grande. O Avaí está se mostrando, impondo respeito e já é uma realidade. Tá virando gente grande, muito grande!

A virada sobre o Bragantino mostrou isso. Virou e iria virar mesmo. Havia confiança nisso. O Avaí fez uma partida de qualidade e segura.

O time jogou naturalmente bem, como vem jogando mesmo.

A vice-liderança é muito importante por um aspecto em especial. Neste momento eu faço minhas as palavras do técnico Silas. O que importa é a que distância está o QUINTO colocado. Hoje são CINCO pontos de distância, então o Avaí está muito seguro por DUAS rodadas pelo menos.

Que venha o Corinthians! Mas sobre isso, a gente conversa amanhã!

DOIS destaques: a partida excelente que fez Odair e o gol do reestreante Evando. Foram fatos relevantes na vitória de Sábado.

Criciúma - algumas frases apenas. Jogou mal contra o Gama e mereceu a derrota. Jardel precisa ser poupado. Édson Gaúcho vai continuar a ter problemas pra montar a equipe.

Abraços

Na série A...

Vamos lá, meus caros leitores.

Acabou o turno na série A. Final de semana que vem começa tudo de novo.

Figueirense terminou em 11º, com 25 pontos e 43 % de aproveitamento.

É o que eu visualizo pra este time. Já disse aqui que enxergo o Figueirense entre 8º e 12º lugar, pelo que vejo do Figueirense e do Campeonato.

Avalio que foi positivo o resultado. Pelos erros, pelas turbulências, pelos outros erros...por muitas questões desfavoráveis, o Figueirense poderia ter ficado mais atrás até, mas fez correções e conseguiu se tornar uma equipe de competição. O Figueirense não tem referência de time ainda, o Figueirense não tem um técnico com convicções - por causa do próprio Figuierense e não dele, PC Gusmão - e o Figueirense não tem um comandante em campo.

Dá pra crescer, mesmo com este grupo. Vai ser preciso muito trabalho e ajuste. Entre os ajustes, primeiro achar a equipe e depois corrigir passes - como erra passes essa equipe!

Contra o Inter foi adotado um esquema de muita marcação. Faltou a ligação. Faltou qualidade na chegada ao ataque.

Abraços

domingo, 10 de agosto de 2008

Ausência

Olá pessoal!

Desculpem minha ausência momentânea. Estive pra lá e pra cá nesse estado nos útimos DOIS dias. Sem muita chance de escrever as análises aqui.

Sexta subi o estado. Sábado de manhã voltei pra base. Início de tarde de Sábado desci em direção a Tubarão. Fiquei TRÊS horas numa fila daquelas....então, já sabem né?

Dia dos pais me fez ficar ausente. Mas estou de volta e hoje tem jornada na CBN Diário.

Depois volto aqui pra atualizar tudo - Criciúma, Avaí e Figueirense...além das Olimpíadas.

Ouvi o Avaí na estrada, ontem à tarde. Grande momento deste time, hein!

Até breve!

Abraços