sexta-feira, 25 de julho de 2008

Vandinho vai mesmo

Tudo leva a crer! Vandinho vai para o Flamengo!

Acabamos de cercar por todos os lados o assunto no TVCom Esportes. Com as informações do atento repórter da CBN Diário, Fabiano Linhares, com as conversas telefônicas do nosso coordenador do TVCom Esportes, Chico Vargas, com o homem do futebol do Flamengo, Kléber Leite, e com a entrevista ao vivo no programa com o Vice-presidente do Avaí, Eduardo Gomes.

As informações todas vão num mesmo sentido.

Fabiano Linhares trouxe a notícia - o jogo contra a Ponte Preta é o último de Vandinho pelo Avaí. O jogador segue para o Flamengo e o atacante Paulo Sérgio, da base do Flamengo, viria para a Ressacada.

Kléber Leite fez muitos elogios a Vandinho no telefone. "Ele é goleador! Qual time não gostaria de ter um goleador para reforçar o elenco". Kléber Leite em nenhum momento confirmou, muito menos desmentiu a negociação, mas deixou claro que não falava em nomes pra não atrapalhar "o negócio". Porém, foi categórico ao telefone ao desmentir a vinda de Paulo Sérgio para o Avaí. Eu lembro que Paulo Sérgio na Gávea sempre foi apontado como um dos "queridinhos" de Kléber Leite, assim como era Renato Augusto, recentemente negociado.

Mas a palavra quase definitiva foi mesmo do Vice-presidente do Avaí. Eduardo Gomes, ao vivo e por telefone, confirmou a negociação e praticamente deu como certa a saída de Vandinho. Disse ainda que o Avaí negocia um nome do elenco do Flamengo para reforçar o time de Silas. Garantiu ao torcedor que a equipe perde o artilheiro, mas não perde a força de conjunto e que outras contratações vão ser feitas. Ainda revelou que a negociação é da parte que cabe ao Avaí nos direitos do jogador - no caso 20 % - e que não há pagamento da tal multa rescisória.

Bom, era isso! A torcida vai ter que viver com essa nova realidade. A da perda do artilheiro da equipe. Vandinho vai para o Flamengo.

O que pra mim não é uma boa para nenhuma das partes. Vandinho vai ter que suar pra ser realidade no Flamengo, o Flamengo não vai resolver com Vandinho as saídas de Renato Augusto e Marcinho e o Avaí...bom, e o Avaí fica agora só com Evando, ainda sem condições físicas de jogar, e Abuda, machucado.

Abraços

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Que MASSACRE!!!

Não foi um jogo de bola, foi um MASSACRE gremista no Orlando Scarpelli.

O Grêmio atropelou, martelou, esmagou, imprimiu uma força para aplicar a goleada que aplicou.

O Figueirense fez tudo errado. Não é que nada funcionou, foi tudo, absolutamente tudo errado.

No primeiro tempo até teve jogo, mas com o Grêmio melhor. Acabou vencendo pelo placar normal de DOIS a UM.

Mas no segundo tempo, foi um vendaval misturado com terremoto, mais um maremoto, que soprou, sacudiu e inundou o estádio Orlando Scarpelli. Não sobrou nada sobre nada...

O terceiro gol veio ainda de forma normal, numa bela jogada de Tcheco pela esquerda e cruzamento na área para Marcel vencer o irreconhecível Asprilla, mal posicionado e sem tempo de bola...Asprilla foi um desastre do tamanho do desastre do Figueirense.

Mas a partir daí PC Gusmão se encarregou de fazer o trabalho. PC armou o desastre! Ao tirar os DOIS volantes, Diogo e Magal, PC abriu o time...

PC Gusmão então foi para o tudo ou nada. Ficou com nada, absolutamente nada!

Aliás, não ficou com nada. Ficou com uma enorme dor de cabeça para administrar até a rodada do final de semana, no jogo em Curitiba, contra o Atlético Paranaense.

Não vai ser fácil remontar. Não vai ser fácil reerguer. Uma derrota como essa machuca, pisa, fica por muito tempo. SETE a UM é mais que uma derrota, é um vexame, é uma marca, uma cicatriz que vai demorar pra sarar.

O Figueirense vai demorar pra digerir o resultado de hoje. É bom que mostre força, porque o Campeonato Brasileiro da série A não perdoa, atropela!

Abraços

O Jogo de Hoje

Figueirense e Grêmio fazem um jogão de bola hoje à noite.

O Figueirense embalado pela nova fase, sob o comando de PC Gusmão, espera manter a invencibilidade dentro de casa. E tem todas as condições pra isso.

A volta dos titulares do meio-campo devolve o padrão e a qualidade ao time. Principalmente a volta de Cleiton Xavier, o jogador que faz a diferença para a equipe.

Mas tem mais: tem a entrada de um garoto que vem da base e está convencendo PC de que pode ser titular. E pode mesmo! Rafael Coelho recebe a chance que esperava. Está escalado ao lado de Tadeu no ataque. No Rio de Janeiro jogou pouco tempo contra o Fluminense, mas foi o jogador que fez o Figueirense levar algum perigo a meta do vice-campeão da Libertadores.

Na verdade demorou pra entrar em campo o Rafael Coelho no Rio.

O Grêmio é vice-líder, pode virar líder hoje, teve um acréscimo com a entrada de Tcheco no meio-campo, mas ainda não convence nem mesmo o torcedor gaúcho de que pode se manter firme e forte até a reta de chegada.

Jogos contra os rivais gaúchos são sempre assim, como vai ser esse de hoje – um jogão pelo Brasileirão.

Abraços

Evando, seja bem-vindo

Evando é o atacante que o Avaí precisa? É aquele que vai decidir pro Avaí? Não sei, você não sabe, Silas não sabe e a diretoria não sabe também.

O que posso dizer é que Evando é o jogador que tem as características que o Avaí precisa em seu elenco. É um atacante guerreiro, que faz gols, que se entrega e se movimenta o tempo inteiro, que tem experiência, que é líder, que se impõe e que decide.

Todos lembram muito bem das DUAS passagens dele pelo Avaí. É um atleta que foi um dos pilares da campanha vitoriosa de 2004 - Vitoriosa? sim! Considero vitoriosa a campanha de 2004. Mesmo sem a conquista da vaga à série A, o Avaí fez uma campanha histórica e jogos maravilhosos.

No ano passado dava pena de ver o Evando jogar no time ruim que o Avaí montou pro Estadual e pro início do Brasileiro. Ele tinha que fazer tudo sozinho praticamente. Não há quem aguente. Acabou saindo prematuramente e avalio que acertou em sair.

Agora volta, não com dívida com o Avaí. Evando volta com algo pendente. É como se eternamente quisesse terminar a missão de 2004. É assim que vejo! Evando e o Avaí fazem um casamento em harmonia - se dão muito bem.

Além de tudo isso, já disse aqui: O Avaí precisava contratar. Abuda e Vandinho precisavam de um terceiro, de um imediato. Mais que isso, Evando tem possibilidades de se tornar titular, não só de ser sombra dos DOIS.

É por aí! A montagem de grupo do Avaí tem seus problemas e o Avaí solucionou um deles agora. Espera-se! E que ninguém saia! Que o Avaí não deixe ninguém ir embora!

Abraços

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Grande conversa!

PC Gusmão é insuperável na conversa.

Claro e objetivo. Franco, tranquilo e esclarecedor. Foi assim que ele esteve no TVCom Esportes desta terça-feira.

Vamos lá com alguns pontos da entrevista:

Motivo da mudança no time - além do reposicionamento da equipe em campo, com o novo meio-campo, uma conversa séria e de verdadeiro comandante com o elenco. "Gallo já foi e tem os objetivos dele no Atlético Mineiro, vocês têm que ter os de vocês aqui no Figueirense" - foi o que disse ao grupo.

Isenção de Macuglia - PC Gusmão admitiu que se fosse ele que tivesse vindo antes, na época da mudança de treinador de Gallo pra Macuglia, ele teria problemas também. Pelas dificuldades naturais criadas pela quebra de relacionamento entre jogadores e o antigo técnico campeão(Gallo). PC, no entanto, negou que tenha sido contactado pelo Figueirense antes.

Propostas e sondagens pra sair - Admitiu com clareza que já teve uma proposta concreta e DUAS sondagens. A proposta foi a do Botafogo mesmo. As sondagens foram as do Vasco e a do Santos. A do Santos ainda aqui em Florianópolis logo após o jogo em que o Figueirense derrotou a equipe de Cuca por TRÊS a ZERO.

Momento da maturidade - PC disse que quer mudar uma imagem que teve no início da carreira. De ser um treinador pula-pula, que muda de um time pra outro e de um projeto pra outro. Falou de um arrependimento em 2005, quando deixou o Botafogo líder para VINTE dias depois aparecer no Cruzeiro. Quer terminar seus compromissos, fazendo início, meio e fim. E assim, mais uma vez, reafirmou o compromisso com o Figueirense.

Elenco - "Não existe elenco fechado! O elenco só vai estar fechado quando terminarem as inscrições da competição". Assim PC Gusmão respondeu sobre a questão de reforços para a equipe.

Janela Internacional - Revelou que já estão de olho nos talentos do Figueirense. Eu citei Cleiton Xavier e Wilson e ele respondeu que já existia assédio. Mas ao mesmo tempo afirmou que tem a garantia da diretoria que todo mundo permanece até o final.

O melhor do Brasil - PC Gusmão foi treinador de goleiros. Acássio, auxiliar dele, foi goleiro do Vasco e do Brasil na Copa de 90(era reserva de Taffarel). Pois PC foi categórico ao afirmar que, atualmente, Wilson é o melhor do Brasil na posição.

O que a diretoria pediu a ele? - Terminar o ano bem, com uma boa campanha no Brasileirão.

O que ele quer? - Quer marcar no clube. Quer fazer a melhor campanha da história do clube no Brasileirão. E citou como referência a campanha de 2006 - que é referência mesmo. O SÉTIMO lugar na competição. PC quer melhor que isso.

Anderson Luiz - Reiterados elogios ao atleta que vem fazendo as partidas e efetivamente é o lateral direito do Figueirense de PC. Disse que o atleta tem muita qualidade e que já tem gente de olho nele também.

O time de quinta - Está escalado e foi revelado pra nós. Wilson, Anderson Luiz, Bruno Aguiar, Asprilla, Leandro Soares; Diogo, Magal, Marquinho, Cleiton Xavier; Rafael Coelho e Tadeu. Aliás, nos bastidores o técnico deu a entender que ficou um pouco frustrado com Ricardinho na partida contra o Fluminense. E Tadeu é outro que dificilmente vai sair do time. Ponto de referência, vai sempre jogar. Rafael Coelho foi testado e vem agradando. Está escalado também.

É isso gente. Foram pontos que identifiquei como interessantes.

Falei com o pessoal do Clicrbs que deve disponibilizar a entrevista completa no site. Aguardem!

Abraços

De virada e com vontade de vencer

O Criciúma voltou a ser o Criciúma! Pelo menos essa noite...

Foi uma noite perfeita de Heriberto Hulse. A imagem que guardei foi a do goleiro Zé Carlos comemorando o gol da virada marcado por Acerola, aos 18 do segundo tempo.

Depois ainda veio o golaço de Luciano Bebê. Foi uma pintura. Drible na frente da área e chute no canto...da entrada da área. Pra fechar o placar e consolidar a vitória.

Mas a noite começou com o susto de um outro golaço. Athirson pegou uma bola de primeira no cruzamento que veio da direita. Espetáculo. Um a ZERO Brasiliense e medo no estádio. Seria outra derrota em casa? Não, não seria!

O Criciúma foi forte e empurrou o Brasiliense pra defesa. Tanto que fez o maior artilheiro de gols contra da história do futebol mundial deixar sua marca novamente. Júnior Baiano já fez gols contra maravilhosos em sua carreira e não poderia passar em branco no Brasiliense. Só que dessa vez não foi tão bonito assim, mas valeu o empate...do Criciúma, claro.

Édson Gaúcho pode ser inventor, como na escalação de Valdeir pela esquerda, mas uma coisa ninguém pode negar - ele nunca se omite do jogo. Colocou Acerola, colocou Bebê, colocou Zulu...empurrou o time pra cima. O resultado? Venceu, oras! Palmas pra ele! A história é dos vitoriosos. A razão também.

O Criciúma estabeleceu uma meta: DEZ pontos em QUATRO jogos. Já fez SETE. Só faltam TRÊS e acredito que vão sair. Contra o Barueri, no final da semana.

Abraços

Não gostei do Avaí!

O Avaí perdeu DOIS pontos em Marília.

O empate com o Marília não foi bom resultado, mesmo que o Avaí tenha se mantido entre os QUATRO melhores da série B, mesmo que o Avaí tenha subido uma posição na tabela – agora é o terceiro.

Por esses aspectos, pela circusntância, até que o torcedor pode pensar: "ah, foi bom o empate...jogo fora de casa, Válber não tava..."

Mas não é assim! Com a qualidade já mostrada pela Avaí na competição e com a fragilidade do adversário, era pra vencer! Era pra se impor!

Faltou ao Avaí a gana pra vencer. Pode fazer falta depois. E o mesmo torcedor vai se lembrar bem de outras campanhas, de outros pontinhos que foram deixados pelo caminho e que fizeram falta no final.

Pra fechar: se o nome é Evando, acertem logo! O técnico Silas efetivamente só pode contar com Abuda e Vandinho. Agora, um está em má fase e o outro está machucado. Falta um atacante como opção aos DOIS titulares. E esta opção não vai ser Rafael Costa, não vai ser Didi, não vai ser Jandson, não vai ser...

Contra o Marília – já havia afirmado antes – o empate era derrota! O gosto que ficou foi esse – de derrota!

Abraços

terça-feira, 22 de julho de 2008

Hoje, o empate é derrota!

A rodada da série B marca jogos para Criciúma e Avaí.

As duas equipes têm todas as condições de vencer. Condições de sobra sobre os adversários.

Vamos aos argumentos!

O Criciúma ressurgiu depois do empate diante do Avaí e da vitória fora de casa sobre o Bragantino.

Édson gaúcho já viu que Peter tem que jogar no ataque e que Valdeir não estava acrescentando nada à equipe. O Criciúma voltou a ter um meio-de-campo que jogue bola, que exista mesmo, que organize o time de verdade. Gostei muito da entrada de Adriano.

Mas Édson Gaúcho vai tentar inventar Valdeir como ala pela esquerda, como fazia Fernandinho em 2006 e 2007. Não sei se tem capacidade pra se adaptar por ali o tal Valdeir.

O adversário? Está mal! O Brasiliense tropeça rodada após rodada. Está na beira da zona de rebaixamento. Esse é o jogo pra chamar o torcedor pro lado do time, colocar bom público no Heriberto Hulse e não decepcionar.

Agora o Avaí!

O Avaí vai jogar fora de casa....não importa! Vai jogar sem Válber mais uma vez...não importa também!

Mesmo jogando lá, o Avaí deve mandar no jogo, tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade de um time do G4. Batista, Marquinhos, Odair, Vandinho e Abuda...que time da B não gostaria de ter esse potencial de toque de bola, construção de jogadas e chegada no ataque? Pra cima deles então!!!

Contra o Marília tem todas as condições de vencer e sem tomar conhecimento do adversário, que assim como o Brasiliense do Criciúma está na beiradinha da zona de rebaixamento.

Os catarinenses, os DOIS, Avaí e Criciúma, são melhores e estão melhores.

Por isso eu digo: hoje, o empate é derrota!!! Nos DOIS jogos!

Abraços

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PC Gusmão No TVCom Esportes

Atenção torcedores do Figueirense e fanáticos por futebol!

O técnico do Figueirense, PC Gusmão, vai ser o nosso entrevistado nesta terça-feira no TVCom Esportes.

O convite foi feito e acaba de ser confirmado pelo assessor de imprensa do clube, Gustavo Neves.

PC Gusmão vai ficar metade do programa conosco.

Como sempre, abro desde já este nosso espaço de comunicação para que vocês encaminhem até amanhã perguntas, sugestões e curiosidades.

Abraços

A culpa é de quem comanda! Comanda?

Mais uma rodada, mais um final de semana de futebol, e mais uma vez as arbitragens são contestadas.

As arbitragens! Sempre um capítulo à parte no futebol. Erros que favorecem ou prejudicam. A polêmica do futebol geralmente gira em torno das decisões dos árbitros. Arnaldo César Coelho, referência no país por ter sido um árbitro de excelência, que apitou a final da última Copa do Mundo romântica, a Copa de 82, costuma afirmar que a regra é clara. Não é não! Não é nada clara! É cheia de possibilidades de interpretações.

Mas pior do que isso: os árbitros, que não são profissionais, são também fracos, despreparados e cometem erros atrás de erros. Mais ainda...não há ao menos um padrão nas decisões tomadas em campo. O que vale pra um deles em um jogo no Rio de Janeiro, no mesmo dia e no mesmo horário, não vale pra outro árbitro em outro jogo no Rio Grande do Sul. E por aí segue...

A arbitragem do Campeonato Catarinense foi uma lástima este ano. No Brasileirão está uma lástima também, nas séries A e B. E nada acontece. As cobranças sobre eles são bem amenas.

É urgente que se forme, se selecione, um grupo de excelência. Um grupo reduzido, de árbitros que utilizem os mesmos critérios, que estejam orientados, que estejam preparados técnica e fisicamente, que passem segurança, que tenham segurança – árbitros que saibam realmente apitar partidas de futebol.

Será que está se pedindo demais???

Nãoooooo!!! Torcedores, fiquem tranqüilos!!! Podem ter certeza!!! Vai continuar assim!!! Vai continuar tudo igual!!!

Abraços

domingo, 20 de julho de 2008

Merecia o empate

O Figueirense merecia ter ao menos empatado com o Fluminense.

Pela luta em campo. Pelo time desmontado com os desfalques. Pelo erro fatal do árbitro Ricardo Ribeiro, de Minas Gerais, que possibilitou o gol ilegal, mas validado, do Fluminense.

Um time que perde TRÊS jogadores de Quatro de um meio-campo titular, vai sofrer. Um time que perde entre esses TRÊS jogadores o craque do time, vai sofrer.

O Figueirense com novo meio-campo e sem Cleiton Xavier sofreu em campo contra o Fluminense no Maracanã.

Começou o jogo perdido. Não conseguia encaixar a marcação. Isso durou DEZ minutos e DUAS bolas na trave e uma super-defesa de Wilson.

Depois o jogo foi jogado, mas com o Fluminense atacando e o Figueirense tentando acertar UM contra-ataque.

O segundo tempo foi desorganizado pelos DOIS lados. O Fluminense se jogou pra cima e o Figueirense continuou errando passes.

PC Gusmão errou nas substituições. Wellington Amorim no lugar de Ricardinho não teve efeito. A entrada de Rafael Coelho no lugar de Tadeu demorou demais. Ramon no lugar de Rodrigo Fabri simplesmente não existiu. Teria optado por voltar pro segundo tempo com Wellington e Ricardinho juntos pra explorar a movimentação e a velocidade.

Os jogadores que apareceram hoje têm todos qualidade pra jogar no Figueirense. Jackson, Leandro Carvalho e Ricardinho podem ser muito bem aproveitados por PC. O problema foi todos terem que entrar ao mesmo tempo no time. QUATRO desfalques é muita coisa.

O Figueirense foi guerreiro e como disse PC Gusmão ao final da partida - "tem jogo que a gente perde, mas na verdade a gente ganha". É isso aí! O Figueirense perdeu, mas ganhou em aspectos importantes. Ganhou em grupo e força pra seguir em frente.

Abraços