sábado, 3 de maio de 2008

Rumo a Criciúma

Amanhã estarei no Heriberto Hulse para a grande final do Campeonato. Agora estou em Tubarão. Hoje à noite tem aniversário do meu pai.

A viagem foi tranquila hoje. Aqui em Tubarão choveu durante o dia. Mais pro sul está chovendo de verdade.

Amanhã de manhã sigo pra Criciúma. A tarde vai ser de muito futebol e a noite, de muita análise sobre tudo que acontecer na partida. Fico em Criciúma para o Show de Bola, da TVcom....

Abraços

Como vão os times

Baseado no que vi no primeiro jogo, nas informações da semana, na análise dos times durante o campeonato e nas perspectivas para o jogo...aqui vai uma projeção das possíveis montagens de time de Criciúma e Figueirense.

O Figueirense vai ter quase o mesmo time da primeira partida. Acredito que somente uma mudança seja feita pelo técnico Alexandre Gallo. Rodrigo Fabri no lugar de Fernandes.
Assim seria um time com Wilson, César Prates, Felipe Santana, Asprilla e Marquinho; Élton, Diogo, Cleiton Xavier, Rodrigo Fabri; Wellington Amorim e Edu Sales.

A equipe estaria rápida no ataque, com a velocidade de Edu Sales e a movimentação de Wellington Amorim e a chegada em Contra-ataque de Rodrigo Fabri. Teria a consistência necessária no meio, e peso na defesa - principalmente com a presença de César Prates como um falso terceiro zagueiro.

(**Atualização do post - Lapso meu - esqueci que Rodrigo Fabri estava suspenso - falha corrigida, então...recoloco Fernandes no time...não vejo outra alternativa, apesar do campo pesado não favorecer o jogo dele. Preferia a força de chegada do Fabri, por isso projetei o time assim....pra campo pesado seria excelente o jogo pro Fabri**)

Já o Criciúma muda com a entrada de TRÊS jogadores que não atuaram na primeira partida. Acredito na presença tanto de Valdeir, quanto de Jean Coral, que eram dúvidas durante a semana.
Leandro Machado escalaria a equipe com Zé Carlos, Reginaldo Araújo, Wescley, Cláudio Luiz e Uendel. No meio Basílio, Luiz André, Jean Coral e Valdeir. No ataque Beto e Jael.
Um time bem criativo no meio e com força no ataque. Com pegada na zaga e no meio também.

Quanto ao jogo e favorito pro jogo - digo apenas que vai ser uma grande partida – não há favoritismo. Há muito equilíbrio.

Abraços

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Árbitro

José Acácio da Rocha é o árbitro da partida de Domingo entre Criciúma e Figueirense.

O sorteio foi realizado hoje à tarde na sede da Federação Catarinense de Futebol.

Estavam relacionados Wagner Tardelli, Edmundo Alves do Nascimento e José Acácio da Rocha.

Como gosta de correr riscos essa Comissão de arbitragem...

Eu, avalio que nem Edmundo Alves do Nacimento, nem José Acácio da Rocha são árbitros que hoje teriam as melhores condições para apitar uma final de estadual.

São até árbitros que já têm uma certa experiência e algum nível dentro da arbitragem catarinense, mas não estão no que seria hoje a primeira linha da arbitragem em Santa Catarina.

Agora é torcer para que tudo corra bem. Se os jogadores tiverem a mesma conduta da primeira final, a arbitragem fica mais fácil.

Abraços

Novo goleiro no Avaí

O Avaí está muito próximo de acertar com um novo goleiro - trata-se de Cássio, 27 anos, ex-Vasco da Gama(2004 - 2007), que jogou o Campeonato Carioca pelo Macaé.

Ainda falta o acerto financeiro. O jogador pediu mais alto do que o clube pretende pagar, mas as negociações seguem e podem ter final feliz.

É ótimo goleiro!

Vamos aguardar!

Abraços

Vai ser um jogão

A final de Domingo, em Criciúma, promete muito.

Criciúma e Figueirense fizeram um jogo de ótimo futebol no último final de semana. A expectativa é que esse mesmo bom futebol seja apresentado no Heriberto Hulse, só que com um elemento a mais - a tensão de uma grande final.

A expectativa de todos é muito grande e certamente entre os jogadores e comissões técnicas a ansiedade deva ser ainda maior.

A minha expectativa também é enorme. Amanhã sigo pra Tubarão e no Domingo estarei em Criciúma para ver o jogo no estádio. Pena essa chuva. Tomara que as previsões estejam erradas para que tenhamos um jogo com tempo bom e sol.

Abraços

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Quem vai apitar?

Quais seriam os prós e os contras dos árbitros candidatos para comandar a final?

Wagner Tardelli

Prós - Tem o respeito dos jogadores, sabe se impor em campo e tem a experiência necessária para comandar um grande jogo. Além disso, fez bela arbitragem na primeira partida.

Contras - Está fazendo um início de temporada muito irregular.

Luiz Orlando de Souza

Prós - É o melhor e mais regular do Campeonato Catarinense deste ano. É a última temporada e já declarou que quer sair por cima, com grandes atuações. Também tem o respeito dos atletas - não tanto quanto Tardelli, mas tem.

Contras - É o maior pára-raios da arbitragem catarinense. Onde ele está, tem confusão. Como no clássico do Scarpelli - não foi culpa dele, mas teve confusão. É da capital - não tenho nada contra isso, mas pode gerar reclamação.

Paulo Henrique Bezerra

Prós - Um excelente árbitro na minha avaliação. É outro que conta com muito respeito por parte de todos em campo. Tem experiência em finais de catarinense. Apitou 2006, Figueirense e Joinville.

Contras - O Figueirense pediu veto em público a ele no início do campeonato. Está fora de forma por ter ficado muito tempo parado em função de problemas familiares.

Célio Amorim

Prós - Não há prós

Contras - Todos os contras imagináveis.

Sem mais árbitros que eu considere para uma final de Catarinense, fico por aqui.

Abraços

Libertadores

A noite foi bem positiva para os brasileiros.

Como eu havia registrado anteriormente, a quarta-feira foi espetacular para o futebol.

As equipes brasileiras cumpriram muito bem a tarefa da quarta.

Vitórias fora de casa com Flamengo e Fluminense. Os DOIS times só não se classificam para as quartas se forem muito incompetentes. O São Paulo também pode considerar o empate com o Nacional um bom resultado....muita pressão e garrafas no Uruguai.

O Cruzeiro fez o grande jogo da quarta. Um jogaço na Bombonera, na Argentina. Vitória do Boca por 2 A 1. O gol fora de casa pode ajudar muito. Foi feito pelo catarinense Fabrício, jogador de confiança do técnico Adílson Batista. O Cruzeiro vai ter uma batalha pela frente. Não vai ser fácil eliminar o mais copeiro de todos - o Boca.

Um detalhe no final da partida pode ainda favorecer o Cruzeiro. O assitente foi atingido por um objeto jogado da arquibancada e teve o rosto cortado. O árbitro Jorge Larrionda encerrou o jogo pouco antes do previsto. Isso pode fazer com que o Cruzeiro seja declarado vencedor da partida, segundo informações do site globo.com. Vamos ver.

Mas eu gostei da quarta. E olha que nem estou falando da Copa do Brasil, que ainda teve a classificação atropelamento do Corinthians, a eliminação do Palmeiras e por aí vai....

Abraços

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Que Quarta! Sensacional!

Pra quem gosta de futebol, hoje o dia está especial.

Tá difícil de sair da frente da TV. Primeiro foi a semifinal da Liga dos Campeões. Prorrogação e classificação do Chelsea contra o Liverpool. Um jogaço.

Agora estou vendo Boca Juniors e Cruzeiro, pela Libertadores. Tá UM a ZERO Boca, mas teve um pênalti claro pro Cruzeiro no final da primeira etapa, que o juiz - Jorge larrionda, do Uruguai - não deu. O Jogador do Boca Carregou a bola com a mão, jogando pra escanteio....uma vergonha! Quero ver o segundo tempo...

Depois tem ainda o Flamengo e ainda depois o Fluminense - ambos pela Libertadores.

Quarta-feira espetacular!

Abraços

Contrato

O meu colega de bancada, jornalista Renato Semensati, teve acesso aos detalhes do contrato de Cleiton Xavier com o Figueirense e o que consta em relação a possíveis transferências.

O Contrato vai até o final do ano, 31 de Dezembro. Se houver o interesse de algum clube em contratar o atleta junto ao Internacional, existe a preferência para o Figueirense.

O que é isso? O Figueirense deve ser consultado sobre esta negociação, valores e detalhes da proposta, para que exerça a preferência ou não sobre o contrato do atleta.

Portanto, quando houver uma proposta de algum clube, o Figueirense deve ser acionado pelo Internacional e se igualar a proposta fica com o jogador.

Abraços

terça-feira, 29 de abril de 2008

Cleiton Xavier

Conversei instantes atrás com uma fonte de dentro do Figueirense sobre o caso Cleiton Xavier e o Palmeiras.

Pois a fonte me garantiu com todos os argumentos que não há absolutamente nada no momento que possa tirar o meia do clube. Há inclusive dentro do Figueirense uma espécie de revolta em relação à questão e o momento em que ela surge.

Segundo minha fonte, O Figueirense, o procurador do jogador e o próprio Internacional negam veementemente a veracidade da informação.

O procurador inclusive queria ser ouvido sobre o caso para negar a informação.

Mais detalhes no TVCom Esportes.

Abraços

Avaí fortalecido

O Avaí está contratando bem.

Arlindo Maracanã e Odair foram apresentados. São DOIS ótimos jogadores.

Maracanã é um lateral que joga no meio também. Tem boa chegada no ataque. Gosta mais até de jogar como ala do que como lateral. Bom cobrador de faltas. Vai ser o titular de Silas, certamente.

Odair é um meia de articulação que chega muito bem ao ataque. Estave no Criciúma ano passado. Muito habilidoso e sabe fazer gols. É uma meia realmente de chegada. Gosto muito do futebol dele. No Criciúma teve problemas com a parte física. Problemas musculares. Tomara que esteja e fique bem fisicamente. Vai acrescentar!

Com isso e com as negociações atuais com jogadores que fizeram a ótima campanha do estadual o Avaí vai ficando mais forte para o brasileiro da série B.

Tá formando grupo pra brigar de verdade pelo acesso.

Abraços

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ainda sobre o jogo

Falei isso no programa de hoje e quero repetir aqui.

Refletindo sobre o que vi na partida entre Figueirense e Criciúma e lendo alguns recados deixados aqui, passei a enxergar um belo jogo de futebol. Não foi um jogão com muita emoção e golaços, mas foi uma bela partida em uma bela tarde de futebol.

Uma partida com a essência do futebol, com aquilo que todos querem ver quando vão a um estádio.

Belas jogadas, marcação firme e não deslegal, erros e acertos dentro de campo, grandes defesas dos DOIS goleiros, deslocamentos, acertos e erros táticos e torcida fazendo festa nas arquibancadas. Além disso, uma boa arbitragem...uma boa condução de partida por parte do árbitro.

Pra melhorar ainda mais, uma bela tarde de sol que ajudou também para a captura das imagens. O repórter cinematográfico Renato Daniel, da RBS TV nos brindou com belos registros dessa tarde especial, que foram ao ar no TVCom Esportes desta segunda.

Ahhh, se o campeonato tivesse sido assim, com essa qualidade toda.

O Futebol ganhou e agradece...nós agradecemos também

Abraços

domingo, 27 de abril de 2008

Jogo pegado

O Figueirense ganhou na vontade, na pegada.

Não que tenha faltado vontade ao Criciúma, mas o Figueirense começou o jogo a MIL por hora. Enquanto não fez o gol, não descansou.

Muita marcação. Marcação em cima. Aquela disposição que falava aqui anteriormente. Que todos no Figueirense estavam afim de mostrar em campo. Isso por causa da queda de rendimento no final do returno e das críticas recebidas.

Na vontade, com muita vontade, o Figueirense saiu a frente no placar e, na vontade também, segurou esse placar na segunda etapa.

O Criciúma, supreendentemente, esteve mais forte fisicamente. O jogo inteiro, mas principlamente na segunda etapa.

A primeira final não foi aquele jogão, mas foi um jogo com cara de final....muito pegado, com muita disposição.

Vai ser assim em Criciúma também.

Abraços

Faltou articulação

Ao Criciúma faltou articulação.

O time ficou dividido entre os TRÊS atacantes e os TRÊS volantes. Não havia que fizesse a articulação das jogadas no meio.

Mesmo assim, como havia dito aqui antes, o Criciúma sabe e soube jogar no erro do adversário.

Aproveitou os erros na saída de bola do Figueirense pra criar as melhores jogadas. Fez isso muito bem, mas não soube aproveitar as chances que teve. Teve pela frente o goleiro Wilson que estava em tarde inspirada.

Valdeir fez falta a este time. É o articulador.

Uendel até tentou suprir a ausência de Valdeir, mas não tinha liberdade pra ficar no meio.

Apesar do buraco no meio-campo, o Criciúma foi melhor. Apesar da vitória do Figueirense, o Criciúma foi melhor.

Abraços

Wilson e mais DEZ

Tentei de todas as formas descobrir e entender como Alexandre Gallo iria escalar o Figueirense. Levei um baile. Gallo é imprevisível e inventou de novo.

Inventou com Élton a frente da zaga, mas essa deu certo. Mas correu riscos porque Élton só jogou 15 minutos no campeonato.

Inventou com DOIS zagueiros ali atrás e colocando César Prates como um falso terceiro zagueiro. Ficou muito confuso.

Inventou com a volta de Marquinho à lateral esquerda - não vi Marquinho fazer absolutamente nada.

Colocou Edu Sales - essa não acho que foi invenção - e deu certo. Correu muito e deu muito trabalho ao adversário.

O Figueirense não esteve bem, apesar de ter vencido o jogo.

Wilson foi "o cara". Pegou até a sombra da bola. Com a zaga querendo entregar, teve muito trabalho e mostrou a eficiência de sempre.

Hoje o Figueirense é isso - é Wilson e mais DEZ.

Abraços

Sou contra!

Quem me acompanha sabe....sou contra essa regra do campeonato que não leva em consideração o saldo de gols como critério para definir o campeão em DUAS partidas finais.

O saldo de gols valia no campeonato inteiro. Era critério de desempate na classificação do turno e do returno...de repente...não vale mais.

Imagine se o seu time golear na primeira partida. Um 3 a ZERO ou algo parecido. Quanta injustiça que isso não valha na segunda partida. Corre o risco de perder por UM a ZEROna segunda partida e ficar com o vice nas penalidades. Pra mim não é justo. E mais: acho que no futebol o gol tem que ser valorizado. Sempre!

"Ahhh, mas e se for um dia desastroso, em que tudo dê errado pra alguma das DUAS equipes? Este regulamento dá oportunidade de recuperação." - dizem os defensores da regra atual.

Mesmo assim sou contra. Os desastres fazem parte do jogo e jogo é jogo. O time tem que estar preparado para que os desastres não aconteçam.

"Ahhh, mas se houver uma arbitragem desastrosa?" - infelizmente, faz parte do jogo.

Bom, sou contra e faço questão de registrar aqui antes da primeira final.

Abraços

Quem leva hoje?

Difícil dizer que ganha a partida. Não é questão de adivinhação, é questão de análise. Mas mesmo analisando pontos fortes e pontos fracos é complicado dizer quem tem maior possibilidade de vitória.

Mesmo assim, hoje acredito na vitória do Figueirense.

Por quê? Porque o Figueirense chega mais forte pra essa primeira final. Foram DUAS semanas de trabalho e concentração. Foram DUAS semanas de acertos. Enquanto que o Criciúma teve os jogos contra o Vasco e a decisão contra o Avaí. O time de Leandro Machado chega "machucado" pra esta primeira final.

O Criciúma está desgastado. Deve ir pro jogo cheio de precauções, forte na defesa e explorando o contra-ataque. O Criciúma é um time bem traiçoeiro. Sabe jogar no erro do adversário.

Já o Figueirense não tenho dúvidas - vai pra cima. Sabe que precisa vencer a primeira partida. Estou com a sensação de Fernandes, Rodrigo Fabri e Wellington Amorim na frente....pra empurrar o Criciúma pra trás.

Florianópolis amanheceu com céu claro, sol....dia perfeito para um grande jogo, uma grande final. Agora é só esperar acontecer.

Abraços