sábado, 21 de junho de 2008

O jogo da afirmação

O Avaí enfrenta o América de Natal daqui a pouco e o técnico Silas optou pelo mesmo esquema tático que esteve em campo na partida contra o Vila Nova, na Ressacada - aquela vitória convincente de 4 a UM.

A única mudança é a entrada de Zé Rodolpho na lateral esquerda, no lugar que antes era de Jef Silva. É uma opção clara pela segurança do sistema defensivo da equipe. Silas sempre diz que a primeira missão de um time é não tomar gols. A defesa deve trabalhar sempre pra isso. E mais: deixa claro que defensor é defensor. Então lateral é primeiro defensor na cabeça de Silas.

Por isso num esquema 4-4-2 entra agora Zé Rodolpho, que sabe defender, já que Jef Silva não sabe.

Mas mesmo com a preocupação defensiva, o importante é que o Avaí se imponha com o time que tem, que é bem melhor que o do América.

A partida é importantíssima pra que o Avaí se firme na série B como um dos candidatos a uma das QUATRO vagas fazendo a segunda vitória seguida.

Abraços

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Que sufoco!

Essa foi a mensagem que recebi da Dona Junê (torcedora do Criciúma) no meu celular logo após o término da partida do Criciúma diante do Fortaleza.

Vitória no último minuto e de virada? É pra matar o torcedor do coração.

O Criciúma parecia que ia vencer com tranquilidade, começou bem, empurrando o Fortaleza pra defesa...mas ficou no parecia que ia...

O Castigo no final do primeiro tempo até que foi merecido. O Criciúma merece sentir a falta de qualidade na frente. Negocia jogadores e deixa o técnico Gélson Silva sem opções...

Pois bem tomou o castigo no final do primeiro tempo e Gélson teve que agir e agiu bem. A entrada de Luciano Bebê foi uma jogada de risco que deu certo no início da segunda etapa, mas que não funcionou como um todo. O elenco do Criciúma está carente e vai ser difícil assim.

Se não fosse a lambança da zaga do Fortaleza no final do jogo, o time teria ficado no empate em casa e mais uma vez decepcionaria a torcida.

Zulu foi o herói da noite. Melhor assim. Melhor que a noite teve um herói e do lado do Criciúma.

Assim ninguém aguenta! Como diria um famoso narrador - HAJA CORAÇÃO!!!!

Abraços

O futebol é sensacional por isso

Quem viu, viu! Quem não viu, veja!

Um jogo amarrado esse entre Turquia e Croácia pelas quartas-de-final da Eurocopa. 118 minutos de bola pra cá e pra lá e nada acontecia. Nada de gols! Jogo com cara de pênaltis.

De repente o bom goleiro Rustu da Turquia sai mal do gol, a Croácia aproveita e marca na falha dele. Isso a 118 de jogo, ou seja, quase no final da prorrogação.

Pronto! Croácia classificada! Não, nada disso!

A Turquia foi pra cima e aos 119 minutos fez o gol de empate, numa sobra de bola que foi parar no ângulo da meta defendida por Pletikosa...gol da Turquia e decisão por pênaltis mesmo.

Nos pênaltis, abatidos os croatas jogaram DUAS cobranças pra fora.

Pra fechar ainda, Rustu, vilão antes, foi herói e defendeu a penalidade decisiva...

Esse é o futebol! Sensacional e imprevisível! Apaixonante como sempre!

Turquia classificada! Inacreditável aos 118 do jogo...realidade depois dos pênaltis.

Abraços

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Alemanha é a Alemanha

E Portugal continua sendo Portugal...

Mais uma vez o futebol alemão foi mais forte e a Alemanha segue na Eurocopa, enquanto que Portugal volta pra casa.

Conversava hoje cedo com o meu amigo Lucas Sampaio, que está em morando em Lisboa, e ele me dizia que os portugueses viviam a Euro intensamente acompanhando a Seleção, mas estavam com o pé atrás, com medo do jogo contra os Tri-campeões mundiais.

As machetes dos jornais portugueses estapavam a frase - "HORA DE SER GRANDE!"

Pois não foi! Mais uma vez Portugal tinha mais time e mais uma vez foi eliminado, como nas semifinais da Copa de 66 diante da Inglaterra em Wembley, como há QUATRO anos, na final perdida em casa na última Euro para o fraca Grécia.

Isso nem Felipão conseguiu fazer por Portugal! Recolocou o futebol português entre os grandes do mundo, mas não os tornou vencedores.

Quanto à Alemanha...é sempre igual. Futebol forte, de presença física, de bom toque de bola, de defesa sólida e com mentalidade vencedora! Sempre!

Foram DOIS gols de bola parada e Alemanha segue em frente - está nas semifinais da Euro 2008.

Abraços

Como é chato ver essa Seleção

Gente, a Seleção Brasileira é uma das coisas que me dá mais prazer no futebol. Lembro de ter visto grandes jogos, grandes apresentações, grandes vitórias...que me fizeram sorrir, que me fizeram chorar, que me fizeram gritar e pular.

Mas hoje não aguento mais ver a Seleção Brasileira. Que Seleção burocrática, que técnico burocrático...quanta apatia!

Uma seleção com laterais que não passam e não vão à linha de fundo...nunca vi, não lembro!

Uma Seleção com um meio de campo que toca de lado, que não cria e não agride o adversário.

Um técnico que mexe com medo e troca SEIS por MEIA DÚZIA.

O que fazem Gilberto e Maicon nessa Seleção? Nada! São laterais que não jogam, só marcam...e olhe lá!

O que foi o Diego no meio-campo? Nada!

O que foi a entrada do Luiz Fabiano no lugar de Adriano? Troca de quem não quer ser audacioso, de quem tá com medo de ganhar o jogo.

Coloca o Luiz Fabiano, recua o Robinho e deixa o Adriano na área!

O Daniel Alves é muito mais lateral que o Maicon.

O Gilberto Silva é uma tartaruga no meio. A culpa não é do Mineiro não. O Mineiro é dinâmico e marca muito. A culpa é do Gilberto Silva - dessa lentidão e dessa apatia no meio.

Do outro lado só uma coisa que não posso deixar de destacar: como joga o Messi. É um craque de bola e vai dar alegrias aos argentinos.

Cansei!

Abraços

quarta-feira, 18 de junho de 2008

A torcida quer Felipão. Eu também!

O Brasil enfrenta hoje a Argentina pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Já disse aqui antes que só me empolgo ultimamente com a Seleção Brasileira quando o jogo é contra a Argentina. Portanto hoje vou estar grudado na tela da TV no horário do jogo. Pela rivalidade, pelo gostinho especial que é vencer os argentinos e porque sei que hoje a Seleção vai jogar de verdade, honrando a camisa, as tradições e a qualidade do futebol brasileiro.

Mas não era especificamente do jogo que queria falar.

Amanhã o Diário Catarinense divulga números de uma pesquisa realizada em todo país com torcedores - 40% querem a volta de Felipão à Seleção Brasileira de Futebol.

Também na minha opinião, Felipão seria hoje o técnico ideal para a Seleção. Não só pelo aspecto futebol, também pelo motivacional, e ainda pela bagagem internacional e de títulos...mas principalmente por impor respeito.

Felipão seria hoje o único a acabar com a bagunça na Seleção Brasileira. É que a seleção tem muita "estrela" hoje em dia se achando na Seleção. Cada jogador é uma "entidade". São todos intocáveis. Felipão daria um jeito nisso. Ninguém seria intocável, ninguém seria mais que ninguém e quem não jogasse muita bola, estaria fora da equipe. Seria Seleção Brasileira acima de tudo e não o que acontece hoje. Parece que os jogadores - Robinho, Ronaldinho, Kaká, Júlio César - são maiores que a Seleção.

Depois de quase DOIS anos, Dunga é ainda uma aposta de técnico. Não consegue montar um time e muito menos impõe respeito diante das "estrelas", das "entidades", dos "intocáveis" que jogam hoje na Seleção.

Abraços

terça-feira, 17 de junho de 2008

Uma ótima escolha

O Figueirense anunciou o atacante Ricardinho nesta terça-feira.

Não sei como estava jogando, qual o nível de atuações no futebol coreano, mas lembro muito bem dele no Grêmio em 2005 e 2006.

É um ótimo atacante. Rápido e que sabe muito bem o caminho do gol. Não é artilheiro, mas não deixa passar dentro da área. O Figueirense desta vez não trouxe uma aposta, como Ramon, Bruno Aguiar e Tadeu, trouxe um jogador pra ser titular.

Ricardinho vem no perfil do que acredito que seja o caminho para o Figueirense agora - contratar jogadores que cheguem pra ser titular do time. Não dá mais pra apostar...o Figueirense tem que ser cirúrgico e certeiro.

Grande reforço - esse é reforço!

Abraços

Pra vê-los jogar

O que você quer ver quando vai assitir a uma partida de futebol?

Grandes jogadas, bons jogadores, bons times, belas defesas, dedicação, raça, emoção, plástica, dribles, chutes, gols, gols, gols e mais gols...

Os reponsáveis por tudo isso são os artistas...aqueles que estão lá, atuando, brincando, jogando, jogando sério...todos em campo.

Mas alguns são especiais. Carregam mais torcida aos estádios. Criam expectativas e depois correspondem a estas expectativas criadas.

Pois hoje, em Santa Catarina, há DOIS jogadores que me encantam mais. Sempre vou ao estádio e fico de olho neles.

Cleiton Xavier, do Figueirense, e Válber, do Avaí. Os DOIS juntos formam o clássico das grandes jogadas, dos grandes lances, das jogadas que resultam em gols.

Válber é um mágico com a bola nos pés. Dribla fácil, tem velocidade, é amarrador, às vezes segura demais a bola, mas vale a pena vê-lo jogar. O lance de sexta passada na Ressacada foi espetacular. Um drible tipo Marta, tipo Robinho, tipo Falcão, pra deixar uma defesa inteira pra trás. E depois, mais que o drible, a inteligência de dar o passe para Vandinho marcar. Grande jogada. Até aqui a mais bela do Avaí na série B. Jogada de craque.

Cleiton Xavier é um jogador especial. A bola é sua amigona...e como se dão bem. É um jogador de meio-campo quase completo. Marca, passa, cria e finaliza com a mesma qualidade. Pois sábado, contra o Sport, o até então adormecido Cleiton Xavier acordou pro Campeonato Brasileiro aos 40 minutos do primeiro tempo da SEXTA rodada. Foi o comandante da vitória alvinegra sobre os Campeões da Copa do Brasil. Jogada e arremate no primeiro gol, pintura de toque de primeira no segundo gol e o terceiro gol do Figueirense. Esse também é craque.

O futebol é tão bom, tão mais fácil quando se tem o talento em campo. Espero e tenho certeza que esses DOIS ainda vão fazer muitas dessas pelos campos de Santa Catarina e do Brasil.

Que bom que temos aqui na Ressacada um Válber. Que bom que temos aqui no Scarpelli um Cleiton Xavier.

Abraços

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Não é um bom time

Ontem um espectador me perguntou no "Show de Bola", da TVCom, se o Figueirense tem um bom time. Respondi sem muita dúvida - Não! O Figueirense não tem hoje um bom time.

Mas o que é um bom time? São os valores individuais? Ou o conjunto? O coletivo?

Ao meu ver as DUAS coisas.

Voltemos ao Figueirense de hoje então.

Analisando os valores individuais, o Figueirense tem hoje TRÊS grandes valores. São eles Wilson, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri. Os outros jogadores estão em um nível bem mais abaixo quando o assunto é qualidade.

Vejamos e analisemos.

Falta ao Figueirense um comandante pra zaga. Um Chicão, como nas DUAS temporadas passadas. Como Fábio Luciano faz no Flamengo, como André Dias faz no São Paulo, só pra citar DOIS exemplos. Não são maravilhosos, mas estão acima da média e comandam suas defesas.

Falta ao Figueirense um volante que seja mais do que um pegador. Mais do que um corredor, como Diogo, mais do que um pitbull, como Magal, que nem é tão pitbull assim. Tem que ser um jogador que tenha a inteligência para antecipar as jogadas e a qualidade pra sair jogando. Lembraram de Rodrigo Souto? Pois é isso mesmo.

Falta também ao Figueirense laterais, que saibam apoiar. Talvez nestas posições o Figueirense até encontre bom aproveitamento em Leandro Eugênio pela esquerda e até mesmo Léo Matos pela direita, mas os DOIS são mais ofensivos do que defensivos. O esquema de jogo tem que ajudar.

Falta ao Figueirense um goleador. Todo time tem que ter um. Wellington Amorim não tem sido esse homem, por mais que tenha feito um monte de gols pelos clubes por onde passou. Tadeu é homem de área, mas não me parece ser o goleador que o time precisa.

Enfim, falta qualidade individual ao Figueirense.

E o coletivo? Hoje é o que de pior tem o Figueirense. Os ONZE jogadores, que a cada jogo mudam, não formam um time de futebol com conjunto. Não fosse a individualidade de Wilson e de Cleiton Xavier, por exemplo, o Figueirense não teria vencido o Sport no Sábado.

Por todos esses motivos, hoje, não dá pra dizer que o Figueirense tem um bom time, por mais que já tenha tido boa vontade ao olhar pra esse time.

Abraços

domingo, 15 de junho de 2008

A derrota do dia!

Quanta saudade!

Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Técnico: Telê Santana. Copa de 82

Carlos, Edson, Júlio César, Edinho e Branco; Elzo, Alemão, Júnior, Sócrates; Careca e Casagrande. Técnico: Telê Santana. Copa de 86

Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Branco; Dunga, Mauro Silva, Mazinho e Zinho; Bebeto e Romário. Técnico: Parreira. Copa de 94

Marcos, Cafu, Lúcio, Roque Júnior, Roberto Carlos; Edmilson, Gilberto Silva, Kléberson e Ronaldinho; Rivaldo e Ronaldo. Técnico: Felipão. Copa de 2002

Esses times eu vi jogar e são bem melhores que esse de hoje. Jogavam com muito mais respeito e dedicação à Seleção Brasileira.

Abraços

A Holanda é a Eurocopa

Pessoal anda chamando a Eurocopa de "Uefa Euro 2008".

Hehehe! O que são as coisas...a politicagem entra em cena novamente. A Eurocopa virou "Uefa Euro 2008". A Uefa precisava ressaltar que é ela que organiza este belo campeonato de seleções, que é quase um Copa do Mundo...mas que sempre vai ser quase mesmo, porque sempre vai faltar o principal - Brasil e Argentina.

Mas na eterna briga com a Fifa pra ver quem "manda" no futebol mundial, quem tem mais poder, a Uefa precisava se mostrar mais...expor e valorizar a marca. Por enquanto vai continuar se debatendo! A Fifa ainda é mais poderosa, ainda é a "dona" do futebol mundial e ainda organiza o maior, mais charmoso e mais bem sucedido campeonato de seleções - a Copa do Mundo.

A marca "Euro" também chama atenção. Como todos sabem, a moeda foi criada para unificar os mercados e as economias na Europa. Apesar de estar cada vez mais valorizada no mundo inteiro, a moeda ainda encontra resistências na própria Europa. Então, nada melhor do que usar o futebol, o esporte mais popular no mundo, pra fixar cada vez mais essa marca. Mesmo que seja implicitamente, já que a relação não é direta com a moeda.

E o futebol? Onde fica? Bom, se fossemos levar em consideração somente o futebol talvez essa Eurocopa pudesse se chamar "Eurocopa Holanda 2008".

Vi os DOIS jogos da seleção de Van Basten. Fiquei encantando com o futebol apresentado. A Holanda consegue mesclar um futebol de força, com um futebol de velocidade, com um futebol de toque precisos, com um futebol de habilidade.

Contra a França, não foi perfeita, mas foi quase. O ponto fraco da Holanda é a defesa, mas só isso. Antes não entendia muito quando chamavam a Holanda de Laranja Mecânica. Principalmente porque não vi jogar o time de 74, mas hoje, com o passar dos anos e acompanhando historicamente o jeito de jogar holandês, entendo mais. O futebol holandês segue a escola que criou pra si. O time tem esse algo de mecânico que faz os atletas tocarem a bola de primeira e se movimentarem o tempo todo envolvendo o adversário.

Além disso, joga com uma homogeneidade, que quando o técnico faz as alterações, o time se transforma mas continua o mesmo. Eu explico! Contra a França, Van Basten colocou Van Pierse e Robben no segundo tempo. São DOIS canhotos rápidos, com características de ponteiros. A Holanda mudou, mas manteve o toque de bola e os deslocamentos. Mas passou a jogar assim mesmo, com DOIS pontas bem abertos e Van Nistelrooy pelo meio. Foi um rolo compressor. Contra-ataques rápidos e mortais.

A Holanda volta a encantar o mundo do futebol. Talvez volte a fracassar como sempre fracassou, mas eu gosto de futebol, por isso gosto de ver esse time da Holanda, como gostava de ver o time que tinha Van Basten no final da década de 80, gostava de ver o Brasil de 82, como gostava da Romênia de 94, da Dinamarca de 86 e por aí vai...

Abraços

Valeu o pontinho...

Ontem fiz um exercício diferente aqui em casa.

Depois de chegar do Orlando Scarpelli, liguei meu computador e fiquei ouvindo pela Rádio Globo de Natal o jogo entre ABC e Criciúma.

Na verdade são TRÊS exercícios profissionais. O primeiro lógico - o de acompanhar o jogo de um dos times dos quais falamos diariamente. O segundo exercício o de ouvir uma rádio diferente, com características e profissionais diferentes. O terceiro exercício era justamente o de saber o que os "outros" diriam do Criciúma.

Do jogo em si é difícil falar, pois ouvi/vi(?) pelos olhos dos "outros". Mas pude notar que Luciano Bebê foi bem na partida. Era muito elogiado na transmissão da Rádio Globo de Natal. Isso é bom. O Criciúma precisa de um armador efetivo.

Jael e Zulu foram muito criticados. Claro que não vou basear muito minha avaliação no que ouvi. Estou somente relatando a vocês a curiosidade. O comentarista chegou a dizer que Zulu deveria ter "costas quentes" no Tigre porque "não jogava nada". Eu, particularmente, acho que Zulu deixa a desejar e não pode ser titular, mas fazer o quê? O Criciúma não tem opções.

No final das contas, levando em consideração o contexto atual do time - desmontado e cheio de desfalques - acredito que o resultado foi bom. Voltar com UM pontinho de Natal vai ser importante pra sequência de campeonato - não pela tabela, mas para dar nova confiança ao time.

Abraços