sábado, 10 de maio de 2008

Faltou inspiração

Poucas oportunidades, pouca inspiração, pouco futebol...pouco! Pelo menos a vitória veio.

Falava justamente sobre a carência de criatividade que poderia ocorrer no time do Criciúma no jogo de hoje. Pois foi o que aconteceu. O bom ataque sofreu com a falta de homens de criação no meio campo. Nem pelas laterais o Criciúma conseguiu ser criativo e perigoso.

Sobrou o quê? A bola parada. Bem no início do jogo para resolver e decretar a primeira vitória do time dentro do Heriberto Hulse nesta série B. Melhor assim! Vencer em casa é fundamental, diria até que é um obrigação.

Pensei, sinceramente que o Criciúma faria, no mínimo uns TRÊS a zero no América. Pela conjuntura atual. Vejo o Criciúma forte. Vejo o América frágil. Jogo no Heriberto Hulse tem que ser assim...pressão pra cima dos adversários. Aquilo lá é uma panela de pressão, o time tem que saber usar a favor.

Bom, não foi um atropelamento, como gostaria, mas valeu TRÊS pontos.

Abraços

Missão atropelar!

Pra mim essa tem que ser a atitude do Criciúma hoje no sul do estado. Tem que ir pra cima do América de Natal. Com tudo! Como se fosse final de campeonato.

Pra quê? Simplesmente pra começar bem a competição. Pra mostrar força em casa e pra recuperar a alegria, deixada de lado depois do vice-campeonato no estadual.

O Criciúma, assim como o Avaí, chega forte. Tem um time montado. Tanto é que o reforço de última hora, Coutinho, já está regular, mas deve ficar no banco. Não entra no time. Se fosse uma equipe precisando de reforços, ele jogaria de cara, porque tem qualidade.

O Criciúma também chega forte no quesito força física, imposição de jogo....na força mesmo. Fez isso dutante o Campeonato Catarinense e vai certamente mostrar a mesma qualidade no Brasileiro da série B.

A única carência da equipe hoje é a criação. Não dá pra aguentar mais o Marcelo Rosa no meio pra fazer a função de terceiro homem. É muito lento e pouco criativo pra isso. A ausência de Valdeir também é um problema. Jean Coral não é meia. Vai ter que cumprir essa função, num rodízio com Beto.

Mas a perda de Uendel foi o grande golpe da semana. Um talendo que não durou mais de UM ano no time profissional do Criciúma. Muito bom jogador que sabe fazer a lateral e a meia, justamente a criação. Uma pena. Mas o futebol é assim...às vezes infelizmente.

Mas voltando á "missão atropelamento", o Criciúma tem pela frente um time que ainda não está montado. A técnico do América, Luiz Carlos Ferreira, revelou ontem no TVCom Esportes que a equipe ainda precisa de muitos jogadores.

Então! A hora é de ser implacável! Porque se não for agora, depois vai chorar os pontos perdidos...

Abraços

É impossível não gostar dele


O lateral esquerdo Jef Silva é uma figura!


Ele fez o primeiro gol do Avaí na série B deste ano, mais até do que isso, fez o primeiro gol da série B deste ano. Ainda mais...fez o primeiro gol da carreira profissional. Não sabia nem o que fazer na hora de comemorar.


Jef Silva é um gurizão. Sabe aquele gurizão meio descompromissado ainda? Aquele que quer se divertir fazendo o que gosta de fazer, que é jogar bola? Esse é Jef Silva.


Nesta temporada Jef Silva já me fez dar gargalhadas em DUAS entrevistas que foram ao ar no TVCom Esportes. A primeira foi no turno do catarinense ainda. Perguntaram a ele, naquela oportunidade, se ele iria torcer pela vitória do Figueirense que poderia beneficiar o Avaí. Ele parou, pensou, riu, olhou pro repórter e Lascou - "Cê quer me complicar? Que torcer pro Figueirense que nada!" - e saiu rindo.


A segunda entrevista foi nesta semana. Nenhuma declaração marcante, mas a alegria de estar escalado, a alegria de estar indo jogar diante do familiares....impressionante a euforia do "gurizão". Isso eu gosto de ver. Acho especial quando alguém demonstra estar feliz com aquilo que faz.


Mas nessa segunda entrevista Jef Silva largou essa - "quem sabe eu não faço um golzinho pra minha mãe que vai estar na arquibancada me vendo?"


Pois fez! É um iluminado esse Jef Silva!


Quanto ao futebol do rapaz, gostaria de dizer que há muito o que melhorar. Esqueçam dele como lateral. Tem força, volta pra recompor, mas não sabe marcar e aí faz muitas faltas desnecessárias. Ele vai render mais como ala, solto. Silas sabe bem disso.


Mas o que interessa agora é que ele já caiu nas graças da torcida. É uma figura essa Jef Silva.


Abraços


Uma grande estréia

O Avaí fez ontem a melhor estréia possível, em termos de resultado, na série B do Campeonato Brasileiro.

Por que falo em termos de resultado? Porque o Avaí sofreu, poderia ter jogado mais no ataque, mas o resultado foi simplesmente espetacular. Em muitos aspectos. O Avaí fez TRÊS pontos na tabela, venceu um dos grandes da B, venceu fora de casa.

A vitória fora de casa vai dar mais confiança ao time do técnico Silas. Não vai ficar aquela história de que o Avaí não vence fora de Florianópolis. Não vai ficar aquela contagem de quantas rodadas o Avaí passou sem vencer fora de casa. Pronto! Já ficou tudo pra trás na primeira rodada. Venceu fora de casa e pronto!

Os TRÊS pontos na tabela? É isso aí mesmo. Vão fazer toda diferença. Se o Avaí fizer valer o mando de campo nesse campeonato, vai dar o que falar. São 19 jogos na Ressacada. A soma da série B é simples. Quem vencer todas em casa e fizer alguns pontinhos fora consegue o acesso. O Avaí tem que fazer destes 19 jogos uma contagem regressiva. A cada jogo em casa uma única missão - Vencer!

Vencer um dos grandes da B é importantíssimo. O Paraná não é qualquer coisa, não. O Paraná ainda está se acertando e pouca gente vai roubar pontos fáceis em Curitiba. O Avaí fez valer o que eu tenho dito no TVCom Esportes. Tenho dito que o Avaí tem uma grande vantagem sobre os outros times. Chega estruturado, montado...e tem a obrigação de tirar proveito disso. Tirou ontem...muito bom!

Grande estréia.

Abraços

sexta-feira, 9 de maio de 2008

É dia de Avaí

O Avaí começa hoje o grande desafio da temporada.

A estréia na série B do Campeonato Brasileiro, à noite, contra o Paraná Clube, tem a marca da expectativa. O torcedor está confiante e realmente pode estar.

Esse time que foi formado neste ano, já disse e volto a dizer, é muito bom. A base foi mantida, o trabalho teve sequência e o Avaí pode e tem tudo para fazer um boa estréia. Mais do que uma boa estréia, o Avaí tem tudo pra arrancar bem neste Campeonato. Diferente do ano passado, quando mudou tudo em cima da hora, tinha um time horrível na largada, e fez apenas QUATRO pontos nas OITO primeiras rodadas.

O time tem apenas uma mudança e é positiva. A entrada de Arlindo Maracanã na lateral direita. Mas um jogador em especial precisa chamar o jogo, precisa comandar este time. Marquinhos Santos tem que ser o líder em campo. O meia tem que mostrar definitivamente que pode ser o jogador que vai comandar o Avaí para algo maior.

Agora é confiar e aguardar. A hora é essa.

Abraços

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Quem conhece a Libertadores, conhece!

Existem times que simplesmente sabem qual o caminho na Libertadores.

DOIS jogaram e venceram nesta quarta-feira. Boca Juniors e São Paulo são times que sabem o que fazem em campo quando o assunto é Libertadores.

O Boca? O Boca simplesmente triturou o ótimo Cruzeiro de Adílson Batista. Venceu em casa e fora de casa. Fez 2 a 1 nos DOIS jogos. No jogo desta quarta, o Mineirão estava lotado, todo de azul. Mas azul também é a cor do Boca. Que se sente em casa em qualquer lugar quando é mata-mata numa Libertadores. Um time forte e de marcação pesada contra um time rápido e leve. A força do Boca prevaleceu.

No Morumbi, começa a aparecer aquela sintonia entre a torcida e o time do São Paulo em uma Libertadores. Foi o primeiro jogo de verdade do São Paulo no ano. O Nacional, do Uruguai, é um time encardido, mas o São Paulo mostrou ser mais. Foi na força também. O time de Muricy é muito forte fisicamente e fez o jogo que tinha que fazer, de imposição sobre o Nacional.

São Paulo e Boca Juniors, nestes se pode confiar...principalmente numa Libertadores!

Abraços

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ê Flamengo...

O futebol é assim, implacável!

O Flamengo entrou em campo para uma festa. Entrou em campo para um amistoso. Parecia o jogo da entrega das faixas do título carioca. Parecia um jogo festivo para despedida de Joel Santana.

Não era nada disso!

Era oitavas de final de Copa Libertadores da América. Contra o América do México, que não tinha nada a ver com a história do Campeonato Carioca e com a saída de Joel, tão saudado pela torcida...eram 50 mil nas arquibancadas cantando " Vamos Flamengoooo, vamos ser campeãooo, vamos Flamengooo..."

O Flamengo chegou ao cúmulo de poupar o capitão, zagueiro Fábio Luciano.

Pagou caro pela festa, pelo clima de euforia....pagou caro por não levar o jogo à sério. Libertadores é Libertadores, não é amistoso festivo!

E olha que o América nem acreditava na vitória, muito menos na classificação. Mas fez um golzinho, fez outro...e foi indo. Até o terceiro.

Mereceu quem jogou sério, só isso...o futebol é simples e implacável!

Abraços

terça-feira, 6 de maio de 2008

Gallo, coração mole, fica!


A entrevista de hoje no TVCom Esportes foi uma das melhores que fiz nos últimos tempos e, com certeza, foi a mais aberta do técnico Alexandre Gallo desde que chegou aqui.


Gallo desta vez falou mais, esteve mais tranquilo, mais aberto num sentido amplo, admitindo erros, avaliando acertos....foi um grande papo.


Pra vocês, aqui no blog, alguns tópicos da conversa:


Catarinense 2008 - avaliou o Figueirense como um time regular durante a competição. O principal argumento foi que o time sempre esteve entre os TRÊS melhores. Considerou os tropeços normais e reforçou a confiança que tinha no grupo.


Caso Tuta - ficou claro que houve uma problema interno de grupo. O grupo do Figueirense, coeso que estava, não aceitou Tuta como integrante. Gallo não admitiu isso abertamente, mas deixou nas entrelinhas. Ele mesmo disse que indicou o atleta para o técnico do São Caetano, Pintado.


Preparação física - outro ponto crítico. Gallo manteve a postura firme de apoio ao seu parceiro de comissão técnica, preparador físico Cristiano Nunes. Ao mesmo tempo admitiu que houve uma cobrança interna logo depois da primeira final e que houve um acerto para a segunda partida da final.


Zaga - primeiro de tudo: Gallo falou claramente que "há problemas no sistema defensivo", que "precisa de um melhor equilíbrio". Disse também que o Figueirense deve contratar um zagueiro mais técnico. Avaliou que a entrada de César Prates ali atrás deu este maior equilíbrio para a decisão.


A final e a Conquista na prorrogação - o técnico revelou que houve uma estratégia clara de colocar velocidade no ataque na prorrogação - pra cima da zaga do Criciúma. Que a idéia sempre foi mexer apenas na linha de frente. Revelou ainda que a saída de Luiz André do meio, no Criciúma, abriu espaço e foi a oportunidade pra que Marquinho pudesse atuar por ali.


Brasileirão - "O Figueirense vai ter que atuar sempre no limite". A meta é a Libertadores da América...uma obsessão até. Mas ponderou que vai ser o campeonato mais acirrado dos últimos anos, desde que começou a fórmula por pontos corridos e que o Figueirense vai ter 38 finais durante a competição.


Cleiton Xavier - Fica e não tem mais discussão sobre o assunto. Foi até irônico em relação a este assunto.


Planejamento e projeto - O técnico e a comissão técnica entregam à diretoria esta semana ainda um planejamento detalhado em relação ao Campeonato Brasileiro. Gallo mostrou total conhecimento da equipe da Portuguesa, primeira adversária da competição.


Poucos sorrisos, mas um coração mole - assim Alexandre Gallo se definiu. A fisionomia sempre séria atribuiu ao trabalho, que ele ratificou ser uma grande paixão na vida. Mas ao mesmo tempo revelou ter o coração mole.


Bom gente, o brasileirão está aí. Gallo, eu sempre disse, é um bom treinador. Pode ainda ser ótimo, ou excelente. Se fortaleceu dentro do Figueirense com o título. Está construindo carreira, comete erros, sabe desses erros. Assim como o Figueirense está contruindo ainda uma nova realidade pro próprio clube no futebol nacional.

Abraços

Gallo no TVCom Esportes


O técnico do Figueirense, Alexandre Gallo, é o nosso convidado especial de hoje no TVCom Esportes .

A partir das OITO da noite.

Não perca!

Abraços

Amenizando a agonia do Seu Silva

Seu Silva, meu amigo torcedor do Figueirense, anda agoniado....

Mas por quê? Foi campeão estadual e está agoniado?

É ....já tá pensando no brasileirão. Quer saber das contratações, das novidades.

Fiz algumas sondagens junto a fontes ligadas ao time do Seu Silva, o Figueirense. A blindagem está grande.

Tirando o acerto com o zagueiro Thiago Prado, adiantado há alguns meses aqui neste blog, o resto tá difícil de tirar.

A única que posso adiantar é fraca - o atacante Alexandre "pedalada" não fica. Deve ir pro Guara, de São Paulo.

abraços

Ps.: Depois publico uma foto do Seu Silva também...quem sabe!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Essa é a Dona June.


A ida a Criciúma neste Domingo teve também um momento mais que especial.


Desde o ano passado, quando fomos fazer o TVCom Esportes em Criciúma, em Agosto, durante a série B do Brasileiro, eu e Renato Semensati passamos a conversar no programa com uma senhora que não conhecíamos...quando falamos do Criciúma no programa conversamos com a Dona June.


Esta senhora, a Dona June, é torcedora do Criciúma e nos vê diariamente no TVCom Esportes. Pois ela não pôde ir naquela festa quando estivemos em Criciúma ano passado, mas carinhosamente nos enviou um bilhete. O bilhete falava da satisfação que tinha em nos assistir todos os dias no TVCom Esportes.


O bilhete, naquele dia, foi entregue a nós pelo filho dela, o Gledson, também torcedor do Criciúma, que foi nos abraçar na festa de lançamento dos uniformes do time.


Pois ontem tive o prazer de conhecer a Dona June. Depois do jogo muito querida e até sorridente, apesar da derrota do "Tigre", veio ao meu encontro nas cabines de rádio. Conversamos rapidamente e tiramos fotos, como essa que publico agora....estavam ela, o filho Gledson(que tirou a foto) e essa menininha linda, que por um descuido meu não gravei o nome, mas depois identifico corretamente.(**acabei de confirmar - é a Eduarda, neta da Dona June**)


Acho que mais que um jogo, mais que o resultado de um jogo de futebol, mais que um programa de televisão....a vida é feita de momentos especiais como esse. Conhecer pessoas, pessoas que admiramos, que nos admiram e que chegam pra colocar um sorriso em nossos rostos.


Obrigado Dona June, pelo sorriso e por todo carinho. Quanto ao "Tigre"....bom, sábado que vem já começa uma nova competição e tenho certeza que outras alegrias e tristezas virão.


Abraços

Arbitragem horrorosa

José Acácio da Rocha certamente desagradou ao Criciúma e ao Figueirense.

O árbitro da final não estava pronto pra tamanha responsabilidade e creio que nunca vai estar pronto.

Foi engolido pelos jogadores que não o respeitam. Todo momento havia atletas de Criciúma e Figueirense pressionando e tentando apitar por ele, que não fazia muito contra isso.

José Acácio da Rocha pecou nos cartões e na disciplina. Poderia ter expulsado Luiz André ainda no primeiro tempo, numa entrada em Diogo...preferiu dar amarelo a ele. Poderia ter expulsado o mesmo Luiz André com segundo amarelo numa entrada em Asprilla no segundo tempo. Nada fez! O mesmo Asprilla foi pra cima de Luiz André pra revidar a entrada...já tinha amarelo e poderia levar o segundo. José Acácio nada fez também.

O segundo gol do Criciúma foi um erro da arbitragem. Carlos Berkenbrock não anotou o impedimento e José Acácio confirmou o gol.

Bom, sigo com a minha avaliação. Santa Catarina tem TRÊS árbitros que têm o respeito e a experiência pra um jogo como este. Paulo Henrique Bezerra, Wagner Tardelli e Luiz Orlando de Souza. O resto é o resto. Culpa da Federação que não sabe fazer a formação e a renovação dos árbitros e nos empurra Jeffersons e Célios como se fossem pérolas da arbitragem. Não são e estão longe disso....

Abraços

Criciúma perde mas está forte

O Criciúma fez um grande Campeonato Catarinense 2008.

O time entrou como uma icognita na competição. Um técnico desconhecido no futebol catarinense, uma aposta da diretoria trazida do futebol gaúcho. Leandro Machado mostrou e comprovou ser um bom técnico. Um técnico que não teve medo de arricar no segundo tempo de jogo e colocou o time todo pra frente, com praticamente CINCO atacante. Cponseguiu levar a partida para prorrogação.

Um técnico que comete erros e que não soube recompor esta mesma equipe no início da prorrogação. A ausência de Jean Coral e a entrada do lento e pouco produtivo Marcelo Rosa no início do jogo também foram erros na minha avaliação.

Mas tem os méritos de revelar bons valores e saber explorar esses bons valores da base do Criciúma, sempre tão competente.

O Criciúma, assim como o Avaí, chega forte para o brasileiro da série B. Um bom técnico, um bom grupo e um time montado.

Abraços

Gallo fica?

A resposta ainda é incerta....

Na verdade o que há é uma divisão dentro do Figueirense em relação ao trabalho do treinador. A diretoria esteve dividida no último mês em relação ao assunto.

DOIS pontos mostram que o técnico ganhou força nas últimas semanas. A saída do artilheiro Tuta, pedida pelo técnico e bancada pela diretoria, e, claro, a conquista do título estadual.

No jogo, Gallo fez muito bem a montagem do time, mesmo não podendo contar com Rodrigo Fabri e Fernandes, os DOIS armadores que tinha. Encaixou uma bela marcação anulando Beto no primeiro tempo. Abriu um pouco demais a equipe no segundo tempo e não soube estruturar a defesa contra artilharia de CINCO do Criciúma, que veio pra cima com Jael, Beto, Zulu, Jean Coral e Valdeir. Mas ao mesmo tempo tem o mérito de ter reorganizado a equipe na volta para a prorrogação. Fazendo uma linha de TRÊS atrás, DOIS mais a frente, TRÊS na armação e DOIS atacantes. A entrada de Marquinho no meio ajudou muito a recomposição.

Contra Gallo pesam algumas indicações de jogadores que não deram certo, como o próprio Tuta e como o zagueiro César. Pesa também a questão da preparação física. Gallo trouxe Crsitiano Nunes, que não é unanimidade no clube. Todos ainda têm como referência o trabalho de Hudson Coutinho.

Mas agora, o momento é de Gallo.

Abraços

Asprilla

O zagueiro queria comemorar DUAS vezes neste Domingo, mas acho que ele pode comemorar TRÊS vezes.

Asprilla, já de manhã em Tubarão(eu fui o único jornalista que esteve lá e vi), recebeu os abraços dos companheiros pelo aniversário de 27 anos. Estava simpático e sorridente, mas ao mesmo tempo muito concentrado para a final contra o Criciúma.

O zagueiro pôde comemorar ao final do jogo o título estadual. O primeiro dele no clube e o 15º do clube.

Mas acho que Asprilla pode ainda comemorar individualmente uma atuação espetacular. O jogador foi o coração da equipe em campo. Gramado molhado, bola na área toda hora, divididas, correria e muita disposição. Asprilla até fez jogada de linha de fundo que Edu Sales não soube aproveitar.

Asprilla foi o símblolo do Figueirense nessa final. Pra mim, o melhor em campo. Foi a raça encarnada em campo.

Abraços

domingo, 4 de maio de 2008

15 vezes Figueirense

O Figueirense coloca mais uma vez o nome na história de uma edição de Campeonato Catarinense numa tarde de muita força, muita raça, muita vontade e muita técnica também.

Daqui de Criciúma, faço 15 destaques iniciais.

1 - Alexandre Gallo perde o então titular Fernandes na sexta-feira na última cobrança de pênaltis, nos treinamentos.

2 - O clube organiza uma surpresa aos jogadores reunindo todos do grupo na concentração nos DOIS jogos, ressaltando a unidade do time...com presença de familiares também.

3 - A diretoria acerta ao levar o time para Tubarão para evitar transtornos na concentração antes da finalíssima.

4 - O técnico Alexandre Gallo ganha respaldo da diretoria e tranquilidade de grupo para a reta final ao ter o pedido de afastamento de Tuta atendido.

5 - O grupo ganha tranquilidade e unidade a partir daí se fortalece em Águas Mornas.

6 - Já na partida...o Figueirense acerta a marcação no primeiro tempo nos principais jogadores de criação Criciúma.

7 - Wilson mostra porque é o melhor goleiro do estado na atualidade - uma defesa sensacional numa cabeçada de Jael aos 19 minutos.

8 - Aos 20, Cleiton Xavier, posicionado mais a frente no meio, ganha espaço pra mostrar todo o futebol que tem...resultado - primeiro gol do jogo.

9 - A torcida mostra também presença e mesmo em menor número canta o tempo inteiro nas arquibancadas do Heriberto Hulse.

10 - No segundo tempo, o Figueirense mostra também a irregularidade que caracterizou este time no campeonato....deu branco e o Criciúma passeou.

11 - Entam Alex Junio e Bruno Santos....O quê? Isso mesmo. O garoto Alex Junio e o trombador Bruno Santos....não fizeram nada no segundo tempo, mas....

12 - Começa a prorrogação e o Figueirense, depois de conversa com Alexandre Gallo volta com posicionamento mais organizado.

13 - Entra Marquinho pra ajudar a ajustar o meio....estava precisando.

14 - Lembram de Bruno Santos? Pois é....ele recebe de Marquinho, em bela jogada, e faz a única coisa proveitosa na partida...o GOL DO TÍTULO.

15 - O péssimo José Acácio da Rocha apita o final da partida...Figueirense 15 vezes campeão.

Depois volto, mais tranquilo, para escrever mais sobre este jogo e sobre o título.

Parabéns aos torcedores do Figueirense, parabéns aos jogadores, parabéns ao clube.

Daqui a pouco tem Show de Bola...participo daqui de Criciúma.

Abraços