sexta-feira, 11 de abril de 2008

Copa Davis

O Brasil tem tudo para chegar mais uma vez à repescagem da Copa Davis de tênis.

A repescagem é a fase em que, no popular, 8 times da vindo segunda divisão enfrentam 8 times da primeira divisão - times que foram eliminados na primeira rodada da elite deste ano. A tentativa é "roubar" uma das vagas na primeira divisão do ano que vem.

O Brasil hoje está na segunda divisão. Enfrenta neste final de semana em Sorocaba-SP a Colômbia. Vai passar. Mesmo sem contar mais com Guga no time. E aí joga em Setembro contra uma dessas grandes seleções pela repescagem.

Mas o Brasil não tem hoje tênis pra chegar à elite da Copa Davis - que reúne os 16 melhores times do mundo. O Brasil perdeu a onda Guga e não fez uma escola.

A escola que queria montar o técnico Larri Passos. Quando falo escola, falo em algo maior do que uma academia - aquela construção onde se ensina a jogar tênis. Falo de um jeito de ensinar tênis no País, com um método único, como existe na Espanha.

Larri chegou a apresentar o projeto à imprensa - eu estive presente na coletiva. Mas não houve acerto com a CBT. Acho que existe uma guerrinha de vaidades aí. O que impede essa união. Infelizmente.

Brasil hoje? O lugar do tênis brasileiro? Na segunda divisão.

Abraços

quinta-feira, 10 de abril de 2008

7 a 1 e 6 a 2 contra o futebol

Esses foram os resultados de hoje, que eu lamento, no STJD pela absolvição de Avaí e Criciúma no caso da bomba do estádio Heriberto Hulse.

7 a 1 para o Criciúma. 6 a 2 para o Avaí.

O foco na questão, na minha visão, não é o fato de terem absolvido Criciúma e Avaí.

O foco é a marca da impunidade que fica na esfera esportiva. O caso MAIS GRAVE registrado nos últimos anos nos estádios catarinenses não teve punição na esfera esportiva.

"Ah, mas vocês da imprensa não entendem que os auditores fizeram um julgamento técnico em cima do que está escrito no CBJD..."

"Ah, mas vocês da imprensa não entendem que os clubes não tiveram culpa e comprovaram isso no Justiça Desportiva...."

Eu entendo tudo isso. Mas é justamente neste ponto que quero tocar. Se não há punição num caso desse, então, na minha avaliação, o CBJD está errado.

O artigo 213 foi feito de uma forma e depois refeito. No que foi refeito se colocou lá que os clubes seriam absolvidos caso comprovassem que tomaram todas as providências para prevenção dos fatos e depois punição dos "torcedores" infratores. Pronto! Fez-se a brecha! E agora praticamente não há mais espaço para punições. O artigo 213 praticamente está sem efeito. Entendem?

Eu desisto...

O problema do futebol deve ser realmente a imprensa.

Parabéns ao TJD e seus auditores, parabéns ao STJD e seus auditores e parabéns aos advogados de Avaí e Criciúma.

Abraços

TRÊS ou DOIS zagueiros?

Parece que essa é a dúvida dos clubes que vão decidir o returno do catarinense.

No Avaí prefiro que o técnico Silas faça o que está fazendo. Pelo menos foi o testado no treino de ontem na Ressacada. TRÊS zagueiros e ofensividade pelas laterais. Gosto de laterais que vão na linha de fundo e é assim com Jef Silva e Rodrigo Galo. Só precisam ter a segurança lá atrás, o que ocorre com TRÊS zagueiros bem posicionados e um bom volante como Bruno.

No Criciúma tudo depende do aproveitamento de Valdeir. Se o meia jogar, provavelmente Leandro Machado coloque o time em campo com DOIS zagueiros - Claudião e Wescley. Eu explico: é que se Valdeir não jogar o lateral Uendel vai pro meio e Emérson Ávila fica na esquerda e mais atrás, fazendo um 4-4-2 tradicional. Luiz André está de volta é tudo fica mais seguro com ele.

No Figueirense, mesmo jogando contra o Marcílio Dias fico meio desconfiado da zaga com apenas DOIS zagueiros. Até recomendaria se tudo fosse normal...bons atletas e o entrosamento. Mas no Figueirense desse ano não tem sido assim. Então tenho o receio que o time jogue só com Perone e Asprilla ali atrás. Prefiro a segurança de TRÊS zagueiros. Daria chance a Schmoller

Abraços

Fica pra depois

Meu colega de bancada do TVCom Esportes, Renato Semensati, teve acesso ao despacho do relator no STJD do processo contra o Avaí e o Criciúma por causa da bomba no Heriberto Hulse, na última rodada do turno.

Pois bem, o relator apontou DUAS irregularidades na votação aqui em Santa Catarina e indicou o retorno da causa para o nosso TJD - o que deve sim ocorrer.

Mas no final do seus despacho, o procurador relator Alessandro Kioshi Kishino recomenda a condenação dos DOIS clubes e também do técnico do Criciúma Leandro Machado.

Portanto podemos tirar uma conclusão: mesmo não sabendo em que data o processo vai ser votado novamente aqui no TJD, se houver recurso, pelo menos no STJD a condenação dos DOIS clubes e do técnico pode ser o caminho.

Abraços

terça-feira, 8 de abril de 2008

Nova enquete

Encerrada a última enquete do Blog, vamos a mais uma.

Agora você vai escolher o vilão deste Campeonato Catarinense. Acho que a maioria concorda que o campeonato deste ano está um caos. Dentro e fora de campo já vimos de tudo.

Então: qual o maior responsável por tudo isso?

Escolha!

As opções estão aí ao lado. Repare que seguindo o espírito democrático deste Blog inclui nós e vocês - nós, a imprensa, vocês, as torcidas.

Só não coloquei os clubes. Preferi deixar de fora os nossos dirigentes, técnicos e atletas, apesar de tantas declarações e atitudes. Considero que atletas e técnicos são mais vítimas do que responsáveis por algo. Quando falo vítimas, falo até mesmo vítimas da própria incompetência. Se você quiser eleger os dirigentes, vote na opção Federação - vão estar muito bem representados.

Em tempo - na enquete passada, Adílson Batista foi eleito com 219 votos o melhor técnico dos revelados em Santa Catarina nos últimos anos. Cuca teve 84 votos e Dorival Júnior, 29.
Agradeço a todos que votaram.

Agora...votem de novo.

Abraços

Palavrão e xingamento

Marquinho, do Figueirense, foi expulso contra o Metropolitano por xingar o árbitro José Acácio da Rocha.

Pelo menos este é o relato do próprio árbitro na súmula divulgada hoje pela Federação Catarinense de Futebol.

José Acácio da Rocha relatou que o jogador ficou berrando contra ele, o árbitro, após uma falta marcada contra o Figueirense. Na sequência, José Acácio registra os xingamentos - "Que mer...carvalho!"(não é bem assim que está escrito, lógico! - estou escrevendo de forma que pelo menos vocês entendam, porque me nego a escrever aqui o que está escrito lá na súmula)

O árbitro ainda complementa o relato dizendo que "o mesmo já havia sido advertido anteriormente"

Abraços

O Avaí e os traumas do 1º turno

Tive a oportunidade de conversar com um diretor do Avaí nesta Segunda-feira.

É impressionante o receio que os diretores têm em relação ao jogo contra a Chapecoense. Ninguém quer falar nada sobre Criciúma e a última rodada na Ressacada. O respeito é enorme.

A Chapecoense deixou marcas e traumas no Avaí por causa do primeiro turno. Isso é certo e fácil de detectar. Então é natural que exista uma preocupação tão grande.

Ainda tentei fazê-lo ver que a Chapecoense está desmobilizada, sem alguns jogadores importantes como Téio e Augusto, mas nem assim se deixou levar...

Por um lado isso é ótimo pra equipe. É sinal de que realmente o Avaí assimilou o golpe do turno e não pretende repetir o fracasso agora no returno.

abraços

Melhor assim

Desta vez a Federação Catarinense de Futebol - aquela que "organiza" o Campeonato Catarinense - acertou.

Com todos os jogos da DÉCIMA rodada confirmados para Domingo não vai haver benefícios ou prejuízos para Criciúma, Avaí ou Figueirense.

O problema é que hoje é Terça-feira ainda e o elogio, se é que isso é um elogio, pode estar vindo muito cedo...

Até o final da semana muita coisa pode acontecer. Espero que não.

Abraços

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Você teria coragem de apostar?

Faltam DUAS rodadas e Criciúma, Avaí e Figueirense estão na briga no returno do Campeonato Catarinense.

Baseado em fatos recentes, você teria coragem de apostar em algum deles? Eu não estou dizendo torcer....torcer o torcedor do Criciúma vai torcer, o do Avaí vai torcer, o do Figueirense vai torcer....

Estou provocando vocês como analistas de futebol.

O Criciúma fez coisas inacreditáveis ultimamente - falo de coisas negativas. Como perder pro fraco Guarani na penúltima rodada do turno.

O avaí teve a torcida gritando "é campeão" na Ressacada até os 30 do segundo tempo e levou uma virada inacreditável da Chapecoense.

O Figueirense tem a zaga mais complicada dos grandes do estadual. Recentemente essa zaga tomou QUATRO gols do horrível Brusque, agora já rebaixado.

Por tudo isso e um pouco mais....você teria coragem?

Eu? Eu não....como sempre digo - tudo pode acontecer! Ainda mais no catarinense.

Quero saber de vocês agora....apostam ou não? Ou preferem ficar na torcida somente?

Abraços

domingo, 6 de abril de 2008

Figueirense mantém esperança

Abram o olho. O Figueirense está como no primeiro turno - bem perto e fazendo a sua parte.

Ganhou nova vida e ânimo com a vitória diante do Metropolitano e com o empate do Criciúma em Tubarão.

Agora são TRÊS pontos separando as TRÊS equipes. São DUAS rodadas pra definir o returno, quem sabe, o campeonato.

Não gostei do jogo de hoje.

Pouca qualidade apesar de muita vontade. A zaga do Figueirense nem preciso falar muito. Não dá mais pro Figueirense esperar. Tem que trazer zagueiros pro brasileirão. Gostei do Schmoller, mas o jogo não vale para uma avaliação correta.

No Metropolitano Leandrinho mostrou muita habilidade, mas falta objetividade. O mesmo com o lateral Nequinha.

A próxima rodada promete....

abraços

Complexo Cavalo Paraguaio

Esse é o Criciúma.

Será que vai repetir agora o que vem fazendo desde o início do ano passado? O empate com o fraco Atlético Tubarão, apesar de dovolver ao Criciúma a liderança do returno, abre espaço para o principal adversário, o Avaí.

É impressionante como o Criciúma tem vacilado nos momentos decisivos das últimas competições. Cito o catarinense 2007, a série B 2007 e o turno deste ano.

Na reta final do turno, o empate com o mesmo Atlético Tubarão e a derrota para o Guarani tiraram do time do sul do estado o título simbólico e a vaga na final. Incompetência própria.

Agora ainda tem o Guarani em casa e o Avaí fora. A situação se complica pra equipe do bom técnico Leandro Machado. Complica porque a decisão vai ser em Florianópolis.

O Avaí agradece, mas tem que abrir o olho pra não escorregar também.

Abraços