sexta-feira, 30 de maio de 2008

Na traaaaaaveeee!

Impressionante! Dois pênaltis! Dois batedores diferentes! Dois pênaltis perdidos! Dois pênaltis na trave! Dois pênaltis na trave direita embaixo...

Não há time que resista a isso. O Criciúma teve todas as chances, mas perdeu. Beto e Valdeir foram os autores da "façanha". Beto no primeiro tempo e Valdeir no segundo tempo.

Mas não gostei do Criciúma. Achei o time muito preso. Muito mal posicionado ainda. O Criciúma não teve posse de bola, não teve ofensividade, não soube jogar pelas laterais - só Patrick chegava - enfim, o Criciúma não foi bem.

Falar o que pro torcedor? Nada! O técnico Gélson tentou tudo...mas não deu. Colocou Zulu, colocou Luciano Bebê...

Agora é pensar no jogo contra o Bahia, no Heriberto Hulse, sábado que vem. O Criciúma segue 100% positivo em casa e 100% negativo fora de casa.

A sorte que deu a vitória contra o São Caetano, hoje não esteve presente. Mas como eu sempre digo - não existe sorte, existe competência. DOIS pênaltis na trave é muita incompetência!

Abraços

Agora o time de Gélson

O Criciúma que entra em campo hoje é o time de Gélson.

Depois de DEZ dias de preparação, o novo treinador já pode realizar uma montagem de time que considera o ideal para o momento.

Pois Gélson fez DUAS alterações mais significativas na equipe. A primeira foi a volta de Sílvio Criciúma ao time e à defesa.

A segunda alteração foi o retorno do esquema com TRÊS, com Basílio, Sílvio Criciúma e Claudião. Basílio pela direita, Sílvio na sobra e Claudião pela esquerda. Na frente da área a proteção de Luís André e Coutinho.

Gosto das alterações! O Criciúma deve ficar mais sólido ali atrás. Quem vai sofrer mais é Claudião, deslocado para a esquerda de defesa. Nada que a experiência não ajude a amenizar.

O retorno de Sílvio Criciúma é emblemático. O Jogador tem a cara do clube e tem também a confiança do treinador. Pode ser um grande comandante do sistema defensivo.

Mas é preciso que o Criciúma jogue também, é preciso que ataque. Pois pra isso vai ter Valdeir de volta e a estréia do lateral Cláudio pela esquerda. O Criciúma tem que explorar os alas - eles têm que chegar ao ataque. Tanto Reginaldo Araújo, quanto Cláudio.

Acredito em bom resultado contra o CRB, hoje à noite.

Abraços

Volta Galo, volta!

Como vocês podem notar, o Galo do título do post está escrito com um "L" somente. Então não estou falando de Alexandre Gallo, muito menos pedindo a volta do treinador anterior ao Figueirense.

Estou pedindo a volta de Rodrigo Galo à lateral direita do Avaí.

O lateral direito é um talento, sempre teve minha admiração...só que agora está afastado do grupo por questões de contrato. Infelizmente!

O Avaí está sem lateral direito. Arlindo Maracanã vai ficar pelo menos UM mês e meio fora dos gramados. A solução está em casa, dentro da Ressacada.

Tomara que o Avaí recue um pouco, que Galo e seu empresário recuem um pouco e que as coisas sejam definidas e acertadas. Não é possível que a "birrinha" de ambos os lados permaneça. Os DOIS estão perdendo, Galo que não joga e o Avaí que não tem lateral.

Volta Galo! Como costumo dizer - essa é pra ontem!

Abraços

William, a aposta da vez

O garoto William é a nova aposta no Figueirense. Entra no time para cobrir a deficiência de elenco na lateral esquerda. Marquinho realmente não emplacou.

Vi o garoto jogar na Copa São Paulo de Futebol Júnior - foi campeão com o Figueirense de Rogério Micalle, no início da temporada. Me chamou atenção a capacidade de marcação que tem. Sempre se recuperava na mesma jogada já vencida anteriormente pelo adversário. Parecia um verdadeiro carrapato. Aquele marcador incansável, que não larga do pé do jogador a ser marcado. Além de ser muito rápido.

Mas existe um problema na escalação de William. Vivo dizendo no TVCom Esportes - garoto da base não pode ser colocado na fogueira. Garoto da base não é a solução para um time desarrumado, não pode ser. Principalmente ali atrás, na defesa. Garoto da base deve ser lançado em time montado e estruturado, não é o caso do Figueirense de hoje.

O que pode acontecer? O garoto pode se queimar, como Michel Schmöller, que não foi bem no jogo contra o Vitória.

Mas, infelizmente, no momento, o Figueirense precisa. O técnico Macuglia precisa...então veremos amanhã no Orlando Scarpelli. Tomara que William vá bem.

Abraços

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Teve bronca no Figueirense!

O incêndio está sendo apagado aos poucos.

A diretoria reuniu QUATRO jogadores. Jogadores que estavam ainda resmungando pelos cantos a saída de Alexandre Gallo. A bronca foi grande. E o reflexo já apareceu nos treinamentos. A vontade e a determinação voltaram nos trabalhos diários. Isso vai aparecer no jogo de sábado.

Outro fato importante. Uma conversa aberta entre Macuglia e César Prates. O técnico disse ao jogador que conta com ele no grupo, mas quer César Prates 100% integrado. Macuglia ainda ponderou - se Prates quiser sair, ele não irá impedir. César Prates ouviu, concordou e ainda avaliou o passado recente - disse ao técnico que ficaria 100%. Ainda mais porque "já havia pisado na bola uma vez com o Figueirense e a torcida e não queria fazer isso de novo".

As coisas começam a melhorar, mas ainda faltam os DOIS zagueiros e o lateral esquerdo.

Abraços

Abuda, do Avaí...

Pois o Avaí contratou um novo atacante fazedor de gols.

Abuda é um jovem, tem potencial, sabe fazer gols. Se perdeu um pouco no meio do caminho, entre ser revelação promissora no Corinthians e a chegada agora no Avaí.

Pensem comigo: um jogador revelado no Corinthians e abraçado pela torcida como foi o Abuda, só não vai ao estrelato se tropeçar nas próprias pernas. Pois foi o que aconteceu! Ele se perdeu na vida de "estrela" sem mesmo ser ainda um talento consolidado.

Tem que encarar o Avaí agora como um recomeço, uma nova arrancada pra carreira.

Já o Avaí contratou outro jogador de movimentação. Abuda não é atacante de área. É de lado de campo. Gosta de abrir espaços, se movimentar. É rápido e, repito, chega pra fazer gol. Vai ser muito importante pra Vandinho. O artilheiro do Brasil precisa de alguém pra dividir essa responsabilidade.

Boa contratação...mais uma boa do Avaí.

Abraços

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Gallo X Prisco

Meus caros, vamos a uma rápida análise sobre a discussão que envolve o técnico do Atlético Mineiro, Alexandre Gallo, e o diretor da Figueirense Participações, Rodrigo Prisco.

Cada qual, na minha opinião, está certo dentro do seu modo de agir e defender o que é melhor pra si e para o clube que representa.

Alexandre Gallo hoje não é mais técnico do Figueirense. Hoje é técnico do Atlético. Está tentando levar pro Atlético ótimos jogadores. Ele precisa de resultados lá e quer o melhor pra si e pro seu time. Quem não iria querer? Qual time hoje não iria querer Cleiton Xavier, César Prates e Wilson? Até aí tudo bem. O problema é justamente a forma como as coisas são feitas. Ir atrás do atleta passando por cima do clube e uma semana depois de ter saído do Figueirense...isso não é muito correto, não é muito ético, se é que existe ética nesse mundo do futebol.

Rodrigo Prisco também está correto em reclamar. Justamente pela forma de agir de Gallo e do Galo(Atlético). Mas é bom lembrar que o próprio Figueirense foi atrás de atletas do Sport indicados por Gallo quando era técnico do Figueirense. O Sport reclamou na época, do Figueirense e de Gallo.

É natural que um treinador queira trabalhar com atletas de sua confiança. O próprio Adilson Batista faz isso, levando Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná pra onde quer que vá. É natural do futebol.

A principal ação do Figueirense é interna, não é na imprensa batendo boca com Gallo. A ação é interna mesmo. Conversar com o grupo, conversar com jogadores assediados e garantir a eles tranquilidade de projeto e de time. Jogador quer jogar em time vitorioso. O Figueirense tem que seguir pensando grande, pra que esses atletas queiram permanecer.

Repito: a diretoria tem que agir internamente pra dar tranquilidade ao novo técnico para a sequência de trabalho. E sem esquecer que precisa de DOIS zagueiros e UM lateral esquerdo.

Abraços

terça-feira, 27 de maio de 2008

O campeão da ansiedade

Como sofre o Avaí na Ressacada! É o campeão da Ansiedade! O time carrega uma pressão...parece que carrega o mundo nas costas...

Cada jogador quer decidir por si só. E quando estão na cara do gol não têm a tranquilidade de decidir. O Avaí teve inúmeras chances, ficou na cara do gol com Vandinho, com Didi, com Válber, com Odair...impressionante.

O técnico Silas pode resolver muita coisa, mas não vai conseguir entrar no meio do jogo pra fazer os gols. Alguém tem que fazer, mas é preciso saber fazer e ter tranquilidade pra isso.

E a ansiedade não é só do time. A ansiedade já vem da arquibancada. Os torcedores do Avaí, às vezes se tornam adversários pelas reclamações constantes.

Tecnicamente falando são DUAS coisas, DOIS aspectos. O time amarra demais a bola. Jogadores como Válber e Marquinhos tem grande qualidade e habilidade, mas às vezes seguram demais a bola. O outro aspecto é básico no futebol - o time não joga pelos lados do campo. Saudades de Rodrigo Galo. Está fazendo falta o garoto, porque Arlindo Maracanã não vai na linha de fundo. Do outro lado Jef Silva ainda tenta algo, mas hoje esteve mal.

Hoje o Avaí tropeçou feio! Porque, ao contrário do ABC, o Santo André é um time desarrumado, lento e fraco. O Avaí tinha que ter vencido.

Abraços

O futebol é cruel!

O Avaí foi incompetente nesse primeiro tempo.

Teve no mínimo TRÊS chances de gol, mas não fez.

O Avaí fez 15 minutos iniciais de pressão total, marcando em cima, chegando rápido e com muita força. Mas o gol não saiu mesmo assim.

Perto dos 25-30 minutos Válber teve a chance mais clara da primeira etapa. Jogou pra fora o rebote de uma outra chance criada pelo Avaí.

Pois no final o Santo André chegou pela primeira e única vez. Liberdade para Pará pela direita que cruzou na área. O inacreditável aconteceu então - Marcelinho Carioca, baixinho, sem marcação, entrou na risca da grande área pela esquerda e fez de cabeça o único gol até aqui.

Foi incompetência, não injustiça. Incompetência pra fazer gols e incompetência para defender bem na única hora de perigo.

O Avaí tem bola pra virar o placar...vamos ver o segundo tempo.

Logo mais tem pós-jogo na TVCom, às 23h20min, depois do Conversas Cruzadas - Não perca! Todos os detalhes da partida no TVCom Esportes especial.

Abraços

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cocito vai virar titular

O volante Cocito vai ganhar a vaga no meio-campo do Avaí.

Tenho quase certeza disso. Fez boa partida contra o Barueri e aos poucos vai se firmar. Não que seja melhor que Bruno, mas é mais experiente. Como disse antes, o time ganha em experiência, mas perde em dinâmica.

Por que acho que vai virar titular então?

Porque Silas, na entrevista que deu pra mim e pro Renato Semensati no TVCom Esportes, disse claramente que a principal preocupação dele era a juventude da defesa. Isso inclui logicamente a proteção à defesa. Silas disse que queria dar mais equilíbrio ao time nesse sentido.

Portanto, como diria Sherlok Holmes - "elementar, meu caro Watson!" Cocito vai ser titular! Definitivamente!

Abraços

O problemão do Figueirense

A diretoria do Figueirense tomou uma atitude de risco e agora o time já está sofrendo consequência por isso.

A troca de treinador, como eu previra, está sendo sentida no grupo de jogadores. Alguns atletas não aceitaram a saída de Gallo. Não que não aceitem Macuglia, mas não "engoliram" a saída de Gallo. O ambiente não está bom para o novo treinador. A informação vem lá de dentro.

Já tinha colocado aqui antes...isso poderia acontecer. Não é fácil uma imposição aos jogadores - jogadores que já tinham fechado com o jeito de trabalhar do antigo técnico. Se Gallo tivesse saído por escolha própria seria bem diferente. A assimilação dos atletas seria mais fácil.

Pra piorar apurei que é verdade que Gallo saiu prometendo levar alguns dos atletas de confiança para o Atlético Mineiro com ele. O assédio já existe. Não sei quais são os jogadores. Isso mexe com qualquer grupo.

Para Macuglia, que é sério e trabalhador, apesar de não achar que esteja preparado para este desafio, não vai ser nada fácil contornar a situação. Vai ter que observar no grupo jogadores que estejam dispostos a "comprar a idéia dele"...jogadores de confiança.

Para a diretoria, uma ação rápida é urgente! Apagar o incêndio da saída de Gallo e deixar as coisas claras com o grupo para que o novo técnico tenha condições de trabalho. Outra coisa: barrar as possíveis investidas do Atlético Mineiro. Sem se esquecer de que precisa contratar DOIS zagueiros e UM lateral esquerdo - pra ontem! Não dá pra colocar a base pra ser a estrutura do time principal, né? Jogador de base entra em time estruturado, o que não é o Figueirense de hoje.

Abraços

Sílvio Criciúma volta?

O técnico Gélson Silva trabalha desde a semana passada para montar o Criciúma dele, o Criciúma que tenha a cara do que ele quer pro time.

Disse hoje no TVCom Esportes que um técnico sempre quando chega a um clube ele chega com as idéias dele e com o jeito dele de trabalhar e montar o time.

Dentro dessa lógica o técnico procura fazer com que o grupo de jogadores compre a idéia que quer colocar em prática. Pra isso utiliza jogadores de confiança também....aí que eu queria chegar.

Sílvio Criciúma sempre pareceu ser um jogador de confiança de Gélson. Pois agora Gélson está testando um time com TRÊS zagueiros, com Sílvio Criciúma de volta ao time e entre esses TRÊS zagueiros.

Acho que vai pintar um "retrancão do Gélsão" em Alagoas contra o CRB, com TRÊS zagueiros e TRÊS volantes. Pra agora, pra esse jogo, até acho que pode ser, mas mais pra frente, não! Por favor! Ou TRÊS zagueiros ou TRÊS volantes.

Abraços

domingo, 25 de maio de 2008

Dever cumprido!

Essa é a sensação com a qual termino esse final de semana recheado de esporte, jornalismo e fortes emoções.

Meu Final de semana esportivo/jornalístico foi completo.

No Sábado, extensa jornada esportiva na CBN Diário. Às QUATRO da tarde estava no ar com o comando do pré e do pós jogo das partidas de Avaí e Figueirense no Campeonato Brasileiro. Pena que não houve vitórias.

O trabalho acabou a meia-noite de Sábado. Pois às CINCO da manhã deste Domingo estava de pé para ir a Jurerê Internacional pra cobertura do Ironman Brasil. A largada foi às SETE da manhã, na praia. O trabalho foi dividido em DUAS etapas. De manhã a cobertura da natação e da transição para o ciclismo.

Ao meio-dia subi para o Morro da Cruz pra fazer o acompanhamento da despedida de Guga em Roland Garros. Simplesmente emocionante. Chorei junto com Guga ao final da partida...

Depois disso, a segunda etapa do Ironman Brasil. Já de volta a Jurerê, fiz o acompanhamento da transição das bikes para a corrida. Por volta das TRÊS horas da tarde a chegada no masculino. Por volta das CINCO horas a chegada no feminino, com a mulher de ferro, Fernanda Keller dando show.

Às SEIS E MEIA estava de volta à redação pra fechar as matérias do Ironman para os programas da RBS TV e para me preparar para o "Show de Bola", da TVCom.

Não consegui parar nesse final de semana, mas sinto que cumpri minha missão, minha missão de jornalista, de jornalista esportivo. E como é bom cumprir a missão e estar satisfeito com isso.

Ainda por cima, em meio a tudo isso, guardei uns tempinhos pra escrever pra vocês, que formam essa comunidade do meu Blog e que me dão também tanta satisfação em manter essas páginas atualizadas.

Abraços

Empate amargo, mesmo fora de casa...

O Avaí mais uma vez jogou melhor fora do que em casa. Mas isso só foi revertido em resultado no primeiro tempo de partida.

O primeiro tempo do Avaí foi primoroso. O time marcou muito no meio, tocou muito bem a bola e saiu com muita velocidade. Tudo funcionou. Até os DOIS alas, Arlindo Maracanã e Jef Silva, estiveram muito presentes no ataque. O Avaí criou, no mínimo, QUATRO chances claras de gol. Fez DOIS...o que depois se transformou num pecado.

No segundo tempo o ótimo técnico do Barueri, Émerson Ávila, colocou em campo o meia Guigov, um segundo homem de meio-campo, que conseguiu organizar melhor a equipe paulista. Além disso empurrou pras costas de Arlindo Maracanã DOIS jogadores, o habilidoso Fernando e o meia Guaru. Os DOIS deitaram e rolaram por ali. O segundo tempo inteiro.

Silas perdeu Cocito por isso e perdeu Cássio, infantilmente, também por isso. Os atletas do Barueri incomodaram muito. E aí o castigo veio no final.

O Avaí não merecia o castigo, pelo primeiro tempo que fez, mas o Barueri mereceu o empate pela luta e pela bola do segundo tempo.

O resultado de empate fora de casa sempre é bom, mas diante das circunstâncias o gosto desse empate contra o Barueri ficou um pouco amargo para o Avaí.

Abraços