sexta-feira, 4 de julho de 2008

Lá como aqui

O fato do dia no futebol brasileiro foi a despedida repentina de Roger no Grêmio.

Sem mais nem menos, o meia, destaque da equipe no Brasileirão, deu um tchau e vai para o futebol árabe por causa de uma proposta "irrecusável".

Deixou o Grêmio na mão...isso mesmo - deixou o Grêmio na mão.

Onde/como vão ficar as "paradinhas" agora?

Mas o curioso é que Roger estava de mil amores com o Grêmio, com declarações de amor, e se dizendo feliz e tal e tal...

A primeira graninha - na verdade uma Granona - ele foi embora!

Alguma semelhança com um caso recente no Figueirense? Um caso "Prates-camente" igual, não acham? Só faltou chorar...

Abraços

Agressão em Caxias

Não vi o jogo, não sei como foi a arbitragem...vi as imagens na TV depois do jogo.

O árbitro catarinense João Fernando da Silva, que apitou a partida entre Juventude e América de Natal, foi agredido pelo meia Souza ao final da partida.

Souza, aquele mesmo que jogou no Corinthians e no Flamengo, saiu em disparada do banco de reservas e deu um encontrão em João Fernando.

Vou esperar pra ver a súmula da partida.

Foi uma agressão e se não chega a polícia poderia ter sido pior.

O Juventude venceu por UM a ZERO com um gol de Renan nos instantes finais.

Abraços

A primeira vez de Silas

Uma hora o Avaí iria perder...perdeu, enfim!

Mas teve todas as chances de não perder. Até no último minuto de jogo teve chances. Mesmo com DOIS jogadores expulsos, Vandinho foi na cara do gol, no último minuto, e...perdeu o gol.

Uma coisa quero dizer: O Avaí até pode reclamar da arbitragem, mas a verdade é que não jogou nada no primeiro tempo, melhorou no final do segundo tempo, mas não repetiu as últimas atuações e estava descontrolado em campo. Lamentável!

Antes de reclamar da arbitragem, o Avaí tem que olhar pros próprios erros.

O Avaí só perderia se acontecesse tudo errado. Aconteceu tudo errado. As expulsões, o descontrole, a má atuação...

Mas série B é isso mesmo. O Avaí não passaria o campeonato inteiro e sem problemas.

Agora é assimilar o que houve e seguir adiante.

Abraços

Acerola assim vai virar suco

O atacante Acerola está pra lá e pra cá.

Cheguei a elogiar a contratação dele pelo Criciúma. Aí ontem a assessoria de imprensa do clube divulga uma nota falando sobre um monte de rolos e o desligamento do jogador apresentado no início da semana.

O empresário tá mandando ele agora pra Portugal.

Peraí! Não foi esse o jogador que chegou e beijou a camisa do Criciúma?

Quanta palhaçada esse futebol de hoje.

Acerola até joga alguma coisa, mas assim...com empresário que manda para lá e pra cá, que não respeita clube...não vai dar nada na vida esse Acerola. Vai acabar mesmo virando suco! (com o perdão do trocadilho)

Abraços

Avaí hoje

O técnico Silas vai seguir a risca um dos mandamentos do futebol para tentar mais uma vitória fora de casa hoje à noite contra o Bahia.

Em time que está ganhando não se mexe!

E tem razão! O time vem se consolidando nas últimas rodadas. As TRÊS vitórias seguidas não deram somente ao Avaí a vice-liderança, a pontuação na tabela, o belo saldo de gols e o cartaz de um bom time da série B.

As vitórias e a repetição do time vêm dando conjunto, equilíbrio e o mais importante – vem dando confiança ao Avaí de hoje.

Você pode não gostar de Ferdinando improvisado na lateral direita, como eu não gosto muito...mas não pode dizer que ele não está jogando bem e dando conta do recado. Você pode perguntar por que não o volante Bruno na cabeça de área? Mas jamais pode deixar de admitir que Marcus Vinícius tem feito ótimas partidas.

Então a hora é de dar razão a Silas, confiar no talento de Marquinhos, Abuda, Válber e Vandinho e esperar que o Avaí repita hoje à noite a bela partida que fez contra o América de Natal e contra outros adversários fora de casa.

PS.: Esse foi meu comentário hoje na CBN Diário

Abraços

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Comentário CBN Diário 03/07

Tem um ditado que diz que "o barato às vezes sai caro"!

Pois na maioria das vezes é mesmo verdade.

Figueirense e Criciúma estão sentindo isso nesse momento, no meio da temporada.

O Figueirense fez nas últimas semanas QUATRO contratações – ontem chegaram mais DOIS jogadores.
Sem falar no técnico de primeiro escalão, o técnico PC Gusmão, que veio para substituir a opção mais barata de antes – Guilherme Macuglia.

O Criciúma contratou também QUATRO jogadores nas últimas semanas – entre eles os renomados Luís Mário, que chegou ontem, e Jardel – tão badalado.

Pois tem outro ditado que diz que "quem faz mal, faz DUAS vezes"!

Os DOIS times optaram no início da temporada por equipes mais baratas e com soluções caseiras. Agora estão tendo que correr atrás...estão tendo que tirar o dinheiro guardado do colchão...com medo da queda pra segundona, no caso do Figueirense, e pra terceira divisão, no caso do Criciúma.

Quem diria hein! O Avaí, que nos últimos anos fez algumas trapalhadas, está com grupo formado. Apostou alto na temporada, fez o melhor time do catarinense e hoje é vice-líder da série B.

Hoje o Avaí é o exemplo a ser seguido no estado. A temporada começa em janeiro, como soube fazer o Avaí - Não em Junho, nem em Julho, como estão fazendo Criciúma e Figueirense.


Abraços

Ressaca tricolor

O Fluminense foi guerreiro, mas cansou no final e falhou nas penalidades - aliás, os jogadores nitidamente tremeram na hora dos pênaltis.

Entrar em campo precisando fazer DOIS gols de diferença e ainda por cima tomar o primeiro gol foi fatal na decisão. O Fluminense esgotou as energias para fazer os TRÊS gols e depois precisou descansar em campo. Quem pratica esporte sabe que não se pode dar 100 % o tempo inteiro. O Fluminense foi 100% até o terceiro gol, depois não conseguiu ser mais que 60 % das forças que tinha. Isso foi visível. Se arrastou em campo na prorrogação.

A LDU é um baita time. Não é uma pintura de time, mas tem muito valor. O que foi aquele pique do Guerrón no final da prorrogação. Que condição física, que habilidade, que velocidade! Guerrón foi o nome do confronto. Bola nele era desespero pra defesa do Flu. E a experiência de Cevallos nas cobranças de pênaltis fez muita diferença. O título foi merecido.

O Fluminense agora tem que juntar os cacos de um time que levou uma grande pancada...pancada daquelas que faz em pedaços. Vai ser difícil, bem difícil...

Alguns jogadores estão sendo assediados e podem sair. Os que ficarem vão ter que se encaixar rapidamente para tirar a equipe da lanterna do Brasileirão, o que não vai ser nada simples.

Agora é ressaca total....e ressaca das piores!

Abraços

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Comentário de hoje na CBN Diário

Você torcedor do Avaí torceria para o Figueirense numa final de campeonato importante, como um Brasileirão ou até mesmo uma Libertadores?
E você torcedor do Figueirense? Apoiaria o Avaí numa final de mesma importância?

Não precisamos ir tão longe na hipótese – a pergunta serviria para uma simples edição do Campeonato Catarinense.

Acredito que em hipótese alguma isso aconteceria. Os rivais são rivais em qualquer situação. Para o torcedor não basta ver seu time ter sucesso dentro e fora do campo, o principal rival também tem que estar mal.

Jamais iriam aceitar a frase – "O Figueirense é Santa Catarina na Copa do Brasil" ou a frase similar pelo outro lado – "O Avaí é Santa Catarina no Campeonato Brasileiro".

Por que estou dizendo isso?

Porque hoje tem final de Libertadores da América e costuma-se ouvir essa hipocrisia - "O Fluminense é o Brasil na Libertadores!"
É nada! O Fluminense é o Fluminense disputando o título mais importante de sua história.

Não vamos querer ensinar o torcedor a torcer...é quase impossível querer que um vascaíno, um flamenguista, um botafoguense ou até mesmo que um torcedor do Figueirense – ainda magoado pela perda da Copa do Brasil do ano passado - torça para o Fluminense hoje à noite..

Abraços

Chegada consciente

Jardel chegou a Criciúma com um discurso claro, sincero e objetivo.

Gostei das palavras do novo contratado do Criciúma.

Apostou no clube por uma escolha familiar, está consciente que vai tentar um recomeço e que tem que trabalhar muito pra alcançar os objetivos.

Jardel não é guri e sabe que chega rodeado de desconfiança - desconfinaça de todos! Colegas jogadores, comissão técnica, diretoria, imprensa e torcedores. Todos ainda querem ver se "isso" vai dar certo. Foi bom ouví-lo com essa clareza de discurso - mostra humildade, que nesse momento é importante.

Não confio ainda que possa ser "o jogador", mas, com o que ouvi na entrevista, tem meu voto de confiança.

Abraços

E agora Criciúma?

O Criciúma está colhendo os frutos do que plantou...

A derrota para o Paraná não foi acidente! Faz parte do contexto do time e do clube na atualidade. Outras derrotas assim vão vir ainda...Infelizmente!

O mesmo erro do ano passado foi cometido. O time foi sendo desmontado e se desmontando aos poucos. O técnico Gélson Silva tem que quebrar a cabeça a cada rodada pra tentar acertar o que não tem acerto. Erra também, mas não pode se responsabilizado única e exclusivamente.

A esperança é agora tentar melhorar/qualificar com Peter, Jardel e Acerola.

Só espero que Gélson não seja demitido...Basílio e Wescley, esses sim têm que ser cobrados.

A desfesa está uma peneira, mas o ataque tem jeito. E outra: Luís André tem que ser titular! Nisso Gélson está pecando e muito.

Abraços

terça-feira, 1 de julho de 2008

Enquete encerrada

Terminou mais uma enquete aqui no Blog.

O resultado foi bem expressivo.

Dos 421 votos registrados, 250(59%) indicaram que o Figueirense luta apenas contra o rebaixamento neste Brasileirão. 79 votaram indicando que o time vai lutar por uma vaga na Copa Sul-americana. 41 apontaram que a equipe vai ficar numa zona intermediária e sem brigar por nada. 30 acreditam na Libertadores da América e 21 super otimistas apontam o título como meta.

Um resultado simples - reflexo das goleadas que o clube sofreu nos últimos jogos fora de casa. A goleada sofrida sempre tem um impacto na auto-estima do time e do torcedor, que está machucado neste momento. Reflexo também do marasmo que estava o Figueirense dirigido por Guilherme Macuglia.

Sobre esse assunto, o que você pensa do Figueirense no Brasileirão, certamente vamos conversar mais um pouco mais pra frente no campeonato.

Abraços

Comentário na CBN Diário

Hoje fiz minha estréia no horário da manhã na CBN Diário. O "Análise Esportiva" é um comentário que vai ao ar sempre às 7:20 dentro do "Atualidade Esportiva".

Aqui vai o comentário de hoje:

O que diferencia um atleta profissional de futebol de um boleiro, de um peladeiro?

Estava vendo as imagens que revelam a atual forma física de Ronaldinho Gaúcho e confesso que fiquei decepcionado. A barriga é de um ex-atleta, é de um jogador de futebol aposentado.

Não entendo como um jogador profissional pode se dar o direito deste relaxamento.

É justamente neste ponto que quero tocar...profissional que depende do físico para poder ter o melhor rendimento naquilo que faz, não pode aparecer com uma barriga daquele tamanho. Assim como quem trabalha em televisão tem que cuidar permanentemente da imagem, quem trabalha em rádio tem que ter cuidado constante com a voz.

Tem que ter responsabilidade profissional.

Ronaldinho Gaúcho está mostrando que não passa de um boleiro, um peladeiro...mesmo com a fortuna que ganha do seu clube pra ser um atleta profissional de futebol .

Não lembro de ter visto Zico, Falcão e outros craques de outras gerações, que foram exemplos e são exemplos pra todos, terem dado esse tipo de escorregão na carreira.

Mas lembro que na última Copa do Mundo, ele mesmo – Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano se apresentaram à Seleção Brasileira totalmente fora do peso. Deu no que deu.

Agora pergunto: Hoje no sul do estado o Criciúma deve apresentar a mais badalada contratação dos últimos tempos em Santa Catarina - Jardel, ex-Grêmio e Porto, está chegando. Fora de forma...é um boleiro ou um jogador profissional de futebol?

Até amanhã

Abraços

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Viva o futebol

O futebol venceu! Graças!

A conquista da Espanha na Euro 2008 brinda o futebol, jogado com qualidade e sem pancadas ou burocracia.

Junto com a Holanda, foi a Espanha que mostrou o melhor futebol na competição. A Alemanha chegou porque sempre chega...vai trombando e atropelando.

Fernando Torres, Fábregas e David Villa mereciam o título - jogaram bola o tempo inteiro. Marcos Senna mostrou que tinha qualidade pra ser o volante que a Seleção Brasileira não tem hoje.

Viva o futebol, viva a Espanha! O futebol de hoje está muito cheio de atletas trombadores. Falta talento! Mas a Espanha teve talento...ainda bem que venceu.

Abraços

Farpas no Scarpelli

César Prates é um anjo! Não fez nada, é profissional...

Não é bem assim! César Prates é profissional, mas faltou com profissionalismo e não teve respeito com o Figueirense. Pela segunda vez o discurso foi um e a prática foi outra. Fora o fato de ter sumido do time depois da demissão de Alexandre Gallo - sempre no DM(Departamento Médico).

Concordei com as vaias e a marcação cerrada do torcedor durante o jogo deste Domingo. Uma manifestação tipicamente de torcedor e que foi favorável ao time, porque César Prates não conseguiu jogar.

Quanto ao técnico Alexandre Gallo...nem amor, nem ódio! Normal...foi respeitado, assim como teve respeito pelo Figueirense e sua torcida.

Gallo aliás fez a frase da tarde/noite no Scarpelli. Elogiou o presidente Norton Boppré, o gerente de futebol Anderson Barros e o José Carlos Lages, mas saiu com a seguinte afirmação "a transferência de responsabilidade é a maior arma dos covardes".

O que será que ele quis dizer? A pergunta era sobre as contratações e a interferência dele no processo.

Pra mim fica claro! Mesmo sem citar nomes, na minha avaliação o recado era direto para o superintendente da Figueirense Participações Rodrigo Prisco, que foi o diretor que o criticou publicamente em dois aspectos - nessa questão da participação nas contratações e antes quando Gallo assediou atletas do Figueirense ao assumir o Atlético Mineiro.

Quem está certo? Bom, eles que são grandes que se entendam...e vocês que tirem suas conclusões.

Abraços

Com cara de time, finalmente

Não estou analisando resultado, porque o resultado foi ruim.

O empate em casa com o fraco Atlético Mineiro não deve ser comemorado pelo resultado prático e o reflexo na tabela de classificação.

A postura do time em campo, a disposição tática da equipe na partida - isso sim pode dar uma esperança ao torcedor.

O Figueirense que vi no Orlando Scarpelli neste Domingo teve cara de time, até que enfim...

Os jogadores ainda não são os ideais, mas a organização foi muito boa. Lembro que no futebol o coletivo na maioria das vezes está acima do individual. Então em time organizado já é meio caminho andado.

O tal losângulo no meio funcionou. Diogo jogou bem como volante-volante, Cleiton Xavier jogou bem, como segundo homem pela direita e como meia avançado, e até o irregular Marquinho jogou muito bem, como meia pela esquerda. Só Ramon que continua apagado.

Gostaria de destacar também que o zagueiro Bruno Aguiar me agradou.

Então gente, mas do que avaliar o resultado, que não foi bom, repito, é preciso avaliar a boa organização da equipe.

Começou bem o PC Gusmão.

Agora é trabalhar para evoluir mais. Não esquecendo que faltam ainda jogadores.

O Figueirense voltou para o Campeonato!

Abraços