sábado, 28 de junho de 2008

Criciúma vai ser isso...

O Criciúma vai penar mesmo nessa série B.

Começou campeonato com time montado e foi desmontando...

Agora Gélson está tentando remontar. E o Criciúma com os jogadores que tem hoje não vai conseguir decolar nessa série B.

Vai ser isso. Sofre pra ganhar em casa e fora perde mais do que empata ou ganha, o que vai ser raro realmente.

O time jogou mal contra o Vila Nova, deu espaços e pouco atacou. Mais uma vez digo - precisa de reforços.

A contratação de Alexandre Acerola é uma ótima. Rápido, habilidoso e finalizador.

Abraços

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Saída rápida

Pessoal, vou estar fora neste sábado quase o dia inteiro.

Sigo pra Urubici pra cobertura de uma corrida - chama-se DESAFRIO. É uma corrida de 50 kms que sai do centro da cidade e sobe o Morro da Igreja.

Sigo pra fazer matéria pro RBS Esporte da semana que vem.

Os comentários e análises voltam ainda neste sábado. Mas mais pro final da tarde.

Abraços

Gostei da Espanha

Mas gostei da Espanha com Fábregas no meio, não no banco.

A Espanha finalmente vai decidir alguma coisa. E esse time joga bola. Apesar de ter um brasileiro na base do meio-campo, o ex-Corinthians Marcos Senna, o time tem sim o talento espanhol como destaque.

Mas não é que o técnico Luis Aragonés mateve no banco o excelente Fábregas. Não fosse a contusão do também excelente David Villa(os dois deveriam jogar juntos), Fábregas demoraria mais entrar no jogo.

Mas ainda bem que entrou, pois deu brilho à partida. O toque por cima da defesa para o segundo gol da "fúria" foi de craque. Foi um show dele e da Espanha nos TRÊS a ZERO sobre a ótima seleção russa do holandês Guus Hiddink - que Torre de Babel esse futebol mundial!

Agora é Espanha ou Alemanha. Alguma aposta? Eu continuo firme - apostando que alguma seleção vai ser campeã....hahahahhaha!!!

Abraços

Jardel, uma boa?

O jogador confirmou a sondagem. O diretor de futebol do Criciúma, Gustavo Gazzolla confirmou a sondagem. Tudo isso ao vivo, por telefone, no TVCom Esportes desta quinta-feira.

Os DOIS também disseram que um desfecho deve sair este final de semana.

Não precisa dizer muito mais. Existe grande possibilidade do atacante artilheiro, ex-Grêmio e Porto, de Portugal, vestir a camisa do Criciúma no Campeonato Brasileiro da série B. É esperar o final de semana.

O problema é que não sei se posso dizer que é uma boa. Na verdade tenho lá minhas dúvidas. Jardel está parado, vem de um período de problemas pessoais, envolvimento com drogas....um período difícil. Todo mundo merece uma chance e acredito que Jardel mereça mesmo e deva ter essa chance. Mas é que o Criciúma tem que contratar atacantes pra ontem...entendem? O cara tem que assinar, vestir a camisa e entrar em campo. Jardel não está pronto pra isso.

Vamos aguardar!

Abraços

Figueirense sonda zagueiro do Ju

O Figueirense foi atrás de uma indicação de zagueiro na série B.

Dirley, titular do Juventude, é a nova aposta do clube para resolver o problema na defesa.

O atleta capixaba se destacou no campeonato gaúcho jogando pelo São Luiz, de Ijuí, e assinou com o Juventude até 2010 depois do estadual.

Jogou na terça-feira, na vitória diante do Bahia por 4 a UM.

Dirley tem 1,84 m, é destro, se destaca pelo excelente tempo de bola, e pelas antecipações. Mas a principal característica que o Figueirense procura ele tem - facilidade pra sair jogando.

Por enquanto não passa de uma sondagem. O problema é que o Juventude pensa em negociar o jogador com o futebol alemão.

É bom lembrar que foi de lá, do juventude, que o Figueirense trouxe Chicão, no início de 2006, indicado por Adílson Batista na época.

Abraços

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Artilheiro no TVCom Esportes

O novo artilheiro do futebol catarinense é o convidado especial do TVCom Esportes de hoje.

O zagueiro Émerson, do Avaí, vai estar no estúdio para uma conversa sobre a fase pessoal e sobre o momento do Avaí na série B do Campeonato Brasileiro.

O atleta tem se destacado pelos gols marcados nas últimas rodadas da competição.

Hoje às 20h00min ao vivo na TVCom.

Torcedores podem mandar suas perguntas por aqui, nos comentários.

Abraços

Fabri explica

Nas entrevistas de ontem no CT do Cambirela, em Palhoça, as declarações de Rodrigo Fabri foram o destaque.

O meia-atacante foi muito sincero ao analisar o momento do Figueirense e a chegada do novo técnico.

"Não é o ideal, né!" - sobre o fato do time ter agora o terceiro técnico em apenas SETE rodadas do brasileirão.

"Às vezes mesmo o profissional sendo uma boa pessoa, o grupo não encaixa, não entende o trabalho dele" - sobre a passagem de Guilherme Macuglia no Figueirense.

"Não sei! Tenho lá minhas dúvidas..." - quando perguntado se já nesse próximo jogo a equipe vai ter mudanças de atitude e postura.

"Aqui todos gostavam muito do Gallo. Todos gostavam da filosofia de trabalho dele." - sobre a possível rivalidade no jogo do próximo Domingo.

Conclusões: O grupo não gostou da troca de Alexandre Gallo por Guilherme Macuglia, não assimilou o trabalho de Macuglia.

Bom, não preciso me repetir. Também venho dizendo que o Figueirense errou o planejamento para a temporada. Quando iniciou a temporada com Gallo, quando demitiu Gallo depois, quando trouxe Macuglia. Agora é esperar que Paulo César Gusmão acerte a mão. Sem esquecer que o grupo de jogadores ainda precisa de reforços - e que a diretoria não pode mais errar nas contratações.

Abraços

Te vira Fluzão!

Seria mais justo uma vantagem de TRÊS gols mesmo para a LDU.

Não gostei em nada do Fluminense na primeira decisão. Muito pelo contrário, gostei do futebol da LDU. Envolvente e de belo entrosamento e toque de bola. Primeiro tempo mais ofensivo, com pontas abertos e chegando forte na área.

Segundo tempo sabendo ocupar espaços pra não deixar o Fluminense crescer. Tomou um gol, mas poderia ter feito mais e quase fez. Os DEZ minutos finais foram de muita pressão e de sufoco na área do Fluminense. Gostei da dupla Guerrón e Bolaños, que realmente chega forte pelos lados.

O clima do "já ganhou" tricolor recebeu um super balde de água fria.

Agora é esperar a semana que vem - no Maracanã o Fluminense vai ter que se virar pra descontar o 4 a 2.

Abraços

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mentalidade alemã nos DOIS lados

Uma partida curiosa hoje pela Eurocopa.

A Alemanha, sempre favorita, enfrenta a sempre surpresa Turquia valendo vaga na final da competição.

A Alemanha todo mundo sabe como joga. É aquele futebol mecânico, eficiente, não muito bonito de se ver, mas que tem história vitoriosa.

A Seleção de futebol da Alemanha começou a mostrar a força pro mundo na Copa de 54, quando o time do capitão Fritz Walter venceu na final a Hungria, de Puskas e Kocsis, virando um DOIS a ZERO para um TRÊS a DOIS.

Naquela Copa a Alemanha conheceria ela mesma e mostraria para o mundo do futebol sua principal característica - nunca desistir! Até hoje...seja qual for a adversidade a Alemanha não desiste nunca.

Pois agora, na Euro 2008, a Turquia tem sido a Alemanha da vez. Não desiste nunca! Já fez TRÊS milagres na competição e espera por mais um. Virou em cima da hora contra a Suiça e a República Tcheca na fase de classificação, empatou em cima da hora depois de levar um gol em cima da hora na prorrogação contra a Croácia nas quartas-de-final e agora está cheia de desfalques pra partida contra a Alemanha. São apenas 13 jogadores à disposição.

Alguém aí apostaria em algo? Eu não! Já apostei na Holanda, que fracassou como sempre...agora sou um simples espectador.

Abraços

Vencendo desafios

Falei que o Avaí tinha desafios a vencer nessa partida contra o Ceará.

Pois o Avaí venceu esses desafios.

O primeiro deles era vencer a própria partida. O Avaí mostrou força, mesmo passando por dificuldades impostas pelo duro adversário, e virou o jogo para garantir a terceira vitória seguida e a vice-liderança.

O segundo desafio era vencer a ansiedade dos jogos dentro de casa. Isso vem com confiança. O time continua perdendo gols, como Vandinho, que perdeu chance clara no final do primeiro tempo. Mas já há uma diferença básica e fundamental. A equipe sabe que vai marcar, confia nisso. A torcida na arquibancada também já confia nisso. O cenário é outro na Ressacada. Não é mais aquele de pressão e desconfinça de que a qualquer momento possa acontecer um desastre. A prova disso é que o Avaí saiu atrás e a torcida dessa vez demonstrou saber que era apenas um acidente.

O terceiro desafio era se manter sólido na defesa mesmo precisando mandar no jogo, já que era o mandante, jogava em casa. O Avaí fez isso. Esteve sólido. O técnico Silas foi conservador, manteve as laterais fechadas e confiou no meio-campo que tem e no ataque. Vem dando certo e deu certo novamente.

Detalhes da partida - Marquinhos começa a deitar e rolar. É muito bom jogador e está assumindo a condição de homem que comanda o meio-campoo do Avaí. Como é bom ver Marquinhos assim. Válber começa a receber as pancadas que já prevíamos que iria receber. Uma pena. Um jogador não pode se destacar que descem a bota nele. Teve que sair no intervalo de jogo.

Bom, são coisas que um vice-líder de competição vai ter que saber administrar daqui pra frente.

Abraços

terça-feira, 24 de junho de 2008

O novo comandante

PC Gusmão foi o escolhido como vocês já sabem...

É um técnico com bem mais bagagem que Guilherme Macuglia, com passagem pelos QUATRO grandes do Rio de Janeiro, pelo Cruzeiro, pelo Palmeiras e com experiência de série A de Campeonato Brasileiro.

É mais um da escola Vanderlei Luxemburgo, assim como Gallo. PC Gusmão é mais um jovem técnico, estudioso, observador e detalhista. Vem de título Goiano, com o modesto Itumbiara.

Gosto da energia de PC Gusmão! Se Macuglia me parecia muito passivo(quase sempre), PC Gusmão é agitado e cobra muito dos jogadores. Chega a ser até bem marqueteiro, o que às vezes é perigoso.

Outro ponto positivo - vai querer mostrar muito trabalho para voltar à cena no futebol brasileiro.

Vai ser respeitado pelos atletas, o que não aconteceu na chegada do Macuglia.

A contratação de PC Gusmão significa melhoria - isso é importante!

Abraços

Não ia dar mais jeito mesmo

Guilherme Macuglia deve ter pedido pra sair, pra deixar o comando técnico do Figueirense.

Tem casamento que não dá certo mesmo, por mais que existe boa vontade das DUAS partes.

Macuglia é bom técnico, mas sua passagem pelo Figueirense já começou errada. O Figueirense colocou uma bomba nas mãos dele e disse: resolve! Te vira!

Isso por causa do modo como saiu Alexandre Gallo. A troca de comando foi muito mal administrada junto ao grupo de jogadores. Os atletas estavam integrados e fechados com o trabalho de Gallo. Não aceitaram Macuglia.

Houve progressos nos últimos jogos, mas muito pouco. Em parte por culpa do próprio técnico. Mas o Figueirense está em má fase por um conjunto de fatores. Contratações erradas, projeto de temporada mal administrado, questão física e por aí vai...como sempre disse - a responsabilidade é da diretoria. Pelo menos agora a diretoria está agindo.

Fica no ar uma dúvida que puxa outra. Quem vai vir? E quem vai vir, vai dar jeito no time? Tem que ser um comandante, uma pessoa que possa olhar pro grupo de cima pra baixo e que seja olhado pelo grupo de baixo pra cima. Entendem?

A seguir cenas dos próximos capítulos.

Abraços

Dunga não sabia?

Voltando à Seleção brasileira...

Viram o quadro "leitura labial" do Fantástico, da Rede Globo? Se não viram aqui vai o link -

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL610284-15071,00-VIDEO+A+LEITURA+LABIAL+DE+DUNGA+E+JORGINHO+NO+BRASIL+X+ARGENTINA.html

Bom, no quadro "leitura labial" uma das cenas mostra Dunga perguntando pra Jorginho sobre um dos jogadores da Argentina - que supostamente seria o zagueiro Heinze.

Dunga pergunta: ele não é zagueiro?

Jorginho responde: Não sei...

É difícil acreditar que um técnico da Seleção Brasileira não conheça todos os detalhes de uma Argentina. Se fosse uma Venezuela, ainda haveria perdão, mas uma Argentina...tem que saber tudo!

O que vocês acham? Sabia ou não sabia? E se não sabia mesmo?

Abraços

Peter no Criciúma

Se vocês me perguntarem: gostas do futebol de Peter, Faraco?

Vou dizer: não muito! Acho que ele não é um jogador tático. É aquele meia-de-chegada que gosta de ficar com a bola no pé. Acha que joga muito e é fominha. No popular: é um bom peladeiro.

Mas Peter tem suas virtudes. Sabe fazer gols, é um jogador que parte pra cima da marcação e é forte, ou seja, com ele a briga é sempre boa.

Pra campo molhado é ótimo. Lembram daquela vitória do Figueirense contra o Grêmio no Scarpelli no ano passado? Chovia muito. Jogo pegado, pesado. Peter decidiu no final da partida. Aos trancos fez o gol da vitória.

Pro Criciúma de agora e pras características da série B, mesmo não achando Peter um ótimo jogador, ele vai ser útil. O time de Gélson está carente.

Como dizem os técnicos - "Vai ajudar!"

Abraços

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Agora vai! Agora vai?

Mais um super teste pela frente.

O Avaí encara o Ceará em casa nesta terça-feira e tem mais desafios que um simples jogo de futebol possa mostrar.

É claro que o primeiro desafio é o do jogo em si. Aquela velha história - 11 contra 11, 90 minutos e quem fizer mais gols leva a vitória e os pontos na tabela. Bom, isso é o simples. É o que um jogo de futebol mostra claramente.

Mas existem outros desafios.

Será que esse Avaí que goleia e encanta é o Avaí real? Acredito que sim. Desde o catarinense venho falando e elogiando este Avaí. Silas chegou pra ajustar a defesa. Era o que faltava, porque no ataque as coisas se resolvem...

No ataque as coisas se resolvem? Nos últimos DOIS jogos se resolveram. Mas é bom lembrar que o Avaí teve DOIS jogos complicados em casa, contra o ABC e contra o Santo André, porque o ataque perdeu muitas oportunidades de marcar. Segundo desafio - acabar com a ansiedade.

O balanço defensivo da última partida contra o América vai ser colocado em campo em casa? Penso que não. Em alguma das DUAS laterais o Avaí vai ter que jogar. Ou com Michel pela direita, e aí joga Zé Rodolpho pela esquerda, ou com Jef Silva pela esquerda, e aí joga Ferdinando(nãooooo!!!) pela direita. Terceiro desafio - manter-se equilibrado mesmo em casa e com obrigação de vencer.

Esses são apenas alguns dos desafios pra esse jogo. Aposto no Avaí em todos eles contra o Ceará!

Abraços

Enquete reflete resultados, mas não só isso...

Tenho acompanhado os números da enquete aqui ao lado.

Nesta segunda-feira o pessimismo tomou conta. A opção "luta contra o rebaixamento" nunca teve maior percentual. Está com 58% dos votos na consulta feita ao torcedor do Figueirense.

Mas esta opção também nunca esteve com percentual menor que 50%.

O que é grave! Claro que o resultado parcial da enquete não é mais grave que os resultados do time em campo, principalmente as derrotas nos jogos fora de casa para o Vitória, o Flamengo e o Cruzeiro.

Mas considero grave também o fato da torcida não acreditar que algo possa acontecer para que o quadro geral seja revertido.

Talvez mais do que refletir os resultados do time rodada a rodada, a enquete esteja refletindo o que vocês torcedores estão vendo acontecer, ou não acontecer, fora de campo.

A entrevista pós-jogo do diretor da Figueirense Participações, Rodrigo Prisco, foi de desanimar mesmo qualquer um. Muita passividade e apatia ao considerar normal o 3 a ZERO no Mineirão.

Abraços

domingo, 22 de junho de 2008

Em Belo Horizonte...

Foram 34 minutos de defesa coesa e sólida, amarrando o ótimo time do Cruzeiro.

Mas...havia um Magal no meio do caminho.

O erro do volante resultou em pênalti de Anderson Luiz em Guilherme. Cruzeiro UM a ZERO e pronto! Se desmontou o sistema defensivo do Figueirense.

Daí pra frente o que todo mundo já conhece e já viu. Um time perdido em campo, atacando de qualquer jeito e se defendendo como pode.

Mas não deu...TRÊS a ZERO ao natural e com direito a jogadaça de Jadílson pela esquerda, com "caneta" em Anderson Luiz.

O Figueirense precisa de muito mais. Acho que a apatia dos diretores nas entrevistas de final de jogo é muito pouco. O Figueirense precisa de mais ação, mas velocidade nas ações. Já são DOZE gols sofridos em TRÊS jogos fora de casa com Macuglia. Não dá! Não há quem aguente isso!

Abraços

Em Natal...

O que acontece quando um time montado, bem treinado e com bons valores individuais encontra um time em crise e totalmente desentrosado?

Acontece o que aconteceu no Machadão em Natal!

O Avaí passeou diante do América. 5 a UM

O gol aos DOIS minutos e MEIO já anunciava o que iria ser a partida.

Como disse antes, seria o jogo da afirmação. A segunda vitória seguida mostra que mesmo com os empates e os tropeços anteriores, o Avaí estava muito próximo de acertar em cheio.

Destaque mais uma vez para Válber. É uma das diferenças da equipe na série B. Está jogando muito, fazendo gols, produzindo grandes jogadas. Fez mais um golaço.

Vandinho deixou o seu, mas perdeu outros DOIS no mínimo. Mas tá valendo...artilheiro é artilheiro e ele deixou a marca dele.

Dá gosto de ver o Avaí jogar. Que venha o Ceará na terça.

Abraços