sexta-feira, 11 de julho de 2008

O "fico" de PC Gusmão

PC Gusmão no Botafogo? Que nada! O técnico recusou em entrevista coletiva pro Brasil inteiro ouvir a proposta feita pelo Botafogo pra substituir Geninho.

Frases de PC no microfone da CBN Diário:

"Estou feliz no Figueirense."

"É o momento da maturidade."

"Espero cumprir meu contrato até o final"

Bom, na minha opinião acertou PC. Só um brincalhão pra deixar um clube, seja ele qual for, em menos de um mês. PC mostra assim que leva a sério a carreira que escolheu e leva a sério o Figueirense e a torcida também.

Mais do que isso, PC chegou, se integrou rapidamente ao grupo, tem o respeito, tem o comando, está tendo atendidos os pedidos que fez à diretoria e, o melhor, está com bons resultados em pouco tempo. Isso não é fácil.

Só tem trabalho reconhecido quem executa um trabalho, com começo meio e fim. Quem fica pulando de galho em galho não constrói, só destrói.

Agora é o seguinte: que PC Gusmão cumpra o que disse, porque se amanhã a notícia for outra, vai decepcionar em dobro.

Abraços

Confirmação

O jogo contra o Palmeiras foi uma confirmação de que o Figueirense está num novo rumo, num novo caminho na série A do Campeonato Brasileiro.

O Figueirense jogou de igual pra igual, organizado e compacto diante de um dos naturais candidatos ao título do Brasileirão deste ano - o Palmeiras.

O Figueirense mudou muito e agora é real. O torcedor certamente já pode se sentir aliviado..porque o time antes via a série A passar, e pior até, via a série A o atropelar. Agora joga e é competitivo dentro desta mesma série A.

Que diferença faz um técnico, não? Às vezes somos questionados: vocês da imprensa não acham que dão muita importância para o trabalho dos técnicos? Acho que as transições Gallo/Macuglia/PC Gusmão dão a exata noção do porquê disso.

O Figueirense de hoje não é uma maravilha, mas está jogando o campeonato e já pode pensar em algo melhor.

Contra o Palmeiras cometeu pequenos erros. Logo após marcar o gol, com Cleiton Xavier aos 16 minutos do 2º tempo, deu muito espaço ao Palmeiras, posicionando a primeira linha de marcação a frente da risca da grande área. Além disso, não acertou os passes para encaixar os contra-ataques. A estratégia estava certa, explorar o erro do adversário e os contra-ataques, mas a execução foi errada.

Abraços

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Qual deles vai jogar?

Hoje é dia de Figueirense.

Mas qual Figueirense vai entrar em campo logo mais diante do Palmeiras? Essa é a pergunta do dia? Não a minha...essa é a pergunta que o torcedor do Figueirense está fazendo.

Vai ser o Figueirense dos DOIS últimos jogos, que fez o torcedor voltar a acreditar em um futuro melhor, ou vai ser o Figueirense que levou 17 gols nos jogos fora de casa no Brasileirão e sofreu TRÊS goleadas?

Isso ainda não posso responder...aliás, ninguém pode!

Esse é o desafio de hoje – o Figueirense tem que manter o padrão de competitividade das DUAS últimas partidas. Com o padrão do segundo tempo contra o Atlético e do jogo contra o Vasco, o time pode enfrentar qualquer adversário – até mesmo o Palmeiras, de Luxemburgo e Valdívia, um dos candidatos ao título deste ano.

Hoje à noite vamos conhecer o Figueirense do resto do campeonato – em qual condição vai lutar e quais aspirações vai ter no Brasileirão.

Ps.: Comentário da CBN Diário hoje, 10/07.

Abraços

A briga do Urso contra o Jacaré

O técnico PC Gusmão disse na coletiva de ontem que usou essa metáfora numa conversa com os jogadores.

"Quem vence a briga entre o Urso e o Jacaré? Depende do terreno! Se o urso te levar pro seco, ele vence. Se o jacaré conseguir te arrastar pra água, ele é que vence."

O que o treinador quis dizer aos jogadores?

Quis dizer que nem sempre o mais forte vai vencer. Nem sempre o maior vai vencer.

Quis dizer que o Figueirense tem que levar o Palmeiras pra zona de conforto do Figueirense pra que o Figueirense derrote o Palmeiras, mesmo sendo hoje o Palmeiras um time mais bem armado e mais bem montado que o Figueirense.

O que é zona de conforto? É o jeito de jogar do Figueirense e não do Palmeiras. Entendem? Mesmo jogando fora de casa.

Mas será que o Figueirense já tem mesmo um jeito de jogar? É o que vamos ver nesta quinta, contra o Palmeiras, fora de casa.

Mas vou dizer uma coisa: eu não iria querer encarar nem o urso, nem mesmo o jacaré. Eles que façam sozinhos essa briga, que vai ser feia.

Abraços

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mais do mesmo...

Impressionante a falta de criatividade de alguns dirigentes do futebol catarinense.

O Criciúma troca Gélson por Édson Gaúcho.

Segue a mesma cartilha de sempre - sai Gélson, entra Gaúcho, daqui a pouco é Roberto Cavalo, depois Luiz Gonzaga Milioli...e por aí vai. E tem Lori também. Sempre nomes escolhidos com aquela originalidade de sempre.

Vai dar certo? Se fosse apostar, apostaria que não vai dar certo. Acho Édson Gaúcho um treinador ultrapassado. Aquele treinador do "vamô, vamô!!!". A diretoria do Criciúma considerou que precisava de uma revolução, por isso trouxe Édson Gaúcho.

O novo treinador vai colocar muita marcação, vai explorar ainda mais as jogadas aéreas e de bola parada. Bom, vai ser isso!! Não muito mais!!! Ah, ia esquecendo: vai falar em vergonha na cara, raça e determinação. E vai ser só. É um técnico com prazo de validade.

Enfim...não gostei! E outra coisa: com a bagunça que tá esse time do Criciúma, vai ser difícil mesmo alguém dar jeito. O destino do Criciúma é remendar até o final do campeonato e torcer pra não cair de novo.

Abraços

Silas X Silas

Silas caiu numa armadilha ontem e falou o que não devia.

A armadilha do calor do jogo, da intensidade do jogo, a armadilha da adrenalina...

Um comandante naturalmente se irrita e defende o comandado toda vez que o comandado é perseguido por algo e/ou por alguém. Foi o que fez Silas ao final do jogo ao defender Juliano dos ataques de alguma parte da torcida do Avaí.

Sinceramente, nem vi muito pra isso. Não achei Juliano tão perseguido e ao mesmo tempo avalio que ele não jogou bem. No momento em que foi substituído estava perdido em campo, sem função, não sabia o que fazer.

Mas voltemos ao Silas. Dizer que está "largando, entregando o cargo"? Parecia o Edmundo e as declarações polêmicas dele nas saídas pra intervalo e de final de jogo. Foi no mínimo impensada a declaração. Foi realmente "no calor do jogo".

O que muitos têm que entender ainda é que essas relações entre torcida/clube/jogador/treinador/dirigente/imprensa são relações de amor e ódio. O cara ama o Silas quando ganha, vai detestar quando perder. O cara ama o clube do coração e vai ficar pê da vida quando o clube estiver em má fase. O cara ama o Juliano quando ele faz gol e vai detestar, até odiar, quando chutar pra fora. E não tem jeito! É assim, sempre foi e sempre vai ser!

Então cabe ao comandante, àquele que tem que estar acima de tudo isso, que esteja realmente acima de tudo isso e saiba administrar situações positivas e negativas. Silas é o primeiro que tem que ter tranquilidade. A tranquilidade dele passa pro jogador e pra torcida. A intranquilidade também.

Bom, como disse o próprio Silas...deixa pra lá! Mas vale a reflexão.

Abraços

A primeira grande decisão!

O Avaí venceu a primeira grande decisão da série B.

Jogou como grande e derrotou a ótima equipe do Juventude na Ressacada.

As dúvidas já ficam para trás. O Avaí é real. O Avaí é realmente um candidato e deixou claro que vai buscar a vaga na série A do ano que vem. A derrota para o Bahia, a pancada de sexta-feira passada, ficou pra trás, como as dúvidas.

O Avaí mostrou ter grupo. Mesmo com uma ausência importante, Marquinhos, mostrou ter equilíbrio e grupo pra chegar.

O jogo foi bem complicado. Foi um jogão na verdade. O Avaí começou a MIL por hora e por pouco não marcou em DUAS oportunidades. Depois o Juventude que chegou e teve DUAS outras chances. Martini foi sensacional e preciso nas defesas.

O segundo tempo começou com o Juventude melhor, mas foi o Avaí que marcou. Na categoria de Válber, o craque do time, o craque do jogo, o gol da vitória. Depois, até com e por causa das expulsões, o Avaí dominou.

Sobre as declarações de Silas no final da partida e as repercussões escrevo depois.

A hora é de ressaltar a vitória do Avaí e a volta ao G4 da Série B.

Abraços

terça-feira, 8 de julho de 2008

Os 18 de Dunga

O "gordinho" foi convocado por Dunga para a Seleção Olímpica do Brasil. Seleção Olímpica do Brasil? Tem isso? Tem! Pior é que tem mesmo!

A lista está recheada de talentos recém-revelados no futebol brasileiro. Pato, Sóbis, Lucas, Anderson, Thiago Neves, Hernanes, Ilsinho, Breno...todos são talentos jovens e promissores. Uma geração encantadora que aparece vindo com tudo.

Contudo o técnico Dunga, já desmoralizado depois dos resultados recentes das eliminatórias para a Copa de 2010, fica agora ainda mais desmoralizado na minha opinião.

Dunga vive dizendo que jogador pra estar na Seleção tem que estar jogando bem no clube. Me respondam só uma coisa: onde está jogando Ronaldinho Gaúcho? No Barcelona é que não é! E aquela barriga ridícula de ex-atleta?

Sinceramente? Ricardo Teixeira mandou, Dunga obedeceu! Tá sem moral o técnico da Seleção.

E o futebol do Brasil já começou a Olimpíada perdendo.

abraços

Afirmação ou dúvidas pela frente

Avaí e Juventude jogam hoje na Ressacada.

O Avaí da semana passada era a sensação da série B, mas vem de derrota. O Juventude sempre esteve cotado para ficar entre os QUATRO melhores...e vem de vitória.

O Avaí tem problemas na defesa e no meio-campo. O técnico Silas perdeu um dos principais jogadores pra esse jogo. Marquinhos deu bobeira, foi irresponsável, e está fora. O Avaí perde em organização e talento com a saída de Marquinhos.

Na zaga o Avaí ganha. A entrada de Cássio é vantagem sobre a ausência de Ozéia. Apesar da estatura.

Mas hoje o desafio do Avaí é maior do que o de recompor a equipe e substituir jogadores.

O Avaí precisa se reafirmar. Provar pra si mesmo e pra torcida e mostrar pros adversários que o que aconteceu em Feira de Santana foi apenas um acidente. O Avaí vivia um processo sólido de afirmação e construção de auto-confiança.

Sofreu uma pancada na sexta, que pode ser somente uma pancada bem assimilada, mas pode se tornar também o início de um problema maior, com perguntas e questionamentos, de dúvidas que podem ficar...dependendo do resultado de logo mais.

Ps.: Comentário na CBN Diário nesta terça-feira.

Abraços

Criciúma muito complicado

O Jogo do Criciúma é muito complicado.

Não vou nem analisar o adversário, que considero um dos bons times da série B deste ano. Um time muito forte na marcação, mas que tem problemas na frente - o Ceará.

Vou falar mesmo do Criciúma. O Criciúma mais uma vez vai ser um remendão!

Na defesa Hélton? Não joga faz um século. Ao lado dele: William Amaral? Confusão certa pela frente. Ai ai...Criciúma complicado.

Afinal, quem é o titular? Basílio ou Luís André? Basílio está suspenso e Luís André joga desta vez. Pra mim deveria jogar sempre Luís André.

Na frente quem vai? Jael e Zulu? Santo Dio!!! Nãooooo....dessa vez vai só Jael. Peter entra no meio, fazendo estréia. Só um atacante? Será que o time vai conseguir marcar gol desta vez? Com um atacante? Só UM?

Um novo esquema então? Agora o 4-5-1! Opaaa!!! Vai resolver???

Quantas interrogações não acham? (mais uma).

Que confusão esse Criciúma....esse Criciúma muito, muito, muito complicado!!!

Abraços

segunda-feira, 7 de julho de 2008

As armas do jogo

Quando você vai pra uma batalha, tem que saber as armas que vai usar!

O campeonato Brasileiro da série A é bem complicado, bem difícil e nivelado, mesmo que não seja nivelado por cima.

Não se joga o campeonato brasileiro da série A, com armas da série B, por exemplo.

O Figueirense estava fazendo isso, mas corrigiu o erro agora.

PC Gusmão chegou e mudou a cara do time.

Jogador de futebol as vezes precisa mais do que um técnico - precisa de um pai, um guia, uma comandante. Alguém que lhe dê confiança e passe também confiança. Alguém que tenha respeito, que seja respeitado e que consiga comprometimento do grupo.

PC não é mágico, nem é um super profissional...é simplesmente um técnico de série A...é uma arma de série A sendo usada na série A pelo Figueirense.

O time está mais arrumado, mais organizado e mais competitivo...

O Figueirense finalmente voltou pro campeonato....agora é novamente um time de série A, jogando a série A.

Ps.: Esse foi o comentário de hoje na CBN Diário.

Abraços

domingo, 6 de julho de 2008

Definitivamente de volta

O Figueirense que vi jogar hoje é a afirmação do Figueirense que vi jogar contra o Atlético Mineiro na semana passada.

Jogou bem, desde o início pressionou o Vasco e procurou a vitória, que era necessária. Teve organização e teve opções pra reverter o resultado.

Gente, é uma grande diferença do time de agora pro time das rodadas anteriores. Lembram do time que se perdia em campo quando tomava gol? Hoje não foi assim. E ainda foi buscar a virada.

Eu digo o seguinte: a série A se joga, se disputa, com armas de série A, não com armas de série B. Está dito! Tirem suas conclusões.

Depois escrevo mais...mas o Figueirense definitivamente voltou a disputar a série A.

Abraços