sábado, 5 de abril de 2008

Copa do Mundo 2014

Santa Catarina acaba de fechar mais um acordo que vai servir como argumento para trazer a Copa do Mundo para cá.

Se o problema no relatório da Fifa era a questão do trasporte urbano.....

O estado acaba de acertar com o Governo Alemão uma ampliação na construção do metrô de superfície, que já havia sido acertado antes com o Japão, através do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

O acerto com o banco japonês contemplava somente a construção do metrô em DUAS linhas que vão sair de Palhoça e Biguaçu e seguir até o centro da capital. Um investimento de 200 milhões de dólares. Isso já está certo.

Agora, uma comitiva catarinense que está na Alemanha acaba de acertar com o Governo Alemão a extensão dessa obra. O governo da Alemanha vai levar as DUAS linhas até as praias do norte da ilha.

O governador Luiz Henrique da Silveira deve ir à Alemanha nas próximas semanas pra formalizar o acordo. O investimento do Governo Alemão gira em torno de 100 milhões de dólares. A obra deve começar em até TRÊS meses e a previsão de conclusão é 2010.

Agora sim.....na prática um bom argumento de infra-estrutura para que Florianópolis possa ser escolhida no final do ano como uma das sub-sedes da Copa.

Abraços

O "classico do sul"! - Existe?

Bom, primeiro gostaria de deixar claro que esse clássico não existe. Clássico é alguma coisa que surge com o tempo, com a tradição e por isso se torna algo clássico.

O que existe, e aí falo com muito conhecimento de causa porque morei em Tubarão, é uma rivalidade enorme entre as DUAS cidades. Posso dizer que os tubaronenses detestam os criciumenses. Em Criciúma existe também um sentimento assim, mas em menor proporção.

Portanto isso não poderia excluir o futebol.

Só que no futebol Criciúma dá de relho em Tubarão. A começar pela bagunça que existe em Tubarão.

A tradição era Hercílio Luz(bi-campeão catarinense 57-58) e Ferroviário(campeão estadual 70). Depois surgiu do Ferroviário o Tubarão(nunca campeão estadual - DUAS vezes vice). Agora surgiu este time que subiu como Cidade Azul e que agora é Atlético Tubarão. Entederam então? Não existe tradição! Mataram a tradição em Tubarão. Por pura incompetência.

Mas o jogo de hoje à noite é final de Copa do Mundo de qualquer jeito em Tubarão. Tirar o Criciúma da disputa vai ser a glória lá.

O tigre vai desfalcado de QUATRO jogadores emportantíssimos - Beto, Valdeir, Jael e Luiz André. Problemas que se somam a tal rivalidade.

É esperar pra ver. Avaí e Figueirense estão de olho e secando....

Ps.: antes que alguém pergunte, torci pro Hercílio Luz nos meus tempos de guri(dos 10 aos 13 anos morei em Tubarão). Até de mascote entrei em campo.

Abraços

Surge uma promessa

O destaque da partida de ontem na Ressacada foi o meia Hegon.

Já tinha visto jogar no ano passado e gostei. Contra o Brusque, na minha avaliação, Hegon foi o melhor e carregou a criação do Avaí. Jogador rápido e habilidoso, de bons dribles e que está ganhando personalidade.

Sempre vou aos jogos, ou vejo os jogos pela tv(como ontem), procurando ver algum talento, algum jogador que mostre algo a mais. Pois ontem vi Hegon. Muito bom, assim como em 2006 tinha visto Rodrigo Galo jogar muita bola, ainda nos juniores.

Importante pra Hegon também as declarações pós-jogo de Silas sobre o futebol dele. Elogios de quem ainda não conhecia o futebol do garoto - "ganhamos um atleta já pra série b", foi apenas uma das frases.

É importante o reconhecimento do técnico para que a torcida, que sempre olha torto pros garotos da base, dê apoio para um novo talento que está surgindo.

Abraços

Avaí bem, mas podia ser melhor ainda....

O Avaí fez uma bela partida diante do Brusque.

Muito volume de jogo, muita velocidade e....muitas chances perdidas. Por isso disse que poderia ser melhor. Se o Avaí tivesse feito metade das chances que criou e jogou fora teria ganhado por no mínimo SEIS e não TRÊS a zero. Mas é o famoso "se" que nunca joga. Mas os gols podem fazer falta na hora H.

Fora isso, a equipe voltou a mostrar bom futebol, teve compactação e mostrou que tem um grupo de jogadores que podem sim resolver os problemas de Silas. Não é toda hora que um time vai ter CINCO desfalques. Silas descobriu ontem que tem jogadores pra suprir ausências eventuais.

Agora é esperar pelo Criciúma no clássico do sul.

Abraços

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Chega! O TJD tem que mudar!

Agora volto pra falar sério, bem sério.

O TJD catarinense é uma vergonha. Tenho vergonha de saber de um Tribunal que a cada julgamento demonstra estar aliado com a impunidade.

O Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina precisa mudar em todos os aspectos.

Primeiro tem que perder a dependência financeira e estrutural que tem em relação à Federação Catarinense de Futebol.

O TJD tem que ser INDEPENDENTE!

Não é saudável que a Federação mantenha o TJD.

Não houve cai-cai? Que vergonha....o próprio técnico Joceli dos Santos admitiu. Estão brincando conosco. Fazem um teatrinho de enganação. Punem e depois absolvem. É ridículo!

(**Atualização**)
Vocês me lembraram do detalhe que no mínimo é incompreensível - o gol a mais para o Avaí fica mantido por conta do cai-cai? Mas o cai-cai não existiu? Para efeito de punição aos jogadores, ao dirigente e ao Atlético não existiu? Não dá pra entender, não dá pra deixar passar...
(**Atualização**)

Repito - O TJD TEM QUE MUDAR.

Outra coisa - juristas que entendam da área do Desporto.

Olha...a partir de agora não vou mais perder meu tempo. Estou indignado! Nada acontece! Já disse antes e volto a falar - PODE TUDO na área esportiva em Santa Catarina.

Abraços

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cartilha

Um pouco de humor....

O atleta de futebol a partir de agora vai ter que seguir a seguinte cartilha no momento....no momento do detalhe do futebol....aquele detalhezinho, com o perdão da redundância, do que chamamos de gol.

Após a bola cruzar a linha embaixo da meta, o atleta deve se certificar que realmente o gol foi confirmado pela arbitragem. Se o gol não for confirmado, o atleta não deve fazer a mínima menção, o mínimo gesto, que represente uma comemoração.

Se o gol for confirmado....a cartilha segue.

O atleta, autor do tento(geralmente as cartilhas vêm com estes termos mais técnicos), e somente o autor do tento, tem a permissão de sair correndo com 15 passos, e assim mesmo - em corrida, com mais um perdão pela nova redundância.

Depois desses 15 passos em corrida, poderá o atleta levantar o braço direito. A seguir o braço esquerdo também poderá se erguido ao ar. Tão somente após isso, o atleta terá permissão de flexionar os braços num movimento de vibração. Isso tudo parado depois dos 15 passos iniciais em corrida.

Os clubes vão ter a obrigação de criar um espaço reservado especialmente para a vibração no momento dos gols, como uma espécie de "jaula".

Ali os jogadores, da mesma equipe, a equipe para qual o tento foi consignado, poderão se reunir. Poderá haver abraços e saltos entre os atletas parceiros, não beijos, nunca beijos(Côsa maxxx meiga!).

Tudo isso deve ser feito no máximo em 15 segundos.

Mas e se os 15 passos em corrida não forem suficientes para chegar a "jaula" e para cumprir o tempo estabelecido? Cartão amarelo para o autor do tento - o árbitro poderá interpretar que os outros atletas da mesma equipe poderão ser advertidos com cartão amarelo também - é o chamado lance de interpretação, lance de televisão.

O clube poderá ainda ser punido com suspensão de 10 a 599 jogos de mando de campo.

No caso de não cumprimeto das normas estabelecidas, a torcida também vai estar impedida de se manifestar, sob pena de ficar de UM ano à eternidade fora dos estádios, não só dos estádios dos adversários e sem camisa...opsss....sem camisa da cor do time pelo qual torce. A pena também aplicar-se-á(adoro mesóclise) ao próprio campo.

É vetado - sorrir, mostrar número de camisa, pisar em distintivo alheio, cuspir(falta de modos), engatinhar, dançar o créu(côsa horrorosa), pular corda, chupar chupeta ou o dedo, colocar a mão no ouvido, no nariz(ai que melecão), colocar o dedo em riste em frente à boca pedindo silêncio.....cansei, mas é proibido demonstrar cansaço também.

A cartilha recomenda ainda que os atletas não façam muitos gols....opsss, tentos, no máximo UM por time e por partida. Para não gerar mais confusão e aplicação de penalidades a medida se aplica com esta recomendação, que tem força de obrigação.

Sem mais, por enquanto...já que a cartilha poderá ser atualizada a cada jogo de cada rodada....

Abraços

Parabéns Blumenau, parabéns Metrô

O Metropolitano é o segundo catarinense na série C deste ano.

Nem Joinville, nem Chapecoense conseguiram ter competência pra isso.

A competência que sobrou ao time de Blumenau. Projeto estabelecido no final do ano passado. Colocado em prática seguindo tudo que estava estabelecido. Os empresários da cidade compraram a idéia e, mais do que isso, o departamento de futebol do clube soube montar um bom time e fazer as correções necessárias quando os problemas apareceram.

Como na troca de técnico no início do estadual. A entrada de César Paulista foi acertada e os resultados comprovam.

A competência existiu também com a contratação de ótimos jogadores. O que dizer do zagueiro Rafael? Grande nome no campeonato. Leandrinho, Maicon, Aldrovani, Morisco, Kleber Goiano....jogadores que mostraram muita qualidade no estadual.

Parabéns à competência(viram quantas vezes escrevi essa palavra?)....acima de tudo. O Metrô fez por merecer.

Abraços

O tênis catarinense mais triste

Quando falamos de esporte, falamos também de paixão.

Paixão!

Palavra define o relacionamento que Jorge Weckerle tinha com o seu esporte - o tênis.

Pois agora Weckerle nos deixa. Morreu ontem aos 82 anos vencido pelo câncer.

Reverenciado por Guga, este apaixonado nos deixou uma lição. Weckerle lutou intensamente pra poder jogar o seu esporte favorito....pelo simples prazer de praticar esse esporte, esporte que tanto amava.

Foi até o limite. Aliás, foi além do limite, sempre lutando contra os problemas que a idade e a doença trouxeram.

Um grande homem de quem muito ouvi e sempre referências elogiosas. Um grande esportista.

O mundo do esporte está triste. O tênis brasileiro está triste nesta quinta.

Abraços

Criciúma arrasador

Avaí e Figueirense que se cuidem, porque o Criciúma volta do Ceará com um astral...

A goleada sobre o Icasa, no Ceará, a vaga garantida já na primeira partida da segunda fase da Copa do Brasil e, acima de tudo, a atuação do segundo tempo vão fazer o time flutuar nessa reta final do estadual. Só não aproveita o bom momento se repetir a incompetência dos TRÊS jogos finas do turno(DOIS dos TRÊS, na verdade).

Que chocolate! Esse 6 a 1 foi marcante.

Quando encontrei a delegação indo pro Ceará no aeroporto Hercílio Luz na segunda-feira senti já um ambiente muito bom entre os jogadores. O que deve estar refletindo em campo. Cheguei a conversar rapidamente com Jean Coral - garoto simpático e humilde.

Parabéns Criciúma e agora que venha a batalha de Tubarão!

Só pra não deixar passar - disse aqui mesmo neste blog que SC seria 50% na terceira fase da Copa do Brasil, com a Chapecoense eliminada e o Criciúma classificado. Só não esperava tanta facilidade pro tigre. Mas essa tava fácil de acertar também...eu me rendo.

Abraços

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia 10 no STJD

A previsão é essa!

O caso da bomba no jogo Criciúma X Avaí deve entrar na pauta do STJD na quinta da semana que vem, dia 10.

O processo foi enviado daqui pra lá na sexta-feira passada e foi recebido nesta semana, portanto não houve tempo para que o caso fosse analisado nesta quinta, dia 03, ou seja, amanhã.

O que vai ser analisado? Se houve erro de interpretação por parte do pleno do nosso TJD quando o resultado deu empate em QUATRO votos pela absolvição e QUATRO votos pela condenação dos DOIS clubes.

Na interpretação do procurador do TJD, Valdir Zanela, que encaminhou agora o processo ao STJD, o pleno errou ao considerar que o empate deveria favorecer os DOIS clubes.

A mesma interpretação é feita pelo jurista Marcílio Krieger.

O empate, segundo eles, levaria à condenação porque o voto do presidente teria que desempatar a questão e, no caso, este voto foi pela condenação.

Os auditores do pleno do nosso TJD consideraram que no caso de empate, o voto mais favorável aos réus(Avaí e Criciúma) deveria prevalecer. O que seria o voto pela absolvição.

Para Marcílio Krieger voto pela absolvição não pode ser considerado como "o voto" mais favorável aos réus. "Absolvição é absolvição", defende o jurista. Na interpretação de Krieger voto mais favorável seria, por exemplo, uma condenação mais branda, como menor número de partidas com perda de mando de campo e/ou multa de menor valor.

É complicado, cada jurista tem suas interpretações, mas é esse o caminho...

É semana que vem então. Mais uma vez vamos aguardar.

Abraços

Comentário dos comentários

Olá pessoal,

Foi com enorme satisfação que vi crescer nestes últimos dias os acessos a este blog.

Todos os recordes foram batidos nessa nossa parceria - se me permitem assim chamar esta relação entre nós neste espaço.

Acho que o blog está cumprindo um papel importante. Cumpre o papel de ser também um fórum para discussão livre entre todos nós que amamos o futebol.

Leio todos os comentários e até hoje só retirei UM deles, ainda assim para esconder um erro de português que eu cometi e que um blognauta amigo me avisou. Sei que os cometo, mas sempre estou na busca pela maior correção possível.

Não faço escolha prévia de comentários nem censuras. Só vou excluir comentários que contenham palavrões. Não precisei até agora fazer isso e acredito que não vou precisar.

Ainda sobre a leitura de comentários....acredito que me fazem crescer e refletir e vice-versa. Não descarto nenhuma observação. Sempre avalio as críticas a mim e a minha conduta e à empresa em que trabalho. Sempre fico satisfeito e avalio também os elogios. Sugestões sempre são inúmeras e também posso garantir que levo todas em consideração.

Chegou o momento de agradecer a participação de todos vocês.

Por favor, gostem ou não de minhas observações, de minha conduta, continuem a me dar a satisfação dessa parceria.

Como sempre encerro...

Abraços

terça-feira, 1 de abril de 2008

A súmula está poderosa. E agora TJD?

Está tudo lá! Até que enfim, algum árbitro que sabe relatar os fatos na súmula.

Luiz Orlando não esqueceu nenhum detalhe.

Bebeto e Asprilla devem(esse devem é no sentido de que a justiça tem o dever de aplicar punições aos jogadores) se complicar.

A súmula dá datalhes dos atos impensados dos DOIS atletas.

Agressão de Asprilla a Bebeto (tapa no rosto e chute quando o jogador do Avaí estava caído no chão). Asprilla ainda é citado por tentativa de agressão ao próprio árbitro. A súmula cita a frase dita pelo zagueiro do Figueirense - "vou te dar uma porrada na tua cara". Vai e deve se complicar!

Bebeto é citado por incitação à violência por provocação a torcida. Vai e deve se complicar!

Até pro Figueirense pode sobrar. A súmula fala dos copos plásticos arremessados em direção a Bebeto.

Agora é o seguinte: como vai proceder o nosso TJD? Até agora nada foi suficiente para efetiva punição. Nada não...o cai-cai do Atlético de Ibirama ainda está com punição aplicada. Mas o resto? Até os atletas do Atlético estão jogando com efeito suspensivo.

É esperar pra ver e cobrar, lógico.

Abraços

segunda-feira, 31 de março de 2008

Um cara inteligente!

Este é Silas Pereira, técnico do Avaí.

Silas ganha minha dimiração a cada dia.

Gosto das entrevistas, do jeito humilde na medida certa, das atitudes em campo e tenho gostado do trabalho que vem fazendo no Avaí.

Antes da partida começar no Scarpelli neste Domingo, percebi Silas no ouvido de Jef Silva por uns DOIS minutos. Falava e orientava. Pois foi a melhor partida do "Davids da Ressacada" desde que chegou ao Avaí. Tem jogador que precisa de alguém no ouvido o tempo todo....e Silas sabe disso.

Silas implantou no Avaí o método "primeiro vamos acertar ali atrás". Mais uma certeira do treinador. O Avaí já tem nova postura defensiva. Bom posicionamento da defesa e boa proteção a ela.

Silas tirou Bebeto do time. Já defendo isso há algum tempo. Válber à frente com Vandinho - acho que funciona melhor.

O técnico foi correto ao tirar um zagueiro pra colocar outro atacante ainda no primeiro tempo. Foi ousado ao tirar Bruno no início do segundo tempo e colocar Rafael Costa. E depois acertou de novo quando recompôs o meio com Ferdinando ao fazer o primeiro gol.

Nota 10 pra Silas no Clássico. Técnico inteligente, que tem pouca experiência na profissão, que nunca vai ser cheio de invenções, mas que faz o bom e muito bem feito. Faz o certo!

Fazia VINTE anos que o Avaí não vencia o Figueirense no Orlando Scarpelli. Venceu neste Domingo. Silas chegou semana retrasada e já sabe que Figueirense X Avaí é um jogo diferente.

Pensem comigo! Não foi à toa que o Avaí venceu depois de VINTE anos no Scarpelli.

Abraços

domingo, 30 de março de 2008

Irresponsabilidade

Bebeto fez o segundo gol do Avaí e foi tirar uma onda com o torcedor do Figueirense à frente das arquibancadas descobertas.

Gerou uma reação em cadeia. Confusão e correria na arquibancada e torcedor que não tinha nada a ver com a história atingido.

Um amigo, o Marcos, que é torcedor do Figueirense, estava já indo embora e levou um empurrão por trás, caiu na arquibancada e cortou o supercílio. Perceberam? Nada disso teria ocorrido se Bebeto tivesse ido até a torcida do Avaí e não em direção ao torcedor do Figueirense.

Pensem....poderia ter sido uma criança atingida.

É preciso que os atores que fazem o futebol - jogadores, árbitros, treinadores, técnicos, dirigentes, imprensa - entendam a responsabilidade que têm.

Asprilla também. Quando vai pra cima de outro jogador pra dar soco, tapa, ou o que quer que seja, tem que entender que pode estar provocando reações nas arquibancadas.

Precisamos de mais responsabilidade....de todos.

Abraços

Gallo lamentável

O técnico do Figueirense é um bom técnico, assim considero. Ele é bom no que faz.

Mas Alexandre Gallo tem pisado na bola ultimamente. Dentro e fora do campo tem feito besteiras.

Errou na escalação contra o Criciúma e contra o Avaí.

Mas pior do que isso, tem dito muito bobagem nas entrevistas. Percebeu neste Domingo em campo que clássico Figueirense e Avaí não é jogo entre Figueirense e Atlético Tubarão. Nem de perto tem o mesmo valor, mesmo que na tabela signifiquem as DUAS partidas apenas TRÊS pontos no máximo cada uma.

E depois do jogo voltou a falar com desprezo. Na minha opinião desta vez atingiu mais que o significado de uma partida. Falou do nosso estado quando disse que "aqui não dá pra ganhar os DOIS turnos". Gallo, fale com palavras claras, não com meias palavras. O que você quis dizer? Quis dizer que o futebol daqui é tão equilibrado que não dá pra ganhar os DOIS turnos? Claro que não foi esse o sentido.

Alexandre Gallo precisa rever seus posicionamentos. Primeiro de tudo - tem que descer do salto e assumir os próprios erros.

Abraços

O jogo - o clássico

O Avaí foi melhor desde o princípio. Mereceu a vitória.

Silas mudou a cara do time. A defesa tem proteção, com Bruno e Batista muito bem posicionados. O sistema com TRÊS zagueiros funcionou muito bem. Do meio pra frente Marquinhos foi o nome do jogo. Provocou a expulsão de Élton e jogou muita bola. Marquinhos comandou o Avaí para a vitória.

Gallo errou na escalação de Élton, que até pode ser bom jogador e acredito que é, mas que não deveria ter entrado e provou isso. O despreparo dele, o descontrole dele, prejudicou o Figueirense. A expulsão foi merecida. Élton enfiou o braço no rosto de Marquinhos. Mas a responsabilidade é de Alexandre Gallo.

Luiz Orlando de Souza foi correto nas expulsões que efetuou. Errou só no momento de uma das expulsões. O zagueiro Asprilla tinha que ter sido expulso no início do segundo tempo depois de uma entrada em Marquinhos próxima a área. Merecia segundo amarelo e portanto, vermelho. Só foi expulso por ter agredido Bebeto no final do jogo.

Agora a disputa segue. Entre Criciúma e Avaí, mas não desprezem o Figueirense.

Abraços

Pára tudo que hoje tem Clássico!

E é decisão!

O Criciúma venceu, continua firme na liderança. Agora são CINCO pontos de distância do Figueirense e SEIS do Avaí.

Portanto, quem perder hoje tá fora. Se empatar, um abraço....aliás, morrem abraçados.

Por isso e tudo mais o Clássico é com letra maiúscula. É decisão.

Mas pára tudo....pára tudo mesmo!

Porque não adianta. O Clássico é um jogo que faz o torcedor esquecer do campeonato. Muita gente não vai nem querer saber de pontuação....querem saber é de vencer o rival. Querem saber é da gozação de amanhã. Querem saber de manter ou quebrar o tabu.

Hoje é dia de Clássico. É mais um dia especial no futebol da capital, no futebol do estado.

Daqui a pouco tô indo pra lá. Não podia ficar de fora dessa festa do futebol.

Pra vocês um bom jogo....e que seja mesmo uma grande festa do futebol.

Abraços