quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cartilha

Um pouco de humor....

O atleta de futebol a partir de agora vai ter que seguir a seguinte cartilha no momento....no momento do detalhe do futebol....aquele detalhezinho, com o perdão da redundância, do que chamamos de gol.

Após a bola cruzar a linha embaixo da meta, o atleta deve se certificar que realmente o gol foi confirmado pela arbitragem. Se o gol não for confirmado, o atleta não deve fazer a mínima menção, o mínimo gesto, que represente uma comemoração.

Se o gol for confirmado....a cartilha segue.

O atleta, autor do tento(geralmente as cartilhas vêm com estes termos mais técnicos), e somente o autor do tento, tem a permissão de sair correndo com 15 passos, e assim mesmo - em corrida, com mais um perdão pela nova redundância.

Depois desses 15 passos em corrida, poderá o atleta levantar o braço direito. A seguir o braço esquerdo também poderá se erguido ao ar. Tão somente após isso, o atleta terá permissão de flexionar os braços num movimento de vibração. Isso tudo parado depois dos 15 passos iniciais em corrida.

Os clubes vão ter a obrigação de criar um espaço reservado especialmente para a vibração no momento dos gols, como uma espécie de "jaula".

Ali os jogadores, da mesma equipe, a equipe para qual o tento foi consignado, poderão se reunir. Poderá haver abraços e saltos entre os atletas parceiros, não beijos, nunca beijos(Côsa maxxx meiga!).

Tudo isso deve ser feito no máximo em 15 segundos.

Mas e se os 15 passos em corrida não forem suficientes para chegar a "jaula" e para cumprir o tempo estabelecido? Cartão amarelo para o autor do tento - o árbitro poderá interpretar que os outros atletas da mesma equipe poderão ser advertidos com cartão amarelo também - é o chamado lance de interpretação, lance de televisão.

O clube poderá ainda ser punido com suspensão de 10 a 599 jogos de mando de campo.

No caso de não cumprimeto das normas estabelecidas, a torcida também vai estar impedida de se manifestar, sob pena de ficar de UM ano à eternidade fora dos estádios, não só dos estádios dos adversários e sem camisa...opsss....sem camisa da cor do time pelo qual torce. A pena também aplicar-se-á(adoro mesóclise) ao próprio campo.

É vetado - sorrir, mostrar número de camisa, pisar em distintivo alheio, cuspir(falta de modos), engatinhar, dançar o créu(côsa horrorosa), pular corda, chupar chupeta ou o dedo, colocar a mão no ouvido, no nariz(ai que melecão), colocar o dedo em riste em frente à boca pedindo silêncio.....cansei, mas é proibido demonstrar cansaço também.

A cartilha recomenda ainda que os atletas não façam muitos gols....opsss, tentos, no máximo UM por time e por partida. Para não gerar mais confusão e aplicação de penalidades a medida se aplica com esta recomendação, que tem força de obrigação.

Sem mais, por enquanto...já que a cartilha poderá ser atualizada a cada jogo de cada rodada....

Abraços

12 comentários:

Jorge Paulino disse...

Caro Rodrigo Faraco,
Leio seu blog diariamente e o considero um dos melhores jornalistas da nova geração. E ainda bem que esta nova geração está sendo reconhecida e ganhando seu espaço, pois está difícil continuar ouvindo torcedores fanáticos empunhando microfones em emissoras de rádio e tv da nossa cidade (vc sabe especialmente de quem estou falando). Além disso, vejo que jornalistas como vc e o Semensati têm ganhado espaço, merecidamente, por terem respeito com os ouvintes, inteligência e perspicácia nos comentários e, sobretudo, pela imparcialidade.
Muito bem, faltou dizer que sou torcedor do Figueirense e, talvez por esse motivo, tenha tido um outro olhar para a comemoração do Bebeto no último clássico, fato que lhe motivou a escrever esse texto entitulado "Cartilha."
Vivemos num estágio em que a rivalidade entre as torcidas tem tomado proporções inadequadas, a ponto de um idoso ter sua mão decepada e um jovem ser assassinado com uma pedrada. A PM e Federação chegaram a tomar atitudes preventivas como a proibição de torcedores adversários no campo do mandante.
Vc não acha q atitude do Bebeto foi, no mínimo, imprudente?
Pra vc qual a diferença entre comemoração e provocação?
Quando um jogador faz um gol ele deve comemorar ou provocar?
Vc sabe que depois das invasões de 1994 e 2001, os próprios torcedores do Figueira fiscalizam os demais qdo ocorre alguma tentativa de invasão nas comemorações de títulos. Pronunciar a palavra invasão no Scarpelli tem o mesmo efeito que um pastor pronunciar a palavra diabo num culto evangélico.
Digo isto pq eu vi muitos torcedores tentando invadir o campo por causa da provocação. Sou um cidadão de bem, sou professor, tenho minha família e trabalho dignamente. Se em mim e em outros como eu gerou esse sentimento de revolta e ira, fico imaginando esse mesmo sentimento naqueles torcedores, que bem sabemos existem em todas as torcidas, têm a personalidade mais agressiva e voltada para a marginalidade?
Finalizo perguntando novamente:
Qual a diferença entre provocar e comemorar?

Jorge Paulino

Rodrigo Faraco disse...

Meu caro Jorge,

Não entenda esse meu texto como apoio ao ato de Bebeto não.

Fiz críticas veementes aqui e na tv e considero e considerei uma grande irresponsabilidade.

Este é apenas um texto ao qual me dei direito de escrever....um texto, como diz no início, bem humorado...

O sentido de reflexão também vale para que analisemos o momento pelo qual passa este esporte que tanto gostamos.
O futebol era festa, mas deixou de ser festa. Infelizmente.

De maneira nenhuma apoio o ato de Bebeto e a irresponsabilidade de qualquer um.

abraço

Unknown disse...

Rodrigo,
Apoio tudo que disse o Professor Jorge Paulino, esta corretissimo.
Você e alguns bons jornalistas recriminaram tão ação do jogador Bebeto, mas outros....
Lembre bem do que, ao seu lado, disse o torcedor (unico que possui microfone aberto nas mãos) comentárista que afirmou: "Depois de um Gol desses ele pode fazer o que quiser"...
Ai, meu caro Rodrigo, fica difícil. Deus queira que não aconteça uma final (independente de quem ganhe) entre Figueira X Avaí.... Imagina a raiva que alguns estão do ocorrido...
Fora Miguel, ou que se de espaço a um CARICATO igual alvinegro.
Pois aquilo não é comentarista, a RBS desceu ao fundo do poço para competir com Helio Costa entre outras tranqueiras, eita desespero...

Unknown disse...

Parabéns Rodrigo pelas excelentes colocações. Vocês da nova geração realmente estão dando um banho. Com relação a comemoração, concordo com o Prof. Jorge Paulino quando afirma a fase violenta em que vivemos, penso que a jaula em alguns casos deve ser posta do lado de dentro das arquibancadas. A irreverência é sim uma característica, principalmente no Brasil, do bom e belo futebol, o problema são as reações muitas vezes exageradas e equivocadas que as precedem. Devemos evitar a formação de uma "bola-de-neve" de violência. Entretanto, acredito ser ineficaz esta medida de proibir cores e vestimentas. A respeito do "comentarista caricato", falta a RBS contratar um alvi-negro para equilibrar as forças, porque tem horas que ele monopoliza o microfone.
Abraço

Unknown disse...

Eu penso que existem várias formas de comemorar que só trazem problemas e incentivam a violência.
1) Mandar a torcida calar a boca com o tradicional gesto;
2) Fazer gestos para a torcida como se estivesse com um revólver na mão;
3) Fazer todo e qualquer gesto para torcida adversária como forma de provocação
Acho que o problema maior não é comemorar, é aonde comemorar!

andrepf disse...

Mto boa Rodrigo.
ja proibiram torcida organizadas, ja proibiram torcida com camisa do adversario.. agora querem proibir o jogador de comemorar o acontecimento mais importante de uma partida de futebol. o gol! ta ficando mto chato esse negocio.

Luis disse...

eu li o post e achei que tavas de gozacao hehehe

ainda bem que li a tua resposta ao jorge ae!!

acho que comemoracao é livre, mas tem limite, acho que nao pode partir para baixaria (e nem estou falando do creu), e nao deve haver excessos. comemora como quiser dentro de uma coisa que nao tire a graca de se comemorar.

provocacao durante uma comemoracao, eu acho valido sim. mas tem de ter limites tb. voce pode dar uma provocadinha no rival e tal, mas fazer o que o bebeto fez, foi totalmente desnecessario. e a explicacao dele pior ainda!!! era melhor que ficasse calado.

eu acho que a unica regra da cartilha mesmo, deve ser o bom senso. isso aplicado em tudo na vida nunca trara problema, apenas solucoes

Anônimo disse...

Que bobagem Rodrigo. O unico "imbecil" foi o jogador do Beva que foi gozar no alambrado junto a torcida do Figueirense. Tá faltando boa vontade em vcs. O que vcs querem? Que o jogador do Beva faça gol no Scarpelli, vá tirar "sarro" da torcida do Figueirense e a torcida aplauda? Desculpe, mas tá dificil de aturar vocês. Deveriam pegar pesado com um "imbecil" desses que poderia ter provocado uma tragédia. Alias, ele foi covarde. Se fez o que fez, deveria ter ficado em pé e enfrentado o Asprilla. Jogador C O V A R D E

Anônimo disse...

TOTALMENTE SEM NEXO ESSE TEU COMENTÁRIO RODRIGO. O JOGADOR DO TIME DA TAPERA NEM LIGOU PARA A TORCIDINHA DELES. RESOLVEU PROVOCAR O FIGUEIRENSE. ELE DEVE SOFRER DAQUELA DOENÇA QUE ASSOLA A TORCIDA DO AVAI. A FAMOSA "DOR DE COTOVELO".

Anônimo disse...

Rodrigo,
A ironia é aceitável, mas não podes deixar de considerar que por vezes é inoportuna. Com os ânimos acirrados, em campeonato onde até mão teve que ser amputada, um pouquinho de responsabilidade pode ser cobrada dos jogadores. O Bebeto quis ser engraçadinho e poderia ter sido o pivô de um acontecimento lamentável, de proporções imprevisíveis. Penso que se deva ter essa visão, pois não é passando a mão na cabeça de irresponsáveis que se resolverá o problema.
Quanto à parcialidade na CBN, entendo que a solução é simples: fazer como fiz há algum tempo, não mais a ouvindo (rádio vive de audiência); também sugiro que alvinegros deixem de anunciar naquele veículo de comunicação.
Pesando o bolso, volta a razão.
Um abraço.
Jorge alvinegro.

Anônimo disse...

Caros amigos...Concordo com o Sr. Jorge Paulino, o Bebeto não comemorou o gol, e sim, provocou a torcida adversária incitando a confusão no campo e a violência nas arquibancadas. Mas acho também, que o texto do nosso glorioso Rodrigo, o melhor jornalista catarinense da atualidade, foi um texto como ele mesmo disse, bem humorado.
O futebol está perdendo espaço para tribunais, hospitais, prisões, tragédias...ta ficando um saco. Esse Catarinense mesmo ta uma M%¨(*&¨ e nada como um texto bem escrito e bem humorado para começarmos o dia.
É isso aí Faraco, estais "absolutamente" certo. Continue demonstrando sua inteligência, com bom humor e imparcialidade.
Um abraço!

Unknown disse...

Rodrigo,
Depois da absolvição dos Atletas e dos diregentes do Ibirama acredito que não é mais valido falar de punições no TJD ou no Pleno. Por favor, vc, Renato, jornalistas bem intencionados deveriam se calar, indiferença nesse tribunal.
Não puniram ninguem e não vão punir o Figueirense, também seria até injusto, visto a impunidade que se tem. Somente o COMENTARISTA CARICATO vai pedir aos berros essa punição.