sábado, 2 de agosto de 2008

Sábado de emoções.

Um Sábado daqueles, com TRÊS horários e com muito futebol catarinense.

Começa às 16h10minutos, com o "David" Criciúma tentando mostra força diante do "Golias" Corinthians. Time desfalcado e improvisado pra enfrentar a força de um líder "arrasa-quarteirão".

Estou morrendo de pavor da zaga do Criciúma, com Leonardo e Ferreira. Com Basílio no meio e Patrick na direita acho melhor o acerto de time. Mas vejo muitos problemas para o Criciúma que é franco atirador na partida. O que vier de ponto, se vier, é lucro.

Depois às 18h20minutos tem o Figueirense contra o Náutico. O adversário é o melhor possível, no pior momento possível, e pra ser batido. Não é obrigação do Figueirense vencer, mas está na hora depois de QUATRO rodadas em branco.

PC Gusmão tem DOIS desfalques difíceis de recompor. Magal e Marquinho estão fora - é metade do meio-campo, quase como no jogo contra o Fluminense. Bom que tem Cleiton Xavier e tem até mesmo Diogo, que antes era titular pra jogar. Mas acho que entram Leandro Carvalho e Diego.

No horário mais tarde, às 20h30 minutos, vai ser a vez do Avaí. Com ataque recém-formado, com Rafael Costa e Odair, o time de Silas tem pela frente um dos mais fracos times que vi jogar na B. O CRB que vi é muito frágil, tem sérios problemas na defesa e não é por a acaso que está na lanterna.

O Avaí vai vencer! Espero assim! Vai fazer o que tem feito em casa, mesmo com os problemas no ataque. O meio-campo tem tudo pra resolver, com Marquinhos e Válber presentes.

Um super Sábado! Haja fôlego.

Abraços

Compromisso assumido

A diretoria do Avaí fez o que todo torcedor queria - assumiu o compromisso público de que a partir de agora vai manter o grupo de jogadores e o técnico Silas até o final da temporada pra subir pra série A de verdade.

É muito séria a declaração dada em coletiva pelo presidente do clube, João Nilson Zunino, a quem eu admiro bastante por tudo que já fez por esse Avaí e por tudo que tem aguentado de pancada. As palavras de Zunino têm força de um Acordo estabelecido entre as partes. Quais são as partes? Diretoria, jogadores, comissão técnica e, claro, a torcida.

Mais do que a entrevista de Zunino, vale muito a palavra de Marquinhos - "eu não vou sair, fico até o fim do ano pra levar o Avaí pra série A. O Válber não vai sair e o Batista também. Todos vão ficar!".

Importantíssima e de muito caráter a posição de Marquinhos. Quando um líder de grupo se pronuncia com essa força é sinal de boa coisa dentro do mesmo grupo.

Como já disse e comentei antes, a saída de Vandinho desafogou o clube e possibilitou que o Avaí respirasse pra manter com bom fôlego os outros jogadores importantes.

O Acordo está firmado! Que todos cumpram sua a parte. Inclusive a torcida, que tem papel fundamental de ir ao estádio da Ressacada a cada jogo, como uma decisão a cada rodada.

abraços

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Tranquilidade pra seguir

A saída de Vandinho dá ao Avaí uma tranquilidade maior pra sequência dessa campanha forte de série B.

Como assim? A grana do Flamengo chegou ontem, é uma grana pesada de um bom negócio que o Avaí fez. O recado foi dado aos jogadores...que ficaram felizes com a notícia.

Queriam ou não, é isso. O Avaí dá uma respirada financeira. O clube vem fazendo um esforço enorme pra manter as contas, os salários, em dia...e vem mantendo. Por isso falei antes aqui da escolha que o Avaí fez - alguém iria acabar tendo que sair. A escolha foi Vandinho, para que o trabalho siga, para que os outros atletas fiquem e o Avaí esteja forte.

Marquinhos e Válber ficam, pra tranquilidade do técnico Silas e do torcedor. Internamente Marquinhos já deu garantias que fica até o final da temporada e tá com pensamento firme de subir o Avaí.

Sobre o jogo de amanhã? Até que Silas conseguiu ajeitar as coisas. Vai de Rafael Costa e Odair no ataque. Não mexe no meio e coloca mobilidade na frente. Não é uma super dupla, como vai ser Evando e Abuda, mas é uma saída razoável pra uma situação emergencial contra o lanterna CRB.

Abraços

Mais uma vez

Vamos lá, vamos de novo...a arbitragem!

Como se poderia resolver esse problema de sempre do futebol? A cada rodada, um novo velho assunto: o pênalti não marcado, ou marcado – o impedimento que não existiu e seria gol, ou o gol irregular que se originou de uma jogada em que havia impedimento.

Ah, mas esse é árbitro Fifa....ah, mas esse é pernambucano, cearense, paranaense...

Ah, mas é contra o Flamengo, é contra o Corinthians...

Eu chego cada vez mais à conclusão que levamos a serio demais esse negócio. Deveríamos nos convencer de que é assim mesmo. Os erros existem, existiram e vão existir! Avaí é Avaí, não é Corinthians, Figueirense é Figueirense não é São Paulo....

Os árbitros são sujeitos a falhas, erros graves e leves. A regra é cheia de pontos de interpretação e não há padrão para as interpretações.

Mas começo achar que eles adoram errar! Ééééé! Erram e são falados! Senão ninguém daria bola pra eles. Ou alguém vai a estádio de futebol pra ver árbitro jogar? Ou melhor, apitar?

Não há solução! Essa é a verdade! Inventaram que bandeirinha é assistente, mas na verdade não é...é bandeirinha mesmo.E que cuide de marcar bem os impedimentos – já é demais.

Nas séries A e B, Figueirense, Avaí e Criciúma têm sofrido e reclamado – na maioria das vezes com razão...mas também têm reclamado, o Corinthians, o São Paulo, o Palmeiras, o Bahia....a cada jogo a cada rodada.

Que os homens do apito estejam inspirados nesse final de semana...senão na segunda...vai ser tudo de novo...

Ê assuntozinho chato

Abraços

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Evandro Rogério Roman

Errou DUAS vezes e prejudicou o Figueirense.

Pênalti do "goleiro" Aloísio no primeiro tempo de jogo.

Pênalti de "Ricky" Richarlyson no segundo tempo em Edu Sales.

Os DOIS lances passaram...sem marcação!

O lance de Cleiton Xavier invadindo a área no primeiro tempo não foi nada. Encontrão de Cleiton em André Dias - estava mais pra falta do próprio Cleiton.

José Amilton Pontarolo, assistente número DOIS, cometeu um erro de manual. Impedimento não existe em jogador que avança do seu próprio campo. Pois Pontarolo marcou impedimento de Edu Sales num lance em que o atacante do Figueirense saiu do seu campo de defesa.

Arbitragem! Arbitragem! Haja paciência! E Roman é do quadro da Fifa...

abraços

Um pouco da confiança de volta...

Foi o jogo de mais uma reconstrução para o Figueirense.

O time de PC Gusmão foi praticamente o mesmo - tinha somente DUAS mudanças. Bruno Perone jogou porque Asprilla estava suspenso e, por opção do técnico, Jackson foi titular na vaga de Diogo, como volante.

O Figueirense enfrentou um São Paulo, um adversário que estava desfalcado, mas que mesmo assim foi um adversário forte.

E o Figueirense o fez de forma COMPETITIVA. Eu uso muito esta palavra, mas é como se fosse uma escala de qualidade de um time de futebol. O Figueirense de hoje pode ser COMPETITIVO e é isso....não muito mais.

E sendo COMPETITITVO dá pra enfrentar os grandes do futebol nacional e fazer um Campeonato bem regular.

O Figueirense saiu na frente numa jogada de manual do futebol - saída rápida, toques de primeira, virada de jogo, jogada pelo lado e atacante de referência na área. Tudo foi perfeito.

A partir daí, o que se viu foi uma pressão de um time que chega bem, que chega forte, que empurra o adversário, que pressiona, que cria pela direita, pela esquerda, que se mexe muito e que não empatou e virou ainda no primeiro tempo porque o Figueirense foi muito forte e teve muita raça na defesa.

O segundo tempo foi mais interessante. Porque o São Paulo se mandou de vez e cabia ao Figueirense encaixar os contra-ataques. Foi o que aconteceu, mas sem competência dos DOIS lados.

Até que aos 34 minutos num lance primoroso, Hugo fez o que ninguém soube fazer - venceu Wilson e num chute fantástico de fora da área. Um golaço!

Acho que fica para o Figueirense o resgate com a torcida. Certamente o torcedor saiu do Scarpelli mais convencido de que o jogo contra o Grêmio foi um desastre, um desastre que acontece de tempos em tempos. Pode ser realmente!

Mas ao mesmo tempo, o próprio time vai ter que continuar mostrando isso e convencendo o torcedor...rodada após rodada.

Gostei do jogo, que vi do gramado. Estive posicionado atrás do gol que fica à esquerda das sociais do estádio. Foi uma experiência diferente, mas ao mesmo tempo importante. Dá pra ver muita coisa ali de baixo. Detalhes que de cima não se vê.

Abraços

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mudanças em breve!

Na verdade é UMA mudança básica.

O Blog vai mudar de endereço. A culpa é de vocês...hahahahaha

Aguardem!

Eu vou avisar na hora certa.

Abraços

Messi é o cara!

Messi é o cara! Deve anunciar hoje a decisão tomada. Vai peitar o Barcelona e vai jogar as Olimpíadas de Pequim por sua pátria - a Argentina!

Messi joga muita bola e tem a minha admiração e a de muitos no mundo inteiro por isso. Mas agora tem muito mais a minha admiração.

Os fortes mostram que são fortes nas horas mais difíceis da vida...quando têm que tomar decisões fortes.

Eu sabia que mais cedo ou mais tarde Messi iria fazer isso! Já li algumas entrevistas dele. Percebo o quando defender a Argentina representa pra ele - e também por isso o admiro.

Não me fale em Kakás, Robinhos, não me fale, não me fale!

Queria alguém como Messi...não só pelo futebol, comparável ao de Kaká e Robinho...queria um Messi pela atitude, pela honra, pela força, pelo caráter.

Defender o país em Jogos Olímpicos, em Copa do Mundo, não é só colocar a mão no peito e cantar o hino e jogar bola. É muito mais que isso...tem que ter orgulho, tem que viver a paixão pela pátria, tem que ser cidadão de verdade.

Parabéns Messi!

Abraços

O melhor ou o pior?

O Campeonato Brasileiro deste ano está muito equilibrado.

Tirando a parte em que o Flamengo estranhamente abriu uma vantagem de CINCO pontos, o resto foi só equilíbrio. O Grêmio é líder, o Flamengo já foi líder, o Cruzeiro já foi líder e até o Náutico já foi....quem vai ser o próximo?

É a primeira edição de campeonato de pontos corridos em que acontece esse nivelamento.

O que quero detectar ainda é se o nivelamento é por baixo ou por cima quando o assunto é a qualidade do futebol apresentado. Estou desconfiado que é por baixo...

Mas ainda é precoce a avaliação. São 15 rodadas jogadas de um total de 38, então é cedo. Algo pode aparecer ainda. Os números ainda não estão consolidados, os times ainda estão sendo mexidos...tudo ainda vai mudar.

Mas quando vejo uma tabela que tem apenas um pontinho na separação entre quase todas as posições/equipes eu fico pelo menos mais empolgado com a disputa. Porque efetivamente há disputa! Muito ainda pode acontecer, tanto em cima, quanto embaixo, tanto pro título, quanto pro rebaixamento.

Isso gera também uma motivação sempre em alta entre os times da competição.

É o Brasileirão 2008 - uma loucura! Até aqui pelo menos...

Abraços

Não vem ninguém?

Vandinho já foi, tudo bem! Mas e agora? Quem vem?

É preciso recompor o elenco!

Se Paulo Sérgio não vem também, se Lima está difícil...o Avaí vai sofrer por hora. Faltam atacantes.

Por quê? Oras, porque Evando ainda não tem condições físicas e legais e porque Abuda está no Departamento Médico.

Silas vai ter que fazer milagres para compor um ataque pro jogo contra o CRB, por pior que seja o adversário.

Rafael Costa não me convence e não convenceu ainda nem o mais fanático torcedor do Avaí. E só tem ele...efetivamente, é só ele.

Pode entrar com Odair e até mesmo com Juliano, mas só pra esse jogo. Pra sequência da competição precisa de mais DOIS atacantes.

Abraços

Figueirense X São Paulo

Hoje é dia de jogar bola de verdade e enfrentar o grande São Paulo. É o jogo pra vencer a desconfiança do torcedor...atualmente se instalou uma crise de confiança(ou seria de desconfiança?) na relação do time Figueirense com sua torcida.

Pois é ...essa crise pode começar a ser superada hoje...não vai ser vencida por completo...eu disse que pode COMEÇAR a ser superada no jogo de hoje.

Como? Fazendo uma grande partida, uma partida de verdade, contra o atual Bi-campeão brasileiro, o São Paulo.

Vencer o São Paulo, que joga igual ao Grêmio no estilo, mas que tem mais qualidade que o atual líder do Brasileirão, deve ser questão de honra dentro do Figueirense hoje à noite.

Mas não só para a torcida – mas pra que este time, os jogadores saibam realmente quem eles são...se são os que foram campeões estaduais, se são os que levam goleadas históricas ou se são aqueles que fazem partidas brilhantes como contra o Palmeiras, o Santos e o Vasco.

A crise de confiança existe na torcida e no time – e mais, a crise de confiança é do próprio técnico PC Gusmão, que agora já passou a falar em reforços e mexeu no time titular.

Se quiserem começar a superar a desconfiança e instalar de volta a confiança...Hoje é o dia!

Abraços

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Vergonha na C

Vergonha entre Marcílio Dias e Toledo.

O jogador Rafinha, do Toledo, entregou tudo em entrevista pós-jogo.

Houve acerto para o empate em ZERO a ZERO, que classificava as DUAS equipes. Os DOIS times ficaram tocando bola vergonhosamente esperando o tempo passar.

Em Santa Maria, o pessoal do Inter está dando pulos e pede providências ao STJD.

Vamos ver no que vai dar, mas que era previsível, era!

Ontem, quando vi o resultado do jogo desconfiei. Desconfiança que foi comprovada na ingênua entrevista que deu o atleta do Toledo.

Bom, não é novidade esse tipo de coisa no futebol...até em Copa do Mundo já aconteceu. Em 82, entre Alemanha e Áustria...pra desclassificar a Argélia.

É esperar pra ver o circo pegar fogo agora.

abraços

Avaí, Evando, Vandinho...e por aí vai

Conversei com Evando fora do ar e, como sempre, ele foi um cara super atento e esclarecido em relação às questões envolvendo o Avaí.

Lembramos dos tempos de 2004, quando fiz algumas entrevistas com ele na campanha que quase levou o Avaí à Série A.

Concordamos os DOIS que as coisas não acontecem por acaso. Evando disse "não era mesmo pra subir. Talvez subisse pra depois descer rápido demais". O atacante justificou comparando a estrutura de antes com a de hoje no clube. Disse que hoje o Avaí construiu a estrutura necessária pra subir e se manter numa Série A de Campeonato Brasileiro. E olha que isso vem de um atleta que já jogou em alguns centros onde a grana circula mais facilmente, como a Europa e o mundo árabe.

É verdade mesmo! Talvez o Avaí tivesse mesmo problemas pra se manter na primeira divisão se tivesse subido em 2004. É sempre bom lembrar que hoje o clube dispõe de campos de treinamento próprios, no CFA, e tem também novas instalações para os atletas, com equipamentos de musculação, Departamento Médico mais bem estruturado, sem falar nas dependências da própria Ressacada.

Além disso, o próprio Departamento de Futebol mostra uma organização maior. Hoje o Avaí tem pessoas estratégicas em funções estratégicas. Antes era tudo nas costas da presidência. Hoje o Avaí mantém os salários em dia, com muita dificuldade, mas mantém.

Não é por acaso que nesta temporada faz campanha sólida, tem bons jogadores e um dos melhores técnicos entre os emergentes do futebol brasileiro.

O momento da temporada é de uma mexida que seria natural. Se o Flamengo teve que negociar jogadores importantes, por que o Avaí passaria ileso? A pressão era grande e a diretoria teve que escolher entre Marquinhos, Válber e Vandinho para decidir qual iria liberar para negócio. Na minha opinião escolheu certo. Vandinho vai, mas ficam os fundamentais Válber e Marquinhos. E que fiquem mesmo, pois são a base desse time, que com eles pode fazer história.

Agora é esperar pra ver quem realmente vem nessa recomposição do ataque.

Bom, já me alonguei nessa reflexão...começei com o Evando e acabei com o Vandinho...ao contrário do Avaí!

abraços

domingo, 27 de julho de 2008

Ufa, empatou!

Depois do Massacre com M maiúsculo da última quinta-feira no Orlando Scarpelli, tenho certeza que o sentimento do torcedor do Figueirense é parecido com esse após o jogo de hoje na Arena, em Curitiba.

O Figueirense fez jogo normal contra o Atlético Paranaense. Teve suas chances, passou seus sustos.

O erro de passe continua sendo um grande problema para a equipe comandada por PC Gusmão. Foi assim durante todo o jogo. Muita luta, muitos erros e pouca eficiência da equipe.

Rafael Coelho foi um dos destaques e até lamentei que tivesse sido substituído no segundo tempo, apesar de ter perdido algumas chances.

Quem está pronto pra ir pro banco de vez é o volante Diogo. Falei isso no Debate de Domingo hoje na CBN Diário e a mudança se materializou na partida depois que o jogador irritou PC ao quase entregar o gol pro Atlético Paranaense. Na verdade ele entregou...o jogador do Atlético que não soube fazer. Jackson vai ser titular.

Bom, sem muitas análises detalhadas, esse foi o jogo pra renascer. O empate foi alívio pra quem tomou o baile, o Massacre, que tomou na última quinta.

Abraços

Quase, Dona Junê!

O Criciúma bateu na trave e depois de estar vencendo por DOIS a ZERO deixou escapar o NONO e também o DÉCIMO da contagem de DEZ pontos em QUATRO jogos feita por Édson Gaúcho quando chegou ao clube.

O empate em casa contra o Barueri até que foi razoável, para um time que estava muito desfalcado - Wescley, Zé Carlos, Luís Mário, Claudião, Basílio - e que há QUATRO rodadas estava um desastre. O Criciúma efetivamente hoje pode dizer que se reergueu na B.

O time está invicto há QUATRO rodadas, com DUAS vitórias e DOIS empates.

Mas o pecado do jogo de ontem foi tomar o gol logo depois de fazer o segundo na partida. Se o Criciúma segura um pouco mais o DOIS a ZERO, talvez hoje se estivesse falando em uma vitória e não em um empate.

Quem me mandava mensagens a todo momento lá do Heriberto Hulse era a querida e fanática Dona Junê, que chegou a ficar muito empolgada com o seu "Tigre", mas no final teve que se conformar. "O time do Barueri é muito bom", me disse ela depois do jogo ao telefone. Eu liguei pra ela pra conversar sobre a partida.

Fica pra próxima! Aliás, uma pedreira, mas do tamanho de quem está na série B. Contra o Corinthians, fora de casa, é jogão pra não desgrudar da telinha.

Abraços

Vitória na derrota

O conceito é esse mesmo - o Avaí desta vez perdeu, mas venceu! Por mais que seja uma enorme contradição, mas é isso mesmo...

O Avaí fez mais uma grande partida na série B. Como essa, vi a partida contra o Juventude na Ressacada. O time, que é muito bem treinado pelo técnico Silas, não fez um excelente primeiro tempo, que também não foi um péssimo primeiro tempo - foi um primeiro témpo médio, com erros que foram fatais.

Mas o segundo tempo era pra ter sido o símbolo de uma bela vitória. Não foi porque o goleiro Aranha estava em muito boa tarde e por alguma falta de capricho e até mesmo sorte(detesto falar em sorte no futebol, mas bola que bate na trave e volta no pé direito de um canhoto às vezes é mesmo falta de sorte).

O Avaí não perdeu para a Ponte Preta no pênalti dos 48 do segundo tempo. O Avaí perdeu pra Ponte no primeiro tempo. Porque entrou em campo desligado e porque Zé Rodolpho foi "tanso" no lance com Leandrinho e fez pênlati por ter errado o tempo de bola e por pura grosseria.

Pontualmente, Jandson também foi "tanso", como Zé Rodolpho. Acho que tá provado o que eu já havia afirmado quando da volta do atleta para o Avaí. Hoje Jandson não tem lugar no time.

Mas o Avaí, mesmo com essas falhas pontuais, mostrou mais uma vez que é muito candidato à Série A.

O técnico Silas é peça chave e fundamental, como mostrou mais uma vez. Silas corrigiu o posicionamento do time no intervalo de partida e o Avaí voltou melhor, mais agressivo.

Foi uma pena a derrota, que foi normal, mas foi injusta, muito injusta.

Em tempo: os pênaltis foram marcados de forma correta.

Abraços