segunda-feira, 28 de julho de 2008

Avaí, Evando, Vandinho...e por aí vai

Conversei com Evando fora do ar e, como sempre, ele foi um cara super atento e esclarecido em relação às questões envolvendo o Avaí.

Lembramos dos tempos de 2004, quando fiz algumas entrevistas com ele na campanha que quase levou o Avaí à Série A.

Concordamos os DOIS que as coisas não acontecem por acaso. Evando disse "não era mesmo pra subir. Talvez subisse pra depois descer rápido demais". O atacante justificou comparando a estrutura de antes com a de hoje no clube. Disse que hoje o Avaí construiu a estrutura necessária pra subir e se manter numa Série A de Campeonato Brasileiro. E olha que isso vem de um atleta que já jogou em alguns centros onde a grana circula mais facilmente, como a Europa e o mundo árabe.

É verdade mesmo! Talvez o Avaí tivesse mesmo problemas pra se manter na primeira divisão se tivesse subido em 2004. É sempre bom lembrar que hoje o clube dispõe de campos de treinamento próprios, no CFA, e tem também novas instalações para os atletas, com equipamentos de musculação, Departamento Médico mais bem estruturado, sem falar nas dependências da própria Ressacada.

Além disso, o próprio Departamento de Futebol mostra uma organização maior. Hoje o Avaí tem pessoas estratégicas em funções estratégicas. Antes era tudo nas costas da presidência. Hoje o Avaí mantém os salários em dia, com muita dificuldade, mas mantém.

Não é por acaso que nesta temporada faz campanha sólida, tem bons jogadores e um dos melhores técnicos entre os emergentes do futebol brasileiro.

O momento da temporada é de uma mexida que seria natural. Se o Flamengo teve que negociar jogadores importantes, por que o Avaí passaria ileso? A pressão era grande e a diretoria teve que escolher entre Marquinhos, Válber e Vandinho para decidir qual iria liberar para negócio. Na minha opinião escolheu certo. Vandinho vai, mas ficam os fundamentais Válber e Marquinhos. E que fiquem mesmo, pois são a base desse time, que com eles pode fazer história.

Agora é esperar pra ver quem realmente vem nessa recomposição do ataque.

Bom, já me alonguei nessa reflexão...começei com o Evando e acabei com o Vandinho...ao contrário do Avaí!

abraços

5 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, vi o programa Show de Bola ontem, como faço todos os domingos e durante a semana vejo o TVCOM Esportes, achei esse seu comentário da conversa com o Evando muito bom.

Um Abraço !

Maurício Machado ( Bairro Sambaqui )

Anônimo disse...

excelente texto, a frase no final ficou ótima!

boa sorte para o vandinho..

um abraco,

Bruno Koerich

Unknown disse...

Correta sua avaliação a respeito do Vandinho. Até que o AVAÍ conseguiu mante-lo por um bom tempo no brasileiro, agora se ele estava marcando gols é porque o avaí tem um exelente meio campo e se conseguir mante-los, a série A é logo ali, caso contrário será muito dificíl. Valeu Vandinho!!!! E Boa sorte!!!!

Bruno César disse...

Faraco,

O Centro de Treinamentos do Avaí chama-se Centro de Formação de Atletas, o CFA.

CFT é o nome do Centro de Formação e Treinamento do Figueirense, certo?

Quanto ao restante, concordo em gênero, número e grau com você.

Muitas pessoas não sabem mas este seu colega aqui foi repórter setorista do Avaí em 2004, na extinta rádio Santa Catarina.

Iniciei o ano no Figueirense e depois fui para o Avaí. Percebi, na época, uma diferença enorme entre os clubes no quesito organizacional.

Hoje esta diferença caiu imensamente. Os clubes ainda estão em patamares diferentes, tanto que isso se comprova pelas séries que disputam no campeonato brasileiro e até mesmo nos títulos que o Figueirense vem conquistando. No entanto, penso que o Avaí está caminhando no sentido correto da coisa. As ações promovidas fora de campo logo darão o resultado tão esperado dentro das quatro linhas.

Valeu.

Grande abraço.

Bruno César

Rodrigo Faraco disse...

tah certo bruno....erro mortal, vou corrigir

mas é muita sigla né?

valeu o comentário

abraço