sexta-feira, 18 de julho de 2008

Vitória necessária

O Criciúma fez um jogo de luta em Bragança Paulista.

Um time que ainda não está acertado, e o Criciúma atualmente se enquadra nesse perfil, tem que ter ao menos luta. Foi o que Édson Gaúcho conseguiu fazer entrar em campo contra o Bragantino.

Fora isso, a entrada de Adriano no meio foi o destaque, foi providencial. O jogador parece estar recuperando o bom futebol e organiza mais o meio do time. Registrei isso após o jogo contra o Avaí.

O Criciúma foi melhor, acertou mais passes, parou de jogar bola na área toda hora e ...venceu! Ufa! Venceu fora de casa!

Agora sim, com a sequência que tem de DOIS jogos no Heriberto Hulse, pode recuperar um pouco do tempo e do espaço perdidos na série B.

Mas continuo apelando à diretoria: chega de vai e vem no grupo de jogadores. Deixem Édson Gaúcho trabalhar com definição de elenco.

"Bora Tigre"!!!

Abraços

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Balcão de negócios

O Criciúma definitivamente perdeu o respeito com o torcedor.

Toda hora chega alguém...toda hora alguém deixa o clube.

São contratações, negociações, dispensas...e onde está o time?

Reginaldo Araújo e Émerson Ávila foram mandados embora. Jael deve seguir o mesmo caminho de Beto e Jean Coral. Outros podem ser dispensados e negociados, como os zagueiros Cláudio Luiz e Hélton.

Enquanto isso o "Tigre" negocia pra trazer outros reforços.

Confesso que não consigo acompanhar o ritmo dessa diretoria.

Quantos times os Criciúma vai ter até o final do ano?

Haja paciência, hein!

E ainda querem que o técnico Édson Gaúcho coloque o time entre os melhores? E ainda querem que o torcedor seja parceiro?

Mais respeito! Mais respeito! Só isso...seria importante. Mais respeito com o clube, com a camisa do Criciúma e com o torcedor!

Abraços

Números

Hora de analisarmos alguns números!

73 % é o aproveitamento do técnico PC Gusmão a frente do Figueirense em CINCO jogos, em CINCO rodadas.

São QUINZE pontos disputados, ONZE pontos somados. Pra que o torcedor tem uma idéia do excelente aproveitamento do Figueirense de PC, o Flamengo é líder do Brasileirão com 78 % de aproveitamento.

Outro número importante. Em SETE rodadas com Gallo e Macuglia, a defesa tomou 19 gols – média de 2,71 gols tomados por jogo.

Com PC, parece milagre - foram somente TRÊS gols tomados em CINCO jogos. A média é de 0,6.

O Figueirense hoje é o SÉTIMO – está a apenas DOIS pontos do 4º colocado, que se classifica pra Libertadores da América.

Opaaa, eu disse Libertadores da América? Será que o sonho de início de competição pode virar verdade? Brigar de verdade por uma vaga na Libertadores? Só porque mudou de técnico?

Bom gente, essa resposta sobre Libertadores fica pra depois, mas uma coisa está clara. Não foi só a chegada de PC que fez o Figueirense mudar. O técnico tem todos os méritos e mais um pouco, mas a atitude dos jogadores com PC é outra.

Com CINCO jogos já dá pra dizer: o Figueirense agora está bem encaminhado, muito bem!

Abraços

quarta-feira, 16 de julho de 2008

De passagem...

Foi um atropelamento do Figueirense no Santos, esta noite no Orlando Scarpelli.

Tirando um começo de jogo inseguro e com DOIS sustos(mais uma bela defesa de Wilson), o Figueirense foi muito superior ao desarrumado time do técnico Cuca.

O Santos foi uma correria desorganizada, desentrosada e por isso foi um time bagunçado. Individualmente gostei do garoto Maikon Leite - muito habilidoso e rápido.

O Figueirense manteve o mesmo time e o padrão dos últimos jogos em casa. Tirando os desfalques de Bruno Aguiar e Leandro Soares, que nem foram percebidos, o time foi exatamente o mesmo. Por que os desfalques não foram percebidos? Porque o time já tem um padrão. Excelente trabalho do técnico PC Gusmão em apenas CINCO rodadas - tem que ser muito elogiado!

O time chega a 73 % de aproveitamento nas últimas CINCO rodadas. Um percentual expressivo.

Voltando ao jogo, Edu Salles também merece destaque, porque finalmente jogou bola. Como estava antes, era candidato a sair do time. Na partida contra o Santos, fez DOIS gols, ocupou o espaço que havia nas costas do lateral Kléber, e agora volta a se garantir para a sequência de jogos.

Nota final: infantil foi Magal, que fez mais uma boa partida, mas chutou DUAS vezes o adversário no final da partida e levou justamente o Cartão Vermelho direto.

Depois escrevo sobre os desfaques para a partida de Sábado contra o Fluminense! Problemão para PC Gusmão - sem Diogo, Magal e, principalmente, sem Cleiton Xavier.

Figueirense bem! Muito bem!

Daqui a pouco todos os detalhes do jogo no Torcida TVCom, às 23h30min, na TVCom.

Abraços

Será que vai sobrar alguém?

Cícero e Gabriel, no Fluminense. Renato Augusto e Marcinho, no Flamengo. Danilinho, no Atlético Mineiro. Roger, no Grêmio. Antes, Abelão e Fernandão, no Internacional.

Foram as negociações mais "quentes" neste meio de temporada do Campeonato Brasileiro. E Agosto nem chegou ainda para a abertura da chamada "janela internacional".

Assim não dá! O Campeonato Brasileiro começa de um jeito e termina de outro jeito. Os times são completamente desmontados durante a temporada. Quem se destaca vai embora! Lamentável!

Alguma coisa tem que ser feita. Mas eu, sinceramente, não sei o que pode ser feito. Sou contra igualar o calendário ao europeu. Gosto do nosso ano do futebol começando em Janeiro e terminando em Novembro. Com a palavra os dirigentes dos clubes, a CBF e os próprios atletas...

É bom lembrar que os clubes daqui não estão imunes ao interesse europeu e árabe. No Figueirense, Wilson e Cleiton Xavier podem ser alvos, porque são os destaques do time. No Avaí, Válber e Marquinhos também podem ter o interesse externo.

Enquanto nada é feito, as negociações seguem e o Campeonato Brasileiro fica mais fraco a cada rodada. Os torcedores? Ah, os torcedores...são sempre um detalhe. Quem leva os torcedores em consideração?

Abraços

Pra tomar cuidado, mas vencer

Hoje tem o Figueirense de PC Gusmão contra o Santos de Cuca no Orlando Scarpelli.

A hora é de lembrar do padrão estabelecido pela equipe e pelo novo treinador nos jogos dentro de casa – contra o Atlético Mineiro e contra o Vasco da Gama.

Se o Figueirense conseguir se impor com a força, o conjunto e a qualidade que teve, principalmente contra o Vasco, consegue outra Vitória.

Mas o jogo esconde alguns perigo. O Santos é um daqueles gigantes que estão dormindo no Campeonato. O time de Cuca tem qualidade individual, com Kléber e Kléber Pereira por exemplo, mas está sem conjunto...não se acertou ainda na temporada – cabe ao Figueirense aproveitar, portanto.

Gostaria de ver Ricardinho e Rodrigo Fabri em campo, como titulares, mas acho que o técnico PC Gusmão está certo em manter quem vem jogando. Cada mudança com o tempo ideal. Com um jogo atrás do outro o que vale mesmo é o conjunto.

Outro detalhe: a noite é pra matar saudades da qualidade de Rodrigo Souto. Ver de perto esse atleta atuar é uma atrativo a mais para o torcedor do Figueirense.

Abraços

Firme no G4

Mais uma pra tabela. Sabe aquele vitória do protocolo?

Pois foi assim!

O Avaí cumpriu o protocolo contra o Gama e somou mais TRÊS pontos na competição. E é assim mesmo que tem que ser.

Contra os adversários normais da série B e dentro de casa, as vitórias são necessárias...até mais do que necessárias são uma obrigação pra quem quer subir pra série A.

O que são adversários normais? Gama, CRB, América...times que não lutam e não vao lutar pela classificação. Diferente de um Barueri, um Corinthians, um Juventude...esses brigam e estão ali no G4, junto com o Avaí.

Mais uma vez o maestro da vitória avaiana foi o meia Marquinhos, que é o maior organizador deste time. Como joga bola esse Marquinhos. Prende, segura, acelera, protege, arma, define e até defende.

Mas o nome da noite foi Abuda, com DOIS gols. Esse tem que ser titular...sempre!

A vitória deixa outra lição – que o Avaí tem grupo, tem qualidade de elenco. SEIS mudanças foram feitas e o time manteve o padrão.

O Avaí é melhor, foi melhor e venceu ao natural e venceria naturalmente se houvesse novo jogo amanhã contra o Gama.

Tenho que registrar: o árbitro errou DUAS vezes em favor do Avaí. Numa cobrança de falta no primeiro tempo, infantilmente e malandramente Odair levantou os DOIS braços e defendeu a bola na barreira, dentro da área. O árbitro Devarly Lira do Rosário, do Espírito Santo, não marcou o que seria pênalti contra o Avaí. O outro lance foi o da expulsão do goleiro Cristiano, do Gama. Abuda estava em posição irregular no lançamento de Marquinhos.

Abraços

terça-feira, 15 de julho de 2008

Gente, o que é isso?


Vejo essa foto, que copiei do site globo.com, e não me conformo.

Esse cara aí é o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols marcados.

Esse cara aí tem 31 anos somente.

Esse cara aí foi denominado "fenômeno" pelos italianos, quando esteve lá, jogando pela Inter de Milão.

Esse cara aí foi comparado a Pelé algumas vezes.

Esse cara aí tinha uma arrancada e força física que jamais vi igual no futebol mundial.

É lamentável! Eu às vezes não acredito em nada disso. Ou será que não deveria acreditar neste presente decadente?

Eu até poderia aceitar se tratando de um jogador de futebol definitivamente aposentado, com carreira encerrada. Ronaldo tem ainda o interesse do Milan, tem o interesse do Flamengo, tem a torcida de milhões que são seus fãs e que querem vê-lo voltar a jogar.

Gente, vamos ser racionais...não vai voltar! Não volta mais. É ex-atleta. Se voltar, vai ser só pra enganar...não vai mais chegar nem perto do que foi antes!
(**Atualização**)Esqueci de fazer a pergunta básica: você gostaria se o teu time contrasse Ronaldo?
Abraços

Seguro sempre!

Será que o técnico "super-seguro", Silas, vai ser menos seguro hoje à noite contra o Gama?

Jogo em casa, contra o Gama, que está na zona de rebaixamento da série B – então vem aquela velha expressão – obrigação de vitória!

Mas o "super–seguro" Silas não vai ser menos seguro hoje à noite – vai ser conservador e seguro como sempre.

Por que chamo de "super seguro"? Já expliquei aqui no Blog. Porque Silas é assim...aposta na segurança de uma defesa sólida – e a defesa do Avaí é sólida, com TRÊS ou com DOIS zagueiros – pra depois definir o jogo lá na frente, com a confiança que tem nos meias ofensivos e nos atacantes da equipe.

Se vai de Michel e Jeff – vai com TRÊS zagueiros! Se vai de Ferdinando e Zé Rodolpho – o time tem apenas DOIS zagueiros, como vai jogar hoje.

E assim o Avaí segue..."super-seguro" como o técnico Silas...conseguindo boas vitórias em casa e arrancando bons empates fora de casa.

E sabe do que mais? Silas está certo! Está certo sim o "super-seguro"! Com essa segurança o Avaí não faz loucuras e permanece entre os 4 melhores...como a torcida sempre sonhou.

Abraços

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Enquete de novo

Hora de movimentar esse Blog com mais uma enquete.

Dessa vez a mesma enquete.

Eu avisei pra vocês que iria voltar a tocar no assunto, o mesmo assunto...só que é, no caso, a mesma enquete.

O Figueirense no Brasileirão luta...

1- pelo título
2- pela Libertadores da América
3- pela Sul-americana
4- não luta por nada
5- luta contra o rebaixamento

E agora meus caros torcedores? Na administração PC Gusmão? Com as melhoras do time? O que vocês acham? Votem! Votem!

Revertam o resultado pessimista da mesma enquete feita no mês passado....é com vocês agora!

abraços

Caminhos diferentes

ONZE rodadas na B, ONZE rodadas na A. Isso representa quase 30 por cento do Campeonato jogado para Avaí, Criciúma e Figueirense.

Em campeonato de pontos corridos, campeonato de regularidade portanto, precisa-se de DEZ rodadas para que o time ache o seu caminho, ache o que ele vai fazer até o final do campeonato.

Pois vamos lá então...

Será que está claro o caminho para Criciúma, Avaí e Figueirense?

Acredito que sim! Os caminhos estão traçados a partir de agora...

Na série B, o Avaí claramente vai lutar por uma das QUATRO vagas para a primeira divisão. Veja bem, disse que vai lutar por uma das vagas, não disse que vai conseguir. O caminho ainda é longo e as armadilhas estão aí...o tempo inteiro.

O Criciúma vai ficar brigando numa zona intermediária e vai ter que se reequilibrar de verdade pra não cair no grupo perigoso dos que caem pra terceira divisão. Dificilmente o Criciúma volta a ter alguma chance entre os QUATRO primeiros.

O Figueirense na série A subiu nas aspirações....agora não luta mais na parte de baixo da tabela...a luta está um pouco mais acima. Lá pela DÉCIMA colocação, pra ficar entre os que se classificam pra sul-americana.

Mas restam 27 rodadas...é um longo caminho. A análise foi feita com o que se tem de realidade no momento. E sinceramente...acho que está bem assim!

Abraços

domingo, 13 de julho de 2008

Família avaiana mais triste

Tullo Cavallazzi se foi.

A morte ocorreu justamente no momento em que seu Avaí se preparava pra mais uma batalha pela série B.

Convivi muito pouco com Tullo "pai". Em alguns raros momentos de entrevistas e coberturas de carnaval pela CBN Diário e por DUAS vezes por tê-lo levado no "Bate-bola", meu antigo programa de Domingo, na TVCom.

Lia e acompanhava o Blog dele, que sempre trazia boas e ruins sobre seu time do coração, o Avaí.

Feroz crítico da imprensa da capital, fez também suas observações em muitos momentos sobre meu trabalho na CBN Diário e na TVCom. Confesso que em muitos momentos me incomodei, mas depois entendi o que era a mentalidade de Tullo Cavallazzi. Sempre respeitei. Lia e se achasse que estava correto, levava em consideração, se achasse que estava errado, desconsiderava sem problemas.

O certo é que a cidade perde um manézinho original, daqueles dos mais apaixonados por Florianópolis. O Carnaval perde um ilustre e engraçado folião e o Avaí perde um grande torcedor e colaborador.

Meus respeitos e meu conforto à família Cavallazzi e à família avaiana.

Abraços

A estréia de Gaúcho

Edson Gaúcho começou bem a nova caminhada no Criciúma.

Mesmo com um time limitado ainda e desorganizado pelas remontagens, o Criciúma voltou a ser forte neste sábado. Não teve a passividade dos últimos jogos.

O técnico chegou e balançou o grupo, o que sabe realmente fazer.

O time esteve mais disposto, afim de jogo contra o Avaí.

Ainda é um time desentrosado e desarrumado. O meio ainda não existe. Peter e Valdeir não podem jogar juntos por ali. Não marcam, não se encontram em campo, não criam, não chutam...Valdeir porque acha que é craque - erra demais tentando inventar. Peter porque ainda não está na condição física ideal. Um dos DOIS vai ter que ser atacante, ou um dos DOIS vai ter que sair do time. Eu tiraria Valdeir.

A defesa ganha com Wescley, mas Cláudio Luiz está numa fase horrorosa.

Bom, de certa forma, Édson Gaúcho melhorou a equipe. Vamos ver se isso se transforma em vitórias nas próximas rodadas.

Abraços

Silas, o super seguro

O técnico do Avaí acaba de ganhar um novo rótulo. Silas, o super seguro.

Por quê? Porque o técnico do Avaí sempre aposta na segurança da equipe. Poucas vezes deixa o time exposto e parte pra cima com tudo. Fez isso uma vez só na série B, contra o Santo André em casa, depois de estar perdendo.

Pragmático, se vai de alas, Silas coloca TRÊS zagueiros e um volantão. Se vai de DOIS zagueiros muda os laterais para marcadores, jogadores mais pegadores ali pra compor a defesa.

Primeiro o time dirigido por ele, o Avaí, tem a missão de não levar gols, pra depois tentar marcar. É assim a filosofia de Silas e vai ser assim sempre e é bom os torcedores se acostumarem e entenderem.

Por isso jogou em Criciúma com TRÊS zagueiros. Não tinha Ferdinando e teria que colocar Michel, um ala, jogador ofensivo. Então foi de alas mesmo, com Jef do lado esquerdo, e TRÊS zagueiros.

Silas só vai ousar quando o jogo for em casa e em situações extremas. Podem ter certeza.

Acho correto até certo ponto, mas às vezes, como em Criciúma, gostaria de ver ousar um pouco mais.

Abraços

O Clássico catarinense na B

Saí de casa às 8h00min da manhã deste sábado e cheguei de volta a 1h00min da madrugada de Domingo. Fui a Criciúma ver e trabalhar no jogo entre os DOIS catarinenses da série B.

Foi um bom jogo, não foi ruim, nem ótimo, foi um bom jogo.

Um jogo morno e muito estudado no primeiro tempo, com um Avaí tímido e um Criciúma desorganizado e sem inspiração. O Avaí mesmo organizado, não tinha o capricho necessário e a ousadia que deveria ter pra tentar empurrar o Criciúma pra defesa.

Maquinhos jogou solto no meio, livrinho, livrinho...mas mesmo assim o Avaí não soube aproveitar, por erros de passes e por desatenção.

O meio-campo do Criciúma não existia. Era Basílio perdido, sem saber se marcava Marquinhos ou Válber...era Marcelo Rosa, com boa saída de bola, mas era só isso. Valdeir é um presepeiro e Peter está mal posicionado ainda e não tem condição física satisfatória. Por isso sobrava espaço no meio pro Avaí.

No segundo tempo o jogo melhorou. O Criciúma veio pra cima, mas o Avaí continuou mais organizado. Estava prestes a fazer um gol no contra-ataque, mas errava passes demais. Acabou fazendo de bola parada aos 25 com Vandinho, artilheiro do Brasil com 26 na temporada.

Mas as mexidas no Criciúma mudaram o jogo. Édson Gaúcho finalmente organizou o meio-campo. Colocou Adriano e Luciano Bebê e tirou Peter e Valdeir. O meio do Criciúma passou a jogar e o Avaí foi encurralado. Mesmo com a entrada de Cocito pra marcar Adriano, o Avaí não conseguia sair de trás.

Mas o gol só sairia como saiu - de bola parada. Bobeira da zaga do Avaí e o Criciúma marcou como sempre marca, com Wescley na bola levantada na área.

Foi um bom jogo, repito. Para o Avaí, a satisfação de ficar, permanecer na verdade, no chamado G4. Mas ficou um gostinho de "poderia ter sido melhor". Para o Criciúma a volta da força no Heriberto Hulse, pelo menos em parte. Os torcedores estavam presentes e o time correu muito em campo, mesmo ainda desorganizado.

Pra mim uma satisfação voltar a Criciúma, onde sou sempre bem recebido e bem tratado pelos torcedores. A Dona Junê continua sendo uma super simpática!!!

Abraços