sábado, 29 de março de 2008

É uma bagunça mesmo!

O nosso campeonato, do nosso futebol catarinense, desse ano, é uma bagunça.

Fora de campo é um desastre com resoluções e TJD. Dentro de campo com arbitragens horrorosas.

É time que joga no campo do vizinho. É estádio interditado no meio do campeonato - estádio que nem deveria ter recebido jogos anteriormente. É bomba, é briga...é copo, e cai-cai....é campo lama...ufaaa!!!

O que mais? Ah, sei lá. O que eu sei é que não aguento mais falar de tanta coisa que não o futebol.

Gostaria de falar muito de futebol. De belas jogadas, de jogadores, de talentos, de gols marcantes, de festas nas arquibancadas, de revelações, de dribles, de táticas, de times, de goleiros e defesas e frangos.

Só que isso tudo fica em segundo pleno...ou melhor, plano.

Por que não podemos ter um campeonato organizado, com segurança, com bons estádios? Por quê? O que falta? Dinheiro? Não acredito. Falta vontade e trabalho.

Os grandes deveriam usar a grandeza que têm pra não permitir muitas coisas.

A Federação? É um exemlo....um exemplo a não ser seguido.

Agora mesmo está completamente sem moral. Por quê? Porque acaba de rasgar a resolução que ela mesmo publicou no início do returno. Delfim disse "vai ser cumprida até o final". Não me faça rir. Aliás, não tem graça mesmo.

Abraços

Clássico é diferente. Sempre!

Flamengo X Vasco, Corinthians X Palmeiras, Grêmio X Internacional, Brasil X Argentina...são jogos normais? Responda pra mim.

Não são. Definitivamente, não são. Existe toda uma história que envolve todas essas partidas. A história faz com que sejam jogos que valem mais do que TRÊS pontos. Não na tabela. Na tabela valem exatamente TRÊS pontos, como qualquer outro jogo.

Mas esses jogos são clássicos e clássicos extrapolam os TRÊS pontos da tabela. Clássicos derrubam e fazem renascer equipes. Clássicos movimentam uma cidade, um estado, um país. Clássicos são sempre cheios de tensão. Nos clássicos a imprensa está toda presente com todo o aparato tecnológico para cobertura. Do clássico se fala uma semana antes e uma semana depois. Nos clássicos as arquibancadas geralmente ficam lotadas.

Enfim, poderia enumerar outros tantos argumentos...só pra defender que clássicos são jogos especiais e devem ser tratados como jogos especiais.

Por que estou falando isso tudo? Por causa dos posicionamentos diferenciados dos técnicos de Avaí e Figueirense.

"É um campeonato dentro do campeonato" - Silas.

"É um jogo que vale TRÊS pontos como outro qualquer" - Gallo.

Entenderam a diferença? Faltou um pouco de respeito a Alexandre Gallo. Porque Figueirense e Avaí é completamente diferente de Figueirense e Atlético Tubarão. Gallo quis mostrar a mesma praticidade de sempre, mas escorregou feio e de certa forma desprezou a importância do jogo de futebol mais expressivo do estado.

Abraços

sexta-feira, 28 de março de 2008

O que houve Gallo?

Mas como jogou mal o Figueirense, hein?

Venceu, mas deixou uma péssima impressão pré-clássico contra o Atlético Tubarão.

A vitória magra de UM a ZERO valeu somente em um aspecto - os TRÊS pontos.

Seria ainda reflexo da pancada de Criciúma? Não sei. O que sei é que esteve longe de ser o time que tava jogando tão bem até o último final de semana.

Abre o olho Figueirense, pois é reta final de campeonato. Ou vai querer ficar pior na fase mais importante?

Enquanto isso a realidade, resultados e atuações, mostra que Avaí e Criciúma crescem.

Pra Domingo? Repito frase nada criativa - "Clássico é clássico".

Mas falando sério, avalio que Avaí e Figueirense chegam equilibrados em forças para este jogo.

Abraços

quinta-feira, 27 de março de 2008

Opinião lances Jec X Avaí

Vi os lances com vagar hoje, na ilha de edição.

Josemar, zagueiro do Joinville, foi bem expulso. Já tinha amarelo, fez pênalti, que foi pênalti na minha opinião, e foi bem expulso.

Marcelo Ramos, o outro zagueiro, não entendi até agora porque foi expulso. Faltou um pouco de capacidade de administração da situação por parte de João Fernando da Silva. "Apliquei a regra" - foi o que disse. Lembram de Jefferson Schmidt quando expulsou DOIS jogadores do Atlético de Ibirama porque trocaram palavrões em campo? Isso foi em 2006. Pois foi parecido dessa vez. Uma advertência com conversa resolvia.

Pra fechar: houve pênalti em Marquinhos no segundo tempo e o árbitro não marcou. Ainda por cima errou ao dar cartão ao jogador do Avaí.

João Fernando se perdeu no meio da confusão logo depois da expulsão de Marcelo Ramos. Não se fez respeitar.

Abraços

Zagueiro no Figueirense - parte 2

Thiago Prado está treinando no Figueirense novamente.

E pode ser opção realmente. Foi dado, pela diretoria, um prazo a ele para que entre em forma. Se conseguir atingir o nível esperado, pode assinar para o Brasileirão.

Vinícius chega dia SEIS de Abril.

Abraços

Avaí e Criciúma firmes

Os DOIS venceram e venceram bem.

O Criciúma mostrou muita solidez e atropelou a Chapecoense no oeste. Foi impressionante como se impôs desde o início...QUATRO a UM já no primeiro tempo foi demonstração de muita força e qualidade.

Como faz gol esse Jean Coral! É bom esse Jean Coral!

Em Joinville, o Avaí teve um futebol acima de tudo organizado. Silas começa a mostrar seu trabalho. O Avaí apresenta organização nova na defesa, com laterais que marcam e chegam(podem chegar mais ainda) e boa proteção à frente da zaga. Do meio pra frente destaque para a valorização da posse de bola. Muito bom ver....não é aquele futebol que encanta, mas está começando a mostrar mais segurança com essa organização.

A arbitragem? Bom, vou ser sincero...vou esperar até amanhã, com a riqueza de detalhes pra falar sobre João Fernando da Silva e as expulsões. Prometo que volto a falar sobre....no programa e aqui. Não fujo das opiniões nunca, mas quero estar muito seguro do juízo que vou fazer.

O que resta dizer ainda? Sobrou para o Figueirense a missão de vencer também. A pressão foi colocada pelos adversários.

Abraços

quarta-feira, 26 de março de 2008

Esperando o Pleno

Aprendi com os próprios auditores do TJD que devo ter cautela ao comentar as decisões tomadas por eles mesmos.

Portanto vou esperar a instância superior, o Pleno, que deve julgar os recursos do Atlético de Ibirama.

Por enquanto avalio como satisfatórias as decisões do julgamento de ontem. Principalmente a punição ao dono da cidade-do-clube-da-rádio-de-tudo-em-Ibirama, Ayres Marchetti. Um ano fora do futebol. Como já disse antes, o futebol não precisa de dirigentes assim.

Fiquei satisfeito também com a absolvição do técnico Joceli dos Santos, que foi conivente e até merecia punição, mas certamente é o lado mais fraco na história. Mas, sendo assim, vejo incoerência na 1ª comissão disciplinar que puniu os atletas Joílson e Diego com 120 dias. Se Joceli cumpria ordens e essa foi a interpretação, os jogadores também as cumpriam.

A punição ao Atlético está correta e é consequência disso tudo. O clube está fora da Copa Santa Catarina.

Mas, volto a primeira frase do post...ainda avalio tudo com muita cautela. O PLENO vem aí...dá até um arrepio de pensar.

Em tempo: às vezes parecemos estar acima do bem e do mal, apontando o dedo pra lá e pra cá - "Punam ali! Absolvam aqui!". Não é isso. Temos uma função social. Tentar cobrar e corrigir falhas e apontar pra o caminho correto faz parte dessa função. Cobrar pela chamada"sociedade" como um representante dela. Estejam certos que, como Jornalista, sempre estarei na busca do que avalio ser correto.

Em tempo 2: No Rio de Janeiro, o procurador do TJD denunciou QUATRO jogadores do Flamengo pelas confusões do útlimo clássico contra o Botafogo - Obina, Toró, Jonatas e Bruno. Todos por agressão ou tentativa de agressão. Muito bom, mas veremos o que acontece. Lembrando que o Flamengo não é Atlético de Ibirama.

Abraços

terça-feira, 25 de março de 2008

Guga em Miami

Nesta quarta-feira Gustavo Kuerten cumpre mais uma etapa das escolhas dele para este ano de despedida. Primeiro jogo em Miami 2008, contra Sebastian Grosjean, da França.

Guga em Miami....que lembrança boa!

O ano era 2000. A quadra em Miami é dura, piso rápido. Guga ainda não havia chegado ao posto de número UM do mundo, o que viria a acontecer no final do mesmo ano, em Lisboa, Portugal.

Na temporada, Guga vinha ainda modesto. Havia levantado o troféu de campeão apenas no pequeno ATP de Santiago, no Chile, jogando no saibro.

Pois bem, o torneio de Miami tem um charme especial....é conhecido no circuito como o 5° Grand Slam, que na verdade não existe. E esse Masters de Miami 2000, mudou a carreira de Guga.

No caminho para o vice-campeonato, vitórias sobre Arnauld Clement, da França, Goran Ivanisevic, croata, o italiano Gianlucca Pozzi, o sul-africano Wayne Ferreira(esse me lembro bem - foi um atropelamento! Guga Fantástico!). Esse foi o caminho até as semifinais.

Bom, aí veio a pedreira de verdade. O Americano André Agassi, então número UM no ranking era o adversário. Pois Agassi arranjou uma bolha no pé e facilitou pra Guga. DOIS sets a ZERO e o manézinho na final....contra quem?

Pistol Pete....Pete Sampras, o melhor de todos os tempos, em plena forma. Estava como número DOIS do ranking.

Foi uma grande final! TRÊS sets a UM pro americano. Tirando o primeiro set, SEIS a UM pra Sampras, todos os outros foram decididos no tie-break(game desempate). Foi sensacional! Era Guga jogando de igual pra igual com Sampras em piso rápido. Veja os pontos finais no vídeo do youtube...vale a pena.

Recentemente, em Trabalho de Conclusão de Curso do meu aluno Rodrigo Dalmônico, do Jornalismo da Ufsc, Guga disse que esse jogo está entre os TRÊS maiores da carreira. "Foi o jogo que me deu confiança - vi que poderia jogar de igual pra igual com os grandes" - revelou Guga.

Histórias da carreira desse manézinho que foi um fenômeno do tênis mundial. Aos poucos vou contando pra vocês....são muitas e ótimas lembranças.

PS.: Guga voltaria a enfrentar os dois, Agassi e Sampras, em jogos seguidos. No final do mesmo ano, somente invertendo a ordem. Guga, em Lisboa, campeão do mundo e número UM do mundo.

Abraços

Zagueiro no Figueirense

Se o Marília não paga salários....

O zagueiro Vinícius está de volta. Chega na semana que vem.

Quentinha....só não sei se agrada.

Abraços

O Clássico e a(s) torcida(s)

Vou começar com opinião direto pra não confundir ninguém com alguma tese do que vai se seguir no texto.

EXISTE UM RESOLUÇÃO EM VIGOR E VALE ATÉ O FINAL DO CAMPEONATO - TEM QUE VALER PRO CLÁSSICO DO FINAL DE SEMANA TAMBÉM.

Acontece que o Campeonato é uma baderna. Arbitragens bomba, bomba no estádio, resoluções paliativas, estádios caindo aos pedaços....e por aí vai.

Acho essa resolução das torcidas uma grande mentira. Não funciona. Foi necessária? Foi. Mas aí é outra questão.

Quanto ao clássico, a discussão foi aberta pelo meu amigo CASTIEL, no blog dele. Vai rolar a semana inteira. Lembro que em 2006 abriram pra torcida do Avaí uma exceção no clássico e o jogo acabou com cadeiras queimadas.

Sou contra exceções! Seja qual for o jogo. Os torcedores do Avaí vão querer me matar, os do Figueirense vão me adorar....mas se o clássico fosse na Ressacada, minha opinião seria a mesma e agradaria e desagradaria em sentidos contrários.

Existe uma regra, tem que valer até o final. A exceção pra mim é como o TJD que puniu e depois absolveu.

Abraços

segunda-feira, 24 de março de 2008

Lá puniram....e aqui?

O TJD paulista puniu o atacante Kléber, do Palmeiras, com TRÊS jogos de suspensão pela cotovelada covarde no zagueiro André Dias, do São Paulo, no clássico do último dia 16.

Acho que foi pouco ainda. Mas pelo menos lá houve punição. Lembrando que o árbitro da partida sequer expulsou Kléber no lance. O sr. Flávio Rodrigues Guerra não viu nada.

Um parabéns sem louvor pro TJD de São Paulo.

Aqui em Santa Catarina, vai a julgamento nesta terça o caso do cai-cai do Atlético de Ibirama contra o Avaí.

O que vocês acham que vai acontecer?

Eu? Sinceramente? Não vai acontecer nada. A súmula não diz nada. E não acredito mais em punições no nosso TJD.

Abraços

Eu Já Sabia - parte 2

O Náutico anunciou hoje a contratação do lateral Ruy, ex-Figueirense.

Bom, quando Ruy foi negociado para o exterior eu disse no TVCom Esportes - Vai pro futebol de qual país? Ucrânia? Bulgária? Hungria? Hehhehehe....não dou TRÊS meses pra estar de volta ao Brasil em outro time.

Pois bem, qual é a moral da história?

É o seguinte: Ruy tinha contrato com o Figueirense até 2009, com multa contratual estabelecida para saída, exceto para o exterior.

O que fez Ruy então? Uma ponte utilizando o futebol internacional e deu um balão no Figueirense. Não precisou pagar multa rescisória e agora vai jogar no Náutico.

Ps.: A notícia da contratação está no lancenet.

Abraços

O pior do "rachão"

Lembram da camisa roxa com os dizeres "FANFARRÃO" usada por César Prates num treino do Figueirense?

Pois é, descobri do que se trata.

Se trata de uma brincadeira inventada pelos jogadores no "rachão" de vésperas de jogos. O pior do "rachão" usa a camisa.

Primeiro foi César Prates, depois Felipe Santana. Antes do jogo contra o Criciúma foi a vez de Tuta.

Tudo com a supervisão e autorização do "linha dura" técnico Alexandre Gallo.

Pra fechar: segundo minhas fontes, por enquanto Figueirense desistiu de ir atrás de um lateral.
Mas a questão zagueiros está sendo muito discutida no Scarpelli. Eu disse zagueiros, com "S" no final.

Abraços

A arbitragem é uma lástima

O campeonato catarinense 2008 já tem duas marcas.

Uma delas é a chuva. Só chove nestes meses....côsa horrorosa!

A outra marca é coisa séria. As arbitragens estão ridículas. Só pra se ter uma idéia, tenho que concordar que Luiz Orlando de Souza está sendo o melhor de todos. E olha que acho ele muito fraco.

Célio Amorim mais uma vez trocou tudo. Não tem referência pra dar cartões. Se perdeu. Agressões e carrinhos por trás ficaram por isso mesmo em Criciúma.

Em Florianópolis, José Nazareno Marcelino foi uma calamidade. TRÊS lances de pênaltis ou supostos pênaltis marcados de forma errada.

Em Brusque, na minha opinião Marco Antônio Martins errou em DOIS pênaltis marcados.

Nossa arbitragem está uma vergonha. Nos últimos anos até tinha melhorado, mas este ano....

VOLTA PAULO HENRIQUE BEZERRA!!!

A Federação é uma outra vergonha. Poxa, os caras erram e seguem sendo colocados pra apitar. Precisam de cobranças. Precisam apitar melhor, aprender a relatar fatos corretamente na súmula....precisam entrar em forma.

Cansei!!!

Abraços

Embolou de vez

Esse campeonato tá engraçado.

É um tal de um passar a taça pro outro...

No primeiro turno o Criciúma passou pro Avaí que passou pro Figueirense. Agora o Criciúma largava na frente. Depois o Figueirense caminhava firme para o título...já devolveu e passou o bastão pro Criciúma.

O que será que vai acontecer? O Avaí e o Metrô correm por fora. Estão espalhando cascas de banana pra ver se Criciúma e Figueirense escorregam mais.

Eu ainda aposto no título direto do Figueirense.

Por quê? Olhem os confrontos...

Figueirense joga boas partidas...jogo mais difícil é o clássico.

Criciúma ainda tem Chapecoense e Avaí fora.

Avaí tem o Figueirense fora, a Chape fora e o Criciúma pra decidir, em casa.

O Metrô ainda tem que me convencer que pode brigar de verdade. Gosto do time, mas acho que não dá pra ser finalista.

Mas o returno ficou bom. Graças a vitória do Criciúma.

Abraços

domingo, 23 de março de 2008

Criciúma bem superior

Leandro Machado deu um show em Alexandre Gallo e o Criciúma, no Figueirense.

O técnico do Figueirense teve uma semana inteira pra arrumar um sistema defensivo que já se sabia iria ser complicado de arrumar mesmo. Optou por colocar o Carlinhos na esquerda de defesa. Foi um desastre. Carlinhos é deficiente na frente da zaga, mais deficiente ainda na própria zaga. Repare no segundo gol do Criciúma como ele estava perdido e não encostou em Jean Coral.

Com o posicionamento errado ali atrás, Diogo também se perdeu no meio...tinha que correr atrás de DOIS, às vezes de TRÊS jogadores do Criciúma. O Figueirense não jogou no primeiro tempo. O que pareceu foi que Alexandre Gallo não aproveitou o tempo de treinos da semana.

Agora o Criciúma!

Leandro Machado teve DUAS grandes sacadas na partida. Primeiro colocando Uendel no meio. Deixou Diogo perdidinho com a dupla Uendel e Valdeir. A segunda grande sacada é o que eu venho dizendo desde o início do campeonato - se sou o técnico do time adversário marco a saída de bola do Figueirense. Pois Jean Coral e Beto infernizaram a vida de Felipe Santana e Bruno Perone, que não têm qualidade pra sair jogando. Com isso o Figueirense que já tem saída de bola ruim, ficou pior ainda.

Pra piorar ainda mais....não entendi a entrada de Edu Sales no lugar do Tuta. Campo pesado e o Gallo queria velocidade? Oras, com o placar favorável ao Criciúma quem iria dar o contra-ataque seria justamente o Figueirense....então o campo aberto e espaço pra velocidade seria favorável ao Criciúma.

O tigre foi bem melhor e no segundo tempo só administrou a vitória certa e merecida.

Abraços

Parabéns minha querida Florianópolis

Hoje é um dia especial.

Aniversário da minha cidade, a cidade onde cresci, onde vivo, onde vivi os melhores, os piores, os mais tensos, os mais alegres momentos de minha vida.

Não nasci aqui. Nasci em Curitiba. Um pecado dos meus pais. Mas não tem importância....eu sei que sou daqui, pois tirando os 4 anos em que morei em Tubarão, o resto da minha vida vivi nesta cidade especial.

Lembro quando era pequeno. Meu pai tinha um fusca e nós morávamos no Estreito. Pelo menos uma vez por semana íamos à casa da minha vó Elza, que morava no centro da cidade, perto da Praça do Corpo de Bombeiros. Pois eu ficava encolhido naquela parte bem apertada de trás do fusca e esperava o momento de passar pela maravilhosa ponte Hercílio Luz...aí ficava olhando pra cima pelo vidro do carro. Via todos aqueles ferros da parte de cima da ponte um por um passando em cima da minha cabeça. Engraçado como algumas imagens ficam guardadas na memória

É....estou ficando velho mesmo....passei pela Ponte Hercílio Luz várias vezes....hahahaha.

Outra lembrança marcante é do primeiro dia de escola. Foi no colégio Nossa Senhora de Fátima, no Estreito. Lembro que eu estava no pátio cheio de novos alunos esperando embaixo de sol forte pela minha seleção pra saber em qual turma ia ficar. Eu de mão dada com minha mãe Rosângela. Mas a maior recordação daquele dia, eu tinha 4 pra 5 anos, foi o chiclete que ficou grudado no meu tênis e a minha luta pra conseguir me desvencilhar daquilo. Minha mãe nem notou que eu estava com o pé preso ao chiclete.

E por aí vai....poderia contar muitas e muitas histórias dessa cidade, como muitos de vocês que têm várias histórias dessa Floripa querida. Vou parar por aqui.

Parabéns Florianópolis! Parabéns pra todos nós que fazemos todos os dias essa cidade!

Abraços