sábado, 7 de junho de 2008

A culpa, a responsabilidade é da diretoria

Não há muito a dizer depois de um jogo como esse...

Mais um desastre, mais um vexame, mais uma goleada!

Não é o técnico, não é o preparador físico, não é a preparação física, não são os jogadores, não é o tal jogador...a responsabilidade é da diretoria.

O Figueirense errou, continua errando e vai ter que corrigir.

A diretoria tem que assumir a responsabilidade, porque do jeito que está o Figueirense vai cair pra segunda divisão. Infelizmente não dá pra ter meias palavras...é a realidade!

Até ponderei durante a semana que no papel o Figueirense tinha um bom time, mas tenho que admitir que não tem. O Figueirense tem alguns bons jogadores e só. Está longe de ter um time e mais longe ainda de ter um bom time.

Tá na hora de tirar o dinheiro do colchão. É isso mesmo! O Figueirense parece aquele velhinho que guarda dinheiro no colchão e tira só em caso de emergência...pois agora chegou o caso de emergência. Como em 2005, é urgente! É hora de agir!

É um pecado ver Wilson, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri nesse time....

Sem mais pra dizer!

Abraços

A história se repete

O Avaí mais uma vez fez tudo certo pra depois fazer tudo errado.

O time constrói e depois destrói o que construiu.

O Avaí começou o jogo muito bem. Compacto ali atrás e jogando com velocidade no erro do adversário. Explorou os espaços que tinha pela esquerda com Jef Silva e se impôs mesmo jogando fora de casa. Virar o placar ainda no primeiro tempo foi a principal demonstração de força e qualidade deste time.

Mas aí vem a parte ruim da história - o segundo tempo. Faltou mais uma vez competência pra saber usar o resultado a favor. Faltou competência pra matar o jogo num contra-ataque, como Válber quando teve a chance aos 34, e faltou competência também pra defender o resultado. Não se defende resultado dando chutão o tempo inteiro. Se defende resultado valorizando a posse de bola, fazendo o adversário correr...O Avaí não soube fazer nada disso.

Uma pena, porque o Avaí deixou escapar mais uma vitória, assim como na partida de Barueri.

Registros que tenho que fazer:

1º - Marcus Vinicius foi muito bem na partida. Marcou Paulo Isidoro muito bem. Queimou minha língua...que bom!

2º - O árbitro prejudicou o Avaí. Wallace Nascimento Valente, do Espírito Santo, encheu o Avaí de cartões, não teve o mesmo critério com o Fortaleza quando os jogadores mereciam cartões, expulsou injustamente o garoto Hégon e anulou um lance de gol do Avaí de forma errada.

Abraços

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Enquete de volta

Torcedores do Figueirense, vamos lá...

Avaliando tudo que aconteceu e o que está acontecendo no clube e com o time, gostaria de medir o grau de satisfação/insatisfação de vocês.

É simples - votem ao lado!

Como está agora o Figueirense segue qual caminho no brasileirão?

1 - Luta pelo título

2 - Luta pela Libertadores

3 - Luta pela Sul-americana

4 - Não luta por nada

5 - Luta contra o rebaixamento.

Agradeço a participação - podem comentar o voto aqui no post...

abraços

Marcus Vinicius eu não queria mais ver

O Avaí faz jogo difícil hoje contra o Fortaleza, no Castelão, no Ceará.

É um jogo contra um dos bons times nesse início de competição. O Fortaleza fez DUAS goleadas jogando em casa em QUATRO jogos nessa série B. Contra o Paraná e contra o Gama. É um time rápido que chega ao ataque com velocidade e explorando os espaços do campo.

Se o Avaí jogar bem compactado como fez contra o Paraná e contra o Barueri, tem chances de um bom resultado.

O problema é justamente a cabeça de área. As contusões de Bruno e Cocito fizeram ressurgir o volante Marcus Vinicius, da temporada fracassada de 2007. Aí está o perigo.

Marcus Vinicius é um volante esforçado, mas não faz nada com extrema eficiência. Não marca, não cobre as laterais e não distribiu com bons passes na saída de bola. Além disso não chega a frente pra chutar em gol. Marcus Vinicius só corre. É muito pouco. Lembro ano passado que um tal de Fabiano Gadelha, do Marília, deu um banho de bola numa marcação individual dele na Ressacada.

Então o Avaí perde força na marcação. Pode fazer diferença. Pode fazer diferença também a falta de um lateral de ofício pela direita. Mas mesmo assim o time, bem compactado, e com a qualidade que tem na frente, pode roubar pontos lá.

Bom, na verdade acho que a reintegração de Marcus Vinicius é um passo atrás.

Mas que o Avaí consiga passar por esse desafio grande contra o Fortaleza.

Abraços

A Seleção de hoje

Sabem, tava conversando sobre futebol com um amigão meu nesta quinta e um dos assunto foi a Seleção Brasileira.

Tanto eu quanto ele chegamos a uma mesma conclusão - perdemos o interesse que já tivemos um dia pela "Seleção".

Hoje em dia está tão banalizada essa "Seleção", tão comercial...

É amistoso é nos Estados Unidos contra o Canadá, contra o Venezuela...por quê? Por interesses comerciais.

Nem mesmo a novidade que é a escalação desse trio - Pato, Robinho e Adriano - me empolga.

O único que ainda gosto de ver jogar, pelo que faz com a bola, é Robinho. Esse me encanta. Jogo? Só me empolgo quando é contra a Argentina.

Mas tudo que envolve a "Seleção" hoje em dia me deixa muito pé atrás. É Fifa, é Uefa, é G14, é Milan, é CBF, é Nike...

Eu cresci num tempo que a "Seleção Brasileira de Futebol" era realmente especial. Tinha Falcão, Cerezo, Sócrates e Zico no meio...que sonho. Os caras jogavam aqui, exceto Falcão, e tinham extremo gosto de vestir a camisa do Brasil. Ahh, mas não ganharam Copa do Mundo! E daí?

Hoje os ídolos, são falsos ídolos. Vão se desfazendo por si só aos poucos, como Ronaldo Fenômeno gordo na Copa 2006, gordo agora e envolvido com escândalo sexual.

Os tempos eram outros, a "Seleção" era outra e dava gosto de ver...deixar tudo de lado só pra ver. Hoje em dia? É só mais um jogo - prefiro Avaí na Ressacada, Figueirense no Scarpelli e Criciúma no "Majestoso" durante o Campeonato Brasileiro.

Abraços

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dodô e Fernando Henrique

Devia ter acreditado no meu sonho da última noite.

Impressionante o Fluminense. De que forma eliminou o Boca agora à noite. Primeiro tempo muito defensivo e sem saída de jogo. Meio de campo era dominado pelo Boca que teve maior volume de jogo e foi melhor.

No segundo tempo, O Fluminense entrou em campo depois do gol de Palermo...tava na cara que o Boca iria marcar, já era melhor desde a primeira etapa.

A entrada de Dodô foi fundamental pra virada tricolor. O atacante buscou o jogo individual desde a primeira jogada. Sofreu a falta para o gol de empate marcado por Washington e depois puxou o contra-ataque para o gol de Conca.

Lá atrás partida muito boa de Luiz Alberto e Thiago Silva. Mas quem deu um show foi o gigante FERNANDO HENRIQUE - que goleiraço!!!

O Boca fez uma pressão quase que insuportável na metade do segundo tempo. Eu disse quase, porque FERNANDO HENRIQUE suportou.

FERNANDO HENRIQUE foi o nome do confronto, na Argentina e no Maracanã. Foram no mínimo SEIS defesas decisivas somando os DOIS jogos. Ele fez a diferença, assim como Dodô.

O artilheiro ainda foi premiado por Palácio no final do jogo com uma entregada para o último gol.

O 3 a 1 foi demais! Foi sensacional! Viva o Flu! Porque jogou muita bola.

O Fluminense tem agora tudo pra ser pela primeira vez campeão da América e merece isso.

Abraços

Corinthians ou Sport

Quem é zebra nesse momento? Corinthians da segunda divisão? Ou Sport da primeira divisão? Que grande contradição do futebol brasileiro...parece pegadinha.

Mas não se trata disso...são DOIS bons times que chegam e chegaram com todos os méritos nessa final da Copa do Brasil, independentemente de divisão.

Já disse aqui, antes mesmo de começar a fase semifinal, que aposto no Corinthians. Sigo apostando no Corinthians. Seja contra o Sport, foi contra o Botafogo e seria assim contra o Vasco.

O Corinthians está conseguindo mesclar o estilo gaúcho com o estilo paulista de jogar. O estilo paulista está representado pelo futebol de qualidade de André Santos pela esquerda, hoje a melhor jogada do Corinthians, e pelo atacante Dentinho. O estilo gaúcho vem da defesa liderada por William, ex-zagueiro do Grêmio e hoje capitão no "Timão", e pelo "quase gol" que atualmente é mais "gol" do que nunca, o atacante Herrera. É muita força, mas com qualidade também.

O Sport eu vi pouco, ainda preciso ver mais. Mas time que faz a campanha que fez, eliminando Inter, Palmeiras e Vasco....não precisa de muita análise.

Nesse confronto continuo apostando - dá Corinthians hoje e dá Corinthians campeão.

Abraços

Flu ou Boca

Não costumo me envolver muito nesses jogos. Vejo como jogo e gosto de futebol bem jogado, seja ele de uma escola de futebol mais pegado, pesado mesmo como o Boca, seja de uma escola mais leve e talentosa como o Fluminense.

Mas essa Libertadores tem mexido comigo. Hoje até sonhei com esta partida. No meu sonho o Fluminense ganhou.

Concordo com meu colega Renato Semensati - quem passar leva a Libertadores desse ano. Ainda mais depois do que vi ontem entre América do México e LDU. Um empate cheio de pancadas e sem futebol nenhum que levou o time do Equador pra final.

Hoje a noite não sei o que vai dar...não apostaria em um resultado, mesmo com toda a tradição do Boca diante dos times brasileiros, mesmo com toda a tradição do Boca na Libertadores. Vejo um Flu forte e com força suficiente pra chegar de verdade.

O que realmente eu espero e tenho certeza que vai acontecer é que vamos poder ver um excelente jogo de futebol. Maracanã lotado, DOIS bons times, DOIS talentos especiais(Thiago Neves e Riquelme), DUAS escolas rivais, DUAS escolas tradicionais...tudo na medida para uma grande festa do futebol.

Como eu sempre digo - pra quem gosta de futebol é imperdível!

Amanhã a gente conversa sobre o jogo.

Abraços

No papel, um bom time

Quero me dirigir ao meus leitores que são torcedores do Figueirense.

Vamos escalar um possível time ideal hoje do Figueirense? Mande o seu também!

Algumas sugestões:

Wilson, César Prates, Vinicius, Asprilla e Leandro Eugênio; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri; Wellington Amorim e Edu Salles.

Poderia ser ainda - Wilson, Léo Matos, Vinicius, Asprilla e César Prates; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri; Ramon e Wellington Amorim.

Ou ainda - Wilson, Bruno Aguiar, Vinicius, Asprilla; Léo Matos, Diogo, Magal, César Prates, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri; Welligton Amorim e Tadeu.

Eu poderia aqui colocar outras DUAS ou TRÊS formações. Todas seriam boas e poderiam tornar o Figueirense competitivo. Certamente há discordância de cada um de vocês...vocês também devem ter na cabeça um time ideal.

Mas o que eu quero dizer é que o que falta é entrosamento e treinamento pra um desses times. Futebol é coletivo. O Figueirense é um grupo sendo reestruturado hoje em dia. Ainda vai sofrer com falta de entrosamento.

O que é preciso, e isso o mais rápido possível, é que o técnico Macuglia defina sua base de time e começa a treinar esse time. Vai querer um time pegador? Vai querer dar segurança à defesa pra depois atacar? Vai querer um time de toque de bola? Valorização da posse de bola? Vai querer um time pro ataque? Tem que definir o jeito de jogar...

Eu apostaria em fazer como Mano Menezes no Corinthians - primeiro dar consistência à defesa, segurança ali atrás. Depois pensar em tornar mais efetivo o ataque.

O Figueirense tem DUAS preciosidades no time - Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri são jogadores decisivos. Se o time estiver montado e acertado, esses DOIS vão ter mais espaço para que produzam mais pra equipe.

Abraços

terça-feira, 3 de junho de 2008

Bom, agora não dá mais...

Depois do que pudemos ouvir hoje na CBN Diário da mãe do jogador Rodrigo Galo, do Avaí, sra. Sheila, não há mais possibilidade de acerto entre o jogador e o clube.

É uma pena!

Mais uma vez externo aqui minha admiração pelo futebol do atleta revelado nas categorias de base do Avaí. Por isso lamento...esse desfecho sem acerto entre as partes.

Pior de tudo - ainda acredito que Galo seja a melhor opção entre todas para a lateral direita do Avaí. Até mesmo com a presença de Arlindo Maracanã, que pra mim é mais meia do que lateral. Não gosto de lateral que não vai na linha de fundo.

Agora é Silas que vai ter que resolver. Quem vai improvisar por ali? A lista pode até ser grande, mas é formada por jogadores que não são da posição, como Hégon e Jef Silva.

O Avaí que perde...

Abraços

Pós-jogo da TVCom

A TVCom segue com a nova programação esportiva.

O pós-jogo, que na verdade é o TVCom Esportes Especial, já tem calendário de jogos definidos até o final de Agosto.

A novidade foi ao ar pela primeira vez na terça-feira passada na partida entre Avaí e Santo André. É um programa de meia hora com compacto, análise e entrevistas pós-jogo. Sempre nos dias de jogos aqui em Santa Catarina, dos catarinenses no brasileirão - séries A e B.

A segunda edição foi ao ar no sábado passado com tudo sobre Figueirense e Goiás.

O próximo programa já está marcado. Vai ser no sábado, dia 06 de Junho, após a partida entre Criciúma e Bahia, no Heriberto Hulse.

Na sexta-feira que vem, dia 13, tem mais - após a partida entre Avaí e Vila Nova, na Ressacada.

O próximo pós-jogo com Figueirense vai ser dia 14, um sábado. O Figueirense vai receber o Sport no Orlando Scarpelli e nós vamos mostrar tudo após a partida.

Fiquem ligados na programação para conferir horários e jogos.

Pra nós é motivo de grande satisfação. Ampliamos nossa cobertura indo aos estádios no ano passado e agora trabalhamos para oferecer mais ao nosso público espectador.

Vem muito trabalho por aí e nós contamos com vocês

Abraços

Vai repetir 2007?

Se o Criciúma começar a negociar os principais jogadores não vai chegar a lugar nenhum.

Comparo a saída de Beto para o Atlético Mineiro, ainda não acertada e confirmada, com as saídas de Fernandinho e Clodoaldo no ano passado.

É difícil formar um time competitivo e o clube ainda deixa sair os principais jogadores...

Aí não há Gélson que dê jeito.

Em 2007 o Criciúma ainda teve um turno espetacular pra equilibrar as coisas, porque o returno foi pra rebaixamento - é só ver os números.

E este ano? Como vai ser? O início nem está sendo nada espetacular.

Abraços

O pênalti da discórdia

Mais do que perder DOIS pênaltis em Alagoas, o Criciúma começa a se perder internamente.

A briguinha pra ver quem bateria o segundo pênalti perdido por Valdeir ainda rende.

O jogador deu entrevista ontem falando um monte de besteiras sobre fofocas e discussões internas.

"Se fosse o professor eu aceitaria, né! Se ele viesse me chamar atenção, né, eu aceitaria...mas na hora ninguém correu, né, pra bater o pênalti..."

Ahh Valdeir, quer saber do que mais? Vai jogar tua bola, que já tá curta...

O cara se atravessa na hora de bater o pênalti, perde o pênalti e ainda vem pra imprensa tornar pública discussão interna. É muito estrelismo!

Abraços

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Todos perdem

Acho que quando acontece algo como o que ocorreu em Recife neste Domingo, todos perdem...

Quem tem razão? Vou tomar partido de algum dos lados? Não, não vou...ninguém tem razão.

O atleta André Luis foi muito infantil. Exagerou na reação, se mostrou despreparado pra representar um clube do tamanho e com as tradições do Botafogo. Registro ainda que considerei a expulsão muito justa, ao contrário do ex-árbitro José Roberto Wright que achou que o jogador não merecia nem amarelo...numa entrada por trás daquela? Me perdoe Wright, mas era pra expulsão, mesmo tocando a bola.

Mas a discussão sobre a expulsão é o capítulo menor aqui. O pior é o de depois. Gestos pra torcida, briga com policiais...Ándre Luis fez tudo errado.

A polícia também exagerou. Isso é claro e evidente. Nesse caso a educação poderia ter resolvido. Dos DOIS lados. Os policiais poderiam ter conduzido Andre Luis pra fora do campo sem usar força, imobilização e qualquer outro tipo de ação. Esperassem o tempo que fosse necessário.

Os DOIS lados quiseram se mostrar mais fortes, com mais poder.

Andre Luis ainda expôs ao ridículo o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas - por quem tenho grande consideração pela história no esporte brasileiro e mundial.

O STJD acaba de denunciar o jogador, a Federação Pernambucana de Futebol e o Náutico. É bom lembrar que o clube mandante é responsável pela segurança no estádio. O clube que contrata a polícia, por isso o Náutico está sujeito a penalidades e multas.

Mas o que fica de tudo isso é uma grande marca negativa pra um país que vai sediar uma Copa em 2014. Por isso, perdem todos! Lamentável!

Abraços

domingo, 1 de junho de 2008

Falta muito ainda...

O Figueirense sofreu...sofreu pra igualar a posse de bola, sofreu pra igualar as forças no jogo contra o Goiás.

O primeiro tempo foi muito ruim para a equipe de Guilherme Macuglia. O posicionamento do meio-campo estava errado e pra piorar Élton não aparecia pro jogo, nem marcando, nem criando. Diogo e Magal ainda não se entendem na cabeça da área. Cleiton Xavier estava perto do ataque e não rendeu jogando ali. Na primeira etapa o meio não funcionou, não criou, nem protegeu a zaga.

O Goiás posicionava os TRÊS meias, Fernando, Pituca e Ramalho numa linha a frente da zaga e deixava Paulo Baier solto entre eles e os DOIS atacantes, o rápido Alex Terra e o dedicado porém limitado Schwenck. O time de Vadão apertava a saída de bola do Figueirense e complicava muito. Chegou várias vezes, mais em chutes da entrada da área, mas não marcou.

No segundo tempo Macuglia corrigiu o posicionamento do meio com uma alteração. Tirou o apático Élton e colocou o gradalhão Tadeu como referência no ataque. Rodrigo Fabri voltou ao meio-campo. Além disso Cleiton Xavier se posicionou um pouco mais atrás vindo buscar o jogo e Diogo estava mais aberto, mais à frente pela direta.

Isso fez com que o Figueirense tivesse pelo menos a possibilidade de igualar as ações em campo, mas foi só isso.

Rodrigo Fabri teve, antes do primeiro minuto no segundo tempo, a melhor chance para a vitória, mas o goleiro Harlei defendeu o chute de pé direito, que não é "o pé bom" de Fabri.

Na minha opinião houve um pênalti em Léo Matos na segunda etapa. Meu colega Roberto Alves discordou de mim na transmissão da CBN Diário. Mantenho minha visão. Léo foi calçado por trás pelo zagueiro do Goiás.

Macuglia viu o jogo, tomou a atitude correta, mas ainda não tem na cabeça o que vai fazer pra que esse time renda mais. Está cheio de incertezas. Não tem a formação base, não sabe ainda qual deve ser o posicionamento dos jogadores de meio...está cheio de dúvidas.

O Figueirense ainda está dependendo da inspiração de Rodrigo Fabri e Cleiton Xavier.

Em tempo - o zagueiro Vinícius foi muito bem na partida e o garoto William também teve muita postura e bom desempenho em campo.

Abraços