sábado, 26 de abril de 2008

Gallo não vai inventar desta vez

Já sei que desta vez Gallo não vai criar um fato.

Não há invenções na escalação. Não tenho os nomes, mas sei que vai o básico pra campo. O que é o básico? É o Figueirense com TRÊS zagueiros....é não ter nenhuma chance de aparecer alguém "diferente" no time, como o caso de Élton no clássico.

É o básico pra não errar.

O Figueirense está muito concentrado para essa final. Sabe que precisa vencer em casa. Os jogadores estão mordidos como aconteceu no clássico do primeiro turno. Sabem que as críticas foram fortes e justas, mas querem mostrar muito trabalho em campo.

Acho que há grande chance de Fernandes jogar.

Abraços

Norton está correto

O Blognauta Norton escreveu aqui nos comentários deste blog que Tuta acertou com o São Caetano e é verdade.

A saída dele do Figueirense foi sem pagamento de multa....as DUAS PARTES acertaram tudo e ninguém teve que desembolsar 300 mil reias.

Agora o atacante, que não se encaixou no Figueirense, vai pro ABC paulista. Vamos ver o que vai dar lá....mas pela passagem por aqui não boto fé nele lá também não.

Abraços

Agradecimento

Olha só pessoal, estou de volta depois de um tempinho(1 dia e meio) aqui no blog por causa das celebrações de meu aniversário.

Aliás, gostaria de agradecer a todos que me enviaram boas energias nestes DOIS últimos dias.

Foi muito bom. Gostaria de agradecer a cobrança também - cobrança pelos novos posts - afinal, eu acostumei vocês a isso, tenho que mantê-los ligados, conectados ao canal de comunicação que criei e com as informações e opiniões.

Mesmo sem ter saído, estou de volta!!!

Abraços

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Rapidinha do Tuta - pra fechar

Tuta não treinava com dedicação, como afirmou Rodrigo Prisco.

Por isso não tinha a simpatia de boa parte do grupo. Estava dividindo o grupo do Figueirense.

Por isso Gallo pediu o afastamento.

A multa para a rescisão está em torno de 300 mil reais. Dá pra entender porque não há acordo para rescisão de contrato.

Corinthians e Vasco tem interesse, mas vão ter que negociar esta multa.

Abraços

O bolso do sr. juiz

Pois o bolso do sr. juiz vai ser mais um "atrativo" para partida de Domingo entre Figueirense e Criciúma, na primeira final do Campeonato Catarinense.

Por quê? Porque nada mais que OITO jogadores considerados titulares, QUATRO em cada equipe, estão pendurados com DOIS cartões amarelos. Portanto correm o risco de ficar de fora do segundo jogo.

Então cada vez que o árbitro da partida colocar a mão no bolso da frente da camisa pra "amarelar a vida de alguém" vai subir um arrepio pela "espinha" de cada dos jogadores, de cada um dos componentes das comissões técnicas e de cada um dos torcedores das DUAS esquipes.

Tenho aqui os nomes, mas resolvi não listar....

Sabe por quê? Porque os reis das teses das conpirações vão dizer que "estes malditos da imprensa já estão espalhando os nomes dos jogadores pendurados pra colocar pressão"...fazer o quê?

A informação vai ficar incompleta, como manda o manual do mau jornalismo. Você decide...se quiser, eu listo. São OITO no Figueirense e QUATRO no Criciúma.

Mas de toda forma, analiso que nenhuma das DUAS equipes deva "tirar o pé" nessa primeira final. Um título se ganha com o resultado das DUAS partidas. O que deve haver é inteligência dos jogadores e dos DOIS técnicos.

Agora, se já havia uma expectativa em relação ao sorteio para a arbitragem da partida, imaginem então com este componente a mais...

Está lançada a sorte! Quem será o árbitro? Hoje na federação...

Abraços

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Faltou força

O Criciúma não teve o ímpeto necessário para derrotar o Vasco da Gama e seguir adiante na Copa do Brasil.

O time até saiu pra cima do adversário, com TRÊS atacantes e marcando saída de bola. Mas não teve força de chegada. Não teve poder de finalização. Pelo volume produzido até o primeiro gol, marcado por Jael, o Criciúma deveria e poderia ter feito mais gols. Jean Coral não esteve em noite inspirada.

O golaço de Edmundo fez a equipe desanimar. Aliás, o que sofreu com Edmundo a zaga do Cricúma...brincadeira!

No segundo tempo não houve aquela pressão. Esperava ver o time de Leandro Machado mais presente, mais forte, empurrando o Vasco pra defesa. O técnico acertou, com mais um atacante, colocando Zulu no lugar de Émerson Ávila, mas a equipe fez o segundo gol e voltou a dar espaços ao Vasco.

Levou o castigo num erro da zaga, que fez linha de impedimento.

Uma pena....o Criciúma poderia ter vencido essa batalha.

Agora é pensar somente nas finais do Campeonato Catarinense.

Abraços

Torço pra que fique

O Avaí está prestes a perder um garoto promissor.

O lateral Rodrigo Galo e o clube não chegam a um acordo em relação a um novo contrato com novos valores. As DUAS partes divergem quanto ao tempo de contrato, luvas e salários.

O Jogador, que recebe hoje 1.500 reais brutos, quer um salário de 8 mil reias, mais luvas de 100 mil reais, que seriam diluídas em DOIS anos de um novo contrato. Conta rápida - 100 mil reais divididos em 24 meses, o que daria 4 mil 166 reais a mais por mês. Ou seja, um excelente salário de 12 mil 166 brutos em DOIS anos de contrato.

O clube ofereceu a Rodrigo Galo também um excelente salário de 7 mil reias por mês, mais 10 mil reais de luvas à vista, agora, na mão, por um contrato de TRÊS anos.

Acredito que as DUAS partes precisam negociar mais, mas o Avaí não deveria perder Rodrigo Galo tão fácil assim.

Afinal de contas de todos os valores que subiram do time vice-campeão estadual de juniores em 2006, Rodrigo Galo foi o que mais produziu para o clube. Subiram com ele Fábio Fidélis, Jandson, Saulo, João Paulo...só pra citar alguns. Todos subiram na mesma época, com o mesmo salário.

E mais....quantos laterais direitos já passaram pelo Avaí depois da saída de Carlinhos? Ano passado teve Edílson, teve China. Esse ano tem também Luiz Fernando. Nenhum deles conseguiu mais espaço e maior produção que Rodrigo Galo. Apesar da má vontade que existia, por exemplo, de Alfredo Sampaio, que fazia o famoso rodízio na direita.

Rodrigo Galo não é craque de bola, tem deficiência clara nas finalizações, mas é um ótimo valor. E foi revelado no Avaí, o que é melhor ainda. No futuro pode render ao clube em outras negociações. Será que o Avaí vai deixar mais um bom valor sair?

E outra: já ouvi torcedores - eu escrevi torcedores - dizerem "manda embora! Perdeu gol feito! O Luiz Fernando é mais jogador!". Pergunto: que jogo que fez o Luiz Fernando no campeonato mesmo?

Quanto à chegada de Arlindo Maracanã, outro lateral direito, é ótima notícia. É bom Jogador e pode inclusive fazer Galo crescer, amadurecer.

Abraços

Tuta fala

Hoje no TVCom Esportes o atacante Tuta dá a versão dele sobre o afastamento do grupo do Figueirense.

O trabalho de reportagem de Helton Luiz está sendo editado neste momento e vai ao ar a partir das OITO da noite.

Como diria Juca Kfouri - NÃO PERRRRRCAMMMM!

Abraços

Missão Complicada

A missão do Criciúma hoje é bem complicada. Em DOIS aspectos.

Disse ontem no TVCom Esportes e repito aqui. O time do Criciúma é um time talhado, desenhado, com vocação para a marcação, para o contra-ataque. Esse time se complica quando tem que atacar. Não é a dele. A do Criciúma é marcar muito forte e sair em velocidade, como tentou fazer nos DOIS últimos jogos, contra o próprio Vasco de hoje e contra o Avaí na Ressacada.

Hoje o Criciúma precisa de gols. Vai ter que ir pra cima do adversário. Só vi fazer isso uma vez na competição estadual - contra o Figueirense no Heriberto Hülse. Marcou em cima na saída de bola e fez os gols ainda no primeiro tempo, ajudado pela confusão na defesa do Figueirense. Acho que esse deve ser o espelho do Criciúma para hoje à noite. Só tem um problema. A defesa do Vasco é melhor que a do Figueirense.

Outras questões que não podem ser esquecidas. É fundamental fechar a porta pela direita de ataque do Vasco, que conta com as subidas do excelente Wagner Diniz. Morais é outro que merece atenção especial. E o contra-ataque do Vasco pode ser mortal. Muitas vezes puxado pelo Jean pé-murcho.

O outro aspecto de dificuldade para o Criciúma é que o time do sul do estado tem que fazer DOIS gols de diferença para se classificar direto. Não basta só vencer.

Vai ser um jogão!

Abraços

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nova enquete no ar

Essa é básica! Não vai dar polêmica dessa vez.

Escolha o seu favorito.

Afinal, quem leva o campeonato desta vez? O Criciúma, melhor campanha e que joga a segunda em casa? Ou o Figueirense, papão de títulos estaduais - das últimas SEIS edições levou QUATRO?

Vote já! A votação está valendo até a véspera do segundo jogo, que está marcado para o dia 04 de Maio.

Abraços

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Árbitro de Fora? Só se for o Collina...

Nada de árbitro de fora na final.

Não tem nenhuma unanimidade e nenhum árbitro que seja infalível. Depois vão dizer - "Viu, trouxeram árbitro de fora....olha no que deu!"

É preciso que saibamos administrar nossas incapacidades. A Federação/comissão de arbitragem não tem um programa decente pra revelar árbitros, não pune erros, não incentiva os realmente bons....que agora fique com os que tem.

A arbitragem foi uma lástima no campeonato. No geral. A começar por Célio Amorim, passando por Wagner Tardelli e tudo mais....só um teve árbitro com aproveitamento excelente. Excelente mesmo! Eu nem gosto do estilo dele, mas Luiz Orlando de Souza foi impecável neste campeonato.

Ah, mas é da capital! Não interessa. O Criciúma já foi campeão com ele em 98. E aí? Árbitro é árbitro, não é torcedor. Tem que apitar. E a qualidade tem que ser premiada. Se vai acertar tudo ou errar tudo nas finais é outra história. Até aqui Luiz Orlando foi o melhor.

O outro árbitro que acho ótimo é Paulo Henrique Bezerra. Mas esse tem poucas chances de apitar a final, ou mesmo as finais, por causa do Figueirense. É bom lembrar que o Figueirense já foi campeão com Bezerra no apito. Em 2006 apitou Figueirense 3 x 0 Joinville, no Scarpelli.

Acho difícil que sejam os escolhidos. Mas escolheria esses DOIS para o sorteio.

Ps.: O italiano Pierluigi Collina apitou a final da Copa de 2002. Foi um dos maiores árbitros que vi atuar. Já se aponsentou. Se estivesse na ativa, esse eu incentivaria trazer....mas só esse.

Abraços

Enquete encerrada

O resultado da última enquete não deixa margem pra dúvidas. A IMPRENSA É A GRANDE VILÃ do Campeonato Catarinense 2008.

Com 169, dos 392 votos registrados, a Imprensa foi eleita por vocês blognautas.

Nem o TJD, que faz e desfaz, nem a Federação e suas resoluções, nem a arbitragem, que está um brinco...não, o vilão é a imprensa.

Vamos fazer um exercício de imaginação então. O que seria um imprensa perfeita? Respondam nos comentários....Será que é aquela que vai dizer só o que vocês querem ler/ouvir/ver? Não, "a imprensa perfeita é aquela que é imparcial". Pois digo - a imparcialidade não existe! Isso é utopia...o que pode existir é uma busca por ela. O que pode existir é retidão, é correção de conduta.

Mas então sigamos em frente. Se a imprensa falasse o que cada um de vocês quer ouvir, os problemas do Campeonato estariam solucionados? Não acredito! E acredito que vocês também não acreditam nisso. É mais fácil mesmo num Blog de alguém da "imprensa", se detonar a chamada imprensa, como se ela fosse algum orgão que tivesse uniformidade. Todos estão no mesmo balaio, como costuma colocar o blognauta Fábio, quando faz os comentários dele aqui no Blog. Todos são iguais, têm a mesma opinião e a mesma conduta.

Cada um de vocês, vocês que lêem este Blog, têm um time de coração. E não adianta discutir...pra cada um de vocês o pênalti pro time de vocês foi mais pênalti, a expulsão contra o time de vocês foi injusta, a favor foi justa...e por aí vai. Não torço pra Avaí, pra Criciúma, nem pra Figueirense. Vocês não vão me ver na arquibancada ou em frente à televisão torcendo por nenhum deles. Um dia já torci pelo Hercílio Luz, de Tubarão, e hoje ainda me considero um flamenguista. Mas longe de ser um torcedor.

O que muitos estão longe de entender é que Jornalismo é minha profissão. Faço Jornalismo por paixão ao Jornalismo, não por paixão ao time de vocês. Não estou aqui pra defender este ou aquele. Estou aqui pra fazer Jornalismo. E mais: o meu ponto de vista é apenas o meu ponto de vista. Não se trata da verdade, nem do ponto de vista da imprensa ou o de vocês. No cabeçalho deste Blog está escrito "leiam, descartem, aproveitem...". Vocês podem ler minha opinião e simplesmente concordar ou ter opinião diferente. É normal. Mas eu tenho a minha...só isso. Não vou sair berrando em microfone nenhum pra impor minha opinião.

Pra finalizar. Eu sei que a imprensa está cheia de defeitos. Está mesmo. Eu também cometo muitos. O que posso dizer é que procuro o caminho da correção mesmo quando erro. Procuro fazer as coisas pra que sejam bem feitas. E outra: sempre vou estar aberto a todo tipo de crítica. Mesmo aquela que considero injusta me faz pensar, já disse isso aqui.

Esse resultado da enquete me fez pensar. Afinal de contas, o Blog é escrito por mim, não pela "imprensa"...então, na verdade, a crítica foi pra mim - considero assim.

Um abraço a todos...

domingo, 20 de abril de 2008

Mais uma homenagem

Guga não cansa de ser reverenciado.

Desta vez foi em Monte Carlo. Na quadra central onde ganhou dois títulos(99 e 2001) e onde joga amanhã. Ganhou um quadro lembrando essa história.

Merecido e de dar muito orgulho pra nós...

Aliás, o jogo amanhã é pedreira. Estréia contra Ivan Ljubicic da Croácia, um dos melhores da atualidade, número 29 do ranking mundial. Pancadaria pela frente.

Em tempo - em 99 a final foi contra Marcelo Rios e em 2001 contra Hicham Arazi.

abraços

Arbitragem

Célio Amorim errou principalmente em DOIS lances/momentos do jogo.

Lances decisivos.

Um pênalti a UM minuto em favor do Avaí. Falta em cima de Marquinhos.

Errou depois ao expulsar Jean Coral. O que aconteceu? O árbitro parou o jogo atrasado....na hora em que o Avaí puxava um bom contra-ataque. Deveria ter parado antes. Jean Coral estava caído na frente dele. Depois avaliou que Jean Coral simulou uma lesão...

Vem cá, Célio Amorim é árbitro ou médico?

DOIS lances que mudaram a história da partida.

Abraços

O Avaí não tem só a lamentar

É claro que agora a decepção é a marca mais forte. O torcedor pela primeira vez em DEZ anos teve reais motivos para acreditar num título do Avaí.

O Avaí fica de fora mais uma vez. Por seus próprios problemas. Sempre aprendi que temos que assumir a responsabilidade com o que acontece conosco e o Avaí tem que saber que tem responsabilidade total de estar fora da final do campeonato.

Os erros foram determinantes - no início do returno, principalmente.

Mas o Avaí deve olhar pra esse time - e aí digo o torcedor e a diretoria - com muito carinho. É um ótimo time, uma ótima equipe. O grupo é bom e o técnico também. Precisa avaliar como positivo este campeonato.

O melhor futebol do campeonato foi apresentado pelo Avaí. Talvez não o mais competitivo, mas o mais bonito de se ver, o mais vistoso. Foi o time que mais chamou atenção e o time que mais encantou a quem gosta de bom futebol.

Uma lição infelizmente vai ficar batendo, martelando na cabeça do torcedor - Quem dá espetáculo encanta, quem é competitivo vence. Algumas vezes o futebol deixou essa lição. A maior delas foi na Copa de 82 - a Itália venceu, o Brasil deu show. Eu prefiro o futebol que encanta.

No jogo, o Avaí perdeu inúmeras chances, merecia ter vencido, mas não venceu e assim....fica de fora.

Abraços

Sobrou raça

O Criciúma chega à final do Campeonato Catarinense com um grande mérito. É definitivamente o time mais competitivo em Santa Catarina.

Tenho ressaltado essa qualidade da equipe do sul do estado desde o início da competição.

Contra o Avaí foi um show de competitividade. Muita qualidade na defesa e raça para suportar o excelente time do Avaí. Zé Carlos foi heróico. Claudio Luiz um gigante na defesa. Luiz André sensacional na marcação. Jael um guerreiro sozinho no ataque.

Méritos e mais méritos para esse time, que às vezes chega a ser traiçoeiro. É um time muito perigoso. Forte fisicamente tem boa chegada e muito poder de marcação.

Pra piorar pro Avaí, o gramado pesado ajuda quem destrói, prejudica quem constrói.

Abraços