segunda-feira, 21 de abril de 2008

Enquete encerrada

O resultado da última enquete não deixa margem pra dúvidas. A IMPRENSA É A GRANDE VILÃ do Campeonato Catarinense 2008.

Com 169, dos 392 votos registrados, a Imprensa foi eleita por vocês blognautas.

Nem o TJD, que faz e desfaz, nem a Federação e suas resoluções, nem a arbitragem, que está um brinco...não, o vilão é a imprensa.

Vamos fazer um exercício de imaginação então. O que seria um imprensa perfeita? Respondam nos comentários....Será que é aquela que vai dizer só o que vocês querem ler/ouvir/ver? Não, "a imprensa perfeita é aquela que é imparcial". Pois digo - a imparcialidade não existe! Isso é utopia...o que pode existir é uma busca por ela. O que pode existir é retidão, é correção de conduta.

Mas então sigamos em frente. Se a imprensa falasse o que cada um de vocês quer ouvir, os problemas do Campeonato estariam solucionados? Não acredito! E acredito que vocês também não acreditam nisso. É mais fácil mesmo num Blog de alguém da "imprensa", se detonar a chamada imprensa, como se ela fosse algum orgão que tivesse uniformidade. Todos estão no mesmo balaio, como costuma colocar o blognauta Fábio, quando faz os comentários dele aqui no Blog. Todos são iguais, têm a mesma opinião e a mesma conduta.

Cada um de vocês, vocês que lêem este Blog, têm um time de coração. E não adianta discutir...pra cada um de vocês o pênalti pro time de vocês foi mais pênalti, a expulsão contra o time de vocês foi injusta, a favor foi justa...e por aí vai. Não torço pra Avaí, pra Criciúma, nem pra Figueirense. Vocês não vão me ver na arquibancada ou em frente à televisão torcendo por nenhum deles. Um dia já torci pelo Hercílio Luz, de Tubarão, e hoje ainda me considero um flamenguista. Mas longe de ser um torcedor.

O que muitos estão longe de entender é que Jornalismo é minha profissão. Faço Jornalismo por paixão ao Jornalismo, não por paixão ao time de vocês. Não estou aqui pra defender este ou aquele. Estou aqui pra fazer Jornalismo. E mais: o meu ponto de vista é apenas o meu ponto de vista. Não se trata da verdade, nem do ponto de vista da imprensa ou o de vocês. No cabeçalho deste Blog está escrito "leiam, descartem, aproveitem...". Vocês podem ler minha opinião e simplesmente concordar ou ter opinião diferente. É normal. Mas eu tenho a minha...só isso. Não vou sair berrando em microfone nenhum pra impor minha opinião.

Pra finalizar. Eu sei que a imprensa está cheia de defeitos. Está mesmo. Eu também cometo muitos. O que posso dizer é que procuro o caminho da correção mesmo quando erro. Procuro fazer as coisas pra que sejam bem feitas. E outra: sempre vou estar aberto a todo tipo de crítica. Mesmo aquela que considero injusta me faz pensar, já disse isso aqui.

Esse resultado da enquete me fez pensar. Afinal de contas, o Blog é escrito por mim, não pela "imprensa"...então, na verdade, a crítica foi pra mim - considero assim.

Um abraço a todos...

30 comentários:

sergio pereira disse...

Sr. Faraco, sabe pq a imprensa ganhou? por falta de imparcialidade, veja os exemplos:
Bomba em Criciuma, comoção estadual (nacional), sinalizador em Fpolis, abafado, cadê o julgamento do Asprilla, agora vai sair, mudou o adversário do Figueira, já estão até pedindo para a imprensa ir cobrir o sorteio dos árbitros para a final, pq não fizeram isso antes do jogo AVAI x Criciuma, tivemos que engolir o célio amorim, agora vão liberar as 2 torcidas para a final, vcs serão os 1ºs a pedir isso, vão dizer que futebol é uma festa, jogo para a família e outras baboseiras mais, não que não seja, mais pq só agora? sabe pq? o vilão está fora da final, o time da torcida de bandidos como foi dito por alguns jornalistas, o zé dassilva chegou a prender toda a torcida do AVAI numa de suas charges, e o jornal foi para as ruas, um pouco pesado demais vc não acha? o que precisamos é de uma imprensa que saiba que existem 2 times de futebol na capital, chega de protensionismo, precisamos que volte o respeito e a ética no futebol de Santa Catarina e principalmente no da Capital.
PS: Nada contra a sua pessoa, mais os "papas" da imprensa esportiva da Capital precisam rever seus comentários.
Abraços

Unknown disse...

Faraco,

a imprensa a que critico, é aquela
que exatamente não possuem a
"imparcialidade", que você diz não
existir, discordo, mas que se dê
outro então.
Quando se comenta se escolhe um
lado para comentar e defender,
claro, e muitos vão discordar de
você, claro. Porem quando alguem
escolhe o mesmo lado sempre e se
deixa influenciar pelo amor ao
clube sempre, vamos dizer que não
tem um minimo de imparcialidade,
ou qualquer nome que se der, ainda
mas quando só se tem um lado e não
o outro para tambem responder.

Faraco, deixa critica eu te excluo,
naõ é nada contra você não, mas
pedisse o voto e a opnião e eu dei,
não que o STJ ou arbitragem não
errem, mas como disse um colega seu
de emissora, "a arbitragem erra tentando acertar", abraços.

Unknown disse...

Faraco,
Sou teu fã, sempre digo isso, mas vc foi direto ao ponto.
A torcida dos 2 times da capital não estão satisfeitos com o jornalismo que o grupo RBS faz. Será que vc, inteligente como é, não consegue ver...
Falo com muitas pessoas, Avaianos e Alvinegros, e todos estao chateados, como conseguem isso???
Como dixam um cara como o Miguel fazer o que faz?? O que ele faz com os próprios avaianos é humilhante. O que ele faz não eh defender seu lado, e falta de profissionalismo. Ofende pessoas no seu intimo. Chamou o arbitro de "cagão", ofende o Martini.
Debocha da torcida do Figueira, ri das derrotas dos adversários.
Outros comentáristas, grupo RBS, como disse o internauta acima, mudam de opinião ao sabor do vento. Vc foi feliz na pesquisa que fez, mais eu, juro, tinha certeza do resultado.
Vocês tentam igualar as coisas, na força, nos comentários, querem de qualquer jeito, passando por cima da razão, elevar figueirense e Avai.
Eu sabia, valorizei os numeros do Avai, mais nunca ouvi vc falar que o Avaí tinha feito os resultados dos ultimos jogos, sempre com jogadores a mais em campo, nunca. Eu sabia que aquilo era irreal.
Nao vi reclamações fortes sobre as absurdas expulsões em Joinville, Chapecó e ontem (ontem somente o Renato), não vi! Foram justas?
em 7 jogos, 8 jogadores expulsos!! 2 em Ibirama, 2 em Joinville, 2 contra o Figueirense, 1 Chapecó e 1 ontem... Estranho... Imagina se fosse contra o Avai, o rolo que seus companheiros iriam fazer...
Uma pesquisa que todos ja sabiam o resultado, menos você.
Abraços,
Eduardo

->Marcelo Santos disse...

Não preciso nem reafirmar o que disseram aqui, um grande exemplo foram os seus companheiros falando que existiram 3 ou até 4 penaltis pro Avaí. Você ali embaixo afirma que só viu 1.. ah e eles esqueceram de falar da expulsão ridicula também. Eu entendo que você possa ter se sentido ofendido com o resultado da pesquisa porque tu também fazes parte da impressa, mas experimenta fazer uma nova pesquisa perguntando quem são os membros da imprensa esportiva catarinense que fazem o papel de vilão agora. Se tu ganhar mais que 5 votos é porque alguém tá de sacanagem..

Unknown disse...

Faraco, cara, você é o melhor dos profissionais trabalhando hoje em santa catarina no esporte, mas experimenta contrariar o grande Comentarista-Torcedor Miguel Livramento pra ver se você nao vai pro olho da rua.

Hoje foi demais ver a cara de azedo do Miguel e do Bob Alves.

Faraco, eu não suporto mais ver o Debate Diário, programa que chamo de DEBATE AVAIANO.

Falta mais profissionalismo a RBS.

Anônimo disse...

É compreensível que te sintas ofendido. Mas acho que tua posição é equivocada. Te dispusestes a fazer uma pesquisa e colocastes a imprensa entre um dos ítens. Assim, a possibilidade de escolha existia, e penso que a opção da maioria dos leitores de teu blog, ocorreu em razão da posição parcial da imensa maioria da imprensa da Capital. Tu não te enquadras no perfil, mas a grande maioria do pessoal da crônica esportiva de Florianópolis (fato notório) torce pelo Bvaê ou é torcedor enrustido. Basta ver a choradeira e as caras de hoje.
Mas tu tens te destacado ao lado de profissionais como o Paulo Branchi.
O teu jeito de trabalhar, em pouco tempo deverá imperar. Não tomes como pessoal uma crítica que direcionou-se à coletividade.
Abraços

Anônimo disse...

Faraco,

Você ouvir do Semensati, ao vivo e a cores, que árbitro acertou em não marcar os pênaltis que os jogadores do Avai "pediram", é brabo!!! As imagens não mentem. Não somos otários! Como vamos aceitar posições como essa? e isso tem se repetido não só com relação ao Avai, mas também ao Figueirense.
Na ânsia de "compensar", os comentários tem sido absurdos, por vezes, até incitam rivalidades desnecessárias. Resumindo: vejo muito mais preocupação em "criar fatos" e gerar polêmicas,do que o compromisso com a verdade, com a isenção, que em minha opinião, são essenciais a uma imprensa independente, que tenha a marca da credibilidade.
Apesar de não concordar com algumas de suas colocações, parabenizo sua iniciativa em expor essa avaliação. Espero, sinceramente, que ela seja vista por seus colegas e que sirva, também a eles, como reflexão.
Abraço.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Tu sabes muito mais do que eu o quanto a imprensa da capital é desrespeitosa e insinuadora. Trabalhas todo domingo ao lado de um comentarista-torcedor, que acusa, acusa e acusa sem provar nada e, o pior de tudo, é que tem gente que acha graça disso. Quando o Anderson Barros criticou a imprensa, todo mundo caiu de pau em cima dele. Agora, criticar os dirigentes nada mais é do que a função da imprensa? Que história é essa? Na CBN, por exemplo, o cara que entra no terceiro tempo para falar ao telefone e critica os comentaristas é cortado na hora. Ué, essa não é a rádio da torcida? Só mostrar aquilo que lhes interessa é muito fácil. Acho que a imprensa teve poucos votos. Imaginei que seria no mínimo o dobro.

Unknown disse...

Sr. Faraco, quatro penaltis?

Como pode a RBS aceitar alguem que chinga todos os juizes que nao dao a vitoria pro time do comentarista-torcedor?

Anônimo disse...

Isso é o reflexo do que as pessoas sentem com relação a Miguel Livramento e cia. Hoje mesmo ele disse que Figueirense e Criciúma estão na final porque reclamaram dos arbitros e aí quando o Semensati se atreve a dizer que o avaí tb reclamou e que inclusive o Marquinhos disse com todas as letras: "O campeonato está armado pro time que ganhou ontem" ele impede a fala, atropela e ignora. Eu desliguei a tv, é o que me resta. Não é esse tipo de pessoa que queremos ver na tv, definitivamente. Repetidas vezes ele humilha os demais, ameaça, ironiza, se acha o dono da verdade. Essa postura não condiz com a postura de jornalistas sérios e que respeitam a profissão que exercem.
Não se ofenda, pode ter certeza que o resultado da enquete não é reflexo do seu trabalho, mas do de outros que lhe fazem cia. O foco do problema é outro!

Anônimo disse...

Concordo em alguns pontos aqui descritos pelo colegas em justificativa do porquê a imprensa "ganhou" a pesquisa. Particularmente não concordo com o resultado, entretanto concordo com a má qualidade de boa parcela da imprensa. Para mim a grande vilã do campeonato é a Federação, seguida do TJD e arbitragens. Explico: A Federação é a responsável pelo campeonato. É de sua responsabilidade dotar o campeonato de condições REAIS de ser disputado.É dela o quadro de árbitros, se esses são ruins cabe a Federação equacinar essa questão, seja através de cursos de reciclagem, seja por maior rigor nos testes de capacitação técnica. O TJD está "vinculado" à ela. Foram ridículas as decisões do TJD. Total demonstração de incompetência (por exemplo, condenaram o Atlético pelo cai-cai, por conseqüência deram um gol para o Avaí. Só que depois absolveram o técnico (acusado de dar a ordem para cair) e absolveram os jogadores (que na minha opinião estavam apenas cumprindo ordens e realmente não mereciam punição) porque foi "provado" que eles não fizeram o cai-cai e sim estavam lesionados. Ora, se estavam lesionados então não houve cai-cai, se não houve cai-cai o Atlético não poderia ser punido, se o Atlétino não poderia ser punido o Avaí não poderia ter ganho o gol. Teriam que ter anulado o primeiro julgamento. E assim vai... erros em cima de erros. Mas, as questões, exceto o caso da bomba, só chegaram ao TJD por erros (na maioria das vezes)dos árbitos. Os árbitros, a maioria, desprepados cometendo erros absurdos sendo "rígidos" com alguns atletas e complacentes com outros. A expulsão do jogador do Joinville (no jogo contra o Avaí) e do Jeam Coral (ontem, tbém contra o Avaí) foram ridículas, por outro lado teve jogador que "rachou" várias vezes e saiu impune. Esses são apenas dois exemplos, existem vários outros. A imprensa, realmente uma grande parte já está viciada e pensa ser a dona do pedaço. É de responsabilidade das empresas as quais esses "profissionais" estão vínculados a decisão de mantê-los ou não em suas empresas. Sendo as empresas coniventes com as atitudes desses "profissionais", estão elas colaborando para desqualificar e desmoralizar a imprensa esportiva de SC. Isso já é outra questão que não cabe ser inserida aqui. Vejam que de todos os citados, somente a imprensa não é de responsabilidade da Federação. Então como pode ser a imprensa a vilão? Não é ela que "organiza", aprova e "fiscaliza" o campeonato, não é ela que escala (apesar de alguns jornalistas/comentaristas pensarem que escalam)os árbitros e finalmente, não é ela que julga no TJD.

Anônimo disse...

O resultado da enquete mostra que todos da imprensa estão pagando por comentaristas do nível do Miguel, que acabam estimulando a violëncia, a imparcialidade entre outras coisas. Mas é óbvio para mim que a vilã do campeonato atual é a porcaria do tribunal de justiça que campeia no esporte catarinense que premiou a impunidade. Ah, em conjunto com o STJD. Mais um detalhe, a forma de administrar o futebol catarinse, como a escolha dos arbitros nao pode ser desprezada.
Um abraço,
Júlio

Eduardo disse...

Faraco

Não se pode generalizar dizendo que apenas a imprensa é a culpada.

Cada um colaborou um pouco para o péssimo campeonato que estamos vendo, inclusive o torcedor.

É claro que na imprensa também existe as laranjas podres que vocês mesmos sabem quais são.

Mas esse chapéu não serve para você meu caro. Você é um dos melhores da nova safra. Continue assim.

Um abraço.

Eduardo
www.gigantealvinegro.blogspot.com

Unknown disse...

Faraco,
Na minha opinião todos perdem e ganham, inclusive a imprensa, porém, ela, principalmente a RBS, está pagando por não ter encontrado uma fórmula apropriada para atender aos torcedores dos dois times da Capital.
Contrataram o Miguel, mas não ficou ninguém identificado com o Figueirense, o que mais se assemelhava a isso era o Lauro Burigo.
Vc não pode imaginar como nos deixou revoltado o comentário leviano do Miguel, afirmando de que existia um juiz amigo do Figueira.
Com isso, naturalmente, sua torcida tem migrado para a Guarujá ou não vendo nada nos veículos de sua empresa.
Ontem, no Show de Bola, vc e o Renato refutaram as afirmações dele, mas tenho notado que vcs ficam com um pouco de medo do que aconteceu com o Lauro (se é que aconteceu algo, pois a RBS não se pronunciou claramente a respeito).

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Só me estranhou uma coisa Faraco. Todas as enquetes que fazes aqui no seu blog, você comenta os resultados no TVCOM Esportes, coincidentemente, hoje você não falou nada, nem sequer lembrou do seu blog. Espero que amanhã você lembre do resultado da enquete no programa.

Unknown disse...

Faraco, eu sou um dos que NÃO votou na IMPRENSA e portanto me considero em condições de expressar meu ponto de vista. Perfeito seu POST sobre o assunto. Entretanto, tenho a "impressão" que o voto na imprensa passa pela "qualidade" dos comentaristas, narradores e repórteres principalmente do veículo RÁDIO. O futebol virou profissional, o volume de dinheiro envolvido no esporte é digno de ser comparado ao de empresas de grande porte no Estado; entretanto, os "profissionais" da mídia são de qualidade entre "ruim" e "péssimo". Excessões existem, mas não chegam a 3 num universo de 20 (Florianópolis). EU SOU daqueles que MUDA DE CANAL (TV) ou de dial (RÁDIO) quando aparece: Roberto Alves, Miguel Livramento, Flávio Roberto, Lauro Burigo, Fabiano Linhares, Paulo Brito, Paulo Branchi, Carlos Eduardo Lino e outros que nem o nome eu sei. Conclusão: Vejo jogo na TV sem som e leio jornais; mas quando sou obrigado a ouvir rádio pela Internet é de doer, não se aproveita quase nada! Meu voto foi FEDERAÇÃO, mas depois dela o TJD contribuiu muito para essa situação atual do Campeonato. A Imprensa, NÃO, são apenas um grande bando de incompetentes, torcedores com "direito promovido pelas emissoras" de falar bobagens motivadas pela suas respectivas paixões. Querem FAZER VALER suas idéias, inventam notícias, criam fatos; e tudo sob o "manto" da tal FONTE (raposas, passarinhos, etc.)Com raras e gloriosas excessões, que infelizmente são mínimas. E pior: agora tem uma nova "casta" de PROFISSIONAIS DE IMPRENSA travestidos de blogueiros que se auto-intitulam "compromissados com a torcida tal" que saem DETERMINANDO a verdade como sendo aquilo que "informam". E não permitem o contraponto, são uma piada.
Pra VC, minha torcida para que continue nesta linha de trabalho! Para o Castiel, minha torcida para que não seja "exonerado", para os demais . . . Bem, boa sorte pra eles! É só a minha opinião!

Anônimo disse...

O "câncer" da imprensa estadual se chama Miguel Livramento. Parafraseando um colega nosso ele já "devia se aposentado com um bom salário a muito tempo".

Unknown disse...

Rodrigo,
Concordo inteiramente com o comentario do FERNANDO, acima. Perfeito. Ja me peguei vendo jogos do meu time sem volume, no mudo...
Tambem estranhei, conforme outro acima, que vc nao comentou sobre sua enquente dessa semana... Ou foi colocado como sempre o endereco de seu blog... Alguma retaliacao do grupo RBS.

Anônimo disse...

Faraco,

Sabemos (eu e você que é mais inteligente do que eu) o que reflete esta pesquisa.
Na semana que antecedeu o jogo com o Criciuma foi insuportável ver o ufanismo dos comentaristas flagrantemente torcedores.
Teve um que disse que o Guga vinha para a final, esquecendo-se que primeiro tinha que vencer o Criciuma.
É isto que enoja o ouvinte.
A narração do jogo de domingo foi repleta de palavras de ordem contra o juiz, o tempo todo. Imagina o que isto pode fazer ao provocar a ira do torcedor. E olha que o juiz errou feio na expulsão do Coral. E o penalti, este é um lance de interpretação, o juiz achou que não foi e diante disso, cabe ao comentarista apenas expressar sua opinião, sem hostilizar o juiz, porque isto cria um ambiente de animosidade e gera perturbação da ordem, tudo que não queremos em um estádio. A forma como diziam que o juiz "roubou" o avaí no lance do suposto penalti não marcado é que beirava a irresponsabilidade de quem tem o microfone na mão.
É por isso, Faraco, e não pelo seu jornalismo profissional que esta pesquisa captou este sentimento do público que gosta do futebol, mas não gosta da cobertura que alguns comentaristas fazem deste esporte, misturando opinião técnica embasada com puro fanatismo de torcedor comum. Isso não dá mais, é inaceitável. Quem torce tem que ir para a arquibancada e não segurar um microfone. Isso exige profissionalismo e muita responsabilidade.
Eu de minha parte tenho evitado ouvir os programas esportivos para não me irritar.
[não vou citar quém nem quais comentaristas se enquadram neste perfil, mas como disse no início, todos sabemos].
Não quero NUNCA que falem bem do meu time para me agradar. Não preciso disso, tenho idade e maturidade suficiente para colocar a paixaão pelo esporte futebol no seu devido lugar, mas não aceito deboches, parcialidades, leviandades e outras coisas que não estão revestidads de seriedade e sobretudo não são baseadas em análises técnicas dos fundamentos do futebol.

Fui longe demais, mas resumindo:

Você não está na estatística captada, mas tem colegas seus que estão. Estes são o joio e precisam ser extirpados.

Um forte abraço,

Rodrigo Faraco disse...

Alvinegro do estreito e eduardo, amanhã vou colocar nova enquete e comunico o resultado dessa no programa, sem problemas...

Quanto ao blog e a minha empresa...há incentivos pra que eu continue, nunca qualquer tipoo de observação negativa foi feita.

o pessoal do clic quer que eu vá pra lah, mas estou relutando.

abraços

Rodrigo Faraco disse...

Poh, pessoal...
falando aqui ao pé do ouvido de vcs....fico muito feliz com as ponderações.

Sabe de uma coisa? Eu adoro as argumentações. Acho que o argumento é a arma mais forte que podemos ter pra resolver qualquer problema. Gsoto de ler as argumentações de vcs.

Por isso me mantenho aqui. estamos criando uma comunidade se vocês jah perceberam.

abraços gerais

Unknown disse...

Fala Faraco!
Meu voto foi na Federação, a grande responsável pelas mazelas que atingiram nosso campeonato este e outros anos. Afinal, ela quem organiza e fiscaliza o mesmo.
Com relação ao resultado da enquete, em que ficou constatado como a Imprensa a grande vilã, percebo que isto somente exprime o descontentamento da grande massa de ouvintes, telespectadores e leitores com o 'quarto poder'. Se você perguntasse qualquer coisa, que exigisse um resultado negativo à algo como resposta e,entre as alternantivas incluísse a imprensa, o resultado seria o mesmo. Quanto à você, és uma grata exceção, em um universo conturbado e nebuloso de jornalistas, pseudo-jornalistas, cronistas esportivos e 'torcedores de microfone'.

Abraço

Unknown disse...

Concordo com a postagem. Acho que se a enquete questionasse quem é mais odiado entre as opções, daria imprensa porque sem generalizar, existe uma meia dúzia que tenta direcionar as arbitragens e a opinião pública com opiniões do tipo: "Luiz Orlando dá azar pro Avaí!", "Quem vai apitar é amiguinho do Figueirense", "o sinalizador é tão grave quanto a bomba", "o Avaí deveria ter vetado o Célio Amorim (depois do jogo)", "o árbitro deixou de marcar 200 penaltis pro Avaí" e por aí vai...
Agora,quem foi o VILÃO DO CAMPEONATO? Para mim, foi o TJD ue não puniu com o rigor merecido e deixou um precedente para que os Clubes nunca mais sejam punidos.

PS: Digo que a imprensa é a mais odiada também, porque tem muita gente que tem inveja dela!
Abraço!

Bruno César disse...

Grande Faraco!

Com certeza fazer jornalismo esportivo com seriedade e profissionalismo não é nada fácil!
Primeiro porque grande parte dos torcedores ainda gosta do "jeito antigo" de fazer jornalismo esportivo.
Este jeito antigo utiliza o preceito de que um comentarista deve ser do time A e o outro do time B. Um narrador para jogos deste e o outro para jogos daquele.
Isso não existe mais e você, assim como eu e muitos que gostam de futebol e esportes em geral, sabemos disso.
Porém, existem coisas que demoram a sair de cena.
Todos nós que trabalhamos com esporte temos identificação com um time, seja ele de futebol, volei, basquete... Afinal de contas, se gostamos do esporte é porque um dia torcemos por algum time/clube, certo?
Concordo quando você diz que não existe imparcialidade. O que temos é uma tentativa de aproximar-se disso.
Quanto ao resultado da enquete é importante para refletirmos (nós que trabalhamos na crônica).
Será que estamos fazendo um bom trabalho?
Vimos repórteres, narradores e comentaristas despreparados aos montes por aí.
Temos repórteres que não sabem formular uma pergunta, não sabem o que é e o que não é notícia.
As faculdades de jornalismo estão aí para ensinar, porém, sinto que o jornalismo, este mesmo que tens como paixão, é algo que não se aprende nos bancos escolares.
Jornalismo está no sangue.
E não venha me dizer que o que algumas pessoas fazem no rádio, tv e jornal aqui, e em vários lugares, é jornalismo, pois sabemos bem que não é!
Parabéns pela sua postura.
Profissionais como você enobrecem nossa classe!

Grande abraço.

Bruno César

Unknown disse...

Faraco,

Sempre que se generaliza, se comete uma injustiça.

Culpar a "imprensa", de um modo geral é a mesma coisa que culpar a "torcida do Avaí" pela bomba; é igual culpar a "arbitragem" pelos erros, é como chamar os "cartolas" de incompetentes.

Fazendo isso, estamos sempre colocando no mesmo balaio os bons e os ruins, sejam maioria ou minoria.

Talvez fosse mais justo nomear os bons e os ruins. Dar o nome do mau jornalista, do criminoso que atirou a bomba, do árbirtro ruim e do mal-intencionado, do dirigente incompetente... e por aí vai.

Seria, no mínimo, mais justo!

Beto Calgaro

Rodrigo Faraco disse...

Olá pessoal, passando pra responder alguns recados de hoje...

Fgerber, obrigado pelas palavras.

Newton, concordo com as criticas às frases.

Bruno, caro colega...vamos mudando essa história...vamos mudando.

Beto, entendi o recado e tens razão mesmo.

abraço a todos

Anônimo disse...

o problema eh o miguel livramento q soh ve um lado soh, o roberto alves q adora jogar lenha na fogueira e tirar o corpo fora, o semensati q tem uma cara de nojento e o insuportavel do paulo brito q soh fala m*.
ou seja debate diario eh um lixo!
minha opiniao, se alguem aqui discorda gostaria de saber....

Anônimo disse...

Porra! Você faz uma enquete pra saber o que pensamos e depois fica questionando o resultado? Ficaste "magoada"? então não faz mais enquete... Vais ficar brabo se o Criciuma virar a tua enquete atual? NÃo? Então, não reclama. Pois a nossa imprensa é ruim porque distorce os fatos para poder vender mais jornal ou ter mais audiência..só por isso...
Não é uma imprensa que se baseie nos fatos, mas apenas nos resultados que pode obter para a venda de mais jornais ou para obter uma maior audiência nas rádios e televisões.
Saindo do esporte é só ver o caso Isabella Nardon, mais um exemplo da rapinagem da imprensa. Ou você pensa que nossa querida imprensa está interessadíssima no desfecho do caso ou no que este caso pode render de frutos e dividendos???
Se fosse uma imprensa esportiva mais imparcial talvez a arbitragem vencesse esta tua enquete !!!
Aloisio Medielautter

Rodrigo Faraco disse...

Não questiono o resultado, meu caro Aloísio.

O resultado da enquete é fato consumado.

Soh coloquei alguns argumentos...pras pessoas que conseguem pensar.

Assim como a enquete me fez pensar...

Consegues pensar?

E sobre teses de Jornalismo....tenho no mínimo 13 anos de teses de Jornalismo se quiseres debater.

Abraço

Unknown disse...

Caro Faraco,

Sou alvinegro e costumo ler os blogs do meu time.
Em linhas gerais, a crítica com a imprensa, principalmente na dupla Roberto Alves/Miguel Livramento é muito grande.
Porém, para minha surpresa, por acaso acessei o blog do Tullo Cavalazzi, no que me deparei com uma saraivada de críticas do lado avaiano contra esses mesmos profissionais da imprensa.
Ou seja, parece que vcs não agradam gregos nem troianos!
Brincadeiras a parte, refuto respeitosamente posição do Bruno Cesar, que acha antiga posição de ter um comentarista avaiano e outro alvinegro.
Coloco o exemplo da Rádio Gaúcha, em que existe o Paulo Santana (gremista) e outro comentarista colorado (me fugiu seu nome), também tem o Ruy Osterman, que tem uma função moderadora, assim como o Roberto Alves tem por aqui, e alguém um pouco 'fora do padrão' que é o Lauro Quadros, que seria o nosso Paulo Brito.
Em resumo, defendo a participação do Miguel, mas acho que fica 'um samba de uma nota só' sem alguém como contraponto.