sábado, 17 de maio de 2008

Pra cima deles!

Com 5 ou 4 jogadores no meio, com 3 ou 2 zagueiros, com UM ou 2 atacantes...não interessa! O Avaí tem que ir com tudo pra cima do ABC de Natal.

O técnico Silas tem boas opções pra montar a equipe. Testou essas opções durante a semana. Fez treino fechado, fez treino aberto. O Avaí está tranquilo. Venceu bem na primeira rodada.

Hoje à noite, espero um time solto em campo, indo pra cima do ABC. O Avaí tem que mandar em casa, tem que mandar nos jogos na Ressacada. Nem conheço muito o ABC, mas não são esses jogos que vão ter que ser "respeitados". Os jogos que vão ser verdadeiras decisões em casa são contra o Corinthinas, o São Caetano, Fortaleza, Brasiliense...contra o ABC não. É pra engolir o adversário. Isso sempre deixando claro que estou avaliando e levando em consideração o Avaí como um time que quer e tem potencial pra subir à série A.

Então, pra cima deles!

Abraços

Que jogo ruim!

A partida entre Juventude e Criciúma foi muito fraca. Pouca criatividade das DUAS equipes.

O Criciúma entrou em campo com um bando de volantes e nada acontecia no meio. Vou repetir o que já disse antes - não aguento mais ver Marcelo Rosa como titular. Como é lento! Bom, pelo menos jogou pouco tempo, mas Adriano que entrou no lugar dele também fez muito pouco.

A carência na criação da equipe de Leandro Machado é nítida. A chegada de Luciano Bebê pode ajudar a amenizar o problema. Mas isso se o treinador não continuar achando que um time com QUATRO volantes pode ser muito ofensivo - "é só colocar DOIS volantes mais soltos, posicionados mais a frente". Alguém tem que dizer a ele que se volante fosse criativo, não seria volante, seria meia de ligação. Os volantes do Criciúma não são nada criativos...não podem fazer papel de meia de ligação.

A derrota por UM a ZERO poderia ter sido um empate em ZERO a ZERO, tranquilamente. Nem mesmo o Juventude fez por merecer a vitória.

Abraços

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Hoje tem!

Jogo complicado esse do Criciúma hoje.


Jogar em Caxias, contra o Juventude, é sempre complicado. O Juventude tem QUATRO mudanças, vem de derrotas - na estréia no Brasileiro da B e na final do Gauchão -, mas é uma equipe sempre muito difícil de se entregar no Alfredo Jaconi.

O time de Zetti está passando por um processo de reestruturação. Os jogadores indicados pelo treinador começam a ganhar espaço. Principalmente depois da derrota de 8 a 1 na final do estadual contra o Internacional.

Já Leandro Machado ainda sofre com os problemas de articulação de jogadas no meio. Adriano é a opção, mas esteve gripado durante a semana e, além disso, entrou mal em alguns jogos do Campeonato Catarinense.

O Criciúma vai ter que buscar o jogo pelas laterais para poder fomentar o ataque. O principal mesmo é liberar Reginaldo Araújo como ala, bastante ofensivo. Basílio faria a cobertura por ali. Do outro lado Émerson Ávila ficaria mais retraído, até porque o apoio não é o forte dele.

Vai ser um jogo de DUAS equipes de força, de futebol pesado e pegado. Mesmo com tudo isso, acredito que o Criciúma tem todas as chances de pontuar.

Abraços

A entrevista

Felipe Santana falou muito e muito bem. Foi bem interessante a entrevista.

Fiquei devendo alguns pontos da entrevista pra vocês aqui. Pontos positivos e negativos nessa curta carreira dele no Figueirense.

Problemas da zaga - Em nenhum momento Felipe Santana negou que exista realmente problemas. Falou que não falta treinamentos ao grupo. Treinamentos que são feitos de forma repetitiva. Mas disse o que eu já disse algumas vezes aqui e no programa. A marcação começa lá na frente, nos homens de ataque. O time está ciente dos defeitos e o técnico Gallo tem cobrado muito.

Substituto - Não quis falar nomes, indicar nomes...citou todos do grupo com elogios. Finalizou dizendo que isso somente o técnico Alexandre Gallo pode responder.

O começo - A maior dificuldade foi a adaptação ao frio do sul. Felipe é de Rio Claro, São Paulo. Mas guarda cada momento e foi contando a história...desde os parceiros dos juniores, até os colegas e técnicos que deram chances.

O melhor técnico - "Mário Sérgio apostou em mim e me deu a faixa de capitão."

Os momentos marcantes - Dois foram apontados pelo zagueiro. A perda da Copa do Brasil 2007, que ele disse que foi muito triste e muito marcante...e a alegria do título estadual de 2008, o primeiro como titular no Figueirense.

(Comentário rápido - às vezes nós não nos damos conta da importância e de como momentos como este marcam a carreira de um profissional de futebol. Falo da questão pessoal. Pra ele, Felipe, esses DOIS momentos sempre vão ser especiais. Mas não é qualquer jogador que leva consigo as lembranças. Muitos dão de ombros.)

Libertadores - Garantiu que o grupo acredita muito na meta estabelecida pelo clube. Todos estão muito empenhados e têm cada partida como uma decisão.

Agradecimento e recado à torcida - Deixou um recado de agradecimento a todos no clube. Do cortador de grama ao presidente. Pediu à torcida que apoie o time no brasileirão.

Abraços

quinta-feira, 15 de maio de 2008

TVCom Esportes

O zagueiro Felipe Santana é o nosso convidado hoje no TVCom Esportes.

Na primeira parte do programa, às 20hs00min.

Não percam!

Abraços

Vai fazer falta

O zagueiro Felipe Santana vai fazer falta à equipe do Figueirense.

Precisamos olhar e analisar a saída do jogador, negociado com o futebol alemão, com o Borussia Dortmund, sob alguns aspectos.

Primeiro o aspecto financeiro. O Figueirense mais uma vez mostra que não está no mercado pra brincadeira. Já é um clube revelador e negociador de bons valores. Melhor que isso - negocia jogadores diretamente com quem tem dinheiro, com clubes europeus. A negociação de Felipe Santana certamente vai render uma boa grana aos cofres do clube. Isso é bom, dependendo dos valores, pode até ser ótimo.

O segundo aspecto é o aspecto técnico. É justamente nesse ponto em que vai haver sofrimento. O clube não tem - eu repito: não tem - quem o substitua neste momento. Felipe Santana não é um craque da zaga, não é o melhor zagueiro do Figueirense, não é um jogador regular ainda - tem altos e baixos, merecedor de críticas e elogios. Felipe Santana é bom zagueiro, mas não é ótimo, nem excelente. Com o que joga hoje vai ser sempre o segundo zagueiro de uma defesa, nunca o primeiro. O primeiro zagueiro é aquele que faz a zaga jogar, que orienta e comanda a zaga. Exemplos: Gamarra, Chicão, Fábio Luciano...e por aí vai.

Ainda no aspecto técnico, Bruno Peroni não está pronto para a missão. O Figueirense tem deficiência na composição da defesa e vai continuar a ter se não contratar. Vai contratar...certamente vai. No mínimo DOIS zagueiros. Isso é urgente!!! Um deles que seja mais técnico e que venha pra ser titular, pra ser o dono da zaga.

O terceiro aspecto é o pessoal. Para um zagueiro pode ser um sonho jogar no futebol duro da Alemanha. Felipe Santana é visto como um possível novo Naldo, que faz sucesso por lá. Quem? Ééé....Naldo, ex-Juventude, canhoto, alto, cobrador de faltas-bomba, jogador do Werder Bremen e que já foi convocado por Dunga algumas vezes. Pois é, Naldo faz sucesso por lá. Felipe Santana tem tudo pra fazer também. Seguindo o caminho de outros brasileiros, como Juan e Lúcio.

Abraços

Como assim?

O tênis é um esporte muito cruel na verdade.

Leio a notícia e fico pensando...o que leva uma atleta a desistir da carreira aos 25 anos, estando esta atleta no auge? Essa atleta é nada mais, nada menos que a belga Justine Henin, número UM do ranking WTA - associação das tenistas profissionais.

Henin disse que não tinha mais objetivos, que já havia ganhado tudo que poderia ganhar no tênis. Só pra se ter uma idéia, na temporada 2007 ela perdeu apenas QUATRO partidas nos torneios profissionais pelas quadras do mundo inteiro.

Aos 25 anos? Não tem mais objetivos na carreira que escolheu? A vida ficou monótona?

Sinceramente? Eu não entendo! Eu sei que a nossa cultura é outra, que somos apaixonados, enquanto que alguns outros de outras culturas são robotizados...mas continuo a não entender.

A decisão de Henin lembra muito uma outra decisão de outro tenista na década de 80. Bjorn Borg, sueco que ganhou tudo em pouco tempo - foi SEIS vezes campeão de Roland Garros e CINCO de Wimbledon - e que decidiu se aposentar aos 27 anos, também no auge. Mas esse até se entende...era um robô em quadra. Muito talentoso, mas que parecia não estar se divertindo...era chamado de IceBorg. Se tornou uma lenda do esporte, mas era um chato...até hoje é. Uma entrevista com ele não rende um bom papo, porque ele não ri e também não fala.

Mas Henin não é tão fria assim. Ela vibra, ela sorri, ela joga com extrema categoria e demonstra muito prazer em estar em quadra.

Talvez o tênis atual explique algo. No masculino é Rafael Nadal e Roger Federer. No feminino é Henin, ou era, e Maria Sharapova. Quanta monotonia!

Vou continuar pensando...mas não entendo e lamento.

Abraços

Agora é Corinthians

Definidos os semifinalistas da Copa do Brasil...aposto no Corinthians.

Antes apostava no Internacional. Achei que o Inter ia levar essa. Gosto do estilo de jogo do time de Abelão e vejo uma equipe com bons valores, mas que não está, ou melhor, não se mostrou equilibrada.

Agora entre Botafogo e Corinthinas escolho a equipe paulista. Tenho gostado de ver o time dirigido por Mano Menezes. O Corinthians ganhou força, está equilibrado entre os setores e ganhou também alma. DOIS jogadores muito conhecidos de nós vêm se destacando - André Santos e Chicão. Além disso o ex-"quase gol", o argentino Herrera, se transformou em "gol" e têm marcado nos jogos os gols decisivos.

Considero que daí sai o campeão da Copa do Brasil deste ano.

Mas respeito muito o que estão jogando o Vasco e o Sport, os outros DOIS semifinalistas. O Vasco ganhou vida nova com a volta de Leandro Amaral. Como joga Leandro Amaral. Rápido, leve, preciso, habilidoso, artilheiro. É um baita atacante.

O Sport vem sendo a grande surpresa do competição. Eliminou DOIS gigantes da atualidade - Palmeiras e Internacional. O Sport de Nelsinho Baptista, que eu acho apenas razoável como técnico, vem usando a Ilha do retiro como grande arma. Tem DOIS destaques também. O meia Romerito tem jagado bola e o atacante Carlinhos Bala voltou a aparecer.

Está lançada a sorte, mas agora aposto no Corinthians.

Abraços

Para o chuveiro!

Cocito e Wendell que me desculpem, mas os DOIS que vão para o chuveiro esfriar a cabeça.

Isso é hora de tumultuar o ambiente do Avaí?

O time vai bem. Fez bela estréia. Venceu fora de casa. Venceu um dos grandes da competição, o Paraná. Tem tudo pra fazer uma grande largada na série B.

O que querem os DOIS? Bagunçar tudo?

Sinceramente? Nem um, nem outro é titular...só posso entender a briguinha de treino como reflexo da frustração pessoal dos DOIS.

Os brigões que se coloquem no devido lugar. Como eu sempre digo - Vão jogar bola!

O técnico Silas foi correto e exclui os DOIS do treino.

Ao Avaí cabe ser duro na administração do episódio pra não perder o controle do grupo.

Abraços

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Arbitragem na mira

Gostei da atitude do presidente da Comissão Nacional, Sérgio Côrrea da Silva, que não se omitiu...começou o brasileiro agindo, mostrando pulso firme.

Os principais erros da arbitragem foram punidos. Os árbitros que cometeram pecados na primeira rodada foram devidamente "engeladeirados".

O pior de todos foi Gutemberg de Paula Fonseca, que marcou tiro livre indireto numa jogada em que o goleiro do CRB, Jéferson, tocou com a mão na bola fora da grande área. Um erro básico de aplicação da regra do futebol.

Sou a favor desse tipo de conduta do presidente da Comissão. Não se trata de caça às bruxas. Se trata de mostrar erros e cobrar de quem deve ser cobrado.

Já basta o Campeonato Catarinense deste ano. Aqui Célio Amorim errava e era sorteado para a próxima rodada. Ainda foi apontado com um dos TRÊS melhores árbitros do Campeonato.

Vou continuar acompanhando.

Ahhh, ia me esquecendo. Só faltou uma geladeirazinha pro árbitro de Portuguesa e Figueirense, o pernambucano Émerson Luiz Sobral, que não deu o pênalti claro em cima de Rodrigo Fabri no final do jogo.

Abraços

Por que não?

Defendi no TVCom Esportes dessa terça-feira que o técnico Alexandre Gallo dê uma chance a um jovem do time campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Às vezes a solução está dentro de casa e quem administra não se dá conta disso.

O Jovem lateral esquerdo Massari, de 17 anos, foi um dos bons valores revelados naquele time campeão. Por que não pode ser testado no time principal?

O Figueirense vem levando um baile nas contratações pra essa posição. Tentou Carlinhos, do Santos, não teve sucesso...agora tentou Valmir, do Palmeiras, que foi parar no Vasco.

Não se trata de jogar a responsabilidade em cima do garoto. Se trata de chamar a responsabilidade e colocá-lo pra jogar, com liberdade. O clube tem tradição de revelar e recuperar bons laterais ali pela esquerda. Revelou Filipe, André Santos...teve Triguinho, Michel Bastos...

O que não dá mais é ver Marquinho por ali. O meia não está rendendo improvisado na lateral. Marquinho teve as melhores participações no Figueirense jogando pela meia. Como quando fez a jogada do gol do título estadual.

Por que não?

Abraços

terça-feira, 13 de maio de 2008

Pacote avaiano

O Avaí segue se reforçando.

Dos jogadores apresentados nesta segunda, o zagueiro Ozéia é o que tem mais chances de se tornar efetivo no time. Pelas constantes ausências de Fabrício, hoje titutlar, o novo contratado pode virar o futuro titular ao lado de Cássio e Émerson.

Os DOIS goleiros, Douglas e Paes, vão compor elenco. Martini é titular absoluto. Se Cássio, ex-Vasco, tivesse acertado, viria para brigar pela posição. Com Douglas e Paes não acredito nisso. Cássio não acertou porque pediu salários altos demais. Queria ganhar quase o mesmo que ganhava no Vasco na época em que esteve com a bola toda por lá.

Quanto ao novo Coordenador de Futebol, Moises Cândido dos Santos, não conheço, mas avalio como importante para a estruturação do futebol do clube. O Avaí vive diariamente um processo de crescimento, de estruturação. O processo não pode ter volta, pra que quando o time chegue à serie A, chegue com a base necessária para permanecer.

Abraços

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Novo Blog

Bom, sou Jornalista...claro que vocês já sabem disso.

Então tenho uma certa compulsão em relação à comunicação. Por isso acabo de inaugurar um novo Blog.

Este Blog aqui, que criei em Fevereiro, é o do Jornalista Esportivo. O que acabo de criar é mais pessoal...falo sobre corridas, uma outra paixão da vida. O Blog se chama "Vício Correr". O link está ali embaixo pra quem tiver interesse e curiosidade.

Eu divido a autoria deste novo Blog com meu amigo Marcos, que é advogado e foi a pessoa que me levou para as corridas.

Fica o convite pra quem curte as corridas também.

http://vicio-correr.blogspot.com

Abraços

Que loucura - parte 2

A loucura dessa vez foi em Criciúma.

O pedido de demissão do técnico Leandro Machado colocou a cidade de pernas pro ar nessa segunda-feira. Machado tem temperamento explosivo e não gostou nem um pouco de saber que teria sido criticado pelo novo gerente de futebol do clube, Homero Santarelli.

Santarelli teria dito, segundo apuramos no TVCom Esportes, que o técnico mexeu mal na equipe na partida contra o América de Natal. Sabendo do fato o treinador foi tirar satisfações com o dirigente.

A diretoria do clube agiu rápido e evitou o mal maior. Leandro Machado fica no clube e Santarelli também permanece como gerente. Os DOIS se acertaram e "uma pedra foi colocada sobre o assunto" - palavras do presidente Édson Búrigo.

Na minha opinão, o caso foi, no máximo, contornado. Até pelo clima em que se deu a coletiva do presidente. Édson Búrigo estava muito desconfortável.

O Criciúma vai ter que administrar uma situação daqui pra frente. Situação que pode se agravar ou serenar, vai depender da capacidade de cada um dos DOIS de dar o braço a torcer. São DUAS pessoas de personalidade forte e que têm problemas em escutar opiniões e dividir decisões. O importante é que sejam profissionais e que trabalhem sempre com um único objetivo - favorecer o Criciúma.

Abraços

domingo, 11 de maio de 2008

Que loucura!

Sabe quando fica aquela sensação de que poderia ser melhor?

Essa foi a sensação que me deixou o Figueirense na partida de hoje diante da Portuguesa. O 5 a 5 foi coisa de louco...foi o resultado mais estranho da rodada. Não pelo empate, sim pelo placar e pela forma como aconteceu.

Mas voltando a sensação de que poderia mais, todo momento em que se pensava que era a hora da virada, a hora de ir pra cima, o Figueirense falhava. O que dizer do branco total na defesa depois do empate em 2 a 2 com César Prates? Normal, né? Há algum tempo que isso vem acontecendo com a zaga do time...desde aquele 6 a 4 contra o Brusque no Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Catarinense.

Alexandre Gallo não posso mais elogiar...sempre que elogio ele pisa na casca da banana. Errou no início do segundo tempo. Pensou em ir pra cima, e precisava fazer isso, mas tirou o melhor marcador, Leandro "Makelele", da frente da área. Depois corrigiu colocando Magal pra fazer a função. São os altos e baixos do técnico em formação ainda. Ainda bem que viu o erro.

O 5 a 5 no final até que foi comemorado, pelas circunstâncias. Mas time que faz CINCO gols fora de casa tem que ganhar o jogo. E time organizado não leva CINCO gols...nem em casa, nem fora.

Libertadores? Bem distante, hein! Bem distante...

Abraços

Libertadores?

Começa hoje no final da tarde mais um Campeonato Brasileiro para o Figueirense. O clube está estabelecido com muita competência na série A desde 2002. É a SÉTIMA edição seguida depois do acesso em 2001. A melhor campanha foi em 2006 - o SÉTIMO lugar do time de Adílson Batista, que depois foi comandado por Waldemar Lemos e Marquinhos Paraná(jogador que aconselhava o técnico - quase comandava o time).

Aquele time ainda é vai ser por muito tempo referência. Revelou Soares e Henrique. Tinha um trio a frente, que além de Soares, marcava gols com o limitado Schwenck e com Cícero, o homem das cabeçadas certeiras. Era um time que dava gosto ver jogar. Rodrigo Souto, Marquinhos Paraná, Chicão...todos estão na história do clube e deixam saudades no torcedor.

Fora isso, o Figueirense, nestes SETE anos, teve de marcante também a passagem de Edmundo, em 2005. Muitos gols e a salvação do perigo sempre presente do rebaixamento. Edmundo até hoje faz o torcedor gritar nas arquibancadas - Ahhh, é Edmundooooo!!!

E nesse time atual, quais são os valores? Quais são os talentos que podem fazer o Figueirense aparecer e o torcedor se orgulhar e vibrar? Pra mim são DOIS os principais valores. Cleiton Xavier e Wilson. Já estão aí desde o ano passado, mas agora são realidade. Os DOIS comandaram a equipe no estadual e estão na melhor fase no clube.

Além disso, considero o técnico Alexandre Gallo um diferencial no Figueirense. Gallo é chato que só ele. Chato com o trabalho. Dedicado, detalhista, estudioso. Ainda não tem a rodagem necessária para a formação de um técnico de primeira linha. Pode vir a ser um destes, como já disse em outros posts, mas ainda não é. Comete erros em vez de simplificar muitas vezes, mas é um trunfo do Figueirense...com certeza.

A meta é a Libertadores. Meta ambiciosa, mas que considero correta. Não vejo este time com essa capacidade ainda, mas vejo que pode crescer. Por enquanto colocaria o Figueirense entre os que possivelmente vão brigar por uma vaga na sul-americana 2009, mas ainda quero ver mais do time.

Começa hoje, às 18h10min, no Canindé, em São Paulo, contra a Portuguesa. Sucesso e boa sorte!

Abraços