domingo, 11 de maio de 2008

Libertadores?

Começa hoje no final da tarde mais um Campeonato Brasileiro para o Figueirense. O clube está estabelecido com muita competência na série A desde 2002. É a SÉTIMA edição seguida depois do acesso em 2001. A melhor campanha foi em 2006 - o SÉTIMO lugar do time de Adílson Batista, que depois foi comandado por Waldemar Lemos e Marquinhos Paraná(jogador que aconselhava o técnico - quase comandava o time).

Aquele time ainda é vai ser por muito tempo referência. Revelou Soares e Henrique. Tinha um trio a frente, que além de Soares, marcava gols com o limitado Schwenck e com Cícero, o homem das cabeçadas certeiras. Era um time que dava gosto ver jogar. Rodrigo Souto, Marquinhos Paraná, Chicão...todos estão na história do clube e deixam saudades no torcedor.

Fora isso, o Figueirense, nestes SETE anos, teve de marcante também a passagem de Edmundo, em 2005. Muitos gols e a salvação do perigo sempre presente do rebaixamento. Edmundo até hoje faz o torcedor gritar nas arquibancadas - Ahhh, é Edmundooooo!!!

E nesse time atual, quais são os valores? Quais são os talentos que podem fazer o Figueirense aparecer e o torcedor se orgulhar e vibrar? Pra mim são DOIS os principais valores. Cleiton Xavier e Wilson. Já estão aí desde o ano passado, mas agora são realidade. Os DOIS comandaram a equipe no estadual e estão na melhor fase no clube.

Além disso, considero o técnico Alexandre Gallo um diferencial no Figueirense. Gallo é chato que só ele. Chato com o trabalho. Dedicado, detalhista, estudioso. Ainda não tem a rodagem necessária para a formação de um técnico de primeira linha. Pode vir a ser um destes, como já disse em outros posts, mas ainda não é. Comete erros em vez de simplificar muitas vezes, mas é um trunfo do Figueirense...com certeza.

A meta é a Libertadores. Meta ambiciosa, mas que considero correta. Não vejo este time com essa capacidade ainda, mas vejo que pode crescer. Por enquanto colocaria o Figueirense entre os que possivelmente vão brigar por uma vaga na sul-americana 2009, mas ainda quero ver mais do time.

Começa hoje, às 18h10min, no Canindé, em São Paulo, contra a Portuguesa. Sucesso e boa sorte!

Abraços

2 comentários:

Renan Medeiros disse...

Portuguesa 0x1 Figueirense é o meu palpite.


Não creio que este time do Figueira tenha condições de chegar a uma Libertadores, a não ser que o time melhore consideravelmente. Caso contrário, vai na melhor das hipóteses brigar pela Sul-Americana.


Abraço.

Jorge Paulino disse...

PIADA!!
Só pode ser uma grande Piada esse papo da diretoria de que a meta é Libertadores. Não com esse time.
Precisa de mais uns 6 reforços pra poder pensar em Libertadores.
Estamos começando a série A sem consertar os maiores defeitos do catarinense: a defesa e a lateral esquerda.
Que Deus nos ajude hj no Canindé!
Abraço,
Jorge