quinta-feira, 15 de maio de 2008

Como assim?

O tênis é um esporte muito cruel na verdade.

Leio a notícia e fico pensando...o que leva uma atleta a desistir da carreira aos 25 anos, estando esta atleta no auge? Essa atleta é nada mais, nada menos que a belga Justine Henin, número UM do ranking WTA - associação das tenistas profissionais.

Henin disse que não tinha mais objetivos, que já havia ganhado tudo que poderia ganhar no tênis. Só pra se ter uma idéia, na temporada 2007 ela perdeu apenas QUATRO partidas nos torneios profissionais pelas quadras do mundo inteiro.

Aos 25 anos? Não tem mais objetivos na carreira que escolheu? A vida ficou monótona?

Sinceramente? Eu não entendo! Eu sei que a nossa cultura é outra, que somos apaixonados, enquanto que alguns outros de outras culturas são robotizados...mas continuo a não entender.

A decisão de Henin lembra muito uma outra decisão de outro tenista na década de 80. Bjorn Borg, sueco que ganhou tudo em pouco tempo - foi SEIS vezes campeão de Roland Garros e CINCO de Wimbledon - e que decidiu se aposentar aos 27 anos, também no auge. Mas esse até se entende...era um robô em quadra. Muito talentoso, mas que parecia não estar se divertindo...era chamado de IceBorg. Se tornou uma lenda do esporte, mas era um chato...até hoje é. Uma entrevista com ele não rende um bom papo, porque ele não ri e também não fala.

Mas Henin não é tão fria assim. Ela vibra, ela sorri, ela joga com extrema categoria e demonstra muito prazer em estar em quadra.

Talvez o tênis atual explique algo. No masculino é Rafael Nadal e Roger Federer. No feminino é Henin, ou era, e Maria Sharapova. Quanta monotonia!

Vou continuar pensando...mas não entendo e lamento.

Abraços

2 comentários:

LUCHI disse...

Rodrigo, realmente é difícil entender.

Eu acredito em falta de motivação, somada a uma vida financeira tranquila para 10 gerações.

Mudando de assunto, tem como eu ver parte do TVCOM Esportes de terça-feira? Gostaria de ver a parte que falaram do torneio da Top Tenis. Tentei procurar na internet, sem sucesso.

Abraço.

Rodrigo Faraco disse...

Poxa Luchi, na internet não tem como...

Tu eras o finalista da 2ª classe?

entra em contao comigo na redação. 3216.2800 - a partir das 16:30

abraço