sábado, 22 de março de 2008

História rápida

Um repórter amigo meu, que eu não digo quem é, me contou.

Num determinado jogo de campeonato nacional aqui em Florianópolis o treinador ia em direção ao vestiário no intervalo de jogo.

O técnico passa pelo repórter e pergunta:

- E aí? O que achou?

O repórter fica surpreso e não fala nada. Nem deu tempo porque o técnico emendou outra pergunta:

- O que tão dizendo lá em cima? Tu acha que eu preciso mexer?

O técnico só ganhou um sorriso de volta.

Ah, esse técnico é atualmente um dos mais elogiados do país.

Abraços

Tá com cara de goleada

A rodada marca a estréia do técnico Silas no Avaí.

O Avaí vai jogar com a mesma equipe, a mesma escalação, da partida contra o Atlético de Ibirama. Apenas uma mudança - Zé Rodolpho no lugar de Jef Silva.

Tudo bem, apesar de não ser o time ideal ainda.

Mas contra o Juventus o Avaí tem tudo pra vencer. Mais que vencer, tem tudo para golear.

É! Golear sim! O Avaí já está com novo ambiente interno. Isso se percebeu nas entrevistas da semana. O novo técnico pouco trabalhou, mas certamente mesmo o pouco trabalho já pode fazer efeito na confiança do grupo. E mais: o Juventus é horroroso e teve uma semana também horrorosa, com técnico tentando largar, com jogadores dispensados e outros contratados.

Tudo leva a crer que o Avaí vai vencer e tá com cara de goleada.

Abraços

sexta-feira, 21 de março de 2008

Não decide, mas é final!

Criciúma e Figueirense fazem uma final no Domingo.

O jogo não decide o campeonato, mas está carregado de tensão. Todos estão de olho nesta partida - torcedores, imprensa, dirigentes, treinadores, jogadores...enfim, todos envolvidos com o campeonato catarinense.

O Figueirense tem uma missão. Tenta encaminhar o título antecipado. No clube ninguém fala nada sobre isso por respeito aos adversários. Estão certos. Mas tenho certeza que sabem muito bem o significado de uma vitória no Heriberto Hulse.

Já o Criciúma carrega mais responsabilidades do que pensa que carrega. O Criciúma carrega o Avaí, carrega o Metropolitano...carrega a "competição viva" consigo. Se perder, praticamente vai estar morto e finalizado o Campeonato Catarinense 2008.

O Figueirense tem um problema na zaga. Não tem Asprilla. Eu colocoria César Prates na esquerda de defesa e Marquinho na ala.

O Criciúma tem vários problemas. Eu jogaria com TRÊS zagueiros e DOIS volantes. Além de Wescley e Claudião, Marcelo da base poderia ser opção. Na frente de área Luiz André e Basílio. O meio-campo é um mistério, mas acredito que Mateus jogue...

São os ingredientes pro grande jogo. Quem ganha? Impossível prever, mas considero o Figueirense com mais condições, mesmo fora de casa.

Ah, ia esquecendo e não posso deixar passar. Que os deuses do futebol iluminem Célio Amorim....porque tá difícil e o campeonato não precisa de mais confusões.

abraços

quinta-feira, 20 de março de 2008

Calma Mayton...

Meu amigo Mayton me chamou no msn pra reclamar...

- Pô Faraco, tu só fala mal do meu Avaí no teu Blog!

- O que tu queres Mayton? Olha fase! - respondi.

Ele ficou quieto por um momento.

Aí eu emendei...

- Calma Mayton, quando merecer elogios, o Avaí vai ser elogiado.

E assim é...

O Avaí foi o time mais elogiado por mim no TVCom Esportes no início do campeonato(ainda não tinha o Blog). Cheguei a revelar que em alguns momentos o futebol do Avaí me encantava.

No final do turno a decepção...

Agora, ainda tenho minhas dúvidas. Não acredito que volte efetivamente para a briga no estadual, mas vejo um novo horizonte se abrindo para a equipe do sul da ilha.

Abraços, Mayton!

Abraços

Eu já sabia!

Bom, deu o que tinha que dar na Copa do Brasil...

Nada contra a Chapecoense, mas o Internacional tem muito mais time. Essá é a realidade.

Logo que terminou a primeira fase coloquei aqui no Blog minhas previsões no post "Copa do Brasil".

Já a Chapecoense.....Bem, a "Chape" vai fazer uma grande festa contra o Inter em Chapecó, mas...Bem, a "Chape" fica nessa. Não vejo muitas chances de seguir adiante contra o Internacional, que joga essa Copa do Brasil com espírito de Libertadores. O Inter tem um dos melhores grupos do Brasil, um grande elenco.

Portando, o que agora é 100%, vai ser 50% na terceira fase.

Essa última frase também já encaminhava minha previsão para o Criciúma contra o Icasa. Reafirmo que confio na passagem do Criciúma para a terceira fase da competição. O Criciúma joga a primeira fora de casa no dia 02 de Abril.

Para a Chapecoense, apesar do primeiro tempo equilibrado, ainda está fora da realidade encarar de igual pra igual uma competição de primeiro nível no futebol nacional.

Abraços

Fiquem atentos

Coloquei aqui no Blog um link para um outro Blog que recomendo.

É o Blog do Jornalista Lucas Amorim Pereira, recém-formado na Ufsc e que hoje está prestes a ser contratado pelo grupo Abril para trabalhar em uma de suas revistas.

Lucas é um dos mais talentosos Jornalistas da geração que está vindo por aí. Muita visão, muito conhecimento, dedicação extrema para apurar informações e acima de tudo muita inteligência.

De todos que passaram por minhas aulas em pouco mais de DOIS anos no curso de Jornalismo da Ufsc é de longe o mais talentoso para o Jornalismo Esportivo.

Certamente vai pintar como um dos bons Jornalistas de Santa Catarina.

Por enquanto fiquem com o Blog dele - MAIS QUE UM JOGO.

abraços

Personalidade Forte

Essa é uma das principais características do técnico do Criciúma, Leandro Machado.

Na entrevista concedida nesta quarta ao TVCom Esportes Machado teve sempre respostas firmes para todas as perguntas e foi de poucos sorrisos.

Respondeu a elogios e críticas sem fugir da responsabilidade do atos cometidos no campeonato catarinense.

Sobre a questão que o envolvia no jogo Criciúma e Avaí, da rodada final do returno, não se mostrou arrependido da conduta perante ao árbitro, ao assistente e ao 4º árbitro.

Chegou a demonstrar certa irritação com a falta de cobranças em relação ao comportamento dos árbitros de futebol. O que deixa nas entrelinhas que algo a mais aconteceu dentro de campo...mas Leandro Machado não entrou em detalhes.

Sobre o campeonato "estar armado para Avaí e Figueirense" foi mais comedido. Desta vez afirmou que confia na lisura da competição.

Leandro Machado, na minha opinião, deveria ter sido punido pelo TJD, mas houve erros no encaminhamento da matéria pelo procuradoria do orgão. Então surgiu a absolvição - repito: na minha opinião decisão errada dos auditores.

Perguntei a ele: você se acha retranqueiro? Essa é uma das principais crítica da imprensa do sul do estado. Ele rebateu firme e citou números do Criciúma no campeonato - "o Criciúma tem o segundo melhor ataque"(o Criciúma tem 40 gols marcados contra 47 do Figueirense).

A entrevista começou tensa, mas foi boa de fazer. Leandro Machado tem muita personalidade e gosto dos que têm personalidade.

Abraços

quarta-feira, 19 de março de 2008

A defesa do Criciúma no TJD

Recebi nesta terça e repasso pra vocês um e-mail do advogado Wanderley Godoy Junior, que defendeu o Criciúma no TJD no julgamento do último dia 13.

Na mensagem ele explica o que ocorreu e porque o Criciúma foi absolvido, assim como o Avaí.

Como este Blog foi criado para ser um espaço democrático também, vou publicar aqui o e-mail. Acho esclarecedor. Serve para entendermos como tudo se deu e quais análises foram feitas para a polêmica decisão do nosso TJD.

Minha opinião continua a mesma. O TJD deveria ter punido os clubes...tirando nova conclusão, acho que há erros no código e uma bomba não pode ser comparada a um copo plástico, por exemplo.

Mais do que isso, o procurador esqueceu de mencionar as brigas dentro e fora do estádio. O que também não consta da súmula, assim como a bomba - outras falhas(faltam relatos na súmula) que tiveram absolvição.

Bom, o texto é longo, mas, pra quem quer entender, vale a pena.

Abraços

Abraços
*************************************************************************************
Faraco, tudo bem?

Gostaria de passar alguns esclarecimentos quanto a absolvição do Criciúma e conseqüentemente do Avaí, embora como tens conhecimento, só defendi o Criciúma neste processo.

Inicialmente gostaria de destacar que na minha visão o TJD não julgou a "bomba" e também não julgou o Sr. Ivo.

O TJD julgou o lançamento de um objeto.

É isto que está expresso no artigo 213 do CBJD que transcrevo:

Art. 213 Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto. (ALTERADO)
PENA: multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalente quando participante da competição oficial. (ALTERADO)
§ 1º Incide nas mesmas penas a entidade que, dentro de sua praça de desporto, não prevenir e reprimir a sua invasão bem assim o lançamento de objeto no campo ou local da disputa do evento desportivo. (ALTERADO)


O Criciúma foi denunciado pelo Dr. Valdir Zanella no parágrafo 1º do CBJD.

Observe que o artigo refere-se a lançamento de objeto.

“Criciúma Esporte Clube, Associação filiada a FCF, como incursa nas sanções do art. 213 parágrafo 1º do CBJD, por não ter reprimido o arremesso de objeto em sua praça de desporto, não identificando o infrator que arremessou uma bomba de fabricação caseira em um torcedor presente no estádio” (grifo nosso)

Portanto, a partir da identificação dos torcedores a nossa tese principal foi de que eles sendo identificados o clube não poderia mais ser punido, já que estes torcedores seriam julgados pela Justiça Comum e não Desportiva.
Só pela denúncia o Criciúma deveria ser absolvido, pois a repreensão vem depois do lançamento do objeto.
Ou seja, o Criciúma não foi denunciado por falta de prevenção (só o Avaí).
O fato da bomba ter entrado no estádio não é crime no CBJD, sendo crime o seu lançamento como objeto.
Desta forma, pelo torcedor ter entrado com a bomba o Criciúma não poderia ser punido.

PORQUE O CRICIÚMA FOI ABSOLVIDO.

O que muita gente não sabe (e isto não é noticiado) é a previsão do CBJD no próprio artigo 213, parágrafo 3º, que transcrevo:
§ 3º A comprovação da identificação e detenção do infrator com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência, na hipótese de lançamento de objeto, exime a entidade de responsabilidade. (ALTERADO)

O que os 4 auditores que absolveram o Criciúma fizeram, foi aplicar esta regra aqui do parágrafo terceiro.

Se os torcedores foram identificados, presos, estão sendo processados, o clube não poderia ser punido.
O artigo é claro: exime a entidade de responsabilidade.
Não li ou ouvi ninguém dizer sobre isto.
Portanto, os auditores que absolveram fizeram isto dentro da lei, dentro da regra do próprio CBJD.
Caso não existisse este parágrafo os clubes seriam apenados.

CLUBES FORAM ABSOLVIDOS SOB PENA DE MAIS VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS.

O Criciúma tomou várias medidas para prevenir e reprimir desordens na sua praça de desporto (apesar de só ser denunciado por falta de repreensão).
Por exemplo:
- Passou vários e-mails para o Avaí informar o número de torcedores;
- Contratou seguranças privados;
- Organizou com a polícia todo esquema de segurança informando a importância do jogo;
- Entregou um DVD só com filmagens das torcidas durante todo jogo;
- Durante quase 90 minutos não ocorreu nenhum incidente;
- Seus dirigentes e advogados ficaram até 4:30 da manhã no batalhão para ajudar nas investigações e só saíram quando os suspeitos foram identificados;
- Separação das torcidas;
- Entre muitas outras atitudes.

Agora pergunto para você.

Você acha que se o Criciúma fez tudo isto e fosse punido, do que teria adiantado estes atos de segurança praticados?
Se com todo este esquema o Criciúma fosse punido, deveria o clube manter toda esta estrutura?
Ora, se com toda esta estrutura montada o clube fosse punido, o CLUBE NÃO FARIA MAIS NENHUMA MEDIDA PELA SEGURANÇA, POIS MESMO FAZENDO ACABARIA SENDO PUNIDO.
A ABSOLVIÇÃO DO CRICIÚMA NÃO VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA, MAS SIM, POR PARTE DO CRICIUMA MAIS MEDIDAS PARA CONTER A VIOLÊNCIA O QUE SERIA AO CONTRÁRIO SE TIVESSE SIDO PUNIDO.
“””””””””SENDO PUNIDO O CLUBE LAVARIA AS MÃOS, OU SEJA, FUI PUNIDO E NÃO VOU FAZER MAIS NADA DE PREVENÇÃO E REPREENSÃO, POIS MESMO FAZENDO TUDO ISTO EU FUI PUNIDO.”””””””””””

SOMENTE COM MEDIDAS DESTE TIPO É QUE NÃO TEREMOS MAIS VIOLÊNCIA.
PORTANTO A SOCIEDADE TEM QUE TER CONHECIMENTO DO CÓDIGO (CBJD), QUE EXCLUI A PENA QUANDO OCORRE IDENTIFICAÇÃO DO TORCEDOR E SABER TUDO QUE O CLUBE FEZ PARA EVITAR A VIOLÊNCIA.
CASO O TORCEDOR NÃO FOSSE IDENTIFICADO O QUE EU COMO ADVOGADO PODERIA PEDIR NA DEFESA???????????????????????
EU SÓ PODERIA PEDIR A PENA MÍNIMA.
TEMOS QUE LOUVAR SIM A RAPIDEZ A AGILIDADE DO TRIBUNAL EM DAR UMA RESPOSTA PARA A SOCIEDADE.
A PARTIDA FOI DIA 24/02 E JÁ TIVEMOS O JULGAMENTO EM DUAS INSTÃNCIAS.
AS MEDIDAS DO CRICIÚMA FORAM EFICIENTES A PONTO DE NÃO TER MAIS NENHUM INCIDENTE E A PONTO DE IDENTIFICAR OS INFRATORES.

Estou a disposição para mais esclarecimentos
Abraços

WANDERLEY GODOY JUNIOR

terça-feira, 18 de março de 2008

Uma vergonha!

Não tinha visto ainda, mas vi hoje.

As torres de sustentação dos refletores da iluminação do estádio Hercílio Luz, em Itajaí, estão uma calamidade.

O estádio foi interditado de forma correta pelo CREA.

A corrosão praticamente destruiu a parte de cima das torres. É impressionante que o estádio não tenha sido interditado antes. As quatro torres correm risco de desabamento.

Imagine que desastre poderia ser! Lembrem o exemplo da Fonte Nova na Bahia!

E a diretoria do Marcílio ainda vai insistir e tentar jogar lá no Domingo.

A palavra é RESPONSABILIDADE.

Abraços

Futebol perde de goleada

Analisando os lances do final de semana e os fatos recentes registrados no futebol, chego a essa conclusão.

Cada vez mais o futebol segue perdendo e agora vai perdendo de goleada.

Vamos aos fatos:

- A cotevelada covarde do atacante Kléber, do Palmeiras, em André Dias, do São Paulo, no clássico do Domingo. Foi uma agressão premeditada. No lance, Kléber nem quis saber a cor da bola. Esperou o momento que considerou o certo para bater no adversário.

- As confusões recorrentes dos confrontos Flamengo e Botafogo. Mais uma vez, o TJD do Rio vai ter trabalho. Obina e Toró, do Flamengo, foram os covardes da vez. Obina deu um soco no goleiro Castillo, do Botafogo, que também foi agredido com um chute por Toró.

- Aqui no nosso estadual as pancadas de Maurício e Douglas Silva, do Atlético de Ibirama, e Bruno, do Avaí.

Isso, me desculpem, não é futebol!

Faço um convite a todos: Acompanhem os fatos.

Vamos ver o que vai acontecer nos Tribunais de Justiça Desportiva de São Paulo, do Rio de Janeiro e aqui de Santa Catarina.

Abraços

segunda-feira, 17 de março de 2008

Honestidade vai ser punida

Joceli dos Santos foi acima de tudo honesto.

Na entrevista ao repórter Fabiano Linhares, que fazia a transmissão no Sportv Premiere, o técnico(ainda é) do Atlético de Ibirama disse a verdade.

"Não foi eu quem mandou, foi o nosso patrono. Quem paga os salários que mandou"

Estava se referindo ao prefeito-dono-da-cidade-da-rádio-do-clube, Genésio Ayres Marchetti, que manda em tudo em Ibirama.

Pois Joceli vai ser demitido. Isso deve acontecer nessa terça-feira. É capaz de ser punido pelo TJD. E mais: pode ficar manchado pela entrevista no "extraordinário" mundo do futebol.

Pois bem, Joceli chegou ao Atlético no meio do primeiro turno e transformou uma equipe fraca em competitiva. Não é um técnico de "primeira linha" do nosso futebol, mas vem de forma simples deixando sua marca - foi campeão da segundona com o então Cidade Azul, de Tubarão. Isso com o time inteiro sem receber salários.

Com relação ao TJD, deve ser punido, pois foi, no mínimo, conivente. Mas que o punido verdadeiramente seja o mandante do cai cai. Não precisamos de dirigentes assim. E se faz chantagem de retirar o clube do futebol, está faltando com o respeito com a própria cidade e com os torcedores de Ibirama. A chantagem está atingindo o alvo errado.

E mais...a questão de ser discriminado no mundo do futebol. O que eu espero que não aconteça. Que outros clubes recebam e contratem Joceli. Tem competência e é honesto. São DUAS virtudes - ou não são mais?

Abraços

Súmula bondosa

O árbitro Célio Amorim relatou na súmula do jogo apenas os "problemas físicos" dos atletas do Atlético de Ibirama. Bom, mas que conclusão poderia ele tirar? Foi o alegado pelos jogadores...

Até aí tudo bem...aceitável.

Mas Célio Amorim não relatou a pressão feita no banco de reservas do Atlético pelo prefeito da cidade e "patrono" do clube Genésio Ayres Marchetti. Pra mim omissão do árbitro.

Que já havia se omitido quando permitiu durante o jogo aquela bagunça toda ali ao lado.

Mas esperar relato correto na súmula? Até mesmo Wagner Tardelli, árbitro FIFA, deixou de relatar na súmula a briga entre torcedores na arquibancada e a bomba do Heriberto Hulse no jogo entre Criciúma e Avaí, da rodada final do turno.

Tudo normal então!

E segue o "futebol catarinense"....

Abraços

domingo, 16 de março de 2008

Novo ânimo

O Avaí teve outra disposição na vitória sobre o Atlético de Ibirama. Novo ânimo dado certamente pela chegada do técnico Silas Pereira, que viu o jogo no estádio.

Foi muita vontade e valeu pela vitória, mas taticamente não mostrou nada de diferente e consistente ainda.

Silas pode ajeitar o time.

Mas volto a dizer - para o catarinense acho tarde. Para o Brasileiro da B dá pra fazer algo bem bom.

Abraços

Só faltava essa...

Mais uma da arbitragem.

Célio Amorim expulsou corretamente os TRÊS jogadores do Atlético de Ibirama(Maurício, Douglas Silva e Fabrício), mas deixou de expulsar DOIS do Avaí(Bruno e Jef Silva).

Errou só pra um lado.

Mas de jeito nenhum se pode admitir cai cai, como fez o Atlético.

Só faltava essa....mais uma cena ridícula no estadual.

O que falta acontecer? Não sei...acho que não falta mais nada agora.

Pior ainda as declarações do prefeito Ayres Marchetti ao final do jogo. Lembrei do Bebeto de Freitas, do Botafogo, ao final da Taça Guanabara, no Rio de Janeiro.

Marchetti disse que está abandonando o futebol e vai investir no futsal. Bom, Bebeto de Freitas já voltou ao Botafogo depois de renunciar chorando em coletiva pós-jogo...

Abraços

Liderança rumo ao título

Sempre disse aqui e na TVCom que ainda não confiava em nenhum time no estadual.

Pois agora já dá pra confiar em UM deles.

Vai ser difícil o Figueirense voltar a ter momentos de irregularidade. O Figueirense apresentou futebol de muita qualidade e consistência no segundo tempo contra o Joinville, no primeiro tempo contra Guarani, no segundo tempo contra a Chapecoense e no primeiro tempo contra o Brusque.

Até os erros que são cometidos já não são suficientes pra assustar de verdade.

Quem vai ser o adversário do Figueirense? Quem se apresenta? O Criciúma? Acho que tem time limitado....como digo sempre, apenas competititvo. O Criciúma tem pecado como pecou ontem. Com um jogador a mais quase perdeu do fraco Joinville. O Criciúma vai ter que fazer muita força pra chegar.

O Avaí? Ah, o Avaí....Bom, não sei muito o que esperar agora do Avaí. Acho que se perdeu de uma forma que não tem mais volta no estadual. Mesmo com a chegada do novo técnico Silas.

Por isso que penso que a liderança de agora do Figueirense é rumo ao título.....título antecipado!

Abraços

6 na frente ok. Mas 4 atrás?

Um Figueirense dos anos 50 em campo contra o Brusque.

Por quê? Oras, porque nos anos 50 é que se jogava assim. Abre tudo lá atrás e resolve na frente. Os placares eram esses - 5 a 4, 6 a 3, 7 a 5 e por aí...

Falando sério, o Figueirense mostra hoje um poder de fogo impressionante. Chega fácil e faz os gols de forma natural. Tem QUATRO jogadores que sabem fazer gols - Cleiton Xavier, Tuta, Wellington Amorim e Rodrigo Fabri. Isso poucos times têm.

Vai produzir muito sempre. Que qualidade!

Mas a desfesa...

Venho falando da defesa há algum tempo. Os TRÊS juntos até se complementam. Falo de Felipe Santana, Bruno Perone e Asprilla. Mas não têm qualidade suficiente pra aguentar o tranco quando há qualquer desacerto no time ali atrás.

Foi o que aconteceu contra o Brusque. Foi só sair o Asprilla e a defesa virou um "Deus nos acuda".

Tomar QUATRO do Brusque em pleno Scarpelli! Não dá pra aceitar, Gallo.

Mas parabéns ao Figueirense de qualquer forma. Time venceu e a razão é sempre dos que vencem. Além disso, é campeão do turno e líder do returno.

Abraços

Dois sets a Zero

Bom, como todo mundo já sabe, eu sempre tive uma queda(na verdade eu despenco mesmo - hehehhe) especial pelo tênis...

Pois bem, não poderia eu deixar de fazer essa comparação no "Terceiro Tempo", da CBN Diário - o Figueirense fez DOIS sets a ZERO nos DOIS últimos jogos no estádio Orlando Scarpelli.

6/2 no Guarani - 6/4 no Brusque

A pergunta é: será que está jogando Grand Slam? Ou torneio ATP?

Se for um Grand Slam, vai ter que fechar o terceiro set ainda. Se for torneio normal ATP a partida acabou.

Eu particularmente acho que tá jogando Grand Slam e que vem mais goleada por aí...

Vamos ver. Interpretem vocês.

Abraços