sábado, 15 de março de 2008

Silas


O Avaí faz mais uma aposta e toda aposta é arriscada.

Sinceramente preferia que o Avaí tivesse contratado alguém que já mostrou, como Zetti, Emérson Ávila, Wagner Mancini, Vadão, Mário Sérgio....nomes que até estiveram na lista do Avaí, foram sondados, mas que não acertaram por um motivo ou outro.

Mas dou meu voto de confiança a Silas Pereira.

Paulo Silas de Prado Pereira é reconhecido como ótimo jogador de futebol que foi, mas como técnico de futebol ainda busca espaço.

Silas vai ter o Avaí como segundo clube. Antes treinou o Fortaleza por 100 dias. Antes ainda, era auxiliar de Zetti.

Vamos agora ver pelo lado positivo.

Silas tem ótima escola de futebol. Foi treinado por um super técnico - mestre Telê Santana.

É uma pessoa muita articulada e inteligente, sempre foi assim...já como jogador.

É bom lembrar que outros que hoje estão na primeira linha do futebol nacional começaram por aqui. Cito TRÊS - Dorival Júnior, Adílson Batista e Cuca.
Não posso esquecer de dizer - Silas foi camisa 10 da seleção.
Em tempo: a notícia foi dada em primeira mão pelo meu colega Hélton Luiz, na CBN Diário.
Abraços

sexta-feira, 14 de março de 2008

Sessão Maguila....aqui também!

Na TV emplacou, vamos ver se emplaca aqui agora...

Essa é a já famosa "Sessão Maguila" do TVCom Esportes, que a partir de hoje reproduzo nas sextas aqui no meu Blog.

Primeiro gostaria de mandar abraço para os anônimos, que participam do Blog com comentários e que alimentam nossa curiosidade, com cobranças e críticas que sempre considero válidas.

Depois segue a lista dos que mais frequentam e participam:

abraços para:

- Marcos Alexandre
- Newton Júnior
- Rafael
- Thiago Pravatto
- Eduardo
- Dimaris
- Antônio
- Armanda

Abraços também a vocês todos que sempre se mantêm assíduos leitores do Blog, mas que não deixam recados.

Agora....além disso, gostaria de abrir espaço nos comentários desse post pra que vocês possam mandar os abraços que quiserem...MANDEM SEUS ABRAÇOS TAMBÉM!

Só pra variar,

Abraços

Jogador joga, torcedor torce

Acabo de sair de uma ilha de edição aqui na redação da TVCom.

Fui conferir imagens capturadas pelo nosso cinegrafista Daniel Barcelos no treino de hoje do Avaí.

Ele e o repórter Marcos Franzoni acompanharam um momento de clima tenso no treinamento.

Bate boca entre o meia Juliano e TRÊS torcedores do Avaí, que foram ao local de trabalho de Juliano cobrar dele os motivos dos gestos feitos pelo jogador na Ressacada, ontem, após o segundo gol do Avaí.

Que cena ridícula!

Jogador de futebol tem que jogar bola. Juliano errou ao fazer os tais gestos para a torcida na partida de ontem. Errou feio!

Torcedor tem que se limitar a torcer. Pode cobrar dentros limites aceitáveis e no lugar certo...na arquibancada. Erraram os torcedores.

Errou também o Avaí ao permitir que isso acontecesse no treino. Imagine se sai uma briga! Por pouco não aconteceu...

Mais um gol contra!

Abraços

Metrô na briga, Avaí fora...

O empate na Ressacada decretou: o Metropolitano segue na briga a qual se propôs para o catarinense 2008. Segue firme na briga por uma vaga na série C do Campeonato Brasileiro.

O time de Blumenau segue mostrando qualidade e aplicação tática.

O empate na Ressacada decretou: o Avaí está fora da briga pelo título do catarinense 2008. Encaremos a realidade...com CINCO pontos a menos que o Criciúma e QUATRO a menos que o Figueirense, o Avaí dificilmente ainda luta pelo que se propôs antes do início do estadual 2008 - o título catarinense.

A realidade é dura, mas está aí...o Avaí desmoronou!

Abraços

quinta-feira, 13 de março de 2008

Vale tudo, pode tudo!

Grandes recados ao futebol catarinense:

- Pode bomba no estádio? PODE!

- Pode xingar árbitro e tentar agredir assistente? PODE!

- Pode dizer que o campeonato está armado pra outros times? PODE!

- Vale brigar dentro e fora do estádio? VALE!

- Pode negligenciar relatório na súmla de jogo e fingir que nada aconteceu? PODE!

Pode tudo! Vale tudo! Porque nada acontece...

abraços

Joga muito e merece

Eduardo Martini é um grande goleiro.

Joga muito e merece ser titular. Joga muito e merece o reconhecimento da torcida. Joga muito e merece ser justiçado como agora parece ser.

O leitor pode dizer - "ah, mas falhou no momento decisivo do turno". Eu direi: falhou sim, eu concordo. Mas antes dele, falhou o sistema defensivo do Avaí, que praticamente não existiu durante todo o primeiro turno.

Foi o grande pecado de Ramirez na montagem do time. Um zaga sempre exposta. De uma certa forma houve um momento bom, mas contra quem tinha mais qualidade a zaga mostrou a fragilidade. Não estou falando de nomes, de individualidades, estou falando da zaga e do sistema defensivo como um todo.

Mas voltando ao Martini - grandes goleiros também falham. A torcida do Inter sempre teve em Taffarel a figura de um frangueiro, e todos sabem quem foi Taffarel....no mundo inteiro é reconhecido como um goleiro que marcou a história do futebol brasileiro. Isso só pra citar um exemplo.

Posso puxar outro - o antipático-feioso-cara-de-mau Oliver Kahn, da Alemanha, deixou de ser um goleiraço por causa da entregada(Que maravilha de entregada!!!) na final da Copa de 2002? Penso que não.

Então....seja bem vindo de volta Martini - só não vai queimar minha língua, queridão!!!

Vou parar por aqui porque já estão me chamando de puxa-saco do cara....mas não tem problema. Eu realmente gosto do futebol dele.

Abraços

Perigo, perigo!

O Avaí está em "perigo real e imediato".

O Jogo de hoje à noite é fundamental e definitivo. O time tem muitos desfalques - Marquinhos Júnior, Wendell e Marquinhos estão fora. Fora isso, está sem técnico e vê os adversários se distanciarem na tabela.

Dessa vez vai ter que ser na raça! "O time da raça" vai ter que entrar em campo.

Se não houver muita dedicação, força, união e ânimo...não ganha.

Já o Metrô é um time que está muito bem armado taticamente. Os jogadores executam exatamente o que pede César Paulista. E mais: tem valores individuais que podem decidir. Leandrinho, Maicon e Aldrovani são TRÊS desses valores.

César Paulista foi ao TVCom Esportes na noite de ontem. Econômico nas palavras, foi muito reto na avaliação do time. "Eu não invento. Lateral é lateral, zagueiro é zagueiro e por aí vai. Futebol é trabalho - esse é o segredo do Metropolitano".

Mas eu acrescento que o time de Blumenau vem bem porque está oferecendo um boa estrutura de trabalho aos jogadores e à comissão técnica. Salários em dia, bons hotéis e organização de trabalho. Parabéns aos empresários de Blumenau que estão apostando no novo projeto S.A. do futebol estadual. E que seja levado adiante e com seriedade.

Bom , fico por aqui neste post - lembrando que por todos os motivos expostos o jogo é um perigo para o Avaí, que ainda tenta se reerguer.

Abraços

quarta-feira, 12 de março de 2008

Passeio no oeste

Salve! Salve!

Salve o time atual do Figueirense!

Como gosto de ver bom futebol...como gosto de ver gols bonitos, belas jogadas...como gosto de ver um time bem armado e com alternativas táticas.

O Figueirense de agora está me encantando.

Que Chapeconense? Que Índio Condá, que nada! Muito futebol e virada fora de casa.

O Figueirense de Alexandre Gallo começa a mostrar um futebol realmente especial. Muita velocidade do meio pra frente, muito toque de bola, habilidade e jogo de conjunto.

Desta vez não foi Cleiton Xavier que brilhou, foi Wellington Amorim. Que GOLAÇO o segundo do Figueirense.
Simplesmente S E N S A C I O N A L! É bom registrar que ele já merecia contra o Guarani.

Em tempo e só pra não esquecer - a defesa ainda é o ponto fraco do time, mas com Diogo e Luiz Henrique fica bem melhor e de mais qualidade a frente de área. Nada contra e tudo contra Carlinhos....fazer o quê?

Sábado vou comandar a CBN Diário no pré e no pós-jogo. Digo que vou com muito mais satisfação(já faço isso com muito gosto - rádio é uma paixão) pra ver esse Figueirense, que repito, está me encantando.

Abraços

terça-feira, 11 de março de 2008

Ah, se todos soubessem comandar

Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei, esteve em Florianópolis e nos deixou algumas lições sobre liderança, comando, determinação, foco, valores, trabalho em grupo.

Primeiro gostaria de dizer que admiro Bernardinho não só pelos resultados que conquistou, não só pelo trabalho desenvolvido com as seleções de vôlei do Brasil.

Admiro Bernardinho porque vejo no olhar dele, na expressão de rosto, nas atitudes dele características de alguém que gosta muito do que faz e que não se deixa desviar de seus objetivos. Alguém obstinado, convicto, focado e que é muito competente no que faz.

Bernardinho é o comandante que sabe comandar - alguém que "inspira as pessoas".

Bernardinho fez exatamente o que fez Sergio Ramirez recentemente - afastou o capitão e líder da equipe que comandava. Só que no caso do comandante da seleção de vôlei, o fez pelas razões corretas, pelas convicções próprias e não por interferência externa.

No caso de Bernardinho, o grupo que comanda o seguiu e o apoiou. No caso de Ramirez, o time sucumbiu. Entedem a diferença? Comandar! Saber comandar!

"Nós não vamos nos desviar dos nossos valores" - apenas uma das frases que colhi do grande Bernardinho.

Abraços

Tudo no lugar...mas com susto!

O Criciúma venceu e não só venceu, goleou.

É a realidade do campeonato voltando a aparecer.

Não era possível imaginar o Juventus líder do returno. Mas não é que por um instante isso estava acontecendo. O juventus largou na frente no Heriberto Hulse....Que loucura!!!

Mas, ufaaa! O Criciúma virou!

Não tenho nada contra o Juventus, a não ser pelo fato de ter feito um trabalho todo errado para participar desse estadual. Não pode dar certo...

Pois o Criciúma faz esse trabalho estruturado. Sofre atualmente com erros de montagem de elenco, mas é sempre o Criciúma, quando se fala em futebol catarinense.

Com mais essa vitória se coloca como principal rival do Figueirense pelo título do Campeonato Catarinense. Não espere espetáculo, pois considero o Criciúma de hoje um time apenas competititvo, mas que pode, justamente por ser competitivo, incomodar e chegar.

Abraços

Fanfarrão

Pois César Prates é um Fanfarrão!

Assim ele se identificou no último treino do Figueirense antes da viagem pra Chapecó, hoje pela manhã.

Todos de colete e uniforme de treino menos o lateral/meia. Foi com uma inusitada camisa roxa com os dizeres em letras garrafais bem na frente da camisa - FANFARRÃO.

Na verdade tudo não passou de uma brincadeira....aliás, essa expressão caiu no gosto popular depois do sucesso do filme "Tropa de Elite" - até eu já usei aqui no Blog.

É usada sempre com bom humor e em situações amenas.

Só que dessa vez, Capitão Nascimento....opsss....Alexandre Gallo não gostou nada. Na entrevista coletiva respondeu duramente quando a pergunta mencionou o fato. Oras, era um pergunta amena do repórter Edmílson Ortiz que queria trazer à tona o novo momento do Figueirense na competição.

O clima é bem diferente entre todos no Scarpelli quando comparamos com o do primeiro turno, sempre muito sério. É natural que seja - o time está na final do campeonato e vem de belas apresentações, está dando espetáculo.

Mas Gallo parece sempre de mal com a vida, rapaz! Não abre um sorriso!

Pô Gallo, relaxa aí....abre a guarda, queridão! Até o César Prates tá pedindo...

Abraços

Momento Crítico

O Avaí vive agora um momento que pode ser decisivo para a temporada 2008.

A escolha de um técnico não é uma simples escolha. A escolha correta pode colocar a equipe no prumo. Uma escolha errada pode desfazer tudo de bom que houve até aqui.

Ano passado o Avaí começou errando com Josué Teixeira, que não é técnico, depois remendou um pouco melhor com Sergio Ramirez, que é treinador e não técnico, na sequência veio o desastre chamado Zé Teodoro, que foi o maior erro de todos.

Pois o Avaí está justamente nesse momento....um momento crucial, decisivo e definitivo. Um novo Zé Teodoro pode colocar tudo por água abaixo - e aí já estou falando do Brasileirão da B, pois pra mim o catarinense já está bem complicado pra disputar título.

Gostaria que o Avaí apostasse em um técnico de primeira linha do futebol nacional. Zetti e Wagner Mancini são excelentes nomes. Técnicos da nova geração, com mentalidade de estudo do que acontece no futebol e que são estrategistas. Esse é o perfil.

Decida certo, Avaí....pois a torcida está muito humilhada e não pode suportar mais erros.

Abraços

segunda-feira, 10 de março de 2008

Onde está o Avaí?

O Avaí está perdido. Perdeu o caminho, perdeu o rumo.

Onde está o time do primeiro turno? Os jogadores estão aí, são os mesmos, mas e o futebol, onde foi parar?

Falei aqui antes - Sergio Ramirez tinha que ter saído ao final do desastre do primeiro turno. Perdeu a referência, perdeu o comando, perdeu o grupo.

A saída de Martini do time titular foi o golpe final. Vou repetir: não se tira o líder e capitão do time titular impunemente, os reflexos aparecem. Pois os reflexos estão todos aí.

O Avaí de hoje perde a cabeça, como Marquinhos ao falar em entrevistas nas DUAS primeiras rodadas do returno e como em campo nesta rodada quando perdeu a cabeça na entrada no meia do Marcílio Dias. Foi bem expulso.

O Avaí de hoje já não tem coesão e só sabe falar da arbitragem.

Houve um erro grave de arbitragem contra o Avaí ontem? Houve....gravíssimo!

Mas o Avaí perdeu tomando QUATRO gols de um time que estava na zona de rebaixamento do campeonato.

O pior erro, o erro gravíssimo contra o Avaí....esse erro existe e vem de dentro do próprio Avaí.

Hora de repensar de novo. Aliás, já passou da hora. E faço questão de salientar - o Avaí tem ótimos jogadores que fariam um ótimo time.

Ramirez não é o único culpado, mas um técnico de verdade iria ajudar.

Abraços

domingo, 9 de março de 2008

Ainda não confio!

Já ia esquecendo de postar o prognóstico do jogo do Avaí.

Mas aqui vai o que penso.

Ainda não confio no futebol do Avaí. É um time em fase de instabilidade, em fase de mudanças e preocupado com outras coisas(arbitragem) que não o futebol.

O Marcílio Dias também está cheio de mudanças e é muito instável.

Tudo pode acontecer.

Vamos esperar...

abraços

O caso Cleiton - parte DOIS

Neste Sábado a caminho do Scarpelli fui verificar mais informações sobre as propostas a Cleiton Xavier.

Estava escalado na CBN Diário para comandar o "Futebol Show" e queria levar mais informações sobre este assunto, que está causando calafrios no torcedor.

Pois bem, confirmei a pressão para o negócio. As propostas foram feitas, como já havia dito no TVCom Esportes e aqui mesmo.

A boa notícia é que ouvi de alguém próximo ao jogador, que ele permanece com a cabeça voltada somente para o futebol em campo e com a vontade de seguir no Figueirense.

Cleiton está muito satisfeito com a cidade, adaptado ao clube e feliz com a boa fase.

A questão financeira no momento não está pesando. Não com a proposta recebida.

E mais....para jogar no Brasil, não sai. Só pensa em deixar o clube se for para o exterior.

Ao final da partida o diretor da Figueirense Participações, Rodrigo Prisco, negou que tenha chegado proposta, o que é normal ele negar, mas o que pesa é que ele foi enfático ao dizer que o Figueirense tem garantias para fazer com que o capitão fique para o restante da temporada. Isso foi bom ouvir.

O que eu não acho respeitoso é o diretor dizer que "esse tipo de informação chega para atrapalhar e desestabilizar o grupo".

Pra essa declaração tenho algumas coisas rápidas a dizer:

- Trabalho com informação, independentemente dos reflexos que possam causar, é meu dever checar, apurar e divulgar. Não trabalho com segundas intenções...minha profissão é a de JORNALISTA.

- Não sou moleque de recados de empresários. A minha informação foi muito bem checada antes de ir ao ar e não veio de empresário.

- Por fim, espero que Cleiton Xavier fique, pois é o que de melhor vi nos últimos tempos no futebol catarinense.

Abraços

Um espetáculo na frente, mas com bobeiras atrás

O Figueirense foi um show neste Sábado contra o Guarani, no Orlando Scarpelli.

Com as graças de São Diogo(existe esse santo?), o técnico Alexandre Gallo não escalou a combinação de TRÊS zagueiros com DOIS volantes.

O time ficou muito bem postado.

Entenda:

Linha de TRÊS zagueiros atrás - Felipe Santana pela direita, Bruno pelo meio e Asprilla pela esquerda.

Postado na frente da zaga o volante Carlinhos, que dessa vez jogou bem, mas também....não foi muito apertado pelo ataque do Guarani.

No meio, o craque Cleiton Xavier jogava mais a direita fazendo uma composição com Léo Mattos(muito bem no jogo) e Wellington Amorim, que também teve atuação destacada.

Pela esquerda havia outra combinação, mas que não funcionou muito. Rodrigo Fabri fazia a meia e Marquinho a ala, mas os DOIS parecem que ainda não foram apresentados.

No Ataque Bruno Santos, que fez gol e cumpriu o papel que cabia a ele.

O Figueirense foi muito bem no jogo, com muita dinâmica, com o comando de Cleiton Xavier, com as subidas de Léo Mattos e com os deslocamentos de Wellington Amorim e Rodrigo Fabri - estes QUATRO pra mim os melhores em campo.

Foram, no mínimo CINCO golaços - TRÊS do Figueirense e DOIS do Guarani.

Os vacilos ficaram por conta da displicência da defesa no final do primeiro tempo e em alguns momentos da segunda etapa. A displicência que proporcionou ao bom Acerola, do Guarani, os DOIS belos gols.

Puxão de Orelha neles Gallo! Nos TRÊS zagueiros, sem restrições.

Pra acertar o time agora, meu caro, que volte Diogo e saia Carlinhos. Que venha um lateral esquerdo, porque Marquinho não dá. Até a entrada de Tuta pode dar mais presença física ao time no ataque.

Ahhh, ia esquecendo - Pelamordedios!!!!UM ZAGUEIRO QUE SAIBA JOGAR COM A BOLA NO PÉ - URGENTE!!!!!

Abraços

Criciúma vacila

O Criciúma perdeu seus primeiros pontos nesse returno.

Largou na frente, mas deixou o Atlético Ibirama empatar. Não vi o jogo, mas do que acompanho do campeonato, e não é pouco, posso afirmar que era jogo pro Criciúma vencer como eu havia previsto.

Quanto ao Atlético vou esperar e observar melhor....talvez esteja me equivocando na avaliação, mas ainda não acredito.

Abraços