terça-feira, 11 de março de 2008

Ah, se todos soubessem comandar

Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei, esteve em Florianópolis e nos deixou algumas lições sobre liderança, comando, determinação, foco, valores, trabalho em grupo.

Primeiro gostaria de dizer que admiro Bernardinho não só pelos resultados que conquistou, não só pelo trabalho desenvolvido com as seleções de vôlei do Brasil.

Admiro Bernardinho porque vejo no olhar dele, na expressão de rosto, nas atitudes dele características de alguém que gosta muito do que faz e que não se deixa desviar de seus objetivos. Alguém obstinado, convicto, focado e que é muito competente no que faz.

Bernardinho é o comandante que sabe comandar - alguém que "inspira as pessoas".

Bernardinho fez exatamente o que fez Sergio Ramirez recentemente - afastou o capitão e líder da equipe que comandava. Só que no caso do comandante da seleção de vôlei, o fez pelas razões corretas, pelas convicções próprias e não por interferência externa.

No caso de Bernardinho, o grupo que comanda o seguiu e o apoiou. No caso de Ramirez, o time sucumbiu. Entedem a diferença? Comandar! Saber comandar!

"Nós não vamos nos desviar dos nossos valores" - apenas uma das frases que colhi do grande Bernardinho.

Abraços

4 comentários:

Nunes disse...

Faraco,

Esse Bernardinho é um "monstro", sabe tudo e + um pouco de liderança e comando técnico. O que ele fez na seleção cortando o Ricardinho foi acertado, e uma prova que tinha o grupo na mão, pq a pressão foi gigante mesmo assim os jogadores não o contrariaram.
Grandes treinadores sabem aguentar essa pressão, o A. Batista bateu no peito mantendo o Andrei quando todos (inclusive eu) pediam sua cabeça, mas ele tinha conhecimento do potencial do goleiro, e tinha comando sobre o grupo que não se abalou como fizeram os AMARELÕES da tapera.

Abraço!

Anônimo disse...

Caro Nunes.. Você deve ser muito inteligente, e nao to aqui pra discutir isso. Mas entao voce sabe que o problema do avai realmente era o do tecnico, ele era fraco. E chamar de "Amarelões" os jogadores que hj fazem o melhor elenco do futebol catarinense (isso é fato), voce está se equivocando. O mais engraçado, é que consideras "Deus" o cara que aprendeu a treinar na Ressacada, ou estou enganado quando vocês, torcedores da nojeira do estreito dizem que de lá do sul da ilha só vem refugo? Ai minha linha... ainda bem que ela nao tem osso. hehehe

Abraço Faraco!

Marcos Alexandre disse...

Thiago,
"Melhor elenco" , daí pegastes pesado!!!
Com todo o respeito...mas foi um exagero seu.
Acho que o Avai tem sim um bom time, bem ajeitado com um bom ataque e meio de campo..mas daí a ser o melhor elenco é muita diferença!!! Sou figueira mas não considero tudo que vem de lá do sul da ilha refugo, vide também Marquinhos Paraná, Paulo Sérgio...etc.
A diferença está na maneira de se administrar esse "valores" e nisso estamos na frente!
Abraços

Anônimo disse...

Marcos... eu aceito tua opinião na boa cara, mas nao acho que estou pegando pesado em dizer isso nao.. coloca jogador por jogador comparado com qlqr uma das equipes catarinenses hoje, o avai tem o melhor time do estado sim na minha opinião. Mas estamos aqui pra discutir, falar sobre futebol, cada um com seu ponto de vista! é isso ae... hehehe

abraço Marcos!