segunda-feira, 21 de abril de 2008

Árbitro de Fora? Só se for o Collina...

Nada de árbitro de fora na final.

Não tem nenhuma unanimidade e nenhum árbitro que seja infalível. Depois vão dizer - "Viu, trouxeram árbitro de fora....olha no que deu!"

É preciso que saibamos administrar nossas incapacidades. A Federação/comissão de arbitragem não tem um programa decente pra revelar árbitros, não pune erros, não incentiva os realmente bons....que agora fique com os que tem.

A arbitragem foi uma lástima no campeonato. No geral. A começar por Célio Amorim, passando por Wagner Tardelli e tudo mais....só um teve árbitro com aproveitamento excelente. Excelente mesmo! Eu nem gosto do estilo dele, mas Luiz Orlando de Souza foi impecável neste campeonato.

Ah, mas é da capital! Não interessa. O Criciúma já foi campeão com ele em 98. E aí? Árbitro é árbitro, não é torcedor. Tem que apitar. E a qualidade tem que ser premiada. Se vai acertar tudo ou errar tudo nas finais é outra história. Até aqui Luiz Orlando foi o melhor.

O outro árbitro que acho ótimo é Paulo Henrique Bezerra. Mas esse tem poucas chances de apitar a final, ou mesmo as finais, por causa do Figueirense. É bom lembrar que o Figueirense já foi campeão com Bezerra no apito. Em 2006 apitou Figueirense 3 x 0 Joinville, no Scarpelli.

Acho difícil que sejam os escolhidos. Mas escolheria esses DOIS para o sorteio.

Ps.: O italiano Pierluigi Collina apitou a final da Copa de 2002. Foi um dos maiores árbitros que vi atuar. Já se aponsentou. Se estivesse na ativa, esse eu incentivaria trazer....mas só esse.

Abraços

12 comentários:

Unknown disse...

eu acho que é preciso fazer uma enquete sobre o tema!

Ever!

Unknown disse...

Rodrigo,
Ver o Miguel hj no debate diario, que tinha prometido nao ver, foi novamente horrivel. Disse que so o Avai nao reclamou da arbitragem... Acho que nao lembra do Sergio Prestes e do Marquinho Santos...
Mas tudo bem. Hj ele disse que como comentarista quer um juiz daqui, se fosse dirigente, queria um de fora... Dificil entender os comentarios da RBS quando seus comentaristas estao tomados de emocao.
A radio da Torcida nao eh tao da torcida assim...

Jorge Paulino disse...

Menos né Faraco!! Menos, por favor.
Se o campeonato inteiro foi uma bagunça, isto não significa que as finais também devem "correr o risco" de ser.
Acho se algo puder ser feito pra que tenhamos dois belos e "decentes" jogos, os esforços não devem ser medidos pra isso.
E entendo que bons árbitros fazem parte da garantia de uma bela final de campeonato, nem que tenham q ser de fora.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Faraco disse...

Acabo de excluir um comentário...isso ocorreu pela primeira vez.

Infelizmente cheio de palavrões

agradeço a educação sempre...

e sempre vou excluir os mal-educados.

abraços

Anônimo disse...

Sou Avaiano e portanto, fora das finais, mas concordo com o Jorge Paulino. Quem gosta de futebol, independentemente do time que torce, quer ver um bom espetáculo essas finais. Até concordo que o Luiz Orlando foi o mais regular, mas pra que não fique nenhuma dúvida quanto à lisura da escolha, o ideal seria um árbitro de fora. Aposto que os dois times apoiariam esta decisão.

Rodrigo Faraco disse...

Grande Jorge, sempre presente....

olha só: não quero avacalhar geral não...é que se olharmos as arbitragens pelo Brasil não vamos encontrar nenhuma unanimidade.

quando falo "só se for o Collina" quero dizer mais ou menos isso.
É um cara que foi quase perfeito a carreira inteira. Tinha o respeito de todos.
No Brasil só vejo Carlos Eugênio Simon assim.

Na américa do sul...o Oscar Ruiz, da colômbia.

o resto é o resto....é como Wagner Tardelli...

Por isso apoio esses dois nomes que citei, mas não acredito que sejam colocados.

Talvez a solução seja mesmo um acordo entre os clubes, como sugeriu o amigo Luca.

abraços

Marcos Alexandre disse...

Faraco,

Se fosse o Collina, uma coisa seria certa: ao menos ia botar medo nos jogadores!!!!!

Eita Homi Feio!!!

hahahahahaha...

Para descontrair!

Abraços

Unknown disse...

Eu colocaria o Tardelli para apitar os dois jogos! Árbitros da capital apitando jogos dos times da capital, acaba sempre em confusão!
O Criciúma já teve bronca do Luiz Orlando e o Figueirense também! O Paulo H. Bezerra já teve problemas com o Figueirense.
Vejo o Tardelli independente de como está tecnicamente como o árbitro mais tranqüilo para apitar as finais!

Unknown disse...

Boa tarde:

Hoje venho aqui fazer meu repúdio a arbitragem do CElio Amorim no jogo da decisão, na semana passada critiquei vc Faraco por axar que estavas fazendo um pré julgamento do rapaz, mas hoje venho aqui por ser um torcedor do futebol e ver o futebol como negocio e não por paixão , então estou esvrevendo que vi o Celio fazendo uma arbitragem mito "ruim", confusa, sem criterio nos cartões, nas faltar ou melhor completamente perdido em campo.

Lamento muito por isso pois quero ver um futebol forte em nosso estado. Grande Abraço:

Rodrigo Faraco disse...

Abraço Fábio

Armanda Schweitzer disse...

Fico bem dividida com esse tema! Concordo contigo em parte. Mas tambem concordo com a posição do Jorge Paulino. Não é justificativa "bagunçar" a final só pq o campeonato todo foi uma bagunça. Agora a pergunta que não quer calar: quem seria esse arbitro de fora? Complicado mesmo. Ja pensou se me aparecem aqui com Heber Roberto Lopes ou Leonardo Gaciba?? Cruzes, melhor nem pensar! hehehhe