terça-feira, 25 de março de 2008

Guga em Miami

Nesta quarta-feira Gustavo Kuerten cumpre mais uma etapa das escolhas dele para este ano de despedida. Primeiro jogo em Miami 2008, contra Sebastian Grosjean, da França.

Guga em Miami....que lembrança boa!

O ano era 2000. A quadra em Miami é dura, piso rápido. Guga ainda não havia chegado ao posto de número UM do mundo, o que viria a acontecer no final do mesmo ano, em Lisboa, Portugal.

Na temporada, Guga vinha ainda modesto. Havia levantado o troféu de campeão apenas no pequeno ATP de Santiago, no Chile, jogando no saibro.

Pois bem, o torneio de Miami tem um charme especial....é conhecido no circuito como o 5° Grand Slam, que na verdade não existe. E esse Masters de Miami 2000, mudou a carreira de Guga.

No caminho para o vice-campeonato, vitórias sobre Arnauld Clement, da França, Goran Ivanisevic, croata, o italiano Gianlucca Pozzi, o sul-africano Wayne Ferreira(esse me lembro bem - foi um atropelamento! Guga Fantástico!). Esse foi o caminho até as semifinais.

Bom, aí veio a pedreira de verdade. O Americano André Agassi, então número UM no ranking era o adversário. Pois Agassi arranjou uma bolha no pé e facilitou pra Guga. DOIS sets a ZERO e o manézinho na final....contra quem?

Pistol Pete....Pete Sampras, o melhor de todos os tempos, em plena forma. Estava como número DOIS do ranking.

Foi uma grande final! TRÊS sets a UM pro americano. Tirando o primeiro set, SEIS a UM pra Sampras, todos os outros foram decididos no tie-break(game desempate). Foi sensacional! Era Guga jogando de igual pra igual com Sampras em piso rápido. Veja os pontos finais no vídeo do youtube...vale a pena.

Recentemente, em Trabalho de Conclusão de Curso do meu aluno Rodrigo Dalmônico, do Jornalismo da Ufsc, Guga disse que esse jogo está entre os TRÊS maiores da carreira. "Foi o jogo que me deu confiança - vi que poderia jogar de igual pra igual com os grandes" - revelou Guga.

Histórias da carreira desse manézinho que foi um fenômeno do tênis mundial. Aos poucos vou contando pra vocês....são muitas e ótimas lembranças.

PS.: Guga voltaria a enfrentar os dois, Agassi e Sampras, em jogos seguidos. No final do mesmo ano, somente invertendo a ordem. Guga, em Lisboa, campeão do mundo e número UM do mundo.

Abraços

Nenhum comentário: