quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia 10 no STJD

A previsão é essa!

O caso da bomba no jogo Criciúma X Avaí deve entrar na pauta do STJD na quinta da semana que vem, dia 10.

O processo foi enviado daqui pra lá na sexta-feira passada e foi recebido nesta semana, portanto não houve tempo para que o caso fosse analisado nesta quinta, dia 03, ou seja, amanhã.

O que vai ser analisado? Se houve erro de interpretação por parte do pleno do nosso TJD quando o resultado deu empate em QUATRO votos pela absolvição e QUATRO votos pela condenação dos DOIS clubes.

Na interpretação do procurador do TJD, Valdir Zanela, que encaminhou agora o processo ao STJD, o pleno errou ao considerar que o empate deveria favorecer os DOIS clubes.

A mesma interpretação é feita pelo jurista Marcílio Krieger.

O empate, segundo eles, levaria à condenação porque o voto do presidente teria que desempatar a questão e, no caso, este voto foi pela condenação.

Os auditores do pleno do nosso TJD consideraram que no caso de empate, o voto mais favorável aos réus(Avaí e Criciúma) deveria prevalecer. O que seria o voto pela absolvição.

Para Marcílio Krieger voto pela absolvição não pode ser considerado como "o voto" mais favorável aos réus. "Absolvição é absolvição", defende o jurista. Na interpretação de Krieger voto mais favorável seria, por exemplo, uma condenação mais branda, como menor número de partidas com perda de mando de campo e/ou multa de menor valor.

É complicado, cada jurista tem suas interpretações, mas é esse o caminho...

É semana que vem então. Mais uma vez vamos aguardar.

Abraços

11 comentários:

ELITE AZUL E BRANCA disse...

Faraco, continue com as postagens ponderadas. Tenho notado que seus colegas Semensati e Castiel usam termos que normalmente são usados por torcedores e que ajudam a incitar a violência entre as torcidas. O Semensati sei que não torce para nenhum clube no Estado, podendo no máximo ser simpatizante de algum. Já o Castiel tem um filho alvinegro em casa. Continue com a imparcialidade. Abs.

Unknown disse...

Rodrigo, o problema da justiça comum brasileira é o mesmo da justiça desportiva! É recurso em cima de recurso, efeitos suspensivos, adiamento de julgamento e, na minha opinião, o maior entrave: Muitas instâncias superiores com julgamentos lentos e completamente diferentes, abrindo as brechas para advogados espertos e oportunistas.
Sinceramente, os tribunais brasileiros e a legislação não são feitos para fazer justiça, mas sim, para quem tem os melhores advogados ou aqueles "doutores" que tem mais competência!
No caso do Cri x Avaí x bomba, como um segundo tribunal tem um julgamento completamente diferente do primeiro tribunal? E o terceiro tribunal vai referendar o primeiro, o segundo ou vai fazer uma outra interpretação?
Se a interpretação de empate do Dr. Marcílio for verdadeira, vai ser mais uma "desmoralização" do Tribunal Pleno!
Para finalizar, o que o STJD decidir para mim estará ótimo!Não tenho mais paciência para discutir sobre justiça! Para mim, a justiça é cega, surda, muda e tem amnésia!
Tenho Dito!
Saudações Alvinegras

Anônimo disse...

Faraco, parabéns pelo blog ! Leio todos os comentários e acompanho vc na tvcom, menos no domingo, por que não tenho paciência de ver o Miguel Livramento... Acho que falo por todos (tirando os avaianos que adoram ele) que ele não tem lugar na rádio ou TV ,deveria sim ser advogado do Avaí, técnico rsrs
Pergunto: Como um cara que berra como um louco nos ouvidos da gente teve lugar na RBS de quem foi a idéia infeliz de contratar esse maluco avaiano?Manada ele falar mais baixo e ser mais educado ao invés de interromper os comentários dos outros ou deixa ele sozinho no domingo pra ver a audiência que ele vai ter! Nada contra ele torcer pelo Avaí , mais faça isso em casa ou no estádio não em rede estadual esse ridículo ele deveria pensar racionalmente não agir como uma mulher histérica na TV. Peço a colaboração de todos no movimento: Miguel pede pra sair !!! rsrs Só pra terminar: avaí tu sabe o teu lugar,não adianta chorar!!Corre e ve se aprende com o figueira cambada!!!
Miguel para de berrar vc ainda assombra meus sonhos o azulzinho!!!

Unknown disse...

MOVIMENTO "FORA MIGUEL - Lugar de Torcer é no Estádio".
Vamos criar um blog, sei la, um comunidade no orkut...
Esse elemento não pode continuar tendo espaço na TV e na Rádio, espaço que deve ser, conforme Roberto Alves, Rodrigo Faraco e Renato Semensati sempre coloca, DEMOCRÁTICO, dando mesmo espaço para todos os times.

Perfeit0 disse...

bem, mas tu nao concorda que alguem é inocente até que se prove ao contrário? se empatou, acho que a decisao deveria ser revista.. recolocar os prós e os contras até algum lado ter 5 votos.
Abraco

Perfeit0 disse...

Faraco, queria tua opiniao num ponto. Se o TJD vier a punir o figueirense com 2 mandos de campo (tenho certeza que isso nao vai acontecer, mas é uma suposicao), o clube nao poderia mandar a final em casa. Tu acha que a Federacao Catarinense, do jeito que é, aceitaria perder toda uma renda de um Scarpelli lotado?
Complicado nao?

Anônimo disse...

Gostaria de falar sobre o uso de drogas no estádio.Domingo estive no clássico e lá rola muitas drogas nas torcidas organizadas.Por que a federãção não vê isso?Só querem saber de absolver o avai,e não olham isso nos estádios.

Abraço.

Unknown disse...

Galera,
Dando andamento ao movimento "Fora Miguel - Queremos comentarista, não torcedor" sugiro aos incomodados que enviem emails para anselmo.prada@rbstv.com.br e/ou para paola.garcez@gruporbs.com.br (assessora de Claiton Selistre). Esse cidadão, Claiton, que banca o Miguel Livramento, não dando espaço similar para algum torcedor do FIGUEIRA.

Anônimo disse...

pessoal.. vamo parar de chororô vamos?
aqui nao é lugar de movimento fora miguel.
Querem fazer isso? façam, mas em um local adequado, e nao no blog do faraco.
Desvirtuou o assunto do topico, que falta de educação!


Abraço Faraco!

Anônimo disse...

Faraco, considero que a absolvição dos dois clubes foi correta sob o ponto de vista jurídico - baseada na eximente da identificação dos autores do fato -, muito embora sob o aspecto moral tenha sido desastrosa.
Agora, se a discussão ficar restrita ao empate ou desempate, deve ser observado que estavam presentes 8 auditores. Quando o Presidente foi votar, estava 4 a 3 pela absolvição. Portanto, o voto dele não era de desempate e sim de empate. Sendo empate, correta a interpretação de que o benefício vem em favor dos infratores.
A análise é estritamente jurídica. Um abraço.
Jorge alvinegro

lucianovascaíno disse...

Movimento FORA MIGUEL deve ganhar força em todos os sites o THIAGO deixa de ser metido o AVAIANO BABA OVO ... Deves gostar muito do Miguel prafazer esse comentário besta.. Podemos dar nossa opnião sobre o assunto do tópico sem deixar de fazer a campanha contra o Miguel azul Livramento não acha !! Se alguém teria que se encomodar com isso é o Faraco e não vc faz um blog pra ti e manda lá valew!!! Um abraço Faraco, e obrigado pelo espaço democrático espero que esse assunto chegue aos ouvidos do Miguel azulzinho...