quinta-feira, 10 de abril de 2008

7 a 1 e 6 a 2 contra o futebol

Esses foram os resultados de hoje, que eu lamento, no STJD pela absolvição de Avaí e Criciúma no caso da bomba do estádio Heriberto Hulse.

7 a 1 para o Criciúma. 6 a 2 para o Avaí.

O foco na questão, na minha visão, não é o fato de terem absolvido Criciúma e Avaí.

O foco é a marca da impunidade que fica na esfera esportiva. O caso MAIS GRAVE registrado nos últimos anos nos estádios catarinenses não teve punição na esfera esportiva.

"Ah, mas vocês da imprensa não entendem que os auditores fizeram um julgamento técnico em cima do que está escrito no CBJD..."

"Ah, mas vocês da imprensa não entendem que os clubes não tiveram culpa e comprovaram isso no Justiça Desportiva...."

Eu entendo tudo isso. Mas é justamente neste ponto que quero tocar. Se não há punição num caso desse, então, na minha avaliação, o CBJD está errado.

O artigo 213 foi feito de uma forma e depois refeito. No que foi refeito se colocou lá que os clubes seriam absolvidos caso comprovassem que tomaram todas as providências para prevenção dos fatos e depois punição dos "torcedores" infratores. Pronto! Fez-se a brecha! E agora praticamente não há mais espaço para punições. O artigo 213 praticamente está sem efeito. Entendem?

Eu desisto...

O problema do futebol deve ser realmente a imprensa.

Parabéns ao TJD e seus auditores, parabéns ao STJD e seus auditores e parabéns aos advogados de Avaí e Criciúma.

Abraços

26 comentários:

->Marcelo Santos disse...

É Faraco, eu concordo contigo de que tá errado. Porem, ao meu ver a culpa não é mesmo do judiciário, mas sim do legislativo. Se for permitido o Homicidio em lei, não adianta xingar toda vez que o tribunal absolver um assassino. Tem que xingar todo dia que passa os legisladores, enquantos estiver a lei com tal redação.
Ps: Viu meu e-mail?

Rodrigo Faraco disse...

vi sim Marcelo, já falamos...

abraço

ELITE AZUL E BRANCA disse...

Faraco não basta a punição na esfera criminal dos 3 envolvidos? Os 3 terem virado mulherzinha na cela é é o suficiente? Ou querias que toda a torcida do Avai e mais a diretoria e jogadores fossem presos?

Unknown disse...

Caro Rodrigo, será que o STJD vai punir outros Clubes no Brasileirão a partir de agora por falta de segurança ou simples objetos jogados?
Será que os advogados que quiserem ganhar essas causas no "tapetão" vão copiar a defesa do Avaí e Criciúma ou vão usar como exemplo esse julgamento para a absolvição?
Penso que as torcidas organizadas e os Clubes estarão mais tranqüilos a partir desse julgamento, se uma bomba pode, por que copos plásticos ou outros objetos não podem?
A culpa então ficou mesmo pra polícia?
Será que o que ouvimos do Leandro Machado foi um ruído de comunicação?

Kk De Paula disse...

Amigo Rodrigo, acho que punição irá com certeza ter, mas para os culpados, os que jogaram a bomba, isso é caso de polícia, justiça comum, não é caso para Tribunal Desportivo. Como um Clube pode ser responsabilizado por uma atitude de um cidadão maior de idade, que sai da Floripa e vai a Criciuma jogar uma bomba? E a polícia, não é a responsável pela revista dos torcedores? Os portões dos estádios só podem ser abertos após a chegada do efetivo policial.
O estatuto do torcedor não foi cumprindo? Os culpados estão presos e com certeza irão a julgamento. A justiça está fazendo o seu papel e a policia, tardiamente, também está.
Amo futebol, vou a todos os jogos, quero punição exemplar para os marmanjos que jogaram a bomba, eles não são torcedores, são criminosos, torcedores não levam bombas para o estádio, levam bandeiras, papel picado.
abraços,

Rodrigo Faraco disse...

Oi Kátia, que bom te ter aqui também.

abraços

Anônimo disse...

Em Santa Catarina o problema é a imprensa mesmo. (Veja os resultados da tua própria enquete). Quando a imprensa resolve dar uma de advogadoou jurista, querendo interpretar leis e punir Deus e o diabo é claro que está errada. Vocês estudaram leis? Como vocês podem querer que a justiça puna os clubes se os verdadeiros culpados já foram identificados e estão sendo averiguados e interrogados e até presos. A imprensa esportiva de SC só existe porque os times estão de uma forma ou de outra na elite do futebol brasileiro (principalmente os três grandes) e vocês insistem em querer alijá-los do futebol propriamente dito. Em especial o Semensati acho que queria ser advogado, mas não quis estudar - aí virou comentarista.
Comentarista de futebol deve se limitar a comentar futebol e já está de bom tamanho. Os números não mentem. Está na hora de vocês da imprensa barriga-verde colocarem a mão na consciência e em vez de ficar criticando os clubes, os dirigentes e as torcidas deveriam fazer uma auto-crítica e ver porque não conseguem uma maior aprovação daqueles que - inclusive - pagam os altos salários que vocês recebem.
Sigam meu conselho - Limitem-se a comentários sobre o futebol, o nosso querido esporte bretão. Deixem as leis para os advogados que as estudaram.
Quem não enxerga os próprios erros tende a achar erro em tudo: Nos gramados, na arbitragem, nos dirigentes, etc, etc, etc. Mas nunca enxergam o próprio nariz.
Façam um exame de consciência e tentem melhorar... Ainda há tempo antes de eu mudar de canal !!!!

Anônimo disse...

parabens pelo teu comentario faraco. é bem essa linha que defendemos..

a intencao nao é ferrar com a vida dos avaianos e criciumenses e sim nao deixar uma barbarie dessas passr batida.

quando se pune o avai, esta se punindo mais o torcedor que o clube mesmo, e assim os torcedores comecam a perceber que o que se faz na arquibancada pode atingir o seu proprio clube. e comecam a se policiar e policiar tb os outros. as punicoes devem ser educativas. pq nao sao as diretorias que jogam copos ou invadem campo de futebol. sao os torcedores.

so que os avaianos ficam se fazendo de vitima ae e nao entendem isso. alias, so contra o figueirense que eles "acham" que entendem, pois na visao deles nao aconteceu nada com o figueira quando o mesmo subiu pra serie A, na visao deles o figueira deveria ficar suspenso por dez anos de qq competicao, no minimo.

quando sabemos que teve punicao e foi bem pesada, afinal tivemos de pagar 200mil, algo assim, mas sei que é um valor que nao vi ate hj um clube pagar, alem de pegar 2 jogos de punicao. e isso que ngm se machucou e nem teve essa intencao. foi apenas uma invasao infeliz

depois dessa punicao nunca mais vimos esses atos no scarpelli, a nao ser agora com esse do bebeto pq fomos claramente provocados, a torcida do figueira nao faria aquilo se nao tivesse sido provocada..

agora quanto ao tjd eu digo que esperava mesmo uma postura mais energica, mas me enganei. Se bem que se agente lembrar da festa que era no brasileirao do ano passado, especialmente com o flamengo, nao poderia ser outro resultado. é o tjd de sc fazendo escola, ou vice versa ne.

vamos ver agora o que o TJD e STJD vao fazer no caso do figueira.

Anônimo disse...

queria acresentar que o julgamento da bomba nao tem nada a ver com o torcedor que jogou em si, esse ira ser julgado em juizo comum. porem o seu ato é que deve ser julgado no tjd como forma de punir os torcedores e evitar que coisas desse tipo se repitam.

quando nao se pune ngm em um ato desses abre-se espaco para que outras coisas acontecam nos estadios de futebol.

essas punicoes do stjd ajudaram, nos ultimos anos, a reduzir problemas antigos como atirar objetos, radios, pilhas, PEDRAS, E ATE BOMBAS dentro de campo.

cansei de ver na tv jogos na vila belmiro que alguem jogava rojao perto do jogador adverssario. depois de algumas punicoes, nunca mais vi.

hoje o torcedor brasileiro esta muito mais educado. pelo menos estava ne, ate que de uns 2 anos pra ca o tribunal comecou a virar uma mae, comecou com o gremio em 2006, agora era o flamengo, e hj é avai e cricriuma

o mesmo acontece com os jogadores, antigamente nao era incomum ver os jogadores se pegando de porrada em um jogo. atualmente isso nao existe mais, o que houve no classico nao foi uma briga de time x time e sim uma coisa isolada entre alguns jogadores, rapidamente apartada pelos demais.

lances rispidos, e agressoes como cotoveladas tb estavam diminuindo, ate o stjd passar a mao na cabeça do souza e do obina.. pronto.. agora voltamos a ver cenas lamentaveis..

alguem viu punicao pelos acontecimentos nos confrontos entre gremio e atletico pr ano passado??

pois é, toda essa impunidade vai dando exemplos para coisas piores.

o julgamento da bomba nao era pra condenar o torcedor que jogou pq nao tem esfera civil ali, e sim punir os clubes para educar a torcida a evitar que isso se repita..

mas como é com os avaianos, eles arrumam argumentos para dizer que esta certo isso. agora se fosse o figueira, imagino que os posts seriam de que estavamos comprando o TJD e o STJD seria pq a CBF ta nossa amiga por causa da nossa candidatura..

cada vez mais cai a mascara desses avaianos

nao terao mais moral, depois desse ano, para pensar em conspiracoes. quando perderem estaduais vao por a culpa em quem agora?? vai ser alguem ne.. pq sempre vao culpar alguem pelos fracassos deles, ja nasceram assim

Anônimo disse...

VERGONHA !!! VERGONHA!!! VERGONHA!!! sÓ TENHO ISSO A DIZER NESTE MOMENTO FARACO.

Anônimo disse...

O que eu acho incrível é que vocês insistem em caracterizar o ocorrido como uma responsabilidade dos clubes. Os autos estão recheados de provas de todas as precauções que os clubes tomaram para evitar qualquer tipo de problema no jogo. Contudo, os clubes não têm poder de polícia! O caso está recebendo a devida atenção da justiça comum. Os criminosos foram identificados e estão respondendo a processo. Não cabe à justiça desportiva julgar questões que não são de sua competência. Ela julgou o que cabia a ela de fato. Punir Avai e Criciuma por um ato isolado de alguns marginais é no mínimo injusto e não surtiria qualquer efeito educativo, já que marginal não está nem aí para o futebol. Marginal vai a campo pra brigar com a torcida adversária, fazer confusão. Querem punir de verdade os culpados? punam as tocidas organizadas (acabando com elas), não os clubes!!!
Ainda acho você o melhor dos comentaristas, mas esse discurso oficial da RBS já está cançando... Nem o STJD entrou nessa...
Abraços

Administrador disse...

Rodrigo, menos meu amigo, menos.

Eu sei que tu quer punição pro Zunino mas a LEI é maior que a comoção popular da imprensa.

Esqueceu que existem LEIS e maneiras de se defender perante a LEI.

Os verdadeiro culpados estão presos.

Você que mais o quê??? está com medo de uma final entre Brocolis X avai ou Criciúma. O brocolis não é um timão????

Menos meu amigo, menos.

Anônimo disse...

Marcilio Kriger = a Juiz caseiro, que vergonha, realmente quem tem culpa é o seu IVO.
Eu esto achando que o Asprilha vai ser punido pois disse que ia dar um soco no juiz e não deu, o tribunalzinho não gostou pois eles gostam é de sangue.

Anônimo disse...

PARABÉNS IMPUNIDADE. Viva BRASIL!!!

3,4 dias para prenderem os 3, sem ajuda dos clubes e torcedores presentes, só inteligência policial. E certamente devia ter mais gente que se safou. E ainda acham que não mereciam punição?

Acima de tudo vem o respeito humano, dane-se o meu clube que não me dá segurança. Meu clube merece ser punido para que seus torcedores aprendam a torcer. Clubes que geralmente financiam torcidas organizadas...

Mas a imprensa realmente é a culpada, ela fala demais. Pq os votantes da enquete não vão pra Venezuela? Lá imprensa não tem vez... :)

[]s

GM

Jorge Paulino disse...

TÁ SAINDO UMA PIZZA QUENTINHA AÍ GALERA!!!!!
Eu quero metade de carvãonesa e metade napolivaiana!!!!
E vc???
Vai querer qual sabor?
E o Seu Ivo?
Ahh pro seu Ivo 1kg de alimento não perecível tá bom neh....

Rafael Vidal Eleutério disse...

e aquela bomba no scarpeli? a que arrebentou um nariz? será que ela vai a julgamento? por que tu não citas ela?

até mais...

Anônimo disse...

A bomba que teve no classico foi o soco do asprilla no bebeto, e bota bomba nisso.

Felipe Matos disse...

Qual será a cobertura que voces "paladinos da justiça" darão para o caso de corrupção na arbitragem denunciado agora sobre jogos comprados anos passado na serie B?? Um deles envolve o jogo Ceará e Avai, que o Ceará venceu.

http://www.souavaiano.com.br/modules/news/article.php?storyid=10320

Unknown disse...

É triste mesmo, o pior é observar pessoas de bem - porque todos são de bem até se prove o contrário - argumentando em defesa do indefensável. Gente, UM CIDADÃO PERDEU A MÃO EM UM MERO JOGO DE FUTEBOL!!! Será que isto não basta para punir quem tiver que punir? Penso, que punições exemplares devem sobrar como exemplos para àqueles que pensarem em uma próxima "oportunidade", provocar outros com bombas, xingamentos, etc. Assim como violência gera violência, impunidade também gera a violência. E, é muito fácil argumentar que "pronto, já prenderam os verdadeiros culpados". E, se essa prisão não for suficiente para que novos casos piores ou iguais a este aconteçam? E, alguém já parou para pensar que o verdadeiro autor do fato (quem realmente jogou a bomba) pode estar solto? Porque já se ouve que o veradeiro culpado é um menor e está por aí... Enfim, realmente entristeçe a todos, perceber a que ponto chegamos, alguém perde a mão em um jogo de futebol e fica por isso, o culpado (?) está preso.

PS: Rodrigo, parabéns pelos comentários!

Abraço

Anônimo disse...

Bom dia Faraco: os verdadeiros bandidos estão no presidio santa augusta e eles vão pagar pelo crime que fizeram, não venham voc~es da imprenssa querer punição para os clubes que fizeram tudo para pegar os marginais, só não teria justiça se os clubes fossem punidos. e agora o figueirense sim deveria ser punido pelos arremeços dos copos no clássico, eles não pegaram os torcedores que arremeçaram os copos, valeu parbéns pelo programa na tv com estou ligado todos os dias 20:00hs

Anônimo disse...

engraçado esses avaianos.. agora que é com eles nao deve ter punicao..

se é com o figueira

Anônimo disse...

engraçado esses avaianos.. agora que é com eles nao deve ter punicao..

se é com o figueira

Armanda Schweitzer disse...

Pois é... 99,99% dos torcedores do Figueira (eu sou um deles) não invadiu o campo em 2001 e tivemos que ver nosso time perder mandos de campo, pontos e pagar multa que comprometeu a "saude" do clube durante o ano de 2002, por pouco nao ficamos de fora da Elite!! Ai os avaianos queriam punição! Isso é até engraçado, pra nao dizer ridiculo! Bomba que decepa mão ? PODEEEE!!! Esse nosso TJD nao é serio!

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAH...

O cara de cima diz:

"não venham voc~es da imprenssa querer punição para os clubes que fizeram tudo para pegar os marginais".

Todos viram que a Polícia sozinha, depois de dias é que pegou o primeiro.

O clube o que fez foi dar transporte pra esses marginais, um inclusive, soldado que deveria proteger a pátria.

Gente, mão na consciência! Queria ver se fosse o pai de vcs que tivesse perdido a mão.

E se a bomba explode na própria torcida e decepa a mão de um torcedor avaiano?

Há tempos que aprontam e sempre se acham os paladinos da moral e dos bons costumes.

Santa ignorância!!!

O Brasil inteiro viu, pediu punição e alguns avaianos acham que é perseguição (como sempre aliás).

Anônimo disse...

o mais engracado é o cara de pau do avaiano ainda falando em paladinos da justiça..

oleo de peroba pra ti meu querido

Anônimo disse...

Kátia de Paula e tantos outros avaianos que defendem a causa própria. Há muito estes atos vêm acontecendo com responsabilidade da torcida do Avaí: Incêndio; assassinato; emboscadas e bombas (no plural). Não trata-se de um caso isolado. As músicas, cartazes e símbolos desta torcida incitam a violência são de conhecimento do clube. Material da torcida é guardado na dependência do clube. O Avaí tem muita responsabilidade sobre o ocorrido. Foram presos 3 em Criciúma mas ficaram soltos todos os outros que participaram da briga logo em seguida. Eles estavam defendendo quem jogou a bomba e ficaram impunes. Na Ressacada estas torcidas são livres para divulgar sua doutrina do ódio e da violência e não são tomadas providências. Aguardem a próxima vítima, é uma questão de tempo.