terça-feira, 6 de maio de 2008

Gallo, coração mole, fica!


A entrevista de hoje no TVCom Esportes foi uma das melhores que fiz nos últimos tempos e, com certeza, foi a mais aberta do técnico Alexandre Gallo desde que chegou aqui.


Gallo desta vez falou mais, esteve mais tranquilo, mais aberto num sentido amplo, admitindo erros, avaliando acertos....foi um grande papo.


Pra vocês, aqui no blog, alguns tópicos da conversa:


Catarinense 2008 - avaliou o Figueirense como um time regular durante a competição. O principal argumento foi que o time sempre esteve entre os TRÊS melhores. Considerou os tropeços normais e reforçou a confiança que tinha no grupo.


Caso Tuta - ficou claro que houve uma problema interno de grupo. O grupo do Figueirense, coeso que estava, não aceitou Tuta como integrante. Gallo não admitiu isso abertamente, mas deixou nas entrelinhas. Ele mesmo disse que indicou o atleta para o técnico do São Caetano, Pintado.


Preparação física - outro ponto crítico. Gallo manteve a postura firme de apoio ao seu parceiro de comissão técnica, preparador físico Cristiano Nunes. Ao mesmo tempo admitiu que houve uma cobrança interna logo depois da primeira final e que houve um acerto para a segunda partida da final.


Zaga - primeiro de tudo: Gallo falou claramente que "há problemas no sistema defensivo", que "precisa de um melhor equilíbrio". Disse também que o Figueirense deve contratar um zagueiro mais técnico. Avaliou que a entrada de César Prates ali atrás deu este maior equilíbrio para a decisão.


A final e a Conquista na prorrogação - o técnico revelou que houve uma estratégia clara de colocar velocidade no ataque na prorrogação - pra cima da zaga do Criciúma. Que a idéia sempre foi mexer apenas na linha de frente. Revelou ainda que a saída de Luiz André do meio, no Criciúma, abriu espaço e foi a oportunidade pra que Marquinho pudesse atuar por ali.


Brasileirão - "O Figueirense vai ter que atuar sempre no limite". A meta é a Libertadores da América...uma obsessão até. Mas ponderou que vai ser o campeonato mais acirrado dos últimos anos, desde que começou a fórmula por pontos corridos e que o Figueirense vai ter 38 finais durante a competição.


Cleiton Xavier - Fica e não tem mais discussão sobre o assunto. Foi até irônico em relação a este assunto.


Planejamento e projeto - O técnico e a comissão técnica entregam à diretoria esta semana ainda um planejamento detalhado em relação ao Campeonato Brasileiro. Gallo mostrou total conhecimento da equipe da Portuguesa, primeira adversária da competição.


Poucos sorrisos, mas um coração mole - assim Alexandre Gallo se definiu. A fisionomia sempre séria atribuiu ao trabalho, que ele ratificou ser uma grande paixão na vida. Mas ao mesmo tempo revelou ter o coração mole.


Bom gente, o brasileirão está aí. Gallo, eu sempre disse, é um bom treinador. Pode ainda ser ótimo, ou excelente. Se fortaleceu dentro do Figueirense com o título. Está construindo carreira, comete erros, sabe desses erros. Assim como o Figueirense está contruindo ainda uma nova realidade pro próprio clube no futebol nacional.

Abraços

4 comentários:

Anônimo disse...

Faraco,
Show de bola a tua entrevista. Já tive a oportunidade de falar com o Gallo duas vezes, e também ficou a impressão de ser um profissional sério e concentrado no que faz. Atribuo a ele a vitória obtida na prorrogação domingo passado, além de salientar que houve erros sim, em sua atuação, mas também contou com um plantel limitado (tinha time, mas por vezes faltava banco).
Creio que com a vinda de reforços o Figueira possa ter uma boa participação no campeonato brasileiro, que será o mais difícil dos últimos anos.

Abraço.

Luis disse...

Olha faraco, essa eu perdi, estava na faculdade enrrolado com um trabalho e nao pude acompanhar. nao sei se tem vt disso..

pelo que li pelo blog.. realmente muito legal a entrevista. sobre o tuta ele tb pode estar passando a versao dele, mas enfim, essas coisas sao internas e so sabe quem esta dentro. até é bom que fique assim pois nao ha necessidade de queimar o tuta e muito menos o grupo, nao deu certo e ponto, foi embora, e assim foi melhor para figueira, gallo e tuta..

o gallo sempre foi um cara fechado, passa a impressao de ser um cara grosso e tal. mas as aparencias enganam nao é? ele também tem pavio curto com a imprensa, e nao é pra menos com algumas opiniões q sao emitidas por certas pessoas, vc sabe, essa relacao com a imprensa parece que ele nao sabe receber bem uma critica sob pressao, em algumas situações e como nao presenciei todas e com detalhes nao posso ficar no lado de a ou b, mas pelo que foi passado ele cometeu uns exageros mesmo..

que bom que ele reconheceu erros e encherga o mesmo jogo que nos.

eu tb vi a entrada do alex ali pra puxar contra ataque, velocidade e prender a bola, levar faltas.. pensei nisso pois era a unica explicacao..

espero que ele tenha levado muito aprendizado nesse estadual e que possa montar o melhor grupo para a serie A desse ano.

Unknown disse...

Pelo que eu ví do técnico Gallo:
É um treinador que prioriza muito a marcação, dá muita liberdade aos jogadores, sabe ver o jogo e faz boas modificações.
Só acho que... ele deveria treinar os jogadores para exercerem várias funções e buscar uma movimentação diferente. Acho esse time do Figueirense muito "estático", faltam jogadas de linha de fundo,uma melhor saída de bola e uma troca mais constante de posições para surpreender os adversários.Mas...sei que também falta material humano!
Espero que o Gallo e a direção do Figueirense tenham a visão de que o time necessita de um ELENCO FORTE e não apenas um time de futebol, porque o Campeonato Brasileiro é traiçoeiro.
Abraço

Unknown disse...

Bem Faraco, o gallo demonstrou estar bem focado no seu trabalho, isso realmente é bom. Creio eu que ele v ai corrigir alguns erros que ele vem cometendo. Ele me transmitiu mais confiança, acredito que com os reforços que estão para chegar ele deve fae um bom brasileiro. O que nos resta é esperar e torçer pra que ele possa fazer um ótimo trabalho no figueira nesse campeonato. E a respeito do programa, muito SHOW a entrevista, assisto todos os dias e continuarei assistindo,

abraços!