segunda-feira, 16 de junho de 2008

Não é um bom time

Ontem um espectador me perguntou no "Show de Bola", da TVCom, se o Figueirense tem um bom time. Respondi sem muita dúvida - Não! O Figueirense não tem hoje um bom time.

Mas o que é um bom time? São os valores individuais? Ou o conjunto? O coletivo?

Ao meu ver as DUAS coisas.

Voltemos ao Figueirense de hoje então.

Analisando os valores individuais, o Figueirense tem hoje TRÊS grandes valores. São eles Wilson, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri. Os outros jogadores estão em um nível bem mais abaixo quando o assunto é qualidade.

Vejamos e analisemos.

Falta ao Figueirense um comandante pra zaga. Um Chicão, como nas DUAS temporadas passadas. Como Fábio Luciano faz no Flamengo, como André Dias faz no São Paulo, só pra citar DOIS exemplos. Não são maravilhosos, mas estão acima da média e comandam suas defesas.

Falta ao Figueirense um volante que seja mais do que um pegador. Mais do que um corredor, como Diogo, mais do que um pitbull, como Magal, que nem é tão pitbull assim. Tem que ser um jogador que tenha a inteligência para antecipar as jogadas e a qualidade pra sair jogando. Lembraram de Rodrigo Souto? Pois é isso mesmo.

Falta também ao Figueirense laterais, que saibam apoiar. Talvez nestas posições o Figueirense até encontre bom aproveitamento em Leandro Eugênio pela esquerda e até mesmo Léo Matos pela direita, mas os DOIS são mais ofensivos do que defensivos. O esquema de jogo tem que ajudar.

Falta ao Figueirense um goleador. Todo time tem que ter um. Wellington Amorim não tem sido esse homem, por mais que tenha feito um monte de gols pelos clubes por onde passou. Tadeu é homem de área, mas não me parece ser o goleador que o time precisa.

Enfim, falta qualidade individual ao Figueirense.

E o coletivo? Hoje é o que de pior tem o Figueirense. Os ONZE jogadores, que a cada jogo mudam, não formam um time de futebol com conjunto. Não fosse a individualidade de Wilson e de Cleiton Xavier, por exemplo, o Figueirense não teria vencido o Sport no Sábado.

Por todos esses motivos, hoje, não dá pra dizer que o Figueirense tem um bom time, por mais que já tenha tido boa vontade ao olhar pra esse time.

Abraços

6 comentários:

Leonardo disse...

Concordo com quase tudo. Só acho que o Wellinton já mostrou que sabe fazer gols, e vem jogando muito bem nos últimos jogos, mesmo com o time desmontado. Já o Tadeu não é pior do que o Souza do Fla, sabe fazer um bom pivot e finaliza bem.

Anônimo disse...

Pra ter um bom time é preciso ter: bons jogadores, esquema tático que se enquadre com as características desses jogadores, entrosamento, vontade de vencer e um bom técnico. O Figueira está longe disso hoje, mas a meu ver está melhorando. Com algumas contratações, como as peças que vc citou (1 zagueiro e 1 volante) e mais um atacante (pode ser o Marinho, do Galo) e a manutenção do esquema de jogo e tbm dos jogadores, para os mesmos se entrosarem, acho que o Figueira pode fazer um bom papel nesse Brasileirão. No papel é uma boa equipe: Wilson; Léo Matos, Bruno Aguiar, Asprilla e Leandro Soares; Magal, Diogo (Leandro Makelele), Cleiton Xavier e Ramon (Fabri); W. Amorim e Tadeu. O que não dá é pra continuar com o Vinicius e o Anderson Luís como titulares, são no máximo opções de elenco e olhe lá. São mto limitados.

Unknown disse...

Infelizmente concordo quase que inteiramente com tuas palavras. Só acho que esse time bem TREINADO pode render mais do que o desempenho do ano inteiro até este momento.
A herança maldita do Gallo, que não deixou saudades por onde passou, conseguiu criar um monstro de time mal treinado e ainda por cima, desagregar o grupo do Figueira.
O Gallo era tão "bom" que indicou o Elton, o César (Sport) e o Tuta para o Figueira, ele conseguiu errar em todas as indicações. O título acabou mascarando a realidade do Figueirense!

Unknown disse...

Rodrigo,
Não falar do Welligton Amorim é um absurdo... So quem nunca jogou bola não ve que é craque... Disse Craque.
Esse mesmo Figueirense sem tirar nem por, foi muito elogiado por você no início do segundo turno do catarinense. Está bom?? Claro que não, mas não vejo esse drama todo que vcs fazem.
Mais uma vez vamos ver, o Figueira vai fazer um campeonato catarinense razoável! Vai para a Libertadores?? claro que não, nem essse é o objetivo da diretoria... Ela diz que quer, como eu quero, mas sabe que não vai, pois não fará loucuras. Tenta tirar o melhor do time limitado que tem, e esse é o discurso.
Vocês sabem disso, so não querem entender.
Lembra, a imensa maioria da torcida alvinegra confia inteiramente no PPP, ponto final. Podem fazer o que quiser, o homem aparece no estadio, nem fala nada. Pois sabemos que nele, diferente "daquele outro", podemos confiar.
Rodrigo, de uns tempos para cá tenho te visto meio parcial, diferente de outros tempos. Chegasse a dizer que um empate do Avai com o Sto Andre não foi de todo mal.. Lembra, temos 2 vitorias, igualzinho a uns e outros.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Teu comentário é perfeito. Concordo com todos os pontos. Até cheguei a dizer, praticamente o mesmo que você, outro dia no blog do Castiel. Creio que o figueirense deve priorizar a contratação de dois bons volantes e um bom zagueiro, pelo menos. O ataque, com um pouco mais de treinamento, vai acabar fluindo bem, assim como os alas. Quanto ao Macuglia, tem que dar um tempo pro cara trabalhar. Particularmente, acho ele mais direto e objetivo do que o Gallo. Não é de inventar. A grande verdade é que ele mal teve tempo de conhecer o elenco e já embarcou numa crise, causada pelas viúvas do Sr. Gallo. Acho que, com esse time, se o treinamento encaixar, o Figueirense subirá de aproveitamento, mas jamais poderá almejar a libertadores. O momento é de ter pés no chão.
Abraço,

Vilson.

Anônimo disse...

Me apontem 10 bons times do Brasil, a dita terra do futebel. Agora me apontem, dentre eles, 3 grandes times. Não encontram? Pois então! Ficam falando de crise no Figueira e a crise é no futebol brasileiro. 10 jogos por rodada e dificilmente se vê dois grandes ou bons jogos. O Figueira levou de 5? O lider do campeonato também levou. O Figueira levou de 4? O outro líder também levou. Um dos candidatos ao título perdeu para os reservas do Sport? O Figueira venceu. O Figueira não podia perder pontos para a Portuguesa? Outro então candidato ao título perdeu. Ah! o Fluminense tá com foco na Libertadores? Mas que grande elenco é este que não consegue vencer nem qdo escala os titulares. Então meus caros! Analisem bem e vão perceber que dos 20, pelo menos 13 são candidatos a cair. Dos outros 7, no máximo 3 têm fôlego para disputar o título.