quarta-feira, 5 de março de 2008

Futebol Catarinense em Efeito "Suspensivo"

Por que o suspensivo aí de cima está entre aspas?

Porque quero fazer uma referência a uma outra palavra do nosso vocabúlário. Uma outra palavra que está quase por inteiro dentro dessa palavra que está escrita no título do post.

É que o futebol catarinense vive também um clima de SUSPENSE com a decisão de hoje do próprio Tribunal de Justiça Desportiva, que puniu ontem, e agora concede o chamado efeito suspensivo ao Avaí e ao Criciúma.

As DUAS equipes têm o direito de pedir, o Tribunal pode ou não conceder - pois então, concedeu...

Tudo normal até aqui. Tudo normal até aqui?

Juridicamente sim, mas continua tudo como estava antes. Ninguém punido na prática. Nem Avaí, nem Criciúma vão cumprir as penas....por enquanto, espero.

Vamos ver o julgamento dos recursos no Pleno na semana que vem. Que não seja complecente. Que tenha mão pesada!

O Futebol catarinense precisa.

Abraços

5 comentários:

Unknown disse...

Sinceramente, a concessão de efeito suspensivo em menos de 24 horas após o julgamento é uma verdadeira brincadeira com a torcida e com todos aqueles que acompanharam o julgamento!
Acho que se não existir uma punição aos Clubes, infelizmente vamos continuar com problemas de violência.
Após as punições por invasões no Scarpelli e objetos atirados ao campo, fui testemunha várias vezes de torcedores do Figueirense policiando a torcida e evitando novas tentativas de indisciplina de vândalos ou exaltados.
Sei também que a torcida do Avaí também se "cuida" para que objetos não sejam jogados no campo em razão de punições já sofridas.
A falta de uma resolução do caso ou condenação do "torcedor" que atirou a pedra fatídica que assassinou o torcedor do JEC, acho que foi um exemplo para que a violência continuasse dentro da "mancha azul".
Portanto, concordo que a "mão pesada da justiça" é fundamental nesse momento!

Anônimo disse...

Nao vejo pq uma punição aos clubes, no avaí mais precisamente.
agora Newton junior, me diga: Que culpa tem o Avaí Futebol Clube quando um torcedor trajado com camisa de uma torcida organiza, que se diz torcedor apenas para ter "o que fazer" sendo que ele pensa mais na propria torcida e em ser melhor ou maior do que a da torcida adversária do que o amor pelo time que se diz torcer?
Se tem alguem ou alguma instituição a ser punida, é a propria torcida organizada a qual o torcedor é integrante, e os proprios autores do que se pode chamar "atentado" ao torcedor do criciuma.
Aí sim seria um punição adequada e justa.
Tudo que o Avaí poderia fazer, ele fez, o que estava no alcance dele ele fez, revista em TODOS os torcedores antes mesmo da entrada nos onibus e partida de florianópolis, lista identificando todos os integrantes dos onibus e se colocou disponivel para indetificar a punir os responsaveis.
Se alguem tem culpa e tem que ser punido?
Posso ser aqui bem claro. Criciuma Esporte Clube pela falha na revista e segurança dos torcedores que lá estavam no estádio (deixando até mesmo um Senhor, que nao vem o caso a idade mesmo sendo uma criança ali nao era local pra ele estar), responsáveis pelo ato(torcedores que jogaram a bomba) e torcida organizada os quais eram integrantes.
E acho que por todos esses motivos e fatos que aqui to colocando, como foi o que o Avaí usou como forma de sua defesa nao deve ser punido da forma que esetava sendo, pra mim injusta, porque ele era o menor culpado do que estava, está e do que aconteceu.

Abraços Faraco!

Rodrigo Faraco disse...

Sabem uma coisa...estou muito satisfeito com o nível das discussões aqui em meu blog.

argumentações ponderadas, pontos de vista bem explicados.

Obrigado Newston, obrigado Thiago...

sejam sempre bem vindos.

abraços

Unknown disse...

Thiago, até entendo que o Avaí possa ter feito de tudo para prevenir o que aconteceu. Mas, o que eu penso é que infelizmente para o Avaí, houve no mínimo um desentendimento de sua TORCIDA com a torcida adversária na arquibancada, resultando na bomba jogada na torcida do Criciuma.
Quem identificou e prendeu os torcedores quando os mesmos já estavam em Florianópolis, foi a PM depois de uma série de investigações.
As torcidas organizadas fazem parte do torcida do Clube e os torcedores representam o Clube na arquibancada. Se eles representam o Clube, acho que o Avaí e o Criciuma pelos fatos que ocorreram no Sul do Estado devem ser punidos.
Se houver uma punição para o Avaí, aposto que se alguém souber de alguma bomba, vai denunciar. E, aposto que os torcedores vão pensar duas vezes antes de levar uma bomba ao estádio sabendo que podem prejudicar o Clube.
Um abraço Thiago e Faraco.

Anônimo disse...

Newton, eu entendo o que você quer dizer, mas como torcedor vc sabe que gritos e outras coisas mais acontecem em todos os jogos de uma torcida para outra e em qualquer estadio de futebol(nao digo brigas, apenas aquele xingamento que acontece nos alambrados que os separam). Mas o que eu quero dizer, é que, se nao fosse pela atitude de 3 pessoas que até agora foram detidas pela bomba que foi arremessada contra os torcedores do criciuma, nada teria acontecido além dos gritos e xingamentos normais que sempre acontecem entre as torcidas após o termino daquele jogo. Então nao se pode culpar uma instituição inteira e por todo um trabalho em risco por uma atitude isolada que foi identificada e punida. E sobre a dentenção dos responsaveis, claro, quem tem de prender os culpados é a PM e caso nao fosse toda a preocupação do Avaí antes mesmo de sairem de florianópolis, dificilmente iriam conseguir identificar os responsaveis, entao acho que o avai teve um papel fundamental nisso.
Mas enfim, isso é um assunto que cada lado vai defender o seu ponto de vista. mas como o Faraco mesmo disse, esse tipo de discussões é sempre interessante!

Grande abraço Newton!

E obrigado pela citação Faraco, abraços!