quarta-feira, 16 de abril de 2008

Agora começo a sentir

Pois os dias vão passando e às vezes nós não nos damos conta...

Estava agora aqui em casa, como sempre faço, vendo de tudo um pouco do que saiu na imprensa sobre esportes, no jornalismo geral....aquele garimpo diário de informações, que faz parte da rotina de um jornalista.

Entrei no globo.com e vi as matérias de hoje sobre Guga. Como sou uma manteiga derretida, um romântico incorrigível, comecei a chorar - sozinho mesmo, na frente do computador. Uma cena meio boba, mas não tenho vergonha nenhuma de admitir.

Começo a sentir agora a falta que vai fazer esse cara e a importância que teve na minha vida. Talvez um dia eu possa dizer isso a ele.

Entrei na CBN Diário aos 24 anos, em Maio 1997. No final deste mesmo mês, Maio de 97, esse fenômeno começou a trajetória vitoriosa do primeiro Roland Garros histórico. A partir daí a história de Guga todos conhecem.

Eu, como foca na redação e amante desse esporte, aos poucos fui ocupando um lugar que estava vago na imprensa esportiva catarinense. Me especializei ainda mais e criei o meu lugar na rádio - virei o "especialista em tênis da CBN Diário" - assim denominado pelos colegas, não por mim.

Assim fui crescendo na profissão e passei a ocupar muitos espaços, inclusive nacionais na rede CBN. A estréia na TVCom, em 2001, também foi por causa do tênis e de Guga.

Por isso esse cara espetacular tem tanta importância pra mim.

Na minha vida como amante do esporte costumo dizer que tive/tenho TRÊS ídolos - Zico, Senna e Guga.

Foram noites, madrugadas, manhãs, algumas tardes....sempre dedicado às transmissões, aos jogos. Mas não era só pela informação, era pra torcer e torcer muito por ele. Vibrei muito com as paralelas, chamadas de traços de picasso por um dos maiores adversários - o russo Yevgeny Kafelnikov - com os Aces, com as deixadas. Chorei e sorri muitas vezes. Gritei muito nas transmissões.

Lembro de uma em particular que me marcou muito.

Era final de Cincinatti, em 2001. Um Domingo à tarde. Guga enfrentava Patrick Rafter. Quadra dura. Guga venceu 6-1/6-3 e se consagrou num ano que foi maravilhoso. Mas o detalhe é que na mesma tarde o Avaí jogaria um pouco mais tarde em casa pela série B. Não me lembro contra quem era. Lembro que a Ressacada já tinha bom público. O Avaí fazia boa campanha. Sei que quando chegou o momento decisivo da partida, a CBN Diário era a minha voz no ar narrando os pontos finais. Eis que no ponto final narrei com a vibração que o momento exigia e a ressacada veio abaixo, como se um gol do Avaí tivesse sido marcado em campo. Foi emocionante! Pra mim, por ter sido porta-voz de tamanha alegria.

Por isso agora sinto tanto.

Vou sentir muito a tua falta Guga! És um monstro, dás um banho! -como diriam todos os manézinhos...

Pra ti o meu muito obrigado...faço questão de deixar registrado aqui.

A foto foi tirada no Primavera Garden Center pelo meu colega Cristiano Andujar, no jogo de duplas ao lado de Tiago Fernandes. Perderam DOIS sets a ZERO.

Abraços

11 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É Faraco, eu acompanhei pela CBN você nos jogos do GUGA em 1997.
Sei bem como deves se sentir, realmente vai fazer falta uma pessoa tão maravilhosa que fez muito pelo esporte catarinense e brasileiro.
Parabéns pela tua simplicidade em demonstrar teu sentimento. Abraços.

->Marcelo Santos disse...

Por essas muitas outras que acho que devias ser promovido a "o cara que entende de futebol na CBN". Em certas opiniões nós divergimos, mas isto é normal e até saudável. Neste caso você foi parcial, porem em uma circunstância que lhe permitia, talvez obrigava, a colocar sua posição explícita. Agora nos casos em que você deve buscar a imparcialidade, geralmente consegues. O maior exemplo desta afirmação é o de que até hoje não posso afirmar com absoluta certeza para que time torces/torcias antes de entrar para o jornalismo, ao contrário dos teus companheiros que trazem isto escrito na testa. Abraço.

Rodrigo Faraco disse...

Abraço pra vcs caros amigos Marcelo e Renan.

valeu

Onildo Lemos (Onildinho) disse...

É rodrigo, eu tb sentirei falta GUGA sempre será O CARA!


e para o amigo marcelo, mesmo que o faraco seja bem imparcial e isso eu tenho que admitir, ele é torcedor do figueirense, mas como entrou para a cronica esportiva trata tando o AVAI quanto o figueirense de maneira igual!

abraços faraco, respeito muito seu trabalho e seus comentarios!


saudaçoes alvi celestes!

GutoAtherino disse...

Faraco, Guga é show!! Pra ele deveria ser criada uma nova categoria: free style!!

Obrigado Guga, até na despedida você é sensacional!!

Luciano disse...

Faraco, parabéns pela homenagem que vc fez ao Guga com seu depoimento sincero e emocionado. É o sentimento de muitos.

Muitos brasileiros foram apresentados ao tênis por intermédio deste manezinho. Hoje entedemos melhor este esporte e até sabemos o significado das palvaras smash, paralela, forhand, break point, set point, etc.

Ficamos na torcida para que apareçam outros Gugas e que o verdadeiro permaneça no meio do tennis por muito tempo.... Quem sabe a Sportv não convida ele para ser "comentarista"?

Anônimo disse...

ainda bem que esse "mala" tá se aposentando.

Anônimo disse...

Pelo texto dá pra ver que realmente em Santa Catrina és um grande especialista e por aí acho que deverias seguir. Por que como comentarista de FUTEBOL tu deixas muito a desejar. ESPERO QUE MELHORES. TENS TEMPO , ÉS NOVO.

Luis disse...

para os avaianus so os que falam como torcedor do time dele tem valor..

no minimo ele quer que o faraco faça o creu na tvcom tb

Anônimo disse...

Guga joga muito mesmo. Com as dificuldades físicas dando sufoco pra essa gurizada cheia de força... é o dom.

Tb lembro da época de jogos abertos e o via sem muita pretenção. Pensava: "Isso nunca vai dar nada... "

E olha no que deu... Deus fez o mesmo com Romário para com ele. Apontou o dedo e disse: "Esse é cara!".

Nós brasileiros precisamos de gente assim, nos dando orgulho.

Tu Faraco lembrou daquele lapso de tempo entre a ida do Senna e o surgimento do Guga. Realmente estávamos órfãos.

Finalmente, para a perfeição, só faltou o Guga torcer pro Figueira. Rsrsrsr...

[]s

GM