segunda-feira, 14 de abril de 2008

"Um time em decadência"

A frase é de Cleiton Xavier e foi dita na coletiva após o jogo e a derrota contra o Marcílio Dias. A derrota foi emblemática. O Figueirense perdeu o jogo, o returno e a possibilidade de jogar em casa a finalíssima. Que derrota!

Mas será que Cleiton está certo? Os números e o aproveitamento do Figueirense na trajetória do segundo turno comprovam que o meia está correto. O Figueirense até brilhou contra Joinville, Guarani, Brusque e Chapecoense. Tava jogando muito bem e acertado do meio pra frente. A defesa dava pro gasto, com TRÊS zagueiros juntos.

Mas a partir das invenções de Gallo o time se perdeu. O técnico Alexandre Gallo se perdeu. Inventou Carlinhos como zagueiro contra o Criciúma. Inventou Élton sem ritmo no clássico, que Gallo achou que era um jogo comum. Inventou agora de novo com um time com pouco poder de marcação contra o Marcílio Dias.

O pior é que Gallo não admite os próprios erros. Fala sempre com certo ar de superioridade. Fala sempre como se estivesse fazendo favor de estar em Santa Catarina e cansado do Catarinense e do próprio Figueirense. Essa não deveria ser a postura de um técnico que quer mostrar trabalho, que quer ainda vencer na carreira.

Gallo é bom técnico, mas não é tão bom quanto pensa que é. Pode ser melhor ou ficar nisso mesmo pro resto da carreira. Vai depender de saber lidar com o próprio ego e com os erros que comete. Alguém precisa dizer a ele que ele tem cometido erros. Alguém que ele confie, senão ele não vai aceitar a crítica.

Quanto à frase de Cleiton Xavier....até acho a palavra decadência muito forte, mas é a realidade. E Cleiton pode se incluir nisso, pois também perdeu o encanto. Mas nesse caso faço uma ressalva - sempre disse que bom jogador não consegue jogar em time desarrumado e o Figueirense de hoje está desarrumado.

Abraços

21 comentários:

Anônimo disse...

acho que a volta do fabri pode ajudar a consertar o figueira..

no classico o figueira perdeu muito com a saida dele.. ate ali o jogo tava equilibrado com uma pequena superioridade do avai, mas com o figueira bem vivo e perigoso..

acho que com a volta dele e do felipe santana, com o wellinton tb, o time se acerta.. e claro se o galo usar o esquema que vinha dando certo.

porem ainda acho que falta um algo mais no time.. uma injecao de animo. tem de entrar comendo a bola.. coisa que nao aconceceu acho que desde de o jogo em criciuma

o grupo tem que conversar para se acertar e fazer um pacto para o titulo. acho que so voltar ao velho esquema nao vai resolver. én ecessario uma boa conversa

Anônimo disse...

e faraco.. posso estar errado, mas acho que quando o galo se referiu ao classico como um jogo comum ele falou dentro de um contexto.

ele nao pode ser tao burro de achar que classico é um jogo normal. pelo que entendi no que saiu na imprensa ele disse que era um jogo como outro qualquer no sentido de entrar para ganhar e com respeito ao adverssario..

pior foi o silas depois do jogo dizer que nao era um jogo de seis pontos, e ainda ter a cara de pau de falar que nao soubemos perder

Anônimo disse...

O FigayRenC não soube perder. O Silas falou certo. Brocolense estava acostumado a não perder em casa e chamar a Ressacada de Salão de Festas. Um dia acaba..... e o dia chegou.

Não souberam engolir a derrota e ainda acham que o Timão serie A é imbativel. Corinthians também era imbativel e caiu. O FyGayREnC que se cuide.....

CRÉU

Leonardo disse...

Faraco, não seja simplista. O problema do Figueira não se resume à quantidade de zagueiros.

Veja ontem, com apenas o Genilson na frente o Figueira deixava Asprilla, Xmoller, Léo Mattos e Anderson Luiz pra marcar.

Lá na frente, 10 do Marcílio defendendo contra 6 do Figueira não tinha como sair alguma coisa.

A questão é posicionamento tático mesmo, e isso dá pra acertar com 1, 2, 3, 4 ou 5 zagueiros.

Lembra um Figueira x Marcílio em 2006 que jogamos parte do jogo com Rodrigo Souto e Marquinhos Paraná de Zagueiros?? Que saudades do Adilson... era prof. pardal mas o time jogava...

Unknown disse...

Faraco, a decadência momentânea do Figueirense resume-se a uma palavra: Motivação! O time precisava de uma sacodida, e acho que isto aconteçeu domingo contra o Marcílio. Um outro problema que fica de certa forma 'subliminar' durante o Catarinense, é que o time do Figueirense joga sempre contra tudo e contra todos, é o principal 'alvo'de Santa Catarina, todos querem vencê-lo, criticá-lo, etc.Assim, tudo o que aconteçe no Figueira tem mais peso, se goleia o Marcílio é porque é obrigação, é time de série A, se perde é uma lástima. É o revés de ser o melhor e mais representativo time de futebol do Estado a uns bons anos.

Obs: para os amigos avaianos, cuidado, o segundo turno ainda não acabou...

Abraços

Anônimo disse...

é faraco...
a casa caiu pro lado do time do brocolis!! he he he

Vandinho qual é a musica?
Crééééu

Abraços!

cassio disse...

Quem "creu" por último "creu" melhor. Do jeito que as coisas estão, depois de 10 anos sem ganhar nada, parece-me que a simples possibilidade de ser campeão de um turno já fez com que o inocentes berbigões já fassam festa.

Anônimo disse...

O segundo Turno não acabou..... Tens Razão mas, já começa a procurar um médico e remédios pra insônia pois tem Brocolense que não dorme desde o Clássico.

O Amarelense, digo, Brocolense, digo, FyGayRENcê esta em decadência segundo o maior Idalo deste campeonato deles: Clayton Xavier. Ele que falou isso ontem.... não é Avaiano que está falando.

CRÉU......

Unknown disse...

O Figueira no segundo turno foi um time desmobilizado, além do que, teve muitos problemas com expulsões e contusões. Isso fez a diferença no returno!
Porém, vejo que o time sai na frente em uma possível decisão se souber aproveitar o tempo disponível para corrigir os erros.
Vejo o Figueirense, pelo ELENCO que tem, um time com mais experiência e espírito de decisão que os seus concorrentes e no nosso caso, é até melhor não entrar como favorito, assim como no primeiro clássico!
A decadência pode ser apenas uma ilusão pelos resultados, na verdade, acho que o Figueirense mesmo sem querer, se desconcentrou por já estar na final do campeonato.
É nessas horas, quando chega a pressão, que o Figueirense se levanta e dá a volta por cima!
Nada desesperador!

Armanda Schweitzer disse...

Nenhum time é imbativel. Isso é fato!
O Figueira ta desarrumado, isso tambem é fato.
Mas temos atletas no elenco de otima qualidade, o nosso principal problema é tecnico! E isso podemos resolver! (não sei se será feito já,mas pode ser concertado)
10 anos sem titulos fazem mau a memoria e causam alucinações, só pode! Tem gente se achando a ultima coca-cola do deserto!

Unknown disse...

Não acredito q o gallo pense estar
fazendo favor ao figueirense,
pois ele trabalhou no sport e foi mto bem lah,
porem ele tem errado sim, e naum
assumindo
mas o figuera tem força pra ser campeão
e acredito tbm q a ma fase eh tem
um bom lado, pois a final tah chegando
e sem o favoritismo, o figueirense
joga mto mais

e vamos esperar para ver se esse time do avai vai ter forças
para chegar a final, quanto mais ganha-la

Kk De Paula disse...

Olha, acho que o time no figueirense nunca esteve em ascendência para agora estar em decadência, é que no turno eles receberam um presente, caiu no colo do time do estreito. No returno o papai noel uruguaio não está mais na ressacada.

Unknown disse...

Nãb sabia que os 25 pontos feitos no turno, sem perder sequer um jogo, foram dados de presente ao Figueirense. O Criciúma, se empatar no domingo - o que basta para ir com o Alvi-negro pra final - fará também 25 pontos, e invicto da mesma forma. Aí, será que lá pela Costeira, a gente vai ter que começar a chamar aquele time de 'time do papai-noel'? Porque perder eles não perderam, o gol do Cadu foi um presente pro Figueirense.

Jorge Paulino disse...

O q mais incomoda é ouvir os diretores do Figueira dizendo que o Gallo é "imexível"... Não sei o q falta pra perceberem q é URGENTE a saída do Gallo.

Marcos Alexandre disse...

Joâo Floripa,

Seus comentários nesse blog são uma lástima num espaço tão inteligente como o dono do Blog!
É uma pena!

gg disse...

A decadencia do figueira aconteceu com a lesão do Carlinhos. Mesmo os corneteiros de plantão devem admitir isso, pois na MARCAÇÃO ele é disparado o melhor volante do figueira desde o ano passado.
Mesmo com elton e diogo o time permanecera fraco na marcação!!!

Leonardo disse...

Faraco, cade você!! Um bom blogueiro tem que comentar os comentários dos visitantes!! (pelo menos alguns) Abraço!!!

Rodrigo Faraco disse...

Olá meu caro Leonardo, estou sempre aqui e gosto de ler vocês.

Interessante que sempre os comentários viram espaços de discussões entre vocês.

Geralmente discutindo em bom nível, exceto alguns raras posições.

Então eu leio e respeito a discussão.

Não vou ficar mediando...minha opinião está no post...

As vezes ateh tenho vontade.

Mas deixo mais livre.

Quando quiserem minha interferência, podem pedir.

abração

Luis disse...

tem avaiano nesse mundo que definitivamente nao merece resposta..

e pra garota ali.. a nossa ascendencia comecou no classico na ressacola.. 3x0...

estavamos indo bem no returno sim, tanto que ja se falava em titulo direto.. ate pq perder pro avai é um fato tao raro que ngm nem contava com essa possbilidade.. mas no futebol nada é certo..

e o titulo do primeiro turno caiu no colo pq vcs so pegaram os adverssarios mais chatos no fim do turno.. dae é facil ne..

Anônimo disse...

Marcos Alexandre e Rodrigo Faraco que é o moderador deste BLOGG.
Lástima é quando a liberdade de expressão for cerceada.
Perante a Constituição Federal todos temos os mesmos direitos.
No Futebol também. Tirar sarro quando o time A ganhou de B fazemos isso mantendo o respeito.
Em Nenhum momento nos meus comentários xinguei o Sr. Marcos Alexandre.
Já o senhor Marcos Alexandre quando diz que meus comentários são uma Lástima para um Blogg Inteligente de tabela está me xingando e me taxando de não inteligente. Se meus comentários não deveriam ter sua publicação, o Moderador Faraco tem todo direito de Deletar. Já o Senhor Marcos que em vez de comentar ou brincar com os demais Bloggueiros demosntra o quando sua Inteligencia deve ser limitada pois quer dar uma de moderador.

Lastimável mesmo.

Marcos Alexandre disse...

É isso aí!
Nada como uma boa provocaçao pra ver que existia inteligência na pessoa, mas há de convir que os comentários usando termos como "Figayrense" não são inteligentes e são sim muito provocativos e desairosos äqueles que torcem pro Mais vezes campeão do Estado!

Não sou moderador e não quero moderar apenas quero discussão em alto nivel...