terça-feira, 15 de abril de 2008

Desde 85 - Não muda e não vai mudar

Sábado a Federação Catarinense de Futebol empossou a "nova" diretoria...

Nova? O presidente é o mesmo há 23 anos e vai ficar lá até 2012, ou seja 27 anos.

Não é saudável! Saudável é que se tenha novas idéias. Saudável é que exista renovação. Saudável é que não haja donos da Federação.

A culpa é dos clubes. Eles mantêm essa realidade. Principalmente os grandes clubes. Não adianta ficar gritando "Fora esse ou aquele"(no caso é sempre o mesmo esse, ou sempre o mesmo aquele - porque é o mesmo há 23 anos) se o clube do coração o apóia.

E o presidente re-re-re-re-re-re-reeleito(é a sétima reeleição - oitava gestão) ainda diz que houve progresso por causa da gestão, ou melhor, das gestões inúmeras dele. Há méritos, mas não é bem assim.

Houve progresso por esforços individuais dos clubes. Ou foi por causa da Federação que o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil em 1991 e do brasileiro da série B em 2002 e da C em 2006? Foi por causa da Federação que o Avaí ganhou a série C em 1998? Foi por causa da Federação que o Figueirense subiu à série A em 2001 e foi vice-campeão da Copa do Brasil ano passado?

Sou contra e acho uma piada!

Abraços

16 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis disse...

olha faraco..

eu ja discordo desse pensamento..

perto do que era a fcf e o que ela é hoje tendo ate sede propria, e uma baita sede, nao da pra negar que houve sim progressos..

o delfim realmente deixa a desejar em varios aspectos. mas se ele esta la é pq os clubes estao satisfeitos com isso. sao eles que colocam o delfim la. e nao me venham falar de interesses politicos pq essa nao cola. se avai, figueirense, criciuma, joinville concordam em ter ele la, entao...

tenho visto na fcf um esforço em melhorar o catarinense a cada ano. as formulas que viamos antigamente totalmente descabidas nao existem mais, mas ainda ha falhas, so que o delfim nao decide sozinho.

a fcf ja teve sede ate dentro do adolfo konder, em uma salinha pequena, e olha aonde ela esta hoje..

ha sim muito crescimento. mas a FCF na minha visao nao tem poder pra fazer os clubes ficarem fortes, se eles ainda dependem de prefeituras. as pessoas no estado nao levam o futebol a serio e ainda poe a culpa na FCF?? veja o caso do ibirama!!!

uma coisa que deveria a fcf fazer era um trabalho mais forte de concientizacao nas cidades que tem times no estadual, para evitar alguns problemas em jogos.

no TJD a FCF ate tem influencia, mas os clubes tb tem, eles que nao querem mudancas.. dae vai se fazer o que??

a principal mudanca tem de vir dos clubes mais fortes, e eles nao estao nem ae

Rodrigo Faraco disse...

Olha Luis, concordamos em muita coisa.

O que eu veementemente não aceito é um presidente vitalício.

abraços

Unknown disse...

Rodrigo Faraco, não concordo o que vc falou, axo que teriamos que aplaudir o que o Defim vem fazendo na federação , pois acabamos de ganhar um bela sede, e acho Faraco que vcs deveriam dar uma olhada na enquente em que vc mesmo fez na qual quem ta ganhando como vilã do campeonato é a propria imprensa. e ai qual comentario vc me faz se o torcedor pode acessar seu blog que é um otimo , e num enquete alem dos clubes que é quem vota no Delfim o torcedor tambem esta concordando com sua administração pois na enquete quem ta vencendo é a impresa. gostaria de um comentário seu sobre esse enquete.

Grande Abraço.

Rodrigo Faraco disse...

Estou de olho na enquete, Kelly. Quando houver o resultado final farei sim o comentário.

obrigado

abraço

Luis disse...

entendo o que vc quer dizer faraco..

mas ele esteve la ate hoje pq os clubes quiseram ne. entao a critica tem de ser direcionada para eles na minha visao.

eu tb acho que seria interessante mudar um pouco. é uma pratica comum no brasil isso.

na CBF ate que o ricardo texeira organizou o nacional. tambem fez uma sede decente (com a grana da nike).

se nao estou enganado uma das exigencias da fifa era que os mandatos de federacoes fossem ate o fim da copa.

entendo o teu ponto de vista sobre a eternidade dos mandatos. mas penso tb que a critica deve ser mais ampla. em sc ngm se mexe para nada, ate a copa que é uma coisa de suma importancia para o estado nao se ve o governo engajado, mesmo com o metro, nao se ve o governador dando entrevistas sobre isso, chamando os politicos para acoes que nos favorecam nesse sentido. e vejo pouca gente engajada nisso.

o mesmo acontece na FCF, nao se ve ngm disposto a tomar o lugar do delfim, nao se ve os clubes se posicionando a favor de uma mudança

Leonardo disse...

Qual o grande mérito em construir uma bela sede?? A que custo isso foi alcançado?? De que adianta a federação ter uma sede nova enquanto os clubes não tem campo pra jogar???????

De qualquer forma, uma federanção não pode ser maior do que os clubes que a representam. Os clubes fazem a federação, não o contrário.

Armanda Schweitzer disse...

Eu concordo com o Rodrigo! Acho um absurdo.
A sensação que passa é que os dirigentes não tiram o Delfim de lá porque TODOS têm rabo preso!
Considero um retrocesso toda vez que "renovam o contrato" do Delfim.
Infelizmente o Delfim esta para Santa Catarina como o Eurico Miranda esta para Vasco. Muita gente esperneia, mas na hora de votar pra tirar o cara de lá ninguém vota no opositor! E aqui em SC nem opositor o Delfim esta tendo! Absurdo geral!

Kk De Paula disse...

Concordo contigo Rodrigo, impressionante a força que TODOS os clubes de Santa Catarina dão para esse continuismo, mas tô achando que a política eleitoral da Federação é igual a do Vaticano, vamos ter que esperar pela fumaça branca saindo pela chaminé.

Anônimo disse...

Saudável é a renovação?!
Então, pelo amor de Deus, tirem o Miguel e o Bob Alves da imprensa catarinense!!
Pela saúde de todos!!

Anônimo disse...

Quanto a enquete sabe-se que quem tá votando são os avaianos, que não concordam com tudo relacionado ao caso da bomba.

Quanto ao continuísmo isso parece coisa do futebol, meio parecido com a política.

Quem quer largar o osso, ou melhor, a galinha dos ovos de ouro? Vide o Teixeira, Havelange (demorou um monte), Eurico, Delfin, Petraglia, Zunino, Miguel etc.

heheh...

GM

Unknown disse...

Vc vem pra ca falar em renovação na Federação o que vc tem pra me falar do tal Miguel Livramento na RBS, seria renovação? hum complicado né? axo que vcs da imprensa lamentavelmente falam das coisas alheias e esquecer de olhar pra vcs mesmo.

Unknown disse...

O problema da Federação é o sistema eleitoral.

Quem quiser ser candidato tem que apresentar a manifestação prévia de apoio de, no mínimo, 40% dos clubes e ligas filiados para viabilizar a inscrição da chapa.

Os clubes, com medo de represálias futuras, nunca apoiam novos candidatos (como aconteceu com o Dalmo Bozano).

A solução: eleições diretas para FCF!

Enquanto isso não mudar, tem razão a Katia: "vamos ter que esperar pela fumaça branca saindo pela chaminé".

Alberto Calgaro

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras de Faraco, Leonardo e Armanda.

Anônimo disse...

acho engraçado perguntar para o faraco as mudanças na RBS pq ele nao é pago para opinar sobre isso ne, tem lugar melhores para isso.

sobre a sede, é importante sim, a federacao ter uma estrutura boa para atender melhor seus clubes.

os estadios de futebol, nao é copetencia da FCF, pois todos eles sao MUNICIPAIS, com excecao de figueira, avai e criciuma.

como iria a fcf intervir nos estadios? bancando as reformas? bancando gramado novo?? e onde esta a responsabilidade dos clubes que os utilizam?? e das prefeituras que sao donas?? no maximo a FCF deveria interir politicamente para que os estadios estivessem em condicoes ideias!

agora lendo o post da armanda, caiu a ficha. realmente os clubes nao devem tirar o delfim pq TODO mundo (e isso inclui o time santo azul e branco) tem rabo preso e so apoiam o delfim. e nisso eu concordo.

Rodrigo Faraco disse...

Eh....pessoal, com esse post do Luis, acho que pegaram o espírito da coisa.

é por aí

abração