domingo, 3 de agosto de 2008

O futebol que encanta e o que causa admiração

Que tipo de futebol que você gosta de ver? Como você gosta de ver o seu time jogar?

Um futebol de garra, um futebol de luta e determinação, um futebol de dribles, um futebol de arrancadas, de lançamentos, de toque de bola e passes rápidos e precisos, um futebol inteligente.

Todas características que podem estar juntas, sem problemas...mas um time que consiga reunir tudo isso vai ser imbatível. Esse time nunca vi, acho que não existiu e nunca vai existir.

Hoje o Campeonato Brasileiro tem na liderança um time de luta, determinação, aplicação tática e força. O Grêmio tem jogadores físicos e não há predominância de habilidades. O conjunto é destaque. Não há um jogador que seja apontado como um "craque". O meia Tcheco é o melhor nesse quesito, mas está longe de ser um "craque". Resumindo, o Grêmio joga um futebol competitivo, que me causa admiração.

O vice-líder é o Cruzeiro. O Cruzeiro de Adilson Batista é um time leve, rápido, de toque de bola, habilidade e qualidade técnica. Muito bem treinado e dirigido por Adilson, que nós conhecemos muito bem. Guilherme, Wágner, Fabrício, Ramirez, Marquinhos Paraná...todos jogadores técnicos, jogadores de muita habilidade e inteligentes. O Cruzeiro joga um futebol bonito, plástico, que encanta.

Já o São Paulo, que vem chegando e já aparece no G4 agora, é um time que reune um pouco das DUAS características. Força, até muita força, mas com muita qualidade e velocidade também. A força é princípio básico no São Paulo. No time do Morumbi, não joga quem não está forte fisicamente. Até Dagoberto foi pra lá fraquinho e hoje é um jogador forte, mas que manteve características de velocidade e habilidade. A qualidade do São Paulo está em Richarlyson, em Dagoberto, em Jorge Wagner, em Rogério Ceni. É um futebol muito competitivo, muito sólido e que chega perto de encantar em alguns momentos.

Outro dia falei de um Campeonato Brasileiro pobre...acho que é isso! O turno vai terminando e são esses os times. Não muito mais.

Que tese hein! Eu comecei a escrever com intenção de falar sobre algo, que até está aí no texto, mas depois os caminhos da escrita me levaram pra isso que vocês podem ler agora.

Abraços

3 comentários:

ELITE AZUL E BRANCA disse...

E a pesquisa sobre a campanha do Figueira hein? De novo a turma não está acreditando e agora além do rebaixamento o pessoal ainda acha que não vai disputar nada, ou seja fica em 16º, heheheh

Anônimo disse...

O texto ficou muito bom... Só acho que faltou você incluir mais 4 times que também dão gosto de ver jogar:
PALMEIRAS - O brilhantismo de Luxemburgo, o talento de Valdívia e o oportunismo de Alex Mineiro fazem do Palestra um dos favoritos.

VITÓRIA - Com o futebol mágico de Marquinho e o comando inteligente de Wagner Mancini é um candidato ao G4

INTERNACIONAL - Um pouco inconstante neste primeiro turno, tem tudo para desencantar no segundo. Um time que tem Alex, Nilmar e agora o D´Alessandro pode subir mais de produção.

BOTAFOGO - Um dos times que mais sobe na tábua de classificação. O comando de Nei Franco trouxe a confiança aos atletas do time que voltaram a jogar bem como é o caso de Jorge Henrique, Lúcio Flávio e, principalmente,Túlio.

Abraços
Luiz V.

Anônimo disse...

Sábias palavras sobre o meu TIME!!! hehehehe

Gostei disso:"Resumindo, o Grêmio joga um futebol competitivo, que me causa admiração."

Grande abraço!