sexta-feira, 23 de maio de 2008

Entrevista Silas


Foi uma conversa bem aberta que tivemos com o técnico Silas no TVCom Esportes desta quinta. Silas falou sobre esquemas táticos, problemas do Avaí, aceitação da torcida e dificuldades dentro da série B.

Acompanhe um resumo com os principais tópicos.

Derrubando barreiras - Silas sabe que chegou a Florianópolis ainda como um técnico desconhecido e que está começando a construir carreira. Mas ao mesmo tempo está muito ciente da importância que tem no futebol brasileiro e da carga de experiência que acumulou nos anos de jogador profissional. Sabe do desafio que é a carreira de técnico e se comparou ao técnico da seleção, Dunga, nessa condição de ser novato e ter que convencer a cada jogo.

Confiança do Avaí e do torcedor - Nesse ponto Silas foi bem específico. Demosntrou conhecer o peso que existe hoje na Ressacada em relação aos últimos anos do clube, sem títulos no estadual e por diversas vezes batendo na trave na série B. Mas nesse ponto pediu a união de todos em torno do time pra que isso tudo não afete o rendimento da equipe dentro de campo e que esse peso não seja jogado em cima do elenco atual.

Adversários da série B - Silas não quis destacar um adversário somente. Avaliou a Série B analisando a dificuldade que existe como um todo, sem citar clubes que poderiam incomodar mais ou menos.

Esquema tático - Nesse ponto o técnico do Avaí se mostrou bastante flexível. Pra ele o Avaí tem algumas alternativas de esquema tático. O que deixou muito claro é que o time sempre vai jogar pra vencer, dentro e fora de casa, até mesmo contra o poderoso Corinthians - "nós vamos pra dentro deles, seja no Pacaembu, ou no Morumbi o jogo"

Vandinho isolado - Admitiu que existe hoje um problema e que no esquema atual Vandinho precisa muito que as engrenagens funcionem pra que o atacante não fique isolado no ataque. Quais são as engrenagens? Os dois homens de meio que tem que chegar, revezando entre Marquinhos e Válber, mas fundamentalmente os alas - Jef Silva e Arlindo Maracanã são os grandes responsáveis por municiar o ataque avaiano, precisam chegar à linha de fundo e até mesmo pra bater em gol.

Válber na esquerda, como ala - até admitiu essa possibilidade, mas revelou que o próprio jogador não gosta de fazer essa função, porque fica muito restrito a uma faixa de campo somente.

Marquinhos líder - Silas não concorda com algumas críticas que são feitas a Marquinhos Santos. Garante que o jogdor está pronto pra chamar a responsabilidade de comandar o time nas horas mais importantes. Revelou também que tem conversado sobre isso com Marquinhos e que o atleta sabe da importância que tem. Silas destacou também o amor de Marquinhos ao clube - "ele sabe o quanto o Avaí fez por ele e está pronto para retribuir com algo maior".

Rodrigo Galo - Fez DUAS críticas neste caso. Uma mais velada ao empresário do jogador. Falou sobre as promessas absurdas que os empresários fazem aos atletas e disse mais - "empresário bom é aquele que banca o jogador quando ele está desempregado, porque a maioria some nessas horas". Mas Silas também considera que Rodrigo Galo teria que apostar mais no próprio futebol e querer estar em campo neste momento da carreira, sem querer saber de propostas financeiras. Ainda revelou que já tinha estabelecido um cronograma de trabalho para reforço muscular do atleta. Por fim, Silas deixou claro que gostaria de contar com Galo no grupo.

Jogar em casa - "O Avaí tem que aprender a jogar em casa" - tenho dito isso desde o jogo de sábado contra o ABC, mas ontem foi Silas que falou. O técnico reiterou a opinião de que nesta série B é mais fácil jogar fora do que em casa e disse que está trabalhando pra que o Avaí saiba aproveitar o mando na Ressacada.

Atacante de área - O Avaí procura alguém que se ajuste à função, mas não vai fazer loucuras. Silas quer alguém que esteja disposto a se doar para o clube e não a fazer turismo em Florianópolis. Mas revelou que está trabalhando nos treinos essa alternativa de jogo usando o atacante Didi para fazer esse papel. Silas demosntrou confiança em Didi para essa função.

Preocupação com o Avaí hoje - Equilibrar o time entre jogadores experientes e mais novos. Silas avalia, por exemplo, que a defesa do Avaí é muito jovem ainda. O treinador sabe que precisa mesclar com atletas mais experientes e disse que este trabalho está sendo feito.

Era isso gente...o Avaí está em boas mãos. Silas é um técnico em construção, mas é ao mesmo tempo é alguém que sabe ver futebol, alguém que conhece os caminhos e tem o respeito de todos.

A foto acima é um registro feito pela colega jornalista Vera Bonfante.


Abraços

4 comentários:

Vera disse...

Que foto heim!
heehe
Parabéns pelo blog. Está bem legal. E pela volta à CBN Diário.

Milton disse...

Silas dizer que essa série B é mais fácil jogar fora de casa, mas ele não diz porque... por qual razão é mais fácil jogar fora de casa?

Milton disse...

nao sei pq cortou a outra msg...não é a primeira vez que leio o Silas dizer que essa série B é mais fácil jogar fora de casa, mas ele não diz porque... por qual razão é mais fácil jogar fora de casa?

Lucas Amorim disse...

Parabéns pelo blog e pela volta à CBN, Faraco! Pelo visto, o Avaí está realmente em boas mãos. Só espero que a diretoria pense o mesmo, e não coloque o trabalho em xeque após dois resultados negativos - que virão mais cedo ou mais tarde. Abraço e sorte!