segunda-feira, 19 de maio de 2008

Por que Gallo saiu?

As entrevistas não deixam claros os motivos. O diretor Rodrigo Prisco falou em "incompatibilidade de pensamentos, de idéias". É isso mesmo, mas faltam os detalhes.

O Figueirense pensa o futebol de uma maneira clara. Todos já sabem. O clube tem um projeto definido, que envolve revelar atletas, estruturar o futebol do clube com uma mescla de atletas formados na base e jogadores mais experientes que normalmente são contratados.

O clube também tem um foco bem claro e definido em relação a estes atletas revelados. O Figueirense tem entre os objetivos fazer caixa com a negociação de jogadores revelados na base. Isso teve mais um capítulo nesta última semana, com a saída de Felipe Santana para o futebol europeu.

Pois Gallo pensava diferente. Pedia contratações e recentemente devolveu à base do Figueirense atletas que foram puxados para o profissional depois da conquista da Copa São Paulo de Juniores no início do ano.

Outro ponto de discórdia foi a preparação física. O trabalho de Cristiano Nunes não estava sendo aceito dentro do clube. Havia desconfiança. Os constantes problemas físicos dos jogadores vinham cada vez mais pra reforçar essa desconfiança . Hudson Coutinho tinha e continua tendo o reconhecimento dentro do clube e estava sendo deixado de lado pelo técnico Gallo.

Além disso, Gallo tinha um comando personalista demais. No sentido de se fechar com sua equipe de trabalho, deixando profissonais de carreira no clube de lado na hora de tomar as decisões em relação ao time. Um exemplo foi a escalação de Rodrigo Fabri no clássico do Scarpelli, no estadual. O jogador não tinha o aval do Departamento Médico do clube para atuar com segurança. Foi escalado por Gallo e deixou a equipe no intervalo.

Tudo isso foi somando aos poucos. O clube estava bem dividido entre os que queriam a permanência e os que queriam a saída dele. Não estou falando grupo, estou falando da diretoria e do pessoal que trata diretamente com o futebol, o pessoal de apoio.

A decisão final foi tomada pelo alto escalão da diretoria. Por quem manda realmente. Gallo queria ficar, apesar de todas as diferenças. Foi demitido pela diretoria. O treinador estava muito abatido já no treino de sexta.

Entre os atletas havia um grande carinho pelo técnico. O atleta que mais sentiu foi César Prates. O experiente líder do grupo chorou muito quando teve a notícia.

Agora é esperar par ver qual rumo vai tomar o Figueirense. Foi uma decisão corajosa e até arriscada. Os reflexos podem ser sentidos tanto tecnicamente, dependendo de quem vier para comandar o grupo, quanto psicologicamente, por um possível abatimento entre os jogadores. É bom lembrar que alguns jogadores foram indicações do próprio Gallo.

Abraços

4 comentários:

Luis disse...

pelo que escutei por ae (apesar de boato nao ser fonte, mas como foi mais de uma pessoa...) foi que o clima entre ele e os jogadores ate nao era ruim..

o problema era com os funcionarios dentro do clube, o comportamento do tecnico como descrevesse de escalações de jogadores vetados.. e etc..

alem desse negocio de incompatibilidade.. acho que o que mais pesou foi o comportamento do gallo para com as pessoas do clube mesmo.. isso ja nao vinha descendo bem desde que ele pisou no scarpelli..

André Luiz disse...

Com toda cetaza o gala não vai fazer falta, um treinador que só treina a tarde e um preparador fisico que deixa varios jogadores com lesão muscular, não vai da certo nunca. Só não pode trazer o PC GUSMÃO é trocar seis por meia duzia.

Unknown disse...

Nossa torcida confia na diretoria. O que eles decidirem, estará muito bem decidido.
No estreito, as pessoas assumem suas responsabilidades e não trabalham com emoção, sim razão.
PPP e seu filho RPP tem total apoio da grande parte da torcida, disse torcida, não os tais de "zé do estreito" que choram mesmo quando o time é campeão, dando credito a sorte...

Lucas Sampaio disse...

Parabéns, Faraco! Ótima apuração junto às suas fontes rendem informações como essas, dos bastidores do futebol a que poucos têm acesso. Muito bom o blog!