segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sr. Ivo Costa

O Seu Ivo Costa tem 62 anos e gosta de futebol. Gosta de futebol e leva seu radinho de pilha para ir ao estádio. Vai ao estádio pra torcer pelo seu Criciúma e para ver o jogo, porque gosta de futebol. O Seu Ivo Costa deve ter se apaixonado por futebol ainda nos tempos românticos desse esporte mais amado por todos os brasileiros.

Num tempo em que o que importava era o futebol. Os jogadores, as alegrias dos gols, as grandes jogadas, as grandes defesas, a reunião com os amigos nos acanhados estádios. Num tempo em que não era preciso vestir uma camisa diferente da do time do coração pra poder cantar e vibrar nas arquibancadas.

Pois o Seu Ivo nesse Domingo estava pacato e quieto, concentrado no seu radinho nas arquibancadas do estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. Estava lá feliz com o resultado do jogo, mas agoniado no rádio esperando por alguma mudança no jogo de Florianópolis para que o seu "tigre" pudesse ser campeão. De repente um objeto estranho cai ao seu lado. Seu Ivo foi pegar pra ver o que era......

Seu Ivo! Mais uma vítima do futebol brasileiro e agora aqui, bem pertinho de nós. Quanto a lamentar, quanto a dizer....

Não se pode admitir mais! O futebol é esporte, é entretenimento para o torcedor e assim tem que ser sempre. Mas infelizmente não é mais só isso. Existem marginais que se aproveitam do futebol para cometer crimes. Cometem esses crimes com a certeza que de que vão sair impunes. Realmente pouco acontece e os fatos vão cada vez se tornando mais graves.

Não interessa que camisa vestem, nem pra qual time torcem. Nem mesmo esses marginais sabem pra qual time torcem. Vão pra campo com bombas? Com armas? Pra ver futebol? Não, não é pra ver futebol. Precisam ser identificados e punidos....e afastados do futebol e da sociedade. Essa sociedade doente em que vivemos hoje em dia.

Sei que vai ser difícil, mas espero que o sorriso volte ao rosto do Seu Ivo. Que ele tenha coragem de voltar ao Heriberto Hulse com seu radinho. Que volte a vibrar com alegria com o seu Criciúma. Mas sei que vai ser difícil. Hoje o Seu Ivo teve a mão mutilada. Hoje o futebol perdeu. Hoje a sociedade perdeu. Hoje mais torcedores decidiram nunca mais ir a um estádio de futebol.

Abraços

8 comentários:

Marcos Alexandre disse...

Parabéns Faraco pela iniciativa! Não há como não se render à tecnologia da informação e o blog está se tornando peça primordial na vida de profissionais que lidam com o público! Espero que possamos nesse espaço demonstrar ao publico catarinense e brasileiro que existem sim jornalistas esportivos imparciais, isentos, competentes e que com poucas palavras e informações devidamente checadas e rechecadas podem "salvar" a demagogia que impera na croniqueta provinciana da capital!
Espero que esse espaço sobreviva e que voçê sobreviva nessa luta constante contra a medíocridade e amadorismo de seus "colegas", torço por ti e pelo teu sucesso! Mas assim como darei minhas contribuições a este espaço também aqui me permitirei discordar das suas opiniões, porém sempre usando da palavra de forma respeitosa e inteligente sem fugir ás características do criadoro do Blog!
Abraços

Marcos Alexandre disse...

Quanto ao fato lamentável ocorrido em Criciúma, gostaria de tecer algumas considerações.
Seu IVO COSTA é apenas mais uma vítima de uma torcida que insiste em frequentar os estádios com o espírito e corpo armados.
Sou Torcedor do Figueirense, sei que nossa torcida organizada também tem em seus quadros marginais infiltrados e que usualmente se aproveitam da anonimidade da multidão para praticar atos de vandalismo e crimes contra a ordem e contra a vida, mas não posso deixar de citar alguns fatos recentes que me levam a crer que do lado de lá do sul da ilha a torcida organizada está mais para facção de crime organizado do que de torcida de futebol! Lembremos da morte do jovem torcedor do JEC por uma pedra atirada por torcedor avaiano, do tumulto ocorrido ano passado em Brusque, do fogo nas cadeiras do Scarpelli quando lá foram nos "visitar" e agora culminando com a explosão da mão de um torcedor inocente do Tigre, será que é apenas coincidência que todos esses fatos e outros que desconhecemos partam da mesma facção? Creio que a Diretoria do Avai tem parcela de responsabilidade nesse fatos, pois "fomenta" essa torcida sem saber exatamente que tipo de "torcedor" está subsidiando para ir representar a sua agremiação, é preciso que se faça algo que se chamem os chefes dessas torcidas e que eles sejam responsabilizados de alguma forma pelos atos praticados por seus componentes, é preciso dar um BASTA nisso, é preciso punir e prevenir ou passaremos a torcer através da internet e PPV's!!!!!
abraços

Unknown disse...

Lamentável também foi a postura da CBN Diário durante a transmissão, principalmente o Sr. Miguel Livramento, querendo tirar a culpa da torcida do Avaí e jogando p/ cima do Seu Ivo insinuando q o msm teve a mão estourada pq ia jogar a bomba na torcida do Avaí.

Fala sério né.

Isso não é jornalismo de verdade.

Leandro Ouriques dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Ouriques dos Santos disse...

Faraco, parabéns elo blog. Visite o meu também!
http://alvinegrodecapoeiras.blogspot.com

Unknown disse...

Queimaram as cadeiras do Scarpelli, mataram um torcedor do JEC, tiraram a mão do torcedor do Tigre. A própria torcida se intitula a mais violenta do Estado e promove vídeos de violência no Youtube e tem gente ainda que diz que essa torcida merece uma estátua!
Mas, como aqui é o Brasil...daqui a 01 mês tudo será esquecido!E...novos crimes acontecerão!Afinal, ninguém cala, ou todo mundo se cala?

Anônimo disse...

Faraco,

Parabéns pelo belo texto sobre o seu Ivo.
Me emociona ver as imagens do ocorrido e sinto enorme dor pela dor que certamente passa o seu Ivo e seus familiares.
O sentimento de revolta com acontecimentos desta natureza embora nos enfraqueça, temos que buscar forças para continuar frequentando os estádios, porque se esmorecermos, a bandidagem vence.
Não queremos isso e devemos lutar.

Que Deus proteja o seu Ivo e que lhe conceda a "melhora" que ele pediu, e sobretudo o conforto que ele merece.

Um forte abraço,

Hamilton

Karen Martins disse...

Faraco,
Que orgulho que tenho de ser sua amiga.
Além da sua postura diante do fato lamentável, q deixou o futebol em segundo plano, vc tem a sensibilidade de escrever um texto como esse.
Foi com pessoas com seu Ivo q aprendi a gostar de futebol e curtir a paixão pelo meu time.
Chorei lindo ao ler o seu texto.
Bjs